segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Incongruências bíblicas - Parte I

Não há como negar. A bíblia é um livro fascinante. Nunca um livro gerou tanta desavença, desconfiança, interpretações, traduções, guerras, preconceitos, mas também fé, crença, estudos e dúvidas quanto a bíblia. E por falar em dúvidas, alguns versículos meio que contradizem outros. Vou me ater ao Novo Testamento pra ficar mais fácil. Selecionei alguns e gostaria que alguém me explicasse essas dúvidas:

Versículos de hoje:

- Mateus 1.23: "Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conosco."
Mas o cara não chamava Jesus?

- João, 1.8: “Se dissermos que não temos pecado, não existe verdade em nós”.

- João 5.18: “quem é nascido de Deus não peca”

Afinal, temos pecado ou não?

- João 2.2: “Jesus é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos mas ainda pelos pecados do mundo inteiro”.

- João 5.19: “Sabemos que somos de Deus, e que o mundo inteiro jaz no maligno”

Somos de deus ou, por pecarmos, não somos? O mundo inteiro jaz no maligno, exceto pra quem é de deus? Jesus não precisa propiciar-se dos pecados de quem já é de deus então?

UPDATE: 12/01/2012

Deus não se arrepende...
- Números 23:19: "Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?"
ou deus se arrepende?
- Gênesis 6:6: "Então arrependeu-se o SENHOR de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe em seu coração."

- Êxodo 32:14: "Então o SENHOR arrependeu-se do mal que dissera que havia de fazer ao seu povo."
- Amós 7:3: "Então o SENHOR se arrependeu disso. Não acontecerá, disse o SENHOR."
- Amós 7:6: "E o SENHOR se arrependeu disso. Nem isso acontecerá, disse o Senhor DEUS."
- 1 Samuel 15:35: "...E o SENHOR se arrependeu de haver posto a Saul rei sobre Israel."
- Jonas 3:10: "E Deus viu as obras deles, como se converteram do seu mau caminho; e Deus se arrependeu do mal que tinha anunciado lhes faria, e não o fez."


UPDATE: 07/02/2012

Afinal, quem escreveu os 10 mandamentos? O dedo de deus ou Moisés, inspirado por deus?

- "E deu a Moisés (quando acabou de falar com ele no monte Sinai) as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus." Êxodo 31:18

- "E esteve ali com o SENHOR quarenta dias e quarenta noites; não comeu pão, nem bebeu água, e escreveu nas tábuas as palavras da aliança, os dez mandamentos." Êxodo 34:28
- "Então escreveu nas tábuas, conforme à primeira escritura, os dez mandamentos, que o SENHOR vos falara no dia da assembléia, no monte, do meio do fogo; e o SENHOR mas deu a mim;" Deuteronômio 10:4


UPDATE: 26/12/2012

Afinal, quem é a "estrela da manhã"? O diabo de Isaías 14:12 ou o Jesus de Apocalipse 22:16?

  • Como caíste desde o céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações! (Isaías 14:12) 
  • Eu, Jesus, enviei o meu anjo, para vos testificar estas coisas nas igrejas. Eu sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã. (Apocalipse 22:16)

É pra honrar ou pra aborrecer os pais?

  • Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa (Efésios 6:2)
  • Se alguém vier a mim, e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida, não pode ser meu discípulo. (Lucas 14:26)

Se deus disse "não terás outros deuses além de mim", ele estava admitindo que existem outros deuses? Que ele não é o único?

  • Não terás outros deuses diante de mim; (Deuteronômio 5:7 e Êxodo 20:3)
Se, ao comer do fruto proibido da árvore do conhecimento Adão certamente morreria, por que viveu mais de 900 anos?

  • Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás. (Gênesis 2:17)
  • E foram todos os dias que Adão viveu, novecentos e trinta anos, e morreu. (Gênesis 5:5)

Quando um cristão se recusa a dar explicações sobre sua fé, a qual versículo ele obedece ou desobedece?

  • Antes, santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós (1 Pedro 3:15)
  • Não deis aos cães as coisas santas, nem deiteis aos porcos as vossas pérolas, não aconteça que as pisem com os pés e, voltando-se, vos despedacem. (Mateus 7:6) 

Se tanto deus quanto o diabo tem o poder para nos mandar para os quintos dos infernos, a quem Lucas se refere?

  • Mas eu vos mostrarei a quem deveis temer; temei aquele que, depois de matar, tem poder para lançar no inferno; sim, vos digo, a esse temei. (Lucas 12:5)

UPDATE: 17/04/2013

"Era a terra sem forma e vazia; trevas co­briam a face do abismo, e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas." (Gênesis 1:2)

Se a terra era sem forma e VAZIA, como deus se movia sobre a face das águas?

15 comentários:

  1. Versão: Português: Nova Tradução na Linguagem de Hoje

    Mateus 1:23 "A virgem ficará grávida e terá um filho que receberá o nome de Emanuel." (Emanuel quer dizer "Deus está conosco".)

    1 João 1:8 Se dizemos que não temos pecados, estamos nos enganando, e não há verdade em nós.

    1 João 5:18 Sabemos que os filhos de Deus não continuam pecando, porque o Filho de Deus os guarda, e o Maligno não pode tocar neles.

    1 João 2:2 É por meio do próprio Jesus Cristo que os nossos pecados são perdoados. E não somente os nossos, mas também os pecados do mundo inteiro.

    1 João 5:19 Sabemos que somos de Deus e que o mundo todo está debaixo do poder do Maligno.

    Bom amigo, peguei as mesmas passagens, mas numa versão na linguagem de hoje para melhor compreensão.

    A versão mais usada foi essa q vc colou ae no seu post, mas causa muita bagunça pois é uma linguagem muito antiga e todo mundo não entende nada do q lê...

    Gracas a Deus já existe uma tradução na linguagem de hoje ou ainda na nova versão internacional q ajuda muito...

    O verdadeiro nome de Jesus é Emanuel, o do Deus do cristianismo é YHVH (o hebraico não tinha vogais e talvez YHVH queira dizer Yahweh), porem talvez a tradução de YHVH realmente tenha se perdido na historia...

    Fica na paz amigo...

    abraços...

    soberanismo.blogspot

    ResponderExcluir
  2. Olá, Soberanismo. Grato pelos comentários.
    Mais dúvidaS:
    1) Se o verdadeiro nome de Jesus foi na verdade Emanuel, da onde veio o Jesus? Por que esse nome é tão mais difundido?
    2) Os versículos 8 e 18 de 1 João 1 continuam se contradizendo. Todos pecam? Os filhos de deus não pecam? Os filhos de deus não fazem parte do "todo"?
    3) 1 João 2:2 O fato de jesus perdoar todos os pecados seria motivo para continuar pecando, bastando se arrepender antes da morte? Ou ninguém será mais julgado pelos seus pecados, já que Jesus os redimiu em sua morte?
    4) Segundo1 João 5:19 os cristãos são de deus, só que vivem essa vida neste mundo e não no provável "outro mundo". Esse outro mundo, só quando morrer. Se estamos neste mundo, nesta vida, então, jazemos no maligno?

    Abraço do Ateu Ignorante

    ResponderExcluir
  3. Evangélico

    Caro amigo, sinceramente não concordo com seu ponto de vista, não á nada de errado na bíblia, como deves saber,a bíblia é um livro de interpretação, e pelo visto, a interpretação dos textos que foi apresentado, é isolada e portanto ta equivocada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E qual é a interpretação correta, Wellington? A sua? Por que? Não há consenso nem entre os cristãos, vide a quantidade de sub-denominações cristãs que existem no mundo, cada uma com suas "regras" próprias... Como fica? Nos explique, por favor...

      Excluir
    2. Religião: Jesus Cristo

      Wellington - A bíblia nunca foi, e nunca será interpretação pq exite um significado além do que está na superfície das palavras, a bíblia é REVELAÇÃO

      ''O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica''.
      (2 Coríntios 3:6)

      ______________________________

      Ateu, presta bem atenção

      Porque o coração deste povo está endurecido, E ouviram de mau grado com seus ouvidos, E fecharam seus olhos; Para que não vejam com os olhos, E ouçam com os ouvidos, E compreendam com o coração, E se convertam, E eu os cure.
      Mateus 13:15


      Paz de Cristo ;]

      Excluir
    3. Querida Layana.
      Grato por seu comentário.
      Se sua religião é Jesus Cristo, então sua religião na verdade é o cristianismo, nome dado à religião cujas pessoas crêem em Jesus Cristo.

      E se a bíblia nunca será interpretação, então por que cada subdenominação religiosa a interpreta de um jeito? Tem os neopentecostais que se baseiam na bíblia pra justificar dízimo e oferta e pregar prosperidade financeira, tem os Testemunhas de Jeová que pensam que doar sangue e órgãos é pecado, tem os Adventistas do 7º Dia que pensam que comer porco e trabalhar no sábado é pecado, tem o pessoal do Escolhi Esperar que acha que não casar virgem é pecado, tem os espíritas que também são cristãos mas conversam com gente morta...enfim...cada um interpreta de um jeito. Mesmo você, que diz entender o significado da bíblia, nada mais é que sua interpretação. Todo texto depende do grau de conhecimento de quem lê e a bíblia não está fora disso, afinal, é texto.

      E aí vc vem com versículos bíblicos descontextualizados. Isso é heresia. Usar a bíblia pra justificar a bíblia seria como usar o Alcorão pra justificar o islã ou a Baghavad Gitá pra justificar o hinduísmo ou ainda usar a revistinha do Homem Aranha pra provar que o Homem Aranha está certo.

      E Mateus 13:15 é pura poesia gospel neopentecostal. Coração só endurece quando morre. Fora isso, o meu coração é igualzinho ao seu: um monte de músculo, veias e artérias bombeando sangue para o nosso corpo mantendo nossa pressão arterial.

      Abraço e que Jah te abençoe!

      Excluir
  4. Minha religião é da Tiago 1:27

    Vemos que no dilúvio poucos se salvaram , e isso já responde TUDO.

    Se as pessoas não se espelhassem em seus ''líderes'' religiosos e buscassem Deus verdadeiramente 24hrs por dia, TUDO seria mais fácil e teríamos apenas a religião de Tiago 1:27 ..

    Se lemos a bíblia como um livro comum, com certeza teremos respostas terrenas e comuns ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você visita órfãos e viúvas, Layana? Não frequenta nenhuma igreja?
      O dilúvio responde o que? Só responde que um deus dito "bondoso" é, na verdade, um genocida! Matou milhões de inocentes, incluindo criancinhas indefesas. Quem tem um deus que promove o dilúvio nem precisa de Satanás!

      Como buscar deus verdadeiramente? Basta visitar órfãos e viúvas, como diz Tiago 1:27?

      Se vc ler o Alcorão ou o Baghavad Gitá ou a revistinha do Homem Aranha como livros comuns, terá respostas terrenas e comuns...

      Na verdade, a bíblia nem é um livro só. É um compilado de vários pergaminhos escritos por mais de 40 autores diferentes ao longo de 400 anos e compilado pelo imperador Constantino e alguns bispos durante o Concílio de Niceia, em 325 dC, em Roma. É um livro, pois, editado pela Igreja Católica Apostólica Romana.

      Agora me diga aonde está a "inspiração divina" em um livro que diz que morcegos são aves, quando sabemos que são mamíferos, e em que Paulo de Tarso, "divinamente inspirado" admite que esqueceu quantas pessoas batizou? Um livro que hora Jesus diz ser o próprio deus e outra hora diz ser o filho de deus. Que hora diz que basta ter fé pra ser salvo e depois diz que fé sem obras não vale?

      Um livro machista que diz que a mulher menstruada é suja, que a mulher deve ser submissa ao homem, se calar na igreja e que não deve ensinar ao marido?

      Muito me admira mulher seguir um livro tão machista!

      Excluir
  5. o melhor que a lyana fez após estes argumentos foi conceder o seu sábio sil~encio. E pensar que fui tão ignorante a não perceber certas coisas. A BEM DA VERDADE EU PERCEBIA SIM, PRINCIPALEMNNTE O ENGODO DO DILÚVIO. qUANDO CRIANÇA, ME CONTAVAM ESTA HISTÓRIA E EU FICAVA PENSANDO NAS OUTRAS PESSOAS QUE SEQUER CONHECIAM NOÉ. FICAVA ANGUSTIADO COM ISTO MAS TINHA MEDO DE DUVIDAR, POIS A VINGANÇA PARA AQUELES QUE SE PASSAM A RACIOCINAR É CRUEL.

    ResponderExcluir
  6. olá, ateu"ignorante".Ignorante,porque?Você usou o raciocínio,ignorante é quem prescinde de usá-lo.Olha,não sou ateu,pelo menos por enquanto.creio em Deus,mais tenho forte tendências agnósticas.Com certeza as suas palavras sobre a bíblia tem sentido,os cristãos usam a bíblia para provar a infalibilidade da bíblia,mas usar de uma afirmação X para provar a afirmação X é,além de redundante,destituída de valor sério..Os cristão são moralmente arrogantes,em sua maioria,Condenando os que estão fora da"cerca das ovelhas "(estes são os"lobos").Boa parte da minha família é evangélica,e sei do que falo.Tente dizer a eles que a sua concepção de Deus é diferente da deles,eles não aceitam,só vale a interpretação DELES.Ou seja,é impossível os cristãos dialogarem IMPARCIALMENTE.Perguntas:Porque Deus não responde à todas as Orações?"Deus tem o seu tempo certo",ou"Deus sabe o que é melhor para nós" ou"você não teve fé suficiente" são respostas são as habituais feitas.como pedir tendo fé que você vai ser atendido mas sabendo que pode não ser atendido?Isso é uma incongruência! Já nascemos com a"marca"do pecado por causa do erro de Adão e Eva.Ora ,se nem a justiça do homem pune "y"por causa do crime de "A", como pode Deus fazer ou permitir Isso?.Deus diz que devemos perdoar "setenta vezes sete"(ou seja perdoar sempre,sem olhar o tipo de falta cometido conosco,mas Deus só nos perdoa se nos mostrarmos arrependido e o"aceitarmos".Nossas idéias morais de justiça e perdão são superiores a de Deus?Como ficaremos no céu sabendo que pessoas que amamos (pai,mãe,filho ETc.) estarão no inferno sofrendo terrivelmente para sempre? Dizem,no céu Deus apagará as lembranças da terra e dessas pessoas.Mas isso não é interferir em nosso livre arbítrio?Se é assim,porque Deus não criou-nos sem o livre arbítrio mas felizes para sempre no paraíso?Seríamos"robôs felizes" de Deus,assim como no céu o seremos sendo"robôs felizes" sem as memórias "ruins" da terra e o esquecimento do inferno.Acredito que há muitos cristãos que tem dúvidas semelhantes,mas afastam-na de suas consciências por medo,ou de pecarem ou por ser"tentações do diabo".mas são questionamentos naturais de quem raciocina e não aceita tudo com um fato bruto,dado.Dizer que nossas mentes são muto limitadas para entender Deus também não adianta,só evita as perguntas.Como disse Voltaire:"se Deus não existisse,precisaríamos inventá-lo".E o fizemos,só que com um Deus não só antropomórfico,mas também de concepção moralmente monstruosa.bem,é isso.

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde! Confesso que gostei muito do teu blog,.não que eu seja ateu ,mas é fato que existem estas contradições já havia percebido muitas delas; Eu não sou conhecedor em nada apenas um estudante de ocultismo esotérico gnóstico (Cristianismo primitivo); e gostaria de trocar ideias,dialogar,ponderar vários aspectos todos muito interessantes aqui expostos pelo amigo entre tanto gostaria que fosse pelo e-mail: jaipurkaly@hotmail.com fico no aguardo um forte abraço. Renato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renato, grato pelo comentário. Infelizmente não disponibilizo e-mail para comentários do blog. Tenho apenas dois canais de comunicação: os comentários no próprio blog e também meu twitter, que é @ateuignorante - estou à disposição nesses canais. Abraço!

      PS: Ocultismo Esotérico Gnóstico é o mesmo que Cristianismo Primitivo? Primeira vez que leio isso na vida.... fiquei curioso.
      Os primeiros cristãos eram ocultistas esotéricos?

      Excluir
  8. Olha eu aquiii!
    Tu arranjo sarna pra se coçar comigo kkkk...
    Mas partiu responder tuas "dúvidas"...

    "Mas o cara não chamava Jesus?"
    - Claro. Assim como a profecia sobre João batista dizia que ele seria Elias. Mas o nome era João.

    "Afinal, temos pecado ou não?"
    - Vc vai amar essa frase: "Ser pecador, e pecar, são coisas totalmente diferentes"
    Todos nascemos com uma "natureza" pecaminosa, devido à queda de Adão e Eva.
    Portanto, todos somos pecadores.
    Mas ser pecadores não significa que "temos" de pecar [por vontade própria].

    "Somos de deus ou, por pecarmos, não somos? O mundo inteiro jaz no maligno, exceto pra quem é de deus? Jesus não precisa propiciar-se dos pecados de quem já é de deus então?"
    - O mundo jaz no maligno, independente se eu sou de Deus ou não.
    Jaz no maligno porque, após a queda, Lúcifer foi jogado pra cá.
    Jesus propiciou o pecado de todos, basta aceitarmos Seu sacrifício.

    "Deus não se arrepende... ou deus não se arrepende?"
    - Deus, é misericordioso.
    Ele não se arrepende de proferir que vai destruir, se o alvo da destruição continuar em pecado.
    Agora, se como Nínive, se converter, Deus é amor, não vai destruir.

    "Afinal, quem é a "estrela da manhã"? O diabo de Isaías 14:12 ou o Jesus de Apocalipse 22:16? "
    Essa tá fácil!
    CONTEXTO!
    Quando vc diz, "vou comer uma manga", vc diz que vai morder tua camiseta ou a fruta?
    Isaias fala de Satanás, enquanto Apocalipse de Jesus.

    "Afinal, quem escreveu os 10 mandamentos? O dedo de deus ou Moisés, inspirado por deus?"
    - Deus escreveu a Lei.
    Moisés estava perto.
    Refutamos depois, blz?

    "É pra honrar ou pra aborrecer os pais?"
    - Honrar.
    Aborrecer no sentido "tê-los abaixo de Deus".
    Embora meus pais tenham cuidado de mim desde a infância, meu Criador é Deus. Meus pais nunca estarão acima dEle.
    Essa é a ideia.

    "Se deus disse "não terás outros deuses além de mim", ele estava admitindo que existem outros deuses? Que ele não é o único?"
    - Olhe pro mundo hoje!
    Existem outros "deuses"?
    Leia II Corintios 4:4

    "Se, ao comer do fruto proibido da árvore do conhecimento Adão certamente morreria, por que viveu mais de 900 anos?"
    - Já te respondi noutro post.

    "Quando um cristão se recusa a dar explicações sobre sua fé, a qual versículo ele obedece ou desobedece?"
    - Nem um nem outro.
    Cristão que se recusa a professar e explicar sua fé, não é cristão.
    Jogar pérolas aos porcos é discutir com quem não quer aprender, e não expôr sua fé, como faço aqui e agora.

    "Se tanto deus quanto o diabo tem o poder para nos mandar para os quintos dos infernos, a quem Lucas se refere?"
    - Simples. Inferno, como diz a crença popular de um lar eterno em chamas e enxofre, não existe.
    Mas, só Deus lança para o "inferno".

    "Se a terra era sem forma e VAZIA, como deus se movia sobre a face das águas?"
    - Vazia de ser vivente :) tipo eu... eu não existia, entao era vazia muwahahaha...

    Abraços meu broder.

    ResponderExcluir
  9. Opa!
    Retificando ali das pérolas!
    Quis dizer que estou aqui expressando minha fé, e não jogando perolas aos porcos tá kkk
    Não me entenda errado..

    ResponderExcluir

Regras de uso:
1) Desde que não tenha palavrões, ofensas ou propagandas, nenhum comentário será apagado;
2) Diga primeiramente qual fé religiosa você professa (ateu, agnóstico, católico, evangélico, budista, judeu, muçulmano, etc) para facilitar a interpretação do seu texto;
3) Tente manter a discussão no nível das ideias. O objetivo é compreender (não necessariamente aceitar);
4) Obrigado por participar!