quinta-feira, 2 de maio de 2013

Lindo texto postado por um ateu anônimo defendendo a religião (em termos)


Se ter fé (em Deus, em orixás, em voduns, em antepassados, em ET's, na rebimboca da parafuseta, e assim por diante) fosse uma experiência completamente negativa, as multidões de crédulos não existiriam. A religião cumpre seu papel para quem crê, desenvolvendo a resiliência, estreitando laços sociais e comunitários, divulgando entre as massas conceitos de coletividade, perseverança, abertura dos potenciais humanos por meio do controle do ego, dentre tantos benefícios de se deixar tosquear, como ovelha.

Embora o homem devesse assumir ativamente seu papel de ser pensante e capaz de transcender seus limites em virtude de sua capacidade de imaginação, inovação, raciocínio, movimentos finos, o fardo da realidade é pesado e a fragilidade de nosso ser se apresenta como uma porta para a loucura. A morte é certa, mas a hora incerta - diz o ditado romano, antiquíssimo, no entanto, atual. A consciência de ter saído do nada para ao nada voltar (o homem é pó e ao pó voltará; feito do barro, o homem existe enquanto "é", após isso, cai ao chão inerte), se inculcada na mente de quem não tem bases para suportar o peso da vida e da morte, pode causar estragos, depressão, insanidade. Ao contrário, se acreditar que se elevará ou que receberá recompensas no céu, caso trate seus semelhantes com dignidade, 99,999% das pessoas estimula-se a ser gente ou a pelo menos tentar. O fenômeno religioso é complexo.

Exprime-se pela linguagem que se "crê" em Deus ou em entidades espirituais, mas, no fundo isso quer dizer mais, significa que a pessoa tornou-se ou está em processo de desenvolvimento de resiliência ou que mantém fortes laços comunitários e culturais com sua etnia, que encontrou um sistema de moral, um ethos, princípios com os quais se identifica. Por isso, como ateu, vejo o lado bom da religião e apoio a fé (em termos), visto que para cooperarmos uns com os outros, para sermos racionais, para tratarmos o outro como gostaríamos de ser tratados, não seria necessário torcer para um Deus em específico, ou entrar para agremiação religiosa qualquer, bastaria sermos e tratarmos os outros como gente, acima de tudo.

Vejo grande semelhança entre as religiões e as torcidas organizadas. Os "Gaviões da Fiel" nutrem verdadeira estima e irmandade para com os corinthianos, mas são capazes de trucidar um outro ser humano só porque o "inimigo" veste um pano verde e participa da "Mancha Verde". Assim são os judeus e cristãos: ambos acreditam no Messias, no mesmo, inclusive, mas o antissemitismo fez inúmeras vítimas nas fogueiras da Inquisição. Protestantes e católicos, em alguns países da Europa, se enfrentam tal qual a Independente encara os "galinhas" em dias de São Paulo x Corinthians.

O ser humano é assim: mudou a cor da grama (ou da camisa, ou o nome e atributos da divindade), farinha é pouca e meu pirão primeiro. Ao menos no interior das alcateias há cooperação e compreensão entre os indivíduos. O problema é que o homem é o lobo do homem e vivemos como se não fossemos morrer, como se não fossemos destinados a virar mero NADA. O "carpe diem", longe da frivolidade e medo da aniquilação inevitável, pode ser aproximado ao cerne da filosofia cristã; do caminho em direção à luz, dos espiritistas; da admiração e ligação com as raízes, típicas do culto aos orixás e dos voduns.

Por que não? É na desvirtuação do lado bonzinho das religiões, é no eurocentrismo, do desrespeito ao outro e à sua liberdade de crença ou cultura que nasce a pilhagem do pobre por meio do dízimo e das campanhas para sugar o capital do crente. É da ignorância que nasce a intolerância àquele que torce para a outra religião e assim por diante. Os romanos, tidos hoje como pagãos ignorantes é que sabiam viver: "GUERRA AOS VÍCIOS, PAZ PARA COM OS HOMENS". Se ser ateu é defender essa ótica, do respeito e da tolerância à liberdade do outro de ter liberdade de crença (ou de não-crença, inclusive), sou ateu, com orgulho.

Ateu. Habitante de Bady Bassitt-SP. 25 anos. Professor de língua portuguesa.

Comentário originalmente feito neste post.

7 comentários:

  1. Muito grande. Não li, Nem lerei!

    ResponderExcluir
  2. Um ponto de vista de um cara que sabe usar as palavras apenas. Sabemos que os de corações endurecidos, a cada dia acreditaram menos ainda. Mas confiamos no Deus do impossível ;] . Pelo menos não é um lunático que luta pelos seus ideias como ''mortem e ódio'' . Respeito é muito importante e é legal respeitar.. Enfim.. não posso mudar o mundo, mas faço a minha parte.. O mundo não veio do nada, e nem somos evolução dos macacos, porque se fôssemos obviamente os macacos não existiram mais, porque evoluíram.. enfim, chega de papo , peço humildemente que o CRIADOR do céu e da terra tenha misericórdia de vocês ateus, e de todos nós é claro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Um ponto de vista de um cara que sabe usar as palavras apenas."
      - Assim como você. ;o)

      "Sabemos que os de corações endurecidos, a cada dia acreditaram menos ainda."
      - Você fala de coração de uma forma adolescente emo poética, né? Todos sabem que a única função do coração é bombear sangue para o corpo mantendo a pressão arterial. Se você estiver insinuando que quem não acredita no seu deus não tem sentimento, saiba que você está redondamente enganado. Budistas, rastafaris, hindús e ateus têm sentimentos, se sensibilizam com os outros, são autruístas, enfim, não precisa ser crente pra ser uma pessoa boa.

      "Mas confiamos no Deus do impossível ;]"
      - Se seu deus não pode devolver uma perna a um aleijado, não pode curar síndrome de down e nem pode interferir no livre-arbítrio, então ele não é tão deus do impossível assim...

      "Pelo menos não é um lunático que luta pelos seus ideias como ''mortem e ódio''"
      - Cristãos na era medieval eram assim.

      "Respeito é muito importante e é legal respeitar."
      - O que não significa concordar. Respeito a pessoa, mas não concordo com suas crenças religiosas.

      "O mundo não veio do nada"
      - Se vc ler a bíblia, vai ver que deus criou tudo a partir do que? DO NADA!

      "e nem somos evolução dos macacos"
      - Exatamente. Somos evolução de um ancestral comum, já extinto.

      "se fôssemos obviamente os macacos não existiram mais, porque evoluíram."
      - Se vc cruza um canarinho com um pintassilgo, vai surgir um pintagol (uma nova espécie). Tanto o canarinho quanto o pintassilgo não deixam de existir por causa disso. Entendeu agora?

      "peço humildemente que o CRIADOR do céu e da terra tenha misericórdia de vocês ateus, e de todos nós é claro."
      - Se deus é imutável e onisciente, e que seja feita a vontade dele, então não adianta pedir nada a ele, se não ele não seria imutável e onisciente. Concorda?

      Excluir
    2. Tudo correto, todavia não era necessário acabar com a pessoa assim.

      Excluir
  3. Vo sabe dialogar de mas ,e sabe defender sua Religia e Crença

    ResponderExcluir
  4. Gostei do texto! moro no interior e meu pai com toda sua simplicidade já dizia: "se não fosse a religião e as igrejas o que estaria fazendo todas essas pessoas." Eu particularmente odeio religião, existem outros meios de se educar um povo, O problema não é um Deus que não existe. O problema começa quando pessoas usam esse Deus como se fosse uma licença para poderem agir como babacas ignorantes. E é essa ignorância religiosa a condição mais perigosa que existe.
    Eu penso, já que não da pra tirar Deus da cabeças das pessoas, as autoridades deviam empenhar-se pra manter uma só igreja pra evitar o conflito entre elas, para que seus adeptos não hajam como torcidas organizadas. O Brasil era muito melhor religiosamente quando a população era quase 100% católica.

    Reparei que foi citado que: (judeus e cristãos: ambos acreditam no Messias, no mesmo, inclusive) eu não diria isso, judeus estão esperando o messias, já os cristãos estão esperando o retorno...

    ResponderExcluir

Regras de uso:
1) Desde que não tenha palavrões, ofensas ou propagandas, nenhum comentário será apagado;
2) Diga primeiramente qual fé religiosa você professa (ateu, agnóstico, católico, evangélico, budista, judeu, muçulmano, etc) para facilitar a interpretação do seu texto;
3) Tente manter a discussão no nível das ideias. O objetivo é compreender (não necessariamente aceitar);
4) Obrigado por participar!