quarta-feira, 29 de maio de 2013

Como provar que deus não existe?

"Prova" é muito forte. Prova só existe no âmbito das ciências abstratas, como a Matemática.

Mesmo as ciências naturais como a Física, a Química e a Biologia não podem fornecer provas. Uma teoria científica jamais será provada, ao contrário de um teorema matemático, ao qual se exige prova.

Uma negativa universal particularmente é difícil provar. Uma prova de algo existe consiste em apresentar este "algo". Se eu apresentar um saci pererê provo que o saci existe. Porém provar que sacis não existem exigiria que eu examinasse todos os aspectos da realidade, em todo o universo e em todas as suas possibilidades para então poder afirmar que um saci não poderia existir de forma alguma, em nenhum lugar. Então provar que saci não existe é bem difícil, mesmo sendo tão improvável que existam.

Porém quando o homem cria um Deus específico, como Jeová, e o reveste com atributos e até uma história, isso nos dá a oportunidade muito boa de verificar a possibilidade de sua existência.

Se Deus, por exemplo, foi definido de forma a ser incompatível com a realidade então temos algo muito próximo de uma prova de sua não existência.

Isso acontece com Jeová, que foi imaginado perfeito, amoroso, justo, infinitamente bondoso, onipresente, onipotente, onisciente. Um tal ser com estas características não poderia ser o criador deste universo. Sequer poderia ser um criador, porque a perfeição implica em um estado onde qualquer mudança só pode ser para pior. Logo, o que é perfeito não pode mudar, não pode ter o ímpeto de criar algo para alterar o seu estado perfeito. O que teria abalado a existência de um ser perfeito para que ele tivesse tido necessidade de criar o universo e seres para lhe fazer companhia?

O Deus cristão deseja ser servido e adorado. Um ser pleno não precisa nem deve desejar ser adorado, muito menos servido.

Ainda, Deus é imaginado onipontente e bondoso. No entanto sua criação é brutal, o sofrimento está impresso no processo da vida através da cadeia alimentar, do fato da vida precisar se alimentar da vida para existir. Um ser amoroso só criaria a vida assim se houvessem limites para o seu poder, caso contrário teria concebido o universo de forma a que qualaquer forma de vida fosse eterna e infinitamente feliz. 

Eu sei que para isto dão a desculpa do livre arbítrio, que o sofrimento é culpa do homem e bla bla bla... mas isto é absurdo. A morte e a cadeia alimentar existiram antes do livre arbítrio. E mesmo para quem quer acreditar na loucura do criacionismo, com Édens e cobras que falam, é óbvio que dizer que Deus NÃO poderia criar um homem com livre vontade e mesmo assim incapaz de pecar é o mesmo que dizer que há algo que Deus NÃO poderia fazer, ou seja, que isto seria IMPOSSÍVEL a Deus, o que entra em contradição com a pressuposição de onipotência. 

Mas se Deus podia e mesmo assim não o fez, então Deus não é bom.

Portanto não é difícil verificar que o deus cristão, com todos os atributos com os quais o homem o criou, é incompatível com a realidade.

Fonte
Dica do Tales Zuliani

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras de uso:
1) Desde que não tenha palavrões, ofensas ou propagandas, nenhum comentário será apagado;
2) Diga primeiramente qual fé religiosa você professa (ateu, agnóstico, católico, evangélico, budista, judeu, muçulmano, etc) para facilitar a interpretação do seu texto;
3) Tente manter a discussão no nível das ideias. O objetivo é compreender (não necessariamente aceitar);
4) Obrigado por participar!