segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Por que a Bíblia tem tantas versões?

Quase todo dia eu tenho usado o site www.bibliaonline.com.br para me ajudar com dúvidas sobre o cristianismo. Confesso que, quanto mais eu leio, mais dúvidas surgem. Só que percebi que na lateral do site tem pelo menos cinco versões diferentes da Bíblia!!! Só pra dar um exemplo de confusão, olhe o versículo 1 Coríntios 11:10:

Portanto, a mulher deve ter sobre a cabeça sinal de poderio, por causa dos anjos. (Versão Almeida Corrigida e Revisada Fiel)
Por isso a mulher deve trazer o sinal da submissão sobre sua cabeça, por causa dos anjos. (Versão Católica)

Poderio e submissão, pra mim, são antagônicos. Ou se tem poderio ou submissão.

Daí eu pergunto:
- Por que existem versões diferentes da bíblia?
- A bíblia católica tem mais livros que a versão original ou é a bíblia evangélica que tem menos livros?
- Segundo a bíblia, nada pode ser acrescentado ou tirado. Qual bíblia está mais certa então? E quem segue a versão "errada"? Como fica?
- Se a bíblia é TODA ELA inspirada por deus, foi o próprio deus ou foi Paulo de Tarso que não se lembra de ter feito mais batismos, como em 1 Coríntios 1:16?
- Qual o significado da palavra "prostituição" na bíblia? Hoje em dia é sexo por dinheiro (ou outros favores). Alguns crentes afirmam que QUALQUER sexo fora do casamento, inclusive aquele feito por namorados ou noivos, é prostituição. Dizem que prostituição vem de "porneia". Procurei porneia no Google e encontrei nos três primeiros links o conceito de porneia como sexo ilícito (o que é bem genérico), sexo anal, sexo oral, prostituição e adultério (sexo de pessoa casada feito com outra pessoa que não o cônjuge). Somente um link afirma que sexo antes de casar é prostituição (e é o único motivo pelo qual pode-se divorciar de alguém) Ora, se nem casado a pessoa está, como vai se divorciar? Se a pessoa fizer sexo ilícito, isso seria adultério. Trata-se de uma wiki das Testemunhas de Jeová, aquele pessoal que também não doa sangue e não doa órgãos porque seria a "vontade de deus" e não crê na trindade de deus.
- Dá pra levar a sério pessoas que usam a tag #EscolhiEsperar por ser também uma suposta "vontade de deus", como dizem os Testemunhas de Jeová para a não-doação de sangue e órgãos?

Versículos de hoje:


"E batizei também a família de Estéfanas; além destes, não sei se batizei algum outro." 1 Coríntios 1:16

"Eu declaro a todos aqueles que ouvirem as palavras da profecia deste livro: se alguém lhes ajuntar alguma coisa, Deus ajuntará sobre ele as pragas descritas neste livro; e se alguém dele tirar qualquer coisa, Deus lhe tirará a sua parte da árvore da vida e da Cidade Santa, descritas neste livro". Apocalipse 22:18-19

Fontes:
http://megatomaz.blogtok.com/blog/5531//
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090722051135AAXTEMY
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20091015071945AA3DxMh
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090728150010AAWiBv5

10 comentários:

  1. Amigo, estou aqui mais uma vez... e estarei sempre (espero nao incomodar)

    Esse assunto é um grande divisor de aguas, pois alguns acreditam que sexo antes do casamento seja pecado e outros dizem q nao é (cristaos dentro de igrejas), eu particularmente nao tenho dominio sobre o asunto, mas tenho sobre o sexo apos o casamemto...

    Dentro de 4 paredes e com sua mulher pode tudo... sexo anal, vaginal, etc...

    Quem ira decidir o q pode e o q nao pode é o casal e Deus nao se mete nisso e detalhe: nao é pra ficar sem sexo durante muito tempo, ou seja, se puder faça todo dia, mas só os 2, sem outra pessoa participando... senao vira bacanal ou adulterio. vide textos:

    1 Coríntios 7:1 Agora vou tratar dos assuntos a respeito dos quais vocês me escreveram. Vocês dizem que o homem faz bem em não casar.

    1 Coríntios 7:2 Mas eu digo: já que existe tanta imoralidade sexual, cada homem deve ter a sua própria esposa, e cada mulher, o seu próprio marido.

    1 Coríntios 7:3 O homem deve cumprir o seu dever como marido, e a mulher também deve cumprir o seu dever como esposa.

    1 Coríntios 7:4 A esposa não manda no seu próprio corpo; quem manda é o seu marido. Assim também o marido não manda no seu próprio corpo; quem manda é a sua esposa.

    1 Coríntios 7:5 Que os dois não se neguem um ao outro, a não ser que concordem em não ter relações por algum tempo a fim de se dedicar à oração. Mas depois devem voltar a ter relações, a fim de não caírem nas tentações de Satanás por não poderem se dominar.

    1 Coríntios 7:6 Não digo isso como uma ordem, mas como uma sugestão.

    1 Coríntios 7:7 Realmente, eu gostaria que todos fossem como eu. Porém cada um tem o dom que Deus lhe deu: um tem este dom, e outro, aquele.

    1 Coríntios 7:8 Aos solteiros e às viúvas eu digo que seria melhor para eles ficarem sem casar, como eu.

    1 Coríntios 7:9 Mas, se vocês não podem dominar o desejo sexual, então casem, pois é melhor casar do que ficar queimando de desejo.

    1 Coríntios 7:10 Para os que já estão casados tenho um mandamento, que não é meu, mas do Senhor: que a mulher não se separe do seu marido.

    1 Coríntios 7:11 Porém, se ela se separar, que não case de novo ou então que faça as pazes com o marido. E que o homem não se divorcie da sua esposa.

    1 Coríntios 7:12 Aos outros digo eu mesmo, e não o Senhor: se um homem cristão é casado com uma mulher que não é cristã, e ela concorda em continuar vivendo com ele, que ele não se divorcie dela.

    1 Coríntios 7:13 E, se uma mulher cristã é casada com um homem que não é cristão, e ele concorda em continuar vivendo com ela, que ela não se divorcie dele.

    1 Coríntios 7:14 Pois Deus aceita o homem que não é cristão por ele estar unido com a sua esposa cristã; e aceita a mulher que não é cristã por ela estar unida com o seu marido cristão. Se não fosse assim, os filhos deles não pertenceriam a Deus. Mas, sendo assim, eles pertencem.

    1 Coríntios 7:15 Porém, se o marido não-cristão ou a esposa não-cristã quiser o divórcio, então que se divorcie. Nesses casos o marido cristão ou a esposa cristã está livre para fazer como quiser, pois Deus chamou vocês para viverem em paz.

    Versão: Português: Nova Tradução na Linguagem de Hoje para melhor compreensão de todos...

    Por falar nisso, há varias versões pq o povo não lê a bíblia ou lê e não entende, a bíblia cristã não tem muitos livros q a católica tem pq entendemos q esses livros a mais não foram inspirados por Deus.

    Abraços...

    Soberanismo.blogspot

    ResponderExcluir
  2. Valeu por sua participação, Soberanismo.
    Será sempre bem vinda!
    Queria sua opinião sobre essa interpretação de que sexo antes do casamento é pecado e ponto, como faz pensar o "movimento" Escolhi Esperar.
    Penso que quando Paulo escreveu isso, os casamentos eram arranjados entre famílias ou que as únicas formas de se conseguir sexo fora do casamento na época eram a prostituição e o adultério. Além do mais, a igreja não queria perder o monopólio sobre a cerimônia de casamento.
    Hoje as coisas são diferentes. Os casais de namorados experimentam o sexo como mais uma etapa na relação antes mesmo do casamento, já que hoje em dia pra se casar tem que ter planejamento, uma faculdade, uma casa, condominio, aluguel, água, luz, telefone, IPTU, enfim, vários custos que não existiam na época de Paulo de Tarso. Valeria a pena esperar ter condições financeiras para realizar tudo isso pra só depois concluir a comunhão da carne com a pessoa amada? Penso que não, por isso considero o tal "movimento" aproveitador e fundamentalista. Fica parecendo que quem não casa virgem vai pro inferno e quem casa virgem tem passaporte garantido pra felicidade eterna, o que é um engodo, na minha humilde opinião.
    E vosmicê? O que acha?

    Ah, aproveitando, quais são os livros que os católicos tem a mais e por que são considerados "enxertos" pelos evangélicos?

    E por que os evangélicos acreditam que o resto foi inspirado por deus, uma vez que a bíblia passou praticamente 1500 anos sob domínio exclusivamente católico?

    O que acontecerá com quem crê que a versão católica é a mais correta?

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Boa noite amigo,

    O texto fala disso, quem não conseguir se conter q case, mas afim de não haver tanta imoralidade sexual.

    Paulo esta falando para a igreja amigo de corintos, ou seja, pra gente q conhece Deus...

    A bíblia é bem clara qto aos q não são crentes, pq não acreditam ou pq não querem seguir a bíblia... pra esses Deus não proíbe nada, Deus os perdoa pq não conhecem a verdade, mas nunca verão Deus pq não creem nEle e não pq fazem sexo antes do casamento...

    Naquela época, não haviam casamentos registrados ainda. Porem depois de um tempo houve o casamento TALVEZ da foma q conhecemos...

    Qdo houve a lei, Paulo diz q houve o divorcio entre cristão, mas ele diz pra não divorciar pq cristão q divorcia comete adultério...

    Por isso é tao importante abstinência sexual, pq quem paga o pato são os filhos e esses um dia irão dizer q não tem pai ou mãe presente por culpa de Deus.

    A família esta acima de Deus, Paulo fala isso... aquele q é casado vive pra família e qdo sobrar tempo (sempre sobra) viva pra Deus...

    Agora aquele q solteiro, viva pra Deus...

    Exatamente pq tem cristão q tem filho com remela no olho e bunda suja enquanto o pai e a mãe sai e vai evangelizar os filhos dos outros...

    É preciso primeiro arrumar (cuidar) da sua casa, para depois arrumar a do vizinho...

    Mudando o rumo da prosa...

    Acredito q planejamento é sempre bom, amigo. Ate pra não casar com uma pessoa q não tem nada haver com vc (pensando nos filhos)

    São aproximadamente uns 5 ou 6 livros q contam, a historia dos judeus e eles mesmos excluíram tais livros...

    O cristianismo segue os mesmo livros judeus (velho testamento), pq eles tem copias do velho testamento, mas do novo testamento ficam receosos pq não tem copias desses livros, mas muitos judeus já acreditam q Jesus é o filho de Deus e não só mais um profeta. Porem os livros do novo testamento tem muita profecia q esta se cumprindo e por isso acreditamos ser de Deus...

    Acredite nisso amigo: Vivemos sobre lei e graça... e não só na graça (onde Deus perdoa tudo pq nos ama)

    Não se preocupe qto fazer ou nao sexo antes do casamento, o texto não fala de vcs e sim de nós cristãos... qdo vc for um servo de Deus (e creio nisso) vc sera mudado pra melhor. Tudo q vc fez antes será esquecido, porem vc não será tomado como inocente após essa decisão...

    Conta comigo nessa busca pela verdade amigo...

    Soberanismo.blogspot

    ResponderExcluir
  4. O que acontecerá com quem crê que a versão católica é a mais correta?

    Acaba caindo na idolatria pq eles pregam que ha vários deuses menores e fazem do profano, santo e isso Deus odeia...

    A bíblia ta cheia de passagens falando sobre isso, de vc cortar madeira e uma parte vc cozer comida e a outra fazer ídolo e se prostrar pra ele, mas a igreja católica não lê esse texto e os padres não incentivam a leitura, pelo contrario... há muito tempo atrás matava quem lia a bíblia... pq será?

    Abraços amigo

    Soberanismo.blogspot

    ResponderExcluir
  5. Continue o blog é d+, tente arranjar umas parcerias com outros blogs para que ele fique mais famoso.
    abç

    ResponderExcluir
  6. Descubra primeiro, a definição de casamento cristão. E a questão de qual bíblia está correta, vide Exôdo, nas duas versões, verá que e católica, entrará em conflito: Exôdo com seus livros que falam sobre Santos! Até mais!

    ResponderExcluir
  7. Sobre seu comentário, que um casamento, deve ser só planejado, devido a sua questão social e economica, não é nescessário, por que um cristão que esperar, Deus mostrará a pessoa certa, e quem crê na palavra, sabe que todo ouro e toda prata pertencem a Deus. Além de tudo, vide Mt 6:33

    ResponderExcluir
  8. Conceito de casamento cristão: "O casamento cristão baseia-se no facto de ambos os nubentes crerem que o casamento é uma instituição divina, e como tal, reconhecem que o casamento partiu do coração de Deus para os homens na terra, e só Ele é capaz de tornar um casamento bem sucedido. É por isso importante que alguém em nome de Deus esteja presente para abençoar o casamento(trazer o bem de Deus sobre as pessoas), que o mesmo seja celebrado sobre a Palavra de Deus e que os convidados sejam pessoas que concordem com a união."
    Fonte: http://www.ccvaqueluz.org/casamento_cristao.html
    Só não entendi porque alguém em nome de deus seja necessário para abençoar essa união. Como deus nomeia quem deve abençoar? ou a pessoa se auto-nomeia representante de deus para tal fim? Ou são os homens que nomeiam (o que estaria errado a meu ver)? E o "ninguém vem ao pai se não por mim"?
    Pode resumir pra mim qual o conflito da versão católica? Bem, a versão "evangélica" também tem seus conflitos (isso é assunto pra outro post).
    Cristãos não precisam planejar ou prover recursos para se casar? E quem vai pagar as contas de água, luz, telefone, aluguel, condomínio, IPTU, etc? O ouro e a prata pertencem a deus, mas as contas vencem todo mês. Cristãos não precisam se preparar pra isso? O dinheiro vai cair do céu?
    Na lista dos homens mais ricos do mundo não tem só cristão e mesmo os cristãos não buscaram primeiro o reino de deus. Na outra ponta, tem muito cristão passando severas dificuldades. Portanto, não é uma regra que se aplica a todos, apesar de serem belas palavras (Mt6:33). E aí?

    ResponderExcluir
  9. Achei o maximo a sua ironia....sou cristã e faço parte de uma igreja tradicional, e tenho constantemente a prática reflexiva, e por ser assim as vzs sou rotulada cmo "não crente"...mas nao me importo! Questiono a Bíblia constantemente e tb as interpretações que fazem dela...não deixo de acreditar em Deus por isso, aprendi a acreditar em Deus além da Bíblia e isso para mim foi libertador!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TGAB, "aprendi a acreditar em Deus além da Bíblia e isso para mim foi libertador!" Achei linda a sua frase. Quem dera todos os crentes pensassem como você. Se deus realmente existir, ele deve estar muito chateado pelas coisas absurdas escritas e manipuladas na bíblia. Não posso provar a inexistência de deus, mas posso constatar os vários absurdos escritos neste livro. Abração!

      Excluir

Regras de uso:
1) Desde que não tenha palavrões, ofensas ou propagandas, nenhum comentário será apagado;
2) Diga primeiramente qual fé religiosa você professa (ateu, agnóstico, católico, evangélico, budista, judeu, muçulmano, etc) para facilitar a interpretação do seu texto;
3) Tente manter a discussão no nível das ideias. O objetivo é compreender (não necessariamente aceitar);
4) Obrigado por participar!