terça-feira, 25 de junho de 2013

Leia, estude, conclua!


2 comentários:

  1. Então todos os teístas são ignorantes? E todos os ateus são conhecedores de todos os mistérios e de toda a ciência?

    Meu caro ateu, nenhum tipo de ciência, exceto a filosofia e suas derivadas, tem qualquer envolvimento com a religião. É um erro comum pensar que a ciência naturalista anula a existência de Deus; ou ainda, pensar que o conhecimento afasta as pessoas da religião. Muitos dos mais importantes cientistas do mundo foram teístas. Por exemplo, Nicolau Copérnico, Galileu Galilei, Johannes Kepler, René Descartes, Robert Boyle, Issac Newton, Michael Faraday, Charles Bells, etc. Será que todos os ateus detinham ou detém conhecimento superior a qualquer um destes?

    Além do mais, mesmo que o propósito da ciência fosse a disputa com a religião, acredito que ela estaria em desvantagem, afinal, ela simplesmente não consegue provar nenhum de seus postulados adotados para estimar os fatos que antecederam a existência da vida na Terra. Fora isso, a ciência ainda não explicou como algo pode surgir do nada. Veja o que Stephen Hawking diz:

    "Toda a evidência parece indicar, que o universo não existe desde sempre, mas que teve um início, cerca de 15 bilhões de anos atrás.(…) Como os eventos antes do Big Bang não têm consequências observacionais, pode-se também cortá-los fora da teoria, e dizer que o tempo começou no Big Bang. Eventos antes do Big Bang, simplesmente não estão definidos, porque não há nenhuma maneira de medir o que aconteceu com eles."



    ResponderExcluir
  2. Ai, ai. Vamos lá.

    Samuca, o quadrinho não diz que teístas são ignorantes nem que ateus são fodões. Diz apenas que quem aprofunda seus conhecimentos tende a não crer no que diz a bíblia. Tem, inclusive, muita gente que acredita num criador mas não acredita na bíblia.

    "É um erro comum pensar que a ciência naturalista anula a existência de Deus"
    - Se a ciência diz que animais não podem falar, água não vira vinho, pessoas não podem andar sobre as águas, homens não vêm de barros e mulheres não vêm de costelas, então a ciência pelo menos coloca esse deus em cheque.

    "pensar que o conhecimento afasta as pessoas da religião"
    - Sim, afasta. Elas podem até não deixar de crer num deus, mas com certeza deixam de ir na missa ou culto de domingo.

    "Muitos dos mais importantes cientistas do mundo foram teístas."
    - Sim, e outros tantos mais foram ateístas. Galileu, inclusive, foi PRESO e ASSASSINADO por discordar da bíblia (ou da interpretação que faziam dela na época).

    "a ciência não consegue provar nenhum de seus postulados adotados para estimar os fatos que antecederam a existência da vida na Terra."
    - Nem a bíblia diz nada sobre isso. E de nada adianta saber o que havia antes do nada, pois, como o próprio nome diz, não havia NADA. Pra que estudar o nada?

    "a ciência ainda não explicou como algo pode surgir do nada."
    - Nem a bíblia explica como deus, a partir do NADA, fez tudo. Mágica não serve como explicação.

    - Stephen Hawking está certíssimo!

    ResponderExcluir

Regras de uso:
1) Desde que não tenha palavrões, ofensas ou propagandas, nenhum comentário será apagado;
2) Diga primeiramente qual fé religiosa você professa (ateu, agnóstico, católico, evangélico, budista, judeu, muçulmano, etc) para facilitar a interpretação do seu texto;
3) Tente manter a discussão no nível das ideias. O objetivo é compreender (não necessariamente aceitar);
4) Obrigado por participar!