quinta-feira, 27 de junho de 2013

Deus se arrepende ou não, Malafaia?


9 comentários:

  1. 1 Samuel 15:11“Deveras deploro ter feito Saul reinar como rei, porque recuou de me seguir e não cumpriu as minhas palavras.” E isso era aflitivo para Samuel, e ele foi clamar a Jeová a noite inteira."

    O termo hebraico traduzido “deplorou” na realidade se refere a uma mudança de atitude ou de intenção. Jeová mudou sua atitude para com Saul: depois de tê-lo escolhido como rei, ele o rejeitou. Essa mudança ocorreu não porque Jeová havia cometido um erro ao escolher Saul, mas porque Saul agiu sem fé e tornou-se desobediente. O verdadeiro Deus deplorou o que havia decidido fazer no caso dos ninivitas; ou seja, ele mudou de intenção. Quando os habitantes de Nínive se arrependeram e abandonaram seu mau caminho, “o verdadeiro Deus deplorou a calamidade de que falara que lhes ia causar; e ele não a causou”. — Jonas 3:10.

    Deus não se arrepende. Algumas traduções mal preparadas é que se arrependem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se deus mudou de opinião, ele não é imutável.
      E tem outro momento em que deus se arrepende: Gênesis 6.6: “Então, se arrependeu o SENHOR de ter feito o homem''

      Excluir
    2. Deixa eu te falar amigo o termo de Gênesis foi escrito por Moisés (é o que abriu o mar vermelho mesmo) mais, em palavras humanas ele tentou descrever um sentimento de Deus, a mesma coisa seria se eu dissesse: Deus te ama ou eu amo você, por mais que você faça o pior mal existente q vc imagine no dia em que você resolver dizer Deus o senhor me ama? Ele irá te dizer: Eu te amo! Se for comigo ou com qualquer outra pessoa eu te diria: Eu não te amo!
      Conclusão: Não existe como comparar certas coisas com Deus ele é perfeito, diferente de nós humanos, o nosso maior defeito hoje é se comparar a ele. Boa Noite!

      Excluir
    3. Moises, grato por responder. Mas você não se ateve ao post. Fala em Samuel que deus se arrepende e um pouco depois que deus não se arrepende. É só pra mostrar apenas mais uma contradição bíblica. E se esse seu deus me ama mesmo eu não crendo nele, posso ficar tranquilo em saber que vou pro céu também assim como o crente mais fervoroso ou ele vai me mandar pro inferno só por não concordar com ele? Ele me ama mas me manda pro inferno pela eternidade? Que amor é esse? Se isso é amor, nem quero saber o que seria ódio dele por mim. Mas fica tranquilo. Jah, Shiva, Buda e Khrisna te amam! Namastê!

      Excluir
  2. Não foi Evidentemente a dificuldade está na expressão \"Deus arrependeu-Se.\" Poder-se-iam ainda aduzir muitas outras passagens, como Êxodo 32:14; Juízes 2:18; II Samuel 24:16; Jeremias 26:19; Jonas 3:10; Gênesis 6:6, etc. Parece haver contradição entre essas passagens e I Samuel 15:29; Números 23:19; Ezequiel 24:14.

    Algumas dessas passagens dizem que \"Deus Se arrependeu\" de determinado ato, ao passo que as outras afirmam que Deus \"não Se arrepende.\"
    Não esqueçamos que a Bíblia se acha escrita em linguagem popular, usando expressões do povo, para ser mais facilmente compreendida. Demais, temos que estar lembrados de que as palavras têm vários sentidos. Nem sempre \"arrepender-se\" tem o sentido de \"experimentar pesar por sua própria falta.\" Significa muitas vezes ter pena, sentir, entristecer-se, lastimar-se, ter saudades de. \"Arrependimento\" pode significar sentimento. dor. (Veja um bom dicionário).
    Vejamos o que diz o Seventh-day Adventist Bible Commentary, sobre Gênesis 6:6 (\"então arrependeu-Se o Senhor de haver feito o homem\"): \"O próprio versículo explica, logo adiante, a força de expressão \"arrependeu-Se\": \"pesou-Lhe em Seu coração.\" Isto mostra que o arrependimento de Deus não implica em falta de previsão de Sua parte, ou qualquer variação em Sua natureza ou propósito. Neste sentido Deus nunca Se arrepende de coisa alguma (I Samuel 15:29). O \"arrependimento\" de Deus é uma expressão que se refere à dor que sofre o amor divino, ocasionada pela pecaminosidade do homem. Apresenta a verdade de que Deus, em coerência com Sua imutabilidade, assume atitude mudada em relação ao homem também mudado. A menção da tristeza divina à vista do estado depravado do homem é comovedor indício de que Deus não aborrece o homem. O pecado dos homens enche o coração divino de profundo pesar e compaixão. Agita todo o ilimitado o ceanode simpatia divina para com o pecador. Entretanto, leva-o também à retribuição judicial (ver Jeremias 18:6-10; Patriarcas e Profetas,p. 700).\" - Obra citada, vol. 1, p. 251.
    Comentário sobre Êxodo 32:14: \"As palavras \"o Senhor arrependeu-Se\" são fraca tentativa de exprimir em linguagem humana a vontade divina. Falando em rigor, Deus não pode mudar Seu propósito, pois conhece ofim desde o princípio (II Samuel 15:29; Isaías 46:9 e 10; 55:11). Entretanto,quando pecadores abandonam seu pecado e se volvem para Ele, quando Seus filhos suplicam misericórdia e perdão, então Ele \"Se arrepende.\" Muda da ira para a misericórdia, do juízo para o gracioso perdão (Salmo 106:44 e 45; Jeremias 18:5-10; 26:3; Joel 2:12-14; Jonas 3:9 e 10; 4:2).\" - Idem, p. 666.
    Arrependimento: 1. Ato ou efeito de arrepender-se. 2. Compunção, contrição. 3. Insatisfação causada por violação de lei ou de conduta moral, e quer resultar na livre aceitação do castigo e na disposição de evitar futuras violações.


    Compunção: 1. Pesar de haver cometido pecado ou ação má.

    Novo Dicionário Aurélio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido anônimo, grato por seu comentário. Mas de deus está realmente disposto a "evitar futuras violações" como você diz, é simples: BASTA ELE APARECER! Se ele aparecer, todo mundo vai ter a certeza de que ele é real e não haverá mais dúvidas. Mas por que ele fica brincando de esconde-esconde com a gente e nunca se prova real?

      E outra: se ele já sabe de tudo de mal que vai acontecer e não faz nada de bom para impedir, ele é, no mínimo, cúmplice do mal que deixa acontecer e não é onipotente, pois não é capaz de interferir no livre arbítrio dos humanos. Bomba nele!

      Excluir
  3. Jesus Cristo vai voltar quer vc acredite ou não!

    ResponderExcluir
  4. Jesus Cristo vai voltar quer vc acredite ou não!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso foi dito desde o primeiro século, que a volta dele estava muito próxima. Já se passaram 2 mil anos e NADA. Talvez ele irá atrasar mais 2 mil anos, e mais 2 mil anos e assim sucessivamente... E mesmo com isso, os cristãos bitolados continuarão a dizer: "Jesus tá voltando!"

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      A RELIGIÃO COMO TODO, É A PIADA E O MAIOR ATRASO DA HUMANIDADE, QUEIRA VOCÊ ACEITAR ESSA REALIDADE, QUER NÃO!

      Excluir

Regras de uso:
1) Desde que não tenha palavrões, ofensas ou propagandas, nenhum comentário será apagado;
2) Diga primeiramente qual fé religiosa você professa (ateu, agnóstico, católico, evangélico, budista, judeu, muçulmano, etc) para facilitar a interpretação do seu texto;
3) Tente manter a discussão no nível das ideias. O objetivo é compreender (não necessariamente aceitar);
4) Obrigado por participar!