quinta-feira, 6 de junho de 2013

Crentes confundem alma com ego. Ego não é alma!

A alma, tão elevada pelo cristianismo moderno, é apenas uma ideia. Nos primórdios da humanidade havia somente deuses imortais e humanos mortais, nada de alma. No tempo de Aristóteles já existia a ideia de alma, mas, pasmem, era considerada algo físico, pneumam, tanto que a ortodoxia da Igreja até hoje defende a ideia da ressureição da alma e também do corpo. A ideia de alma evolui ainda mais e chega em nosso tempo na forma de espírito.

A mim me parece estranho esses conceitos, como se alma e corpo fossem entes autônomos, distintos cada um no seu nicho cósmico. Se somos um, somos carne e espírito, unidos, integrados, integrantes, fazendo parte do mesmo eu. Não tem como separar minha carne do meu espírito, a não ser que eu morra (considerando-se que o espírito realmente exista).

E mesmo que sejam coisas separadas, como saber se o meu desejo por algo é puramente carnal ou se minha alma também deseja aquilo? A alma só quer coisas boas e a carne só quer coisas ruins? Você, crente, tem consciência de sua alma? Já duelou com ela querendo algo que ela não queria? A isso chamamos de transtorno bipolar. Ou seu ego falando mais alto que você. Crentes confundem alma com ego. Ego não é alma!

Outra coisa que não entendo: se ao ressuscitar e ir para o plano espiritual, vai somente o espírito (ou alma, que seja), e não o corpo físico, por que no credo apostólico diz "creio na ressurreição da carne"? Se a carne também ressurge, isso confirma o espiritistmo, não o evangelismo ou catolicismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras de uso:
1) Desde que não tenha palavrões, ofensas ou propagandas, nenhum comentário será apagado;
2) Diga primeiramente qual fé religiosa você professa (ateu, agnóstico, católico, evangélico, budista, judeu, muçulmano, etc) para facilitar a interpretação do seu texto;
3) Tente manter a discussão no nível das ideias. O objetivo é compreender (não necessariamente aceitar);
4) Obrigado por participar!