quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Eu escolhi esperar o quê? - Parte 4

Como o meu perfil no Twitter foi bloqueado pelo perfil do @EscolhiEsperar, movimento que tem como coordenador o @NelsonJuniorEEE (leia mais neste post), eu não posso mais responder, questionar, comentar ou retwittar os posts dele. Então usarei este blog para fazer isso. Vamos analizar juntos mais algumas tweetadas?

 Inclusive nos versículos em que nos permite vender filhas, ter escravas, guardar o sábado, sacrificar animais em seu nome, apedrejar adúlteras, etc? Ou só vale o novo testamento? Se só vale o novo, podemos ter trocentas esposas como Salomão em Cânticos? Tacar os filhos nas pedras como em Salmos 137:9? Chutar fariseus que mercantilizam nos templos? Bater nos filhos com vara como em Proverbios 13: 24? Esse deus tá nervosinho, hein...

Essa seria, a princípio, uma frase cética do tipo "só acredito no que vejo", embora saibamos que o ceticismo não é rasteiro assim, pois céticos só acreditam no que pode ser provado e comprovado. Mas o que essa frase está fazendo num tweet crente? Ah, entendi, quem escreveu foi o Altomir. Ele se contradiz o tempo todo. Tipo, não gosta de boate, mas participa de um evento gospel com DJ. Diz que não é evangelista, mas se apresenta nesses eventos como pastor. Grande Altomir!

Caramba, tem como eu levar meu Modem 3G pra lá não? Ou será que só magros podem olhar pornografia na internet? #Chupa gordos punheteiros!

Filhotes cachorrinhos? Filhos robôs?Programados pelos pais? Não têm vontade própria? Não sabem julgar o certo do errado por si mesmos? Crentassos esses filhos! Meu pai fez coisas que acho legais, mas outras que jamais imitaria. Censo crítico que crentes não têm.

Viva para agradar a um perfil no Twitter que vende camisas e pulseiras baseadas em um único versículo bíblico e o enriqueça às custas da sua fé. Eles não entendem que nem sempre a pessoa faz sexo para agradar aos outros, mas por prazer próprio? Ou será que deus está incluído no "outros" da frase?

Adeus, punheta na hora do banho! E a polução noturna? Como controlar esse pecado sonífero?

Quer dizer então que eu posso me arrepender, mas nem assim ver o reino? Como saber se me arrependi o suficiente? Tem um "arrependômetro" pra gente consultar ou algum teste que meça nosso nível de arrependimento?

Não entendi. A eternidade teria uma outra vida igual a essa? Com trânsito, contas a pagar, etc? Se for assim, quero não. Se a vida lá na eternidade for diferente, então temos que aproveitar essa aqui com seus prós e contras, certo?

Se eu matar o que está dentro de mim, eu morro junto. Carne e espírito (se é que ele existe) são uma coisa só em mim, não? Por que deus colocou o espírito dentro de algo que milita contra ele? Seria tipo vespas que se reproduzem dentro do corpo da aranha?

Outra frase na minha opinião de cunho ateísta. Crentes temem a deus. Têm medo dele ou de sua punição. Por isso tentam não pecar. Não deixe seu medo em um deus qualquer tomar lugar dos seus sonhos, dos seus desejos. Entendi direito?

16 comentários:

  1. Olá 'Ateu' meu nome é Jakson e eu sou discípulo, sou um cristão, a origem da palavra quer dizer 'pequeno Cristo'.
    Vc é mesmo ateu, acho engraçado pois vc parece um cristão, insatisfeito com tanta bobagem e o "mercado/show da fé". Legal o blog, mas parece que vc tá de mau humor. esse espaço é pequeno, se quiser add: jakson987@hotmail.com, ou fb: jaksonpedreira

    ResponderExcluir
  2. Olá! Estou atendendo a seu convite no twitter.
    Bem, não vou responder quanto aos questionamentos das frases deste post, mas vou me ater a algo que me perguntou no twitter. Mesmo porque eu não digo o @EscolhiEsperar, apenas gosto da hashtag para falar de minha escolha em esperar a pessoa com quem vou querer me casar.
    No twitter, você me perguntou sobre versículo bíblico sobre sexo antes do casamento ser pecado, correto? Bem, no antigo testamento, a gente consegue identificar casamento pelo ato sexual, e não necessariamente uma cerimônia em si. Em várias passagens é visto a expressão "tomar como esposa", e ao analisar o contexto, conseguia se perceber o ato sexual.

    "Deixe passar esta semana de núpcias e lhe daremos também a mais nova, em troca de mais sete anos de trabalho".
    Jacó concordou. Passou aquela semana de núpcias com Lia, e Labão lhe deu sua filha Raquel por mulher.
    Gênesis 29:27-28"

    Bom, na cultura da época no AT, poligama era algo comum. Então, os homens tomavam várias esposas para si, desde que pudesse sustentá-las.
    No novo testamento, não vemos mais o contexto de poligamia nas escrituras. E o manter relações só por manter, é descrito como libertinagem, imoralidade sexual...

    "mas, por causa da prostituição, tenha cada homem sua própria mulher e cada mulher seu próprio marido. 1 Coríntios 7:2"
    "Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; Gálatas 5:19"
    "Exterminai, pois, as vossas inclinações carnais; a prostituição, a impureza, a paixão, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria; Colossenses 3:5"
    "A vontade de Deus é que vocês sejam santificados: abstenham-se da imoralidade sexual. 1 Tessalonicenses 4:3"
    "Dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua imoralidade sexual, mas ela não quer se arrepender. Apocalipse 2:21"

    Um destaque para a palavra concupiscência, que tem como significado: Inclinação a gozar os bens terrestres, particularmente os prazeres sensuais. - fonte: http://www.dicio.com.br/concupiscencia/

    Ok, tudo isso a respeito do porque acredito que devo me guardar para minha esposa, e ter relações apenas com ela até que a morte nos separe. Aí você me pergunta: mas por uqe você tem que fazer isso? Bom, aí entra no que você me dizia sobre iso ser um peso pra mim. Mas digo que não é, é escolha mesmo. Pois acredito que isso fortalece a idéia de família, fidelidade, evita comparações de relações passadas... E não sei se vai aceitar como referência, mas conheço pessoas que praticam isso e vivem muito bem e, pelo menos pra mim, são referência.

    Finalmente, ainda que isso fosse um peso difícil de cumprir e não tivesse benefícios (o que asseguro que não é). Se Cristo é Senhor da minha vida, ele pode sim ditar as regras. Uma analogia simples: se você decide trabalhar em um lugar porque passa no processo seletivo, se você escolhe permanecer ali, é porque você vai se submeter às regras definidas pelo patrão. Isso é seriedade. Mesmo que eu não entenda algo que meu patrão me pede, se eu quiser ficar no emprego, é melhor obedecer. Posso não ter medo do patrão, mas ele é senhor alí. Então, obedecer é sinal de seriedade e caráter. Semelhante é com Deus, exceto que o "processo seletivo" não é difícil, é pra quem quiser. Se realmente me considero cristão, vou buscar na Bíblia as respostas, e escolho seguir porque acredito que isso é o melhor pra mim. E, por experiência minha mesmo, não me arrependo um dia sequer de ter escolhido esperar e me manter virgem até meu casamento.

    Espero que minha resposta tenha acrescentado algo à discussão.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Stron_Wind. Grato pelos coments.
    Só que é o seguinte. Todos esses versículos que vc postou do Novo Testamento falam de libertinagem sexual, prostituição, sexo sem compromisso. Quem usa a tag #EscolhiEsperar leva isso ao extremo, como se fazer amor com sua namorada que você ama fosse considerado promíscuo, prostituição, o que a bíblia não diz.
    Se vc namora há anos, ama sua namorada, porque não se unirem num só corpo? Por que esperar pelo casamento, que muitas vezes é uma decisão que envolve muita grana (não só a cerimônia, mas um lugar pra morar, móveis, etc). Decidir casar não é só uma questão religiosa, mas também financeira. Sua conjunção carnal com sua amada tem que esperar sua condição financeira te permitir casar?
    Essa é a questão que levanto.
    Nesses versículos que vc postou não diz nada sobre fazer amor com a pessoa que vc escolheu pra vida inteira antes de casar.
    E isso é bem diferente de sexo casual ou prostituição.
    Os adeptos da tag #EscolhiEsperar estão levando a ferro e foto, ou é 8 ou 80 e não é bem assim. Isso soa à fundamentalismo.
    Penso que quem faz amor com sua namorada, que a ama de verdade, não é menos digno do reino do céu do que quem se casa virgem, usando da virgindade como moeda de troca com o parceiro.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Olá denovo!
    Bom, o capítulo de 1 Coríntios 7 trata bem deste assunto. Ele fala bastante sobre a vantagem de se ficar solteiro, e fala que não é pecado casar. E mais, diz para se casar se não conseguir dominar o desejo.

    "Aos solteiros e às viúvas eu digo que seria melhor para eles ficarem sem casar, como eu. Mas, se vocês não podem dominar o desejo sexual, então casem, pois é melhor casar do que ficar queimando de desejo. 1 Coríntios 7:8-9"
    "Você tem esposa? Então não procure se separar dela. Você é solteiro? Então não procure esposa. Porém, se você casar, não estará cometendo pecado. E, se uma moça solteira casar, também não estará cometendo pecado. Mas eu gostaria de poupar vocês dos problemas de cada dia que terão na vida de casados. 1 Coríntios 7:27-28"
    "Aos que ficaram noivos, mas resolveram não casar mais, eu digo o seguinte: se o rapaz sente que assim não está agindo certo com a sua noiva e acha que a sua paixão por ela ainda é muito forte e que devem casar, então que casem. Não existe pecado nisso. Mas se, pelo contrário, o rapaz não se sente na obrigação de casar, se está mesmo resolvido a ficar solteiro e se é capaz de dominar a sua vontade e já resolveu o que deve fazer, então faz bem em não casar com a moça. Assim quem casa faz bem, mas quem não casa faz melhor ainda. 1 Coríntios 7: 36-38"

    Casamento não é caro. É que se transformou tudo em comércio. Isso que deixa caro, mas não é obrigatório.
    E mais, o casamento é bom porque você deixa sua família para formar a sua. Isso se reflete em responsabilidade. Se ama alguém e quer passar o resto da vida com a pessoa, por que não casar então?
    Biblicamente, estou convencido de que sexo fora do casamento é pecado. Não quero viver em pecado, então escolho esperar até casar. Até lá, vou namorar sem relações sexuais até ter certeza que ela é a pessoa. Tendo a certeza, vou me casar e viver feliz. Esta é uma escolha minha e de muitos outros que usam a hashtag #escolhiEsperar. O que há de errado em escolher isso?
    Não vejo a virgindade como moeda de troca. Porém, se eu guardo minha virgindade, posso escolher alguém virgem também pra me casar. Não estou dizendo que é uma regra, de repente as coisas podem não acontecer assim. Mas eu quero que minha futura esposa case com alguém virgem.
    Espero ter contribuído um pouco mais. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. Opa! Vamo lá que a discussão tá boa!
    Releia por favor o versículo 1 desse mesmo capítulo.
    Melhor ainda que casar é nem tocar no corpo de uma mulher. Deus gosta ainda mais de quem se mantém como Ele (versículo 8). Já os versículos 12 a 14 permitem se casar com descrentes, afirmando que o crente santifica o parceiro descrente. Ou seja, um virgem (crente) pode se casar com um descrente (não-virgem), que o não-crente-não-virgem ainda sim é santificado.

    Solteiro não pode procurar esposa? Então como vai se casar? (versículo 27)

    Você pulou (acredito que não propositalmente) o versículo 6, que diz "Digo, porém, isto como que por permissão e não por mandamento."

    A cerimônia de casamento realmente não precisa ser cara, mas o que vem depois é muuuuito caro. Ter uma casa (construir, alugar), pagar as contas (aluguel, condomínio, IPTU, água, luz, telefone - os essenciais - mais os supérfluos como internet, tv a cabo, etc).

    Vale a pena ficar sem sexo enquanto não se tem uma condição financeira que o permita arcar com todos esses custos? Tenho certeza que Paulo de Tarso não contava com isso quando escreveu esses versículos.

    "Se ama alguém e quer passar o resto da vida com a pessoa, por que não casar então?" Não sou contra o casamento, muito pelo contrário. Toda pessoa um dia tem que sair debaixo das asas dos pais. Mas um relacionamento sério para o resto da vida não se mantém só com amor. Só amor não paga as contas de uma vida a dois.

    Quando a bíblia se refere a sexo fora do casamento, está falando especificamente em adultério (pessoa casada que faz sexo com outra pessoa que não seu cônjuge). Se duas pessoas livres e desempedidas se namoram e se amam, se têm um compromisso e responsabilidade mútuos, não há porque não materializarem este amor através da conjunção carnal, um ato de amor materializado através do sexo. Existe coisa mais linda do que duas pessoas se amando, se entregando de CORPO e ALMA uma a outra? Não vejo porque isso pode ser pecado. (continua)

    ResponderExcluir
  6. (continuando)
    "Quero que minha futura esposa case com alguém virgem". Ela não precisa casar virgem então, certo? Melhor que sim, claro. Mas pense que ela vai levar um tempo até se acostumar a fazer sexo com você. Pode ser um período tenso. Como pensa em dar prazer a sua esposa se você não sabe como seu corpo vai se comportar ao formar "um só corpo" com o corpo dela? Por que não ir treinando agora pra terem certeza que vão dar certo na cama e fazer gostoso, dando e recebendo prazer mesmo depois de casados?

    Agora imaginemos que você se case virgem. Nada é garantido. Muitas coisas podem acontecer como: sua esposa pode morrer pouco tempo depois, ela pode ser frígida, pode ser péssima de cama, até que vocês encontrem a "química" perfeita vai levar um tempo e o sexo pode não ser tão bom por um tempo, etc. Vale a pena ser infeliz na cama depois de casado só por causa de uma interpretação de um versículo bíblico?

    Vantagens de se casar já sexualmente ativo com sua nova esposa:
    - Já existe "química" entre vocês. Você já sabe aonde e como tocar no corpo dela e vice-versa.
    - Existe cumplicidade entre o casal.
    - Vocês não tem vergonha de ficarem nús um na frente do outro, pois já conhecem seus corpos.
    - Não vão precisar levar um tempo "aprendendo" a como ter e sentir prazer um com o outro.
    - Terão a certeza que vão dar certo, inclusive na cama.
    - Serão felizes sexualmente falando antes mesmo de se casarem.
    - Fisicamente falando, sexo faz bem pra saúde! Ativa hormônios, libera endorfina, oxigena o cérebro, ativa neurônios, etc.

    Vamos contextualizar Coríntios para a época em que Paulo de Tarso o escreveu? A igreja primitiva era oficializada em Roma, o maior império da época, por Constantino. À Igreja cabia (e ainda cabe hoje) o monopólio na realização de cerimônias religiosas, como o casamento. Naquela época as pessoas não namoravam por anos como é hoje. Filhos e filhas eram prometidos aos seus futuros conjuges pelos pais. Proibindo o sexo antes de se casar, as pessoas que quiserem transar teriam, obrigatoriamente, que se casar antes. Fora isso só sobrava a prostituição e o adultério (a igreja queria acabar com a poligamia também).

    Proibir o sexo (pensando em prostituição, não em namoro) era uma forma da igreja - que se fundia com o Estado - manter o monopólio da fé, doutrinando seus fiéis. A igreja moderna manteve essa tradição como uma forma de garantir poder e renda (não há igreja que te case de graça) e evitar sexo como forma de evitar também filhos fora do casamento (quando ainda não havia pílulas e camisinhas). A ciência, as relações, a sociedade mudaram, mas a igreja não.

    Se formos ler Coríntios ao pé da letra, Coríntios 6 condenaria então juízes e advogados, já que só Deus pode julgar alguém.
    E que tal 1 Coríntios 10:25? "Comei de tudo o que se vende no açougue, sem indagar de coisa alguma por motivo de consciência."
    "Todo homem que ora ou profetiza com a cabeça coberta falta ao respeito ao seu senhor." 1 Coríntios 11:4
    Por esse versículo, bispos e papas com suas túnicas faltam com respeito.
    Esse capítulo 11 prega a submissão da mulher ao homem. Se você seguir isso, tenho dó da sua futura esposa.
    "Quanto ao homem, não deve cobrir sua cabeça, porque é imagem e esplendor de Deus; a mulher é o reflexo do homem. Com efeito, o homem não foi tirado da mulher, mas a mulher do homem; nem foi o homem criado para a mulher, mas sim a mulher para o homem. Por isso a mulher deve trazer o sinal da submissão sobre sua cabeça, por causa dos anjos." 1 Coríntios 11:5-10

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho a sua atitude ridiculo ateu ignorante
      SEU NOME JA FALA TUDO O QUE VC E
      uma pessoa sem Deus e sem conhecimento e muito facil pegar esses versiculos da biblia mais vc nem sabe a base deles vc nao conhece a bíblia ,acho que voce deve respeita a biblia e Deus.
      Tem um filme otimo DEUS NAO ESTAR MORTE eu te recomendo a ver

      Excluir
    2. Querido anônimo, seu português é sofrível. Quase não consegui entender o que você escreveu. Ao invés de explicar os versículos que eu supostamente entendi errado, você preferiu me ofender. Belo cristão você. Aponte aonde estão meus erros de interpretação. Conheço a bíblia provavelmente mais que você. Eu respeito pessoas, não ideias e crenças ridículas. Sobre o filme, você deve estar falando de "Deus não está morto", pois esse "deus não estar morte" eu nunca ouvi falar. Já vi o filme e fiz minhas críticas nesse post: http://ateuignorante.blogspot.com.br/2014/09/criticas-ao-filme-deus-nao-esta-morto.html

      Excluir
  7. olá ateu, você nem conhece a bíblia! os livros de cânticos, salmos e provérbios não estão no novo testamento, estão no velho. Acha que sabe muito, mas tampouco sabe. Estude mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato pela correção, Anônimo. Apenas chutar fariseus que mercantilizam nos templos faz parte do NT. Mais alguma correção ou no restante do texto você concorda comigo?

      Excluir
    2. Nossa vc é ignorante ao extremo,vai se converter pois só Jesus para ter misericórdia da sua vida não sabe o que diz

      Excluir
    3. Querido anônimo, tentar me difamar, usando da falácia ad hominun, não irá me converter, além de fazer tomar ainda mais antipatia dos cristãos extremistas virgens cabaçudos. Que tal ao invés de tentar me ofender, você não tente explicar seu ponto de vista ou aonde o meu ponto de vista está equivocado? Contribuiria muito mais com o debate. Se eu não sei o que digo, quem sabe? Você? Diga algo de útil então. Jesus tem misericórdia de mim ou só de quem se converte? Ou de quem se converte e se casa virgem?

      Excluir
  8. Criaram esse movimento para quê ? Vender anelzinho, pulseirinha e camisetinha ? Além disso é meio esquisito ficar fazendo alarde desse tipo de escolha para todo mundo. É muito fácil espalhar para os quatro cantos do mundo que "você escolheu esperar"... mas é bem difícil de provar...É aquela velha história fala tanto que tem e todo mundo desconfia que não tem Simplesmente não é da minha conta se você decidiu esperar ou não ou finge que espera. Problema seu.

    ResponderExcluir
  9. Olá querido:)
    Em primeiro lugar- muito interessante esse blog em que VC se expressa e permite que outros se expressem tbm deixando sua opinião, curti ,logo deixarei minha opinião sobre esse longo e polêmico assunto rsrs tenho apenas 16 aninhos e a Sexualidade do jovem é algo que está sempre atual, hoje em dia vemos a taxa de gravidez na adolescência alta, o crescente caso de doenças sexualmente transmissíveis, jovens,claro, que n se cuidaram mas que se esperassem n teria acontecido enfim...talvez n venha ao caso, escolher esperar não é regra a frase mesmo diz: escolher , questão de escolha a pessoa quer ou não Deus nos deu o livre árbitro para realizar escolhas. O sexo não é algo proibido para um casal que está casado com a bênção do Senhor,Paulo recomenda que quem estiver casado n se separe e quem estiver solteiro que permaneça assim para se empenhar na obra, bom não é regra apenas um conselho. Uma mulher que tem filhos e marido tem mais responsabilidades e menos tempo se n tivesse família teria mais tempo para o Senhor mas isso é questão de dom tem pessoas que tem o dom de estar na obra solteiro (a) e outros não tanto é que ele recomenda no versículo seguinte que é melhor casar-se do que abrasar-se, seja, se VC é uma pessoa que necessita estar com alguém que é mais sensível então é melhor casar do que viver em pecado. O sexo para o cristão fora do casamento é pecado, mas n é um pecado diferente do pecado da mentira, fofocas , gula, cobiça enfim n é diferente de nenhum e apersar de sermos cristãos somos seres humanos e somos falhos, por isso pecamos, dentro da igreja há caso de pessoas que n aguentaram a espera e pecaram todos pecam e Jesus nos perdoa se nos arrependermos Claro que isso n é uma desculpa para vivermos em pecado pois a bíblia fala que devemos viver em santidade. Mas n adianta nada falar falar se VC não crê... Enfim, cara é questão de fé cada religião tem a sua doutrina acredita em algo, só devemos respeitar a escolha de cada um. Eu particularmente escolhi esperar, quero me guardar para uma pessoa especial, é minha escolha se outra pessoa acha que a vida de alegria se resume apenas em sexo bebidas e drogas esse é o pensamento dela, tudo bem..mas sou feliz, durmo com a consciência limpa, n sofro com medo de uma possível gravidez inesperada, o sexo é só algo a mais, quero me casar e quando me casar vou desfrutar de algo sadio esse é o meu pensamento, penso que ganho mais assim..Creio em um Deus que me ama e tem preparado algo pra mim, se VC crer que o mundo veio de uma explosão ou outra coisa então VC tem fé nisso e ponto. Respeito..mas as experiências com Deus são maravilhosas posso te garantir não existe paz melhor do que estar na presença Dele. Só pra concluir o movimento escolhi esperar são para pessoas que acreditam no Senhor e querem viver em santidade de acordo com a sua palavra. Se VC n crê e quer viver de acordo com seus impulsos e escolha sua..VC não quer esperar rsrs mas repeite as pessoas que querem cada louco com a sua loucura não é mesmo!! Um abraçao, um beijo bem quente no seu coração! Que Deus te abençoe grandemente e que VC possa ter experiências com Ele, estarei orando por VC <3
    Aaah leia primeira João 5:9.10
    Vi que VC faz a leitura da palavra..muito bom!! Tem muito cristão por aí que não lê.. Muito interessante VC estar envolvido com a palavra do Papai.Amei!! :) bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perdão pelos erros de português, estou com sono!! (Não é desculpa esfarrapada ) to com sono mesmo rsrs bjs

      Excluir
    2. Perdão pelos erros de português, estou com sono!! (Não é desculpa esfarrapada ) to com sono mesmo rsrs bjs

      Excluir

Regras de uso:
1) Desde que não tenha palavrões, ofensas ou propagandas, nenhum comentário será apagado;
2) Diga primeiramente qual fé religiosa você professa (ateu, agnóstico, católico, evangélico, budista, judeu, muçulmano, etc) para facilitar a interpretação do seu texto;
3) Tente manter a discussão no nível das ideias. O objetivo é compreender (não necessariamente aceitar);
4) Obrigado por participar!