quinta-feira, 28 de junho de 2012

Pergunte ao Evangelizai - Parte 6

Olá, amiguinhos.
Tudo bem?
Vamos pra mais algumas barbaridades que eu leio no blog Evangelizai?

De uns tempos pra cá eles não me deixam mais comentar no blog deles, por que será hein? Não aceitam observações contrárias a deles? Se portam como detentores da verdade absoluta do universo? Só vale a interpretação deles acerca de alguns versículos? São ditadores bíblicos? Bem, leiam o post deles e minha resposta e vejam se eu, em algum momento, os desrespeitei ou fiz algo que valesse minha condenação e expulsão do "paraíso" que eles acreditam ser o blog deles.

Já que eles não deixam postar no blog deles, eu posto no meu. Minha voz não irá se calar como esses blasfemos querem...

Qualquer coisa, deixem seus comentários. Aqui no meu blog vocês são livres para opinar. Não bloqueio nem deleto.

----------

Tábuas de carne do coração
Autoria: @oliversouza12

"Paulo prega a Coríntio"
- Entendeu? A Coríntio. Só pra Coríntio.

"Divulgue o Evangelho não com tinta que se apaga com o tempo"
- Entendo por essa frase que a Bíblia, por ter sido escrita com tinta, não deva ser considerada para divulgar o Evangelho. Em suma: jogue sua bíblia fora.
- Claro que quem escreveu isso não contava com a imprensa de Gutemberg nem com a internet. Cadê seu "profeta" agora?


"as tábuas do coração seladas com amor e misericórdia"
- Mas a própria bíblia diz que enganoso é o coração. (Jeremias 17:9)
- A única função do coração é bombear sangue pro corpo, mantendo a pressão arterial. O resto é poesia gospel de auto-ajuda.


"certeza de um novo coração."
- Transplante?

----------

Vai valer a pena, pode acreditar!
Autoria: @PaulaYocita

"ainda que pareça que tudo está perdido, ore, louve, adore a Ele verdadeiramente, e confie no propósito dEle, mesmo que você ainda não saiba qual é!"
- Nossa, como sofrem esses cristãos, coitadinhos!
- Olha, ninguém está imune a passar apertos. Coisas boas e ruins acontecem com todo mundo, o tempo todo, e na grande maioria das vezes seus problemas dependem muito mais do modo como você os encara do que do próprio problema em si. Parem de se lamentar e de acreditar em divindades e vão à luta, cambada!
- De novo a mesma pergunta que ninguém responde: qual é o propósito dele pra uma criança que nasce com uma doença degenerativa auto-imune e morre antes dos 10 anos de idade? (nem vou falar mais das criancinhas famintas da África, ok? Vocês vão dizer que os inocentes pagam pelos pecadores, que são adoradores de outras divindades, etc).


"Tudo isso para que, futuramente, você soubesse que Jesus te ama!"
- E os 2/3 da humanidade que não é cristã? Também vivem, são felizes, muitos são prósperos, enfim, são gente comum, como eu e vc, tem vidas melhores e/ou piores, mas ainda assim, sem deus.

"entre muitos outros que morreram por anunciar o evangelho. "
- E os mortos em nome do cristianismo? E as cruzadas? E o nazismo? E a santa inquisição? Muitos são perseguidos ATÉ HOJE por não serem cristãos.

"Valeu a pena porque, se eles não tivessem confiado em Deus, eu não estaria aqui escrevendo para vocês"
- Então quer dizer que milhares morreram só pra que hj vc pudesse escrever? Nossa, como vc é importante! Faça jus aos mortos e escreva direito então, pelo menos.

"a vida com Jesus é uma vida nova, muito melhor que a nossa vida antiga"
- Aí é só questão de opinião. Eu acho minha vida sem Jesus bem melhor que a vida com ele. Na verdade, não é com ou sem ele. É crendo ou não crendo que ele exista.

"se Deus está te fazendo passar por alguma situação difícil"
- E as pessoas das outras religiões que também passam por situações difíceis e depois se dão bem? Elas não creem no mesmo deus mas se safaram dos problemas. E aí?

"“mas se eu morrer, para mim não valeu a pena… Como serei recompensado?”, mas nossa recompensa não é aqui, e sim na Eternidade."
- Ah, taí a válvula de escape do cristianismo. Pode até acontecer nessa vida, mas se não acontecer, tem um bônus depois. O foda é que NINGUÉM NUNCA voltou de lá pra dizer como é que é, se realmente tem essa recompensa na eternidade. A pessoa já vai estar morta e não terá como cobrar a promessa feita por homens em nome de deus.
- E é muito egoísmo cristão bajular a deus só porque tem a recompensa, só pensando no seu próprio umbigo, de olho na eternidade.


"Deus entregou seu único filho para morrer de maneira humilhante, só para que nós tivéssemos a oportunidade de estar perto dEle sempre."
- E não tinha outro jeito? Se deus fez isso com o próprio filho, imagina com a gente? Até hoje não sei qual a relação entre um sacrifício humano e a aproximação a uma divindade.

"Jesus aceitou ser crucificado"
- Epa, aceitou não. Ele até disse "pai, por que me abandonaste?" Só não tinha outro jeito.

"para que o Pai demonstrasse Seu amor por nós."
- Tá vendo como é seu deus? Ele mata o filho pra mostrar que nos ama. Precisava disso? Ele não podia simplesmente aparecer e dizer "eu amo vocês"? Quanta crueldade! Você mataria seu filho pra provar que ama outra pessoa?

"Deixo um vídeo para que reflexão"
- Faltou o vídeo.

10 comentários:

  1. Olá! Bem, eu sou a @PaulaYocita, que escreveu o post "Vai valer a pena, pode acreditar!" e vim responder seus comentários sobre o texto, mas a resposta deu mais do que o número de caracteres máximo e o site não me deixou publicar... =/
    Mas eu respondi item por item, tentando esclarecer cada ponto que te deixou em dúvida! Eu vim aqui te oferecer a minha resposta, te mando no seu email, pode ser! Ah, e não precisa postar aqui tudo, se você não quiser, eu escrevi só para esclarecer meu ponto de vista para você e para que não pareça que eu estou fugindo das suas perguntas =]
    Deixa seu email no meu twitter, @PaulaYocita, que eu te envio o arquivo ;)

    Até mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então vou postar aqui minha resposta, dividindo-a conforme cabe ok?


      Primeiramente, obrigada por ter lido o texto, sério mesmo! Isso mostra que, pelo menos, ele te chamou a atenção, e isso é bom!
      E outra coisa importantíssima: eu estou aqui comentando como Paula, e não como a colunista do Evangelizai! Portanto, qualquer frase que eu disser, responsabilize a mim, e não ao blog como um todo! Se eu errar em algum ponto, seja por falta de conhecimento bíblico ou simplesmente por não manusear direito as palavras, não culpe os demais colunistas!

      Excluir
    2. Agora sim, vamos responder seus comentários =]

      "- Nossa, como sofrem esses cristãos, coitadinhos!"
      -Eu sei, todo mundo sofre... Mas vamos responder utilizando o contexto em que a minha frase foi escrita!No texto, eu falo que todo sofrimento tem um porquê, e que nós cristãos devemos, então, acreditar no porquê de Deus para os nossos problemas, que podem ser desde porque nós fizemos por merecer quanto para nos preparar para o que vai vir!

      "- Olha, ninguém está imune a passar apertos. Coisas boas e ruins acontecem com todo mundo, o tempo todo, e na grande maioria das vezes seus problemas dependem muito mais do modo como você os encara do que do próprio problema em si. Parem de se lamentar e de acreditar em divindades e vão à luta, cambada!"
      -Sim, na grande maioria os nossos problemas dependem muito mais do jeito que nós os encaramos! Para os cristãos, o jeito de encarar os problemas deve ser pedindo para que Deus mostre o problema do jeito que realmente é, para ficar mais fácil de o encararmos, e até para sabermos como ir à luta sem fazer ainda mais besteira.

      "- De novo a mesma pergunta que ninguém responde: qual é o propósito dele pra uma criança que nasce com uma doença degenerativa auto-imune e morre antes dos 10 anos de idade? (nem vou falar mais das criancinhas famintas da África, ok? Vocês vão dizer que os inocentes pagam pelos pecadores, que são adoradores de outras divindades, etc)."
      -Eu não disse em nenhum momento que os propósitos de Deus para a minha vida, por exemplo, não envolvem outras pessoas! Às vezes Deus só deixou a tal criança que nasce com uma doença degenerativa auto-imune e morre antes dos 10 anos de idade existir para que os pais dela soubessem que a vida não é um mar de rosas, ou algo assim. Talvez não tão extremo, mas só para aproveitar o exemplo que você deu.

      Excluir
    3. "- E os 2/3 da humanidade que não é cristã? Também vivem, são felizes, muitos são prósperos, enfim, são gente comum, como eu e vc, tem vidas melhores e/ou piores, mas ainda assim, sem deus."
      -Eu aprendi duas coisas: que Deus é nosso pai (seja cristão ou não), e que Ele ama seus filhos (todos nós). Mesmo que um filho rejeite o pai, o pai tem a obrigação de deixar de amar esse filho? Talvez sim, talvez não...

      "- E os mortos em nome do cristianismo? E as cruzadas? E o nazismo? E a santa inquisição? Muitos são perseguidos ATÉ HOJE por não serem cristãos."
      -Então... Faltou o contexto! No começo do meu texto, eu disse que eu só conheci o evangelho porque alguém me apresentou, e outro alguém apresentou para esse alguém, que foi apresentado a ele por outra pessoa, e assim vai até chegar na igreja primitiva. E é dela que eu estou falando. Não estou negando a informação que você disse, só estou falando que ela não se encaixa no contexto, mas obrigada, vou lembrar de falar sobre isto em algum texto!

      "- Então quer dizer que milhares morreram só pra que hj vc pudesse escrever? Nossa, como vc é importante! Faça jus aos mortos e escreva direito então, pelo menos."
      -Bem, na verdade, NÃO SÓ para que eu pudesse escrever, mas para isso também! E sim, eu sou importante para Deus, mas você também é, relaxa! Ah, e valeu pela crítica, estou tentando melhorar minha escrita a cada dia, mas como faço engenharia, peço um pouco mais de paciência comigo, pode ser? ;)

      "- Aí é só questão de opinião. Eu acho minha vida sem Jesus bem melhor que a vida com ele. Na verdade, não é com ou sem ele. É crendo ou não crendo que ele exista."
      -Concordo, é uma questão de opinião. Mas assim, você já viveu com Jesus, para comparar e saber que a vida sem ele é melhor? Eu já vivi sem, e não concordo com você! Se você já viveu com ele, aí sim sua opinião será válida!

      "- E as pessoas das outras religiões que também passam por situações difíceis e depois se dão bem? Elas não creem no mesmo deus mas se safaram dos problemas. E aí?"
      -Ah, acho que essa eu acabei respondendo antes... Lembre-se: Deus é pai de todos! Então Ele pode cuidar de cada filho conforme Ele quiser! Sim, mesmo que o filho não creia nEle, afinal, não é porque o filho não ama o pai que a recíproca é verdadeira!

      Excluir
    4. "- Ah, taí a válvula de escape do cristianismo. Pode até acontecer nessa vida, mas se não acontecer, tem um bônus depois. O foda é que NINGUÉM NUNCA voltou de lá pra dizer como é que é, se realmente tem essa recompensa na eternidade. A pessoa já vai estar morta e não terá como cobrar a promessa feita por homens em nome de deus.
      - E é muito egoísmo cristão bajular a deus só porque tem a recompensa, só pensando no seu próprio umbigo, de olho na eternidade."
      -Aqui a gente entra num ponto delicado... Você chama de "válvula de escape do cristianismo"... Pode ser... Mas se Deus nos prometeu, bora acreditar, né! É melhor acreditar do que viver uma vida sem propósito, vazia. Ah, e eu tenho um palpite sobre o porquê ninguém voltou: deve ser bom d++++! Claro, é só um palpite hehe!
      -Ah sim, concordo totalmente quando você fala que é egoísmo "bajular a Deus" de olho na vida eterna! Nós não devemos amar a Deus pelo que Ele nos pode fazer, mas sim pelo que Ele é! O que Ele faz por nós é apenas um acréscimo, é como quando seu pai te dava um brinquedo quando você era criança: você amava seu pai porque ele era pai, não pelo brinquedo. Mas assim como tem criança que gosta do pai só pelo brinquedo, infelizmente tem gente que só se diz cristã pelo que Deus pode oferecer... Me interpretei um pouco mal no texto, porque dei margem para entender que é uma relação de troca nosso amor por Deus, mas não é, e lamento que tenha gente que ache o contrário.

      "- E não tinha outro jeito? Se deus fez isso com o próprio filho, imagina com a gente? Até hoje não sei qual a relação entre um sacrifício humano e a aproximação a uma divindade.
      "
      -Esse eu vou responder junto com esse outro aqui:
      "- Tá vendo como é seu deus? Ele mata o filho pra mostrar que nos ama. Precisava disso? Ele não podia simplesmente aparecer e dizer "eu amo vocês"? Quanta crueldade! Você mataria seu filho pra provar que ama outra pessoa?"
      -Porque a grande questão do sacrifício de Jesus é que ele não simplesmente morreu por nossos pecados. Ele deixou de lado sua natureza divina, se fez humano que nem nós, viveu aqui na Terra (sem precisar, afinal, ele é Deus também!), e ainda por cima morreu pelos nossos pecados. Eu não mataria meu filho para salvar uma pessoa x qualquer. Mas eu também não engravidaria só para que, quando meu filho nascesse, ele salvasse essa pessoa x qualquer! E é mais ou menos isso que mostra o amor de Deus: Jesus não precisaria ter nascido, mas nasceu e passou por tudo isso! Uma discussão sobre esse tema demoraria muito e fugiria total do assunto tratado até aqui, então me limito a dizer só isso, por ora. Depois, se você quiser, pode perguntar que tentarei responder ;)

      Excluir
    5. "- Epa, aceitou não. Ele até disse "pai, por que me abandonaste?" Só não tinha outro jeito."
      -Mesmo estando Jesus na cruz, ele tinha sua natureza divina. Ele poderia usá-la, mas a abandonou. E, como eu disse acima, ele poderia ter dito ao Pai "não vou lá na Terra não! o Senhor está me dizendo que eu vou ser crucificado por esse povo nojento... Não quero!" Mas ele não disse isso! Então ele aceitou sim!

      "- Faltou o vídeo."
      -Peço desculpas pelo problema que deu, acho que deu um erro na hora que eu postei o vídeo, e como não sou a moderadora do blog, não consegui consertá-lo a tempo! Mas assim que eu vi o erro, eu postei um comentário lá com um pedido de desculpas e o link do vídeo, você viu?

      Acho que era isso... Espero ter esclarecido algumas dúvidas, e eu sei que não será através de um texto que vou te converter ao Evangelho e nem é essa a minha intenção rsrs! Afinal, como você disse, o objetivo é compreender, e não necessariamente aceitar! Mas espero que volte mais vezes a ler meus textos, mesmo que seja para criticar e me fazer pensar um pouco mais sobre o que eu escrevi!
      E mais uma vez, eu não escrevo em nome do Evangelizai, eu escrevo em meu nome mesmo, Paula Fernandes (sem trocadilhos, por favor hehe)!

      Obrigada pelo espaço e até mais!

      Excluir
  2. Querida Paulinha. Muito obrigado pela atenção e pelas suas respostas. Do jeito que eu gosto. Educada, esclarecedora, objetiva. Se seus amigos colunistas do Evangelizai fossem como você, o cristianismo poderia ser melhor compreendido por quem não é do ramo. Dê essa dica a eles, por favor. Continuei só com uma dúvida sobre esse assunto: se Jesus e deus são a mesma pessoa (mais o espírito santo), não teria porque haver essa divisão entre eles. Deus se matou, se ressucitou, enfim. Se ele venceu a morte, ele não morreu por nós, já que ressucitou. Se ressucitou, a morte foi só um mero teatrinho. Se morreu por nossos pecados, nada mudou, pois continuamos pecando (1 João 1:8). Perceba que, como vc mesma disse, tanto faz se o filho ama ou não ama o pai, pois "ganha brinquedo" do mesmo jeito. O que quero dizer é que no fim das contas não faz diferença se a pessoa crê ou não no deus cristão, pois vive bem ou mal independentemente de crença religiosa. Ter vida boa não é sinônimo de ter vida cristã. E respondendo a sua dúvida: sim, já fui cristão. Quando me libertei do cristianismo, vi que só eu sou responsável por meu destino, e não um ser imaginário. Tenho minha ética e minha moral sem religião. Vivo bem, vivo feliz. Quando morrer, como ninguém pode garantir como é o lado de lá, tô pagando pra ver. Até mesmo porque o simples fato de se dizer cristão não garante vida eterna a ninguém. E mesmo se haver alguma vida eterna, pode ser bem entediosa. Não há garantias nem do que se tem pra fazer do lado de lá, se é que há um lado de lá. Até que provem o contrário, só há essa vida. O resto é simples questão de crença. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo elogio! Isso só me faz perceber que eu estou conseguindo passar pra frente meu pouco conhecimento sobre a palavra de Deus. Faz pouco tempo que vou à igreja e menos ainda que sou uma cristã de verdade (e não apenas uma mera religiosa).
      Sobre a sua última dúvida... Eu acho melhor eu não responder porque é algo que eu não vou conseguir ser clara com o pouco que eu sei, eu vou acabar confundindo ainda mais... Mas me comprometo a buscar esta resposta e postá-la aqui depois =D
      Abraço e até mais!

      Excluir
    2. Olá!
      Fiquei devendo a resposta da dúvida que te restou... Desculpe a demora, mas eu estava com muitos afazeres e não tive tempo de perguntar para alguém que soubesse explicar isso melhor, mas agora eu consegui!
      Bem, vou copiar e colar aqui as palavras dele, porque ele explicou muito bem essa questão:

      "Paula, é simples: A morte de Jesus não foi uma morte espiritual, mas carnal, como a nossa. O fato é que Deus se colocou na pele de um ser humano (se humilhando) e sofreu em sua carne e sangue a punição de nossos pecados. A ressurreição de Cristo é a evidência de que há vida mesmo após a morte. O próprio Deus demonstrou esse poder sobre ao morte ao ser humano ressuscitando seu filho.

      Não vejo nenhuma lógica no pensamento de seu amigo. Alguém só pode ressuscitar se morrer. Além disso, existem evidências testemunhais de várias pessoas que viram Jesus esgotar até a última gota de seu sangue na cruz. Isso não é morrer? Outra coisa: Foi sepultado. Só se sepultam mortos. Assim, Jesus morreu de verdade a morte que é própria do ser humano, a morte do corpo.

      Outra coisa. O fato de Jesus morrer por nós não significa que nossa natureza inclinada para o pecado foi aniquilada. Isso somente acontecerá quando formos glorificados por ocasião do juízo final. Significa que agora não somos mais escravos do pecado, podemos dizer não a ele. Mas evidentemente, tem muitos que voltam a escravidão dizendo sim a carne. Isso a Bíblia explica muito bem."

      Bem, é isso! =D

      Abraço e até mais

      Excluir
  3. Ei, Paulinha.
    Gratississíssimo pelas respostas.
    Mas senão vejamos...

    "A morte de Jesus não foi uma morte espiritual, mas carnal, como a nossa."
    - Se a morte dele não foi carnal, então por que não acharam o corpo dele na caverna? Então por que ele "venceu a morte"? Se espíritos não morrem e vão pro céu ou inferno ou qualquer outro lugar depois que morremos, então ninguém tem morte espiritual, apenas carnal. Assim sendo, Jesus foi só mais um a morrer.

    "O fato é que Deus se colocou na pele de um ser humano (se humilhando) e sofreu em sua carne e sangue a punição de nossos pecados."
    - Vale lembrar que ser crucificado era a pena capital comum da época. Vários outros morriam da mesmíssima forma que Jesus. Inclusive no dia em que Jesus morreu, havia dois outros sendo crucificados ao lado dele.

    "A ressurreição de Cristo é a evidência de que há vida mesmo após a morte."
    - Mas por que só há essa única evidência em toda a história da humanidade? Por que ninguém nunca mais viu alguém ressurgido da morte? Não parece estranho?

    "O próprio Deus demonstrou esse poder sobre ao morte ao ser humano ressuscitando seu filho."
    - E por que não mostrou mais pra ninguém? Mas Jesus e deus não são a mesma coisa? Mas se deus inventou tudo, também inventou a morte. Se ele criou a morte, é óbvio que teria poder sobre sua própria criação.

    "Não vejo nenhuma lógica no pensamento de seu amigo."
    - Nem eu no pensamento do seu amigo, Paulinha.

    "Alguém só pode ressuscitar se morrer."
    - Óbvio. Mas todos que morrem, ressucitam? Eu nunca vi ninguém. Você já?

    "existem evidências testemunhais de várias pessoas que viram Jesus esgotar até a última gota de seu sangue na cruz."
    - Isso prova que ele morreu, não que ele ressucitou.

    "Jesus morreu de verdade a morte que é própria do ser humano, a morte do corpo."
    - Mas isso não difere Jesus de nenhum ser vivo do planeta. Tudo que nasce, morre.

    "O fato de Jesus morrer por nós não significa que nossa natureza inclinada para o pecado foi aniquilada."
    - Pros romanos da época e pros judeus de hoje ele não morreu por nós, mas sim porque era um agitador de multidões, o que não interessava ao Império Romano da época.

    "Isso somente acontecerá quando formos glorificados por ocasião do juízo final."
    - Que ninguém sabe quando é nem como será.

    "Significa que agora não somos mais escravos do pecado, podemos dizer não a ele."
    - Mas antes de Jesus também era assim. Ninguém era obrigado a pecar. Pecava quem queria. Pessoas poderiam dizer não ao pecado igual hoje. A relação do homem com o pecado não mudou nada antes ou depois de Jesus.

    "Mas evidentemente, tem muitos que voltam a escravidão dizendo sim a carne."
    - Viu que ele se contradiz? Viu que não mudou nada?

    "Isso a Bíblia explica muito bem."
    - Olha, se explicasse muito bem as pessoas não pecariam tanto, viu... Mas valeu pelas respostas! Abração!

    ResponderExcluir

Regras de uso:
1) Desde que não tenha palavrões, ofensas ou propagandas, nenhum comentário será apagado;
2) Diga primeiramente qual fé religiosa você professa (ateu, agnóstico, católico, evangélico, budista, judeu, muçulmano, etc) para facilitar a interpretação do seu texto;
3) Tente manter a discussão no nível das ideias. O objetivo é compreender (não necessariamente aceitar);
4) Obrigado por participar!