quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Os erros do argumento do gosto da laranja pra justificar a fé cristã



1. O paladar pode variar de pessoa pra pessoa. Alguém pode experimentar a mesma laranja e achá-la mais doce ou menos doce.
2. A "docibilidade" de uma laranja pode ser comprovada cientificamente. É só medir a quantidade de sacarose contida em uma amostra da fruta.
3. Um hindú, um muçulmano, um rastafari e um macumbeiro também podem usar do MESMO argumento para justificar a fé nos deuses deles.
4. Mesmo se não pudéssemos provar a "docibilidade" da laranja (comparada à fé), podemos provar que a laranja existe (comparada com deus). 
5. Não existe só a laranja (comparando ao deus cristão) de fruta. Existem outras frutas (outros deuses inventados). Será que o cristão acima chegou a experimentar a "doçura" da melancia ou o "azedo" do limão?


15 comentários:

  1. Essa da laranja eu não conhecia, conhecia aquela do ar, que vc não pode ver mas pode sentir... em compensação vc pode encher um balão com ar, mas não pode encher com deus.
    Tem o cara da banana também... essa é a pior.

    ResponderExcluir
  2. 1 - Assim como a fé também pode variar de pessoa para pessoa
    2- Estamos falando de uma laranja , Deus nunca vai ser provado pela ciencia ja que a mesma não acredita Nele , e por mais que Ele se mostre a tal ela continuará duvidando :)
    3 - Sim , eles podem MAS sabemos que há somente um Deus Todo Poderoso então não adianta de nada eles fazerem isso .
    4 - Exatamente , mas é através do sentir e agir de Deus que você provará a sua existecia a si mesmo .
    5 - Creio que a laranja seja somente um exemplo , e sim , muitos cristãos ( MAIORIA EVANGÉLICA ASSIM COMO EU ) ja foram de outras crenças e afirmam que também sentiam o " gosto " mas logo no futuro se arrependeram pois viram que era um falso caminho :D Bjs e Jesus te ama :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1 - por isso não existe religião verdadeira, se existe um único deus, uma única fé é necessária e uma única crença também, sem precisar pregar a palavra.

      2 - A ciência não tem dogma, ela não acredita, mas, também não excluiu a possibilidade, á cientistas tentando provar a existência de deus, mas, sem sucesso, sendo ele uma invenção de nômades do deserto da era do fero.

      3 - Como você tem certeza que á somente um DEUS? (fé), vide a primeira.
      Não seja arrogante.

      4 - Não, deus é um sentimento, e como tal, ele pode causar depressão ou euforia, vai depender da mente da pessoa, mas é só isso, deus é apenas um sentimento, como amor, ódio, inveja, etc...

      5 - Falso caminho, tinha que ser evangélica, uma religião como a sua, fundada por guerras e ódio, é que é um falso caminho.

      OBS: Tira o rei da barriga.

      Excluir
    2. Cara ;-; Amanha te responto ( Kkkkk ) fiz um texto de umas 50 linhas e adivinha ! O celular saiu do navegador ;-; Depois falo com você :) Jesus te ama

      Excluir
  3. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK...

    Ciência 1 x 0 Religião

    ResponderExcluir
  4. Engraçado que inúmeros cientistas são cristãos, e não pq nasceram, mas sim pq estudando viram que a ideia de existir um único Deus Criador do mundo é a mais raxional que existe! Ateu ignorante é um bom título para este site. Procure um pouco mais sobre Francis Collins, o pesquisador do genoma humano. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, muitos são cristãos, mas idai? antigamente todo mundo acreditava em vários deuses, mais alguns anos e Jesus será como Thor, e antes de vir com mimimi eu tô falando de milhares de anos. Abraços!

      Excluir
  5. CRISTÃOS, EVANGELICOS, MACUMBEIROS ENFIM IRRACIONAIS QUE JAMAIS EVOLUIRÃO, SEMPRE SE ILUDINDO COM SEUS DEUSES E AMIGUINHOS IMAGINARIOS E IMAGENS MERAMENTE DECORATIVAS !!!


    FELIZMENTE RACIONAL E ATEU

    ResponderExcluir
  6. "Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis;" Romanos 1:20

    ResponderExcluir
  7. Acho que acreditar em Deus é racional, e não acreditar também seja racional, porém acho mais racional acreditar, falando a grosso modo, em uma visão da origem de tudo. O sentir Deus é pessoal, único e maravilhoso. Se Deus não existisse (Acredito que ele exista, tendo a esperança de um dia encontrá-lo), foi um ganho emociona, sobrenatural à manifestação da mente. Tenho o amigo que é ateu, antes cristão e convicto da fé que em sua conclusão abandonou-a, negando-a que é o livre-arbítrio (que este é as opções lógica e sólida que negamos ou aceitamos, isto é, em minha visão). Acho extremamente normal não acreditar em um Deus pessoal, em um Deus bíblico, só fico com um pé atrás quando falam que não acredita literalmente em nada, no sentido de uma inteligencia que governa metafísica, pois eu acredito em o SER que criou tudo e no Cristianismo, Deus manisfestando através dele. Por diversas vezes vejo idólatra da ciência, achando que todo conhecimento valido é o científico, mesmo que ainda seja teoria, algo que é limitada para responder... Enfim, Deus faz sentido e existe para aquele que quer, em minha leitura ele existe além do imaginação do ser, da negação...

    ResponderExcluir
  8. Muito sensato o que escreveu aí em cima... Também sou cristã, acredito em Jesus, no seu apoio e salvação... Mas também tenho amigos ateus e nos respeitamos demais! Também acho estranho quando alguém diz que não acredita em nada... Nossa racionalidade, nossas emoções... Não há como termos "Nascido" assim sem nenhuma força superior. Acredito que exista algo além de nós, além de nossa inteligência. Pra mim é Deus! Mas respeito aqueles que não tem a mesma visão. A fé é algo cultivado, conheço pessoas que deixaram de acreditar em Deus porque em certo momento oraram e suas orações não foram respondidas como gostariam... Mas penso que Deus, não tem que nos obedecer... O Deus bíblico sabe de todas as coisas, conhece nosso coração e têm propósitos nos acontecimentos terrestres...
    É assim que penso e não obrigo ninguém a concordar comigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falta algo no mundo , falta respeito ao seu próximo e aprender a nunca julgar , tenho amigos ateus , macumbeiros , espirituais, nunca os vi criticando o senhor Jesus Cristo, pelo contrário eles ainda falam ,acredito sim Alex q tenha um ser grandioso para ter nos dado de presente o planeta terra ,e eu digo e amigo este ser e DEUS , mais nem TD e permissão do senhor neste mundo , os seres humanos são responsáveis por suas próprias escolhas ,o senhor permiti TD ,mais nem TD ele abençoa ,ele ama cada um de nois ,sou católico hoje ,mais já experimentei várias outras culturas espirituais e a q mais elevou minha fé no senhor Jesus Cristo foi o catolicismo e sou grato por isso , vamos então só deixar um texto simples,ontem fiz 39 anos gratidão eterna no momento de um vírus aonde ainda estou vivo, se a ciência e tão esperta e estudei um pouquinho porque a 50 anos atrás eles já sabiam que um simples vírus lógico evoluído e guardado nos laboratórios poderiam acabar com a humanidade ,ou seja entenderam agora aonde quero chegar, o senhor permiti tudo ,mais nem tudo vem dele e sim do homem , o ser humano infelizmente e o câncer do planeta terra .fiquem todos em paz ,amém 🙏

      Excluir
  9. Independente de ser ATEU, CRISTÃO , RELIGIOSO , MACUMBEIRO , CATÓLICO , UMBANDA , HINDU, BUDISTA ETC.
    Todo ser humano tem a necessidade de se prencher com algo no seu próprio Espírito.
    Nós somos corpo ,alma e Espírito.
    Corpo : cabeça,tronco e membros.
    Alma:intelecto, emocional e vontade (tomar decisões).
    Espírito : um buraco negro , tudo que se joga lá não preenche o vazio.
    Que muitos tentam preencher com dinheiro , ídolos, tecnologia , prazeres, drogas , sexo , músicas entre outros.
    Mais quem acredita em Deus tem a Esperança que Cristo vai voltar e colocar as coisas no lugar . Tudo uma questão de fé , amor e esperança.
    Ateu ou não temos a necessidade de preencher um vazio e se não for Deus será com outras coisas .
    ECLESIASTES 3:11
    TUDO FEZ FORMOSO EM SEU TEMPO. TAMBÉM PÔS A ETERNIDADE NO CORAÇÃO DOS HOMENS CONTUDO NÃO PODEM DESCOBRIR A OBRA QUE DEUS FEZ DESDE O PRINCÍPIO ATÉ O FIM.
    HEBREUS 10:23
    GUARDEMOS FIRME A CONFISSÃO DA NOSSA ESPERANÇA POIS FIEL É AQUELE QUE FEZ A PROMESSA.
    EU CONFIO EM DEUS.
    PAZ SEJA COM TODOS .
    O SOL AINDA CONTINUA NASCENDO PRA TODOS IMPIOS E JUSTOS . QUE DEUS ABENÇOE A TODOS EM NOME DE JESUS.

    ResponderExcluir

Regras de uso:
1) Desde que não tenha palavrões, ofensas ou propagandas, nenhum comentário será apagado;
2) Diga primeiramente qual fé religiosa você professa (ateu, agnóstico, católico, evangélico, budista, judeu, muçulmano, etc) para facilitar a interpretação do seu texto;
3) Tente manter a discussão no nível das ideias. O objetivo é compreender (não necessariamente aceitar);
4) Obrigado por participar!