segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Na bíblia diz que a Terra é redonda?

"Ele é o que está assentado sobre o globo da terra, cujos moradores são para ele como gafanhotos; ele é o que estende os céus como cortina e os desenrola como tenda para neles habitar" - Isaías 40:22

Os fundamentalistas costumam usar esta passagem para provar que a Bíblia é divinamente inspirada, pois na época de Isaías não se sabia que a Terra era esférica, como supostamente está sendo informado aí. O problema é que há várias traduções para a primeira parte deste versículo:

  • "Ele é o que está assentado sobre o círculo da terra" - Almeida Corrigida e Fiel
  • "Aquele que domina acima do disco terrestre" - Bíblia Ave Maria (católica)
  • "Ele se assenta no seu trono, acima da cúpula da Terra" - NIV
  • "Há Um que mora acima do círculo da terra" - TNM (usada pelas testemunhas de Jeová)
  • "O Criador de todas as coisas é aquele que se senta no seu trono no céu" - NTLH
  • Para fechar, a tradução na bíblia hebraica brasileira: "Ele, que está nos céus que envolvem a terra" - Editora Sêfer

Com essas traduções a refutação fica fácil: um círculo ou um disco são figuras planas e uma cúpula, obviamente, não é uma esfera (talvez não tão óbvio assim para muitos crentes) e nas versões NTLH e hebraica sequer aparece a ideia de "redondeza".

A passagem como citada no início, onde diz "globo", vem da Almeida Revista e Corrigida 1995, versão muita usada pelos evangélicos (também aparece com a palavra "globe" em uma versão católica, a Douay-Rheims Bible).

Então qual seria a tradução mais adequada? Uma breve análise resolve isso.
A palavra hebraica usada nesta passagem é CHUWG e realmente traz a ideia de algo em formato circular, não esférico, tal como podemos ver nas outras duas vezes em que aparece na bíblia (Jó 22:14 e Provérbios 8:27).

O termo hebraico mais apropriado para ser traduzido como GLOBO seria DUWR, que quer dizer ESFERA ou BOLA, que de fato é usado em outra passagem de Isaías (22:18), demonstrando que o escritor não estava tentando nos dizer que a terra é redonda como uma bola.

Isso posto, vemos que traduzir CHUWG como GLOBO é forçado e as versões que traduzem CHUWG por CÍRCULO, DISCO, REDONDEZA ou CÚPULA (lembrando que uma pizza também tem "redondeza", mas é plana) são as mais precisas.

E ainda, há o problema da segunda parte do versículo (omitida pelos crentes), que diz: "É ele o que estende os céus como cortina, e os desenrola como tenda, para neles habitar."
Ora, como bem sabemos, uma tenda é colocada geralmente sobre um local plano. Sendo assim, Isaías 40:22 passa longe de poder ser usado como prova da divina inspiração da bíblia.
Confira os significados
Significado de "chuwg": a circle:--circle, circuit, compass. Fonte: http://htmlbible.com/sacrednamebiblecom/kjvstrongs/STRHEB23.htm#S2329
Significado de "duwr": a circle, ball or pile:--ball, turn, round about. Fonte: http://htmlbible.com/sacrednamebiblecom/kjvstrongs/STRHEB17.htm#S1754

203 comentários:

  1. aí AteuIgnorante, mais uma vez ensinando aos crentes quem é que tem a razão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://logoshp.6te.net/bbtpla5.htm

      Excluir
    2. Eu queria te corrigir, não somos crentes, pois crente é todo aquele que crê em algo, se você quer falar de uma pessoa em relação a sua religião, posso dizer então que ´são: Protestantes ou Evangélicos. Só para constar. E quem disse que ele tem razão? A verdade dele pode não ser a verdade do outro. Depende do ponto de vista de cada um ;)

      Excluir
    3. O pior cego é aquele que não quer ver!

      Excluir
    4. No comentário da Sara Rita, ela propõe uma correção na tentativa de explicar o termo "crentes". Pois bem, por muito tempo usufruíram deste termo, hoje querem ser considerados: Protestantes ou Evangélicos. Protestante acho bem coerente porém, evangélicos, posso afirmar que, inclusive os espiritas podem ser evangélicos , haja visto, seguirem tais livros. Ter ou não a razão? Se a verdade variar individualmente, o evangelho não seria inútil?

      Excluir
    5. O norte estende o vazio e suspende a terra sobre o nada.(JO 26:07)onde fica o norte de uma pizza?

      Excluir
    6. 1754. duwr, dure,; de H1752; um círculo, bola:--bola, volta, redondo.

      Esta palavra não dá mais indício de esfericidade que nossa outra palavra, porque em outro versículo, Isaías a usa diferente:

      Is. 29:3 - Acamparei ao derredor de ti, cercar-te-ei com baluartes e levantarei tranqueiras contra ti.

      Obviamente, os soldados não puderam acampar na forma de uma esfera ao redor da cidade! Baseado nisto e outros usos, esta palavra parece estar dizendo um padrão circular em vez de dar referência a uma determinada forma. [N. do T.: A Bíblia de Jerusalém diz bem claro: "Eu te sitiarei como um círculo" e a Vulgata: "estabelecerei ao redor de ti um como um círculo fechado"]

      Excluir
    7. Eu sinceramente tenho pena de ateus, não pq sou melhor que vcs não , pelo contrário somos todos iguais, mais meu amigo passar por essa vida sem uma perspectiva sem motivação para ser bom, fazer o bem, pq vcs tem filhos sabendo que tudo se resume a essa pobre vida...deve ser triste a vida de vocês... Eu oro por suas vidas que Deus o Eterno tenha piedade de nossas almas.

      Excluir
    8. Eu sinceramente tenho pena de ateus, não pq sou melhor que vcs não , pelo contrário somos todos iguais, mais meu amigo passar por essa vida sem uma perspectiva sem motivação para ser bom, fazer o bem, pq vcs tem filhos sabendo que tudo se resume a essa pobre vida...deve ser triste a vida de vocês... Eu oro por suas vidas que Deus o Eterno tenha piedade de nossas almas.

      Excluir
    9. Sem motivação e ainda assim fazemos o bem, e você ja fez sua caridade? Ou sempre apenas passa de mendigos? Ja falou com um deles?! Ou acha que dar dinheiro seja o suficiente... Ja realmente ajudou alguém de todo coração, sem pensar em sua salvação eterna? Podemos ser ateus ou agnósticos. Mas se somos todos humanos isso para mim é motivação suficiente para fazer o bem a minha espécie.

      Excluir
    10. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    11. Obrigada ateuzinho por se esforçar e achar esses siguinificados da língua hebraica pra mim,estava precisando....É Sim colega !!!A Terra é plana!!enquanto vc é indúmido por esse mundo a acreditar nas mentiras da Nasa vai nessa...mas se vc quizer descobrir a verdade....A Verdade não está nas religiões mas Na Palavra de Deus....cm está escrito em Salmos um dia para Deus é cm 1000 anos...Então Ele demorou 6 mil anos para fazer A Terra,Agora certifique-se pesquse até no yotub realmente a Terra é plana,cm uma piza...veja lá as provas...Agora se vc quer saber porque a Nasa está enganando todo mundo (já começou com mentiras de que foi a lua,tem que terminar com mentiras né),em fim porq a Nasa menti aí mais uma tarefa pra vc pesquizar...em fim ou vc vai atraz ou continua neste mundinho aí De memementras! !!

      Excluir
    12. Elna Priscila você é mais uma alienada nessa historinha de terra plana,pesquisar no youtube que a terra é plana? aposto que você caiu direitinho nas mentiras do Martins dono do Canal Sem Hipocrisia,do Enzo dono do Canal Rede Plana e nem vou citar os outros pois sei que mesmo desenhando seu cérebro de QI de 2 algarismos jamais vai compreender,alias existe um vídeo em que o Dono do Canal Sem Hipocrisia durante um Hangout deixou escapar que mentiu muitas vezes para fazer o pessoal acreditar na terra plana, e antes de dizer que somos enganados pela Nasa saiba que há cerca de 300 anos antes de Cristo um matemático chamado Eratóstenes calculou a circunferência da terra com extrema precisão na época e o método utilizado por ele é aceito até hoje em toda comunidade acadêmica, O sistema heliocêntrico ou seja, que a terra gira em torno do sol também não foi proposto pela Nasa e sim por um Matemático e Astrônomo chamado Nicolau Copérnico e ele foi cónego da Igreja Católica, então deixe de ser jumenta criatura, pois a Nasa é apenas uma agência aeroespacial criada em 1958 e nessa época somente idiotas como você ainda acreditavam que a terra é plana.

      Excluir
    13. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    14. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    15. Antes de falar para os IGUINARÂNTES as suas bobagens, vá estudar um pouco, pelo menos o nosso idioma, que você maltrata tanto.

      Excluir
    16. A sua iguinarância não me atinge,...cálculos que cálculos aqueles inventados por eles mesmos??no mínimo você acredita em siguinos,e tudo mais...Então pensamos bem diferente...com certeza vc não é mais inteligente que eu e nem ninguém,alienado,jumento com certeza é vc,nós vemos no nosso próximo o que nós mesmos somos,então é você qUE não aceita nada mais qUE as mentiras qUE aprendeu...Quem vive na mentira sente-se desconfortável com a verdade...e pode ter certeza está verdade vai crescer muito,estamos nos últimos tempos e nada ficará encoberto...e você acreditar ou não não vai fazer diferença...Sair chingando a você mesmo fez bem sentido a você....

      Excluir
    17. EIS A VERDADE:

      Pitágoras viveu por volta de 540 a 500 A. E. C. Muito antes disso, contudo, o profeta hebreu, Isaías, do oitavo século A. E. C., indicara que a terra era esférica. Escreveu ele:

      “E ele o que está assentado sobre o círculo da terra, cujos moradores são para ele como gafanhotos; é ele o que estende os céus como cortina, e o desenrola como tenda para nela habitar.” (Isa. 40.22)

      A palavra hebraica aqui traduzida “círculo” também pode ser traduzida “esfera”. [A Concordance of the Hebrew and Chaldee Scriptures (Concordância das Escrituras Hebraicas e Caldéias), de B. Davidson] É interessante que, a respeito do “círculo” neste versículo, a Bíblia de Referência de Scofield, numa nota marginal, afirma: “Uma notável referência à esfericidade da terra.” A tradução do Pontifício Instituto Bíblico reza: “Aquele que está sentado sobre o globo da terra”, e a Versão Almeida (atualizada) diz aqui: “Ele é o que está assentado sobre a redondeza da terra.” Naturalmente, a inspirada Palavra do Criador da terra indicaria corretamente que a terra era redonda, embora os antigos, em geral, pensassem que ela era achatada.

      Excluir
    18. Me desculpem intromiçao mas redondeza acho que pode ser tambem ao redor poi as vezes se diz aquele sugeito esta aqui pelas redondezas vuidando as casas.

      Excluir
    19. mario junior: Podemos dividir a circunferência em 4 ângulos de 90 graus!

      Excluir
    20. Olha gente acho que todos nos não somos ingual pq não é só ser semelhantes somos ingual pq Nos evangélicos ou cristão somos diferentes pq cremos em nosso pai eterno e se vocês tem amor pela suas vidas se arrependa senão jesus volta e vocês nao subirão tenho muita pena de vocês e desejo de todo meu coraçao que vocês suba na gloria

      Excluir
    21. Kkkkkkkkkkkkkkkkk a burrice humana n tem limites

      Excluir
    22. Veja um estudo sobre isso que comprova ser a terra um globo e muito mais.
      https://sites.google.com/s/1OaQjOjvK-qB6w5Czx4pczwWB3kL17qxh/p/0B0VV89FwhWqqSmYwSzhUVzgzT1E/edit
      Se quiser ver video sintetizando
      https://www.youtube.com/watch?v=ZaY23dWyl_4

      Excluir
    23. Como um porraloca iria sentar na globo da Terra? Oras, mataria a metade com a bunda...

      Excluir
    24. Ao espertão que perguntou sobre o "norte da pizza",eu respondo: fica sempre na parte superior de qualquer que seja sua posição em relação a ela, cabeção!

      Excluir
  2. Cara vc é demais. Vc é um ateu q estuda a biblia, rsrs. Vc (e outros poucos) podem refuta-la. Parabêns!

    Eu sou Cristão e gostaria de argumentar com vc.

    ResponderExcluir
  3. Uma prévia descrição de como eu vejo os lideres religiosos e a bíblia.

    LR: Grupo de homens q interpretam a bíblia a luz de suas ideias. NEM UMA DELAS POSSUEM A VERDADE ABSOLUTA (visão de um Cristão, pra vc nem uma delas possuem verdade alguma) ao contrario do q a maioria diz.

    Bíblia: Os pergaminhos q deram origem a bíblia hoje ñ duravam muito na antiguidade e era necessário sempre estarem fazendo copias manuais das mesma. É provado q muitas sofreram alterações pois os copistas qndo n compreendiam um texto rasurado perguntava o q havia ali e o q diziam a eles eram escrito. Hoje essas partes ficam entre "[ ]" na Almeida. Algumas vezes existia mais de uma ideia e o copista escrevia a q achava e mais certa e a outra deixa com uma observação de rodapé. Como em Mateus 28:19 ("batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo"), no resto da bíblia o batismo era feito somente em nome de Jesus.

    Onde eu qro chegar. Bem a bíblia possui (para mim), trechos inspirados pelo ES. História. Filosofia e muita coisa n é literal como o gênesis e revelações. Resumindo: Não acho q deveríamos levar ao pé da letra tudo q estar escrito na bíblia.

    PS: Eu sei q Paulo disse q toda a escritura é inspirada (2 Timóteo 3:16), mas será q ele estava inspirado qndo escreveu tal coisa? Pra mim o q realmente vale é os evangelhos e o q Jesus pregou.

    Bem talvez tenhas ficado confuso das minhas convicções o q seria normal já q eu msm me confundir um pouco nestas explicações. Tb ñ sou grande conhecedor da bíblia acabei de começar a ler, acredito q vc conheça mais do q eu. Perdoe minha ignorância. Amanhã eu devo postar alguma coisa pra gente discutir.

    Boa Noite!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, só vou dar algumas referências de que Jesus fala dos profetas e valida o que eles escreveram. Todos os 66 livros da Bíblia são válidos.
      Mateus 12: 6, 7 ---> Oséias 6: 6
      Mateus 22: 36-40 ---> Deuteronômio 6: 5, 16
      Mateus 13: 52 e Mateus 5: 17-20 ---> Validação do velho e novo testamento. Antiga aliança vigente com Israel e nova aliança com a Igreja (Noiva de Cristo). Leia e pesquise as 70 semanas reveladas a Daniel. Livro recomendado: "The coming Prince" de Sir Robert Anderson.
      Mateus 24: 15-18 ---> Daniel 11: 31

      Deixe-me também falar um pouco das modificações da Bíblia e darei exemplo o novo testamento. O novo testamento tem mais de 5000 fontes disponíveis somente no GREGO e esses erros são erros de soletração ou de sentido absurdo, ou seja, podem ser descartados. Quanto mais fontes, mais próximos estamos do texto original, então acredito que o novo e velho testamento (procure pela Septuaginta) são muito fidedignos.

      "Porque a Palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração."
      Hebreus 4:12

      Por isso, lembre-se de ter temor ao falar da Bíblia. Se não sabe, não comente, se sabe comente naquilo que conhece, sempre em oração e súplicas ao Senhor Jesus Cristo, Deus e Soberano. Leia Mateus 23: 8-10, mais ainda, procure com diligência o conhecimento que vem de Deus. A palavra de Deus é um tecido. Cubra seu corpo com esse tecido, faça dele a sua roupa.

      Novamente digo, não peço que acredite em mim, pesquise por você mesmo e veja se minto ou se falo em verdade.

      Excluir
    2. Valeu, Emerson.
      Vamos lá...

      "a bíblia possui (para mim), trechos inspirados pelo ES."
      - Quais? Como vc define qual é e qual não é? Sua interpretação pessoal?

      "Não acho q deveríamos levar ao pé da letra tudo q estar escrito na bíblia."
      - Aì que tá o pulo do gato. O que é e o que não é ao pé da letra? Quem define? Baseado em que?

      "Pra mim o q realmente vale é os evangelhos e o q Jesus pregou."
      - E quem garante q são fidedignos ou divinamente inspirados?

      Grato pela participação, Emerson!

      Excluir
    3. Bom dia.
      Amigo quando Paulo disse que as escrituras eram inspiradas, ele referia-se à TORÁ por que em sua época o NT ainda não existia e as escrituras que eles tinham ná época era a Septuaginta e para ser mais preciso em sua epoca, a septuaginta era composta apenas do Pentateuco os outros livros foram introduzidos na septuaginta, a partir do primeiro e segundo século, não existe em local nenhum, que o NT seja inspirado por Deus e de verdade Jesus assim como Socratis não deixou nada escrito o NT foi compilado a partir do segundo século.

      Excluir
    4. Na segunda carta de Paulo aos Coríntios Capítulo 12 ele escreve que não importa o que ele passasse ele continuaria passando as revelações que ele teve de Deus acho que isso é o suficiente para entender se os seus ensinamentos eram inspirados pelo Espírito Santo ou não leia segunda Coríntios Capítulo 12 todo e você vai entender o que eu estou falando.

      Excluir
  4. Há ñ poderia deixar de postar (em sua homenagem Ateu "Ignorante") uma piada.
    O problema é q eu vir ela em algum lugar e ñ conseguir achar na internet x(, então vou tentar reproduzi-la.


    Ateu - Do outro lado da vida.

    Um ateu morre e vai pro outro lado da vida. Chegando lá ver um corredor imenso com muitos quartos e cada quarto possuía placas nomeadas: Cristões, Budistas, Islamistas... Cada um com o céu q lhe era esperado. Ao caminhar mais um pouco viu um quarto e na placa estava escrito "Ateus".
    Dirigiu-se então para o porteiro e disse com um sorriso:
    - Eu sou ateu! A vida toda eu fui ateu. Nunca acreditei em Deus nenhum.
    O porteiro olhou-o e sabendo q ele falava do Deus Cristão perguntou - Você leu a bíblia? Ao q ele respondeu:
    - Claro q NÃO!
    Então o porteiro olhou-o e respondeu:
    - Aki é o céu dos ateus o dos ignorantes é ali.

    Qm gostou da joinha ! xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Emerson.
      Grato pelo seu comentário.
      Pelo visto, vc é como a maioria dos cristãos, que acredita só no que lhe convém e relativiza, assim, sua fé. O foda é que a bíblia ou vc crê nela toda ou vai pro inferno, segundo a própria, já que ela se auto-intitula totalmente inspirada por deus e não passível de pessoal interpretação, como a que vc faz aqui.
      Outro problema é que além dela ter sido copiada e recopiada trocentas vezes por tanta gente ignorante, ela não é um livro coeso escrito por um só autor. Foram mais de 40 ao longo de 400 anos. Se deus fez todo o universo sozinho em 6 dias, por que levaria 400 anos e mais de 40 autores diferentes pra escrever um livro? Até o ano de 325 dC, não havia a bíblia, mas sim um monte de pergaminhos separados que o imperador Constantino e alguns bispos romanos reuniram no que viria a ser a bíblia. Quem decidiu o que deveria entrar ou não na bíblia e com que autoridade fizeram isso? Essa é a questão mais relevante para o cristianismo.
      Abraço e continue participando do blog!

      Excluir
    2. Caramba tem muita coisa pra ler aki ^^. Ñ dá pra mim comentar nd antes de ver se vc já ñ a abordou em algum lugar.

      Mas algumas questões:
      Ñ é necessário crer na bíblia toda. Prova? Jesus ñ andou pregando a bíblia (apesar de cita-la) mas sim a crer Nele como O Filho do Homem e a amar o próximo como a si msm. Ele, na verdade, criticou os q diziam conhecer a lei e viviam no pecado. E ela tem contradições sim. Fazer o q, é verdade msm. Isso ñ a torna nula. Como a constituição q é cheia de brechas mas isso a torna inútil?
      Outra coisa a bíblia diz q "que nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação" 2Pedro 1:20 - Almeida blá-blá-blá. Bem ele se refere as profecias e de qm as escreve. Ou seja qm revelou as profecias ñ as fez de suas próprias ideias, ñ fala sobre a interpretação de cada um. Não permite nem proíbe. Em outra passagem Romanos 12:1 é falado q devemos prestar culto de forma racional, bem prestar culto é diferente de interpretar a bíblia mas mostra q Paulo n qria o povo delirando delirando nos cultos.
      Afinal como vc bem sabe os pergaminhos já estão bem alterados, então como seria possível seguir piamente o q estar escrito? Porém evangelhos temos 4 livros e a certeza q Jesus existiu (msm sem poder provar o q estar escrito sobre Ele na bíblia).
      A verdade é q eu ñ sei se existe o talz inferno. Pesquisando nas religiões cristães é possivel haver a reencarnação (espirita), o inferno (catolico, protestante e etc), a destruição eterna (testemunhas de jeová, particularmente eu gosto dessa x) se for ela tanto faz pra vcs neh?) e uma nova interpretação q eu ñ posso postar aki (até pq n interessa a ninguém) pq estou por fora dos detalhes, é a q o inferno seja simplesmente a vida (após a morte) sem a presença de Deus.
      E agora José? Se eu acreditar na errada estarei condenado? Acredito q n, pq isso é irrelevante. Pra mim Deus é amor e n o juiz q as religiões acreditam.
      E os outros deuses? Como saber se sigo o certo? Bem, essa parte é difícil mas vou tentar. Qm nunca ouviu falar de Jesus provavelmente vai ser julgado por seus atos (n me atrevo a avançar alem disso). A verdade é q há muito de Deus nos falsos deuses pq é a condição do espirito humano buscar por Ele. Vc n acha? Vc n sente como seria bom se fosse provada a existência Dele? A verdade é q a maioria dos ateus estão de saco cheio de religiosos fanáticos. Eu namoro uma, e olha, é difícil viu.
      Outra coisa. O Sentir. As vezes, qndo eu oro tenho umas sensações boas. Como se um buraco dentro de mim fosse preenchido. Isso pode ter um monte de explicações químicas e mentais possíveis, é verdade. Mas eu sei q sempre orei e n sentia tal sensação até me prostra e fazer as coisas como devem ser feitas. Não vou me prolongar nisso pq ai já é fé e n é valido para k.

      Pois bem, o q eu vou tentar abordar com vc n eh sobre a existência do meu Deus mas da possibilidade de existir uma divindade. Espero q nossas discussões tenham um respeito reciproco e q sirvam para os fins individuais de cada um. Eu qro reforçar a minha fé dialogando com alguém culto e vc deve qr contrario disso.

      Boa Noite!

      Excluir
    3. Bom dia não sou ateu, mas o ateu não é ateu porque não acredita em Deus o ateu não acredita na existência de Deus o que é diferente de não acreditar em Deus.
      Quanto ao que vem depois da morte, ninguém sabe pois não existe na Bíblia uma resposta literal o que existe são interpretações de cunho religioso e não existe um paramento para dizer qual interpretação esta correta, e qual esta errada a gente só vai saber de verdade depois de morto e até agora, de verdade nenhum morto voltou para dizer.

      Excluir
    4. Bom dia não sou ateu, mas o ateu não é ateu porque não acredita em Deus o ateu não acredita na existência de Deus o que é diferente de não acreditar em Deus.
      Quanto ao que vem depois da morte, ninguém sabe pois não existe na Bíblia uma resposta literal o que existe são interpretações de cunho religioso e não existe um paramento para dizer qual interpretação esta correta, e qual esta errada a gente só vai saber de verdade depois de morto e até agora, de verdade nenhum morto voltou para dizer.

      Excluir
    5. Bom dia a todos! assim como uma pessoa descreve algo que vê, literal, mundo físico, assim Deus descreveu em Gênesis como foram criadas as coisas naturais, fisicas, onde iriamos morar...Não poderia ser nada subjetivo! As coisas são como são e pronto! quer alguns acreditem ou não: Uma visão pré-moldada, bloqueia a precepção do óbvio...

      Excluir
    6. Eu Nemias digo a todos que seja quadrada redonda ou triangular moramos no mesmo lugar e podemos nos encontrar a qualquer momento por aí então que saibamos respeitar as opiniões uns dos outros pois o cristão tem por ensinamento ser imitador de Cristo e pelo que conhece Cristo não ensinou semear a discordia tenham um bom dia. Amo a todos vocês sejam o que forem

      Excluir
  5. Boa Noite!

    Primeiramente qro pedir desculpa pelo meu péssimo português, n tive bons estudos nessa área e qlqr duvida de interpretação do q eu escrevi só perguntar.

    Bem resolvi começar minhas explanações pelo começo, bem no começo mesmo. O Big Bang.

    Todos nós sabemos q o Big Bang foi uma grande explosão de uma quantidade de algo (q n se sabe o q) q comprimia mais do q todo o nosso universo conhecido (kd a anti-matéria?) em algo q seria do tamanho da cabeça de um alfinete. Este algo (conhecido com singularidade) era muito denso. Bem a questão é, muita gente imagina tau singularidade no espaço e depois de algum tempo explodindo. A verdade, como foi mostrado por cálculos matemáticos de Steven Hawking, George Ellis e Roger Penrose é q n existia nd antes do big bang, nem espaço, nem tempo, nem matéria nem PN. O espaço e o tempo começaram na singularidade. A qstão é. Se o tempo é o q permite a uma sequencia de eventos e o tempo n existia então a singularidade deveria estar lá, quietinha, até hoje, pois o tempo n passava e ela n estava em espaço algum. O q faz algo em constância mudar? O acaso? Outra questão interessante é q os cientistas acreditam q a própria singularidade teve um momento de criação. Essa criação tem de ter uma explicação bem louca para q qlqr coisa q a criou n tenha sido tb criada (mas isto n da para discutir ainda, assim como a perguntar a luz é onda ou partícula?). Porém, voltando, como algo q deveria se manter constante, de acordo com cálculos, e por toda a eternidade (q n existia x) perde a constância criando uma partícula do nd conhecida como Bóson de Higgs?
    Tá difícil de entender? Vou tentar melhorar. Digamos q vc vive numa paralelismo (como do Heroes) e vc tem o poder de parar o tempo e vc para o tempo. Como seria possível esse tempo voltar a correr sem uma interferência externa? Através do nd e pior do acaso.

    Um beijo e boa noite caro leitores.

    ResponderExcluir
  6. Olá, Emerson.
    Grato pelos comentários.
    Permita-me:

    "Ñ é necessário crer na bíblia toda."
    - Se não é, quais versículos devemos crer e quais não devemos crer?

    "E ela tem contradições sim. Fazer o q, é verdade msm. Isso ñ a torna nula."
    - Concordo. O problema é que ela se diz infalível e perfeita. A constituição, ao contrário, tem a possibilidade de sempre criar novas leis.

    "nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação" 2Pedro 1:20 - ele se refere as profecias e de qm as escreve. Ou seja qm revelou as profecias ñ as fez de suas próprias ideias, ñ fala sobre a interpretação de cada um.
    - Ora, então quem escreveu diz que não era ele escrevendo, mas sim deus? Isso qq um pode fazer. É só a palavra do autor se auto-proclamando um médium pra deus.

    "temos 4 livros e a certeza q Jesus existiu (msm sem poder provar o q estar escrito sobre Ele na bíblia)."
    - O fato de um cara chamado Jesus ter existido é uma coisa (Jesus histórico), outra coisa é atribuir-lhe divindade.

    "A verdade é q eu ñ sei se existe o talz inferno."
    - Pelo menos a bíblia diz que existe. E o próprio Jesus confirma. Ou essa é mais uma das partes que vc não crê na bíblia?

    "Se eu acreditar na errada estarei condenado? Acredito q n, pq isso é irrelevante."
    - Mas esse é exatamente o cerne do cristianismo: todo aquele que crê (no deus deles) será salvo. O resto vai pro inferno. De novo vc contradizendo a bíblia.

    "Pra mim Deus é amor e n o juiz q as religiões acreditam."
    - Só pra vc então, amigo. Vc prefere acreditar no deus bonzinho new age paz e amor dos hippies. Tá mais pra Jah do que pra Javé.

    "A verdade é q há muito de Deus nos falsos deuses pq é a condição do espirito humano buscar por Ele."
    - Cara, quem disse que o seu deus (Javé) é o verdadeiro, e não Allah, Buda, Shiva ou Jah? O espírito humano, em sua busca por alguém pra colocar a responsabilidade ou ter uma falsa sensação de proteção, cria deuses, incluindo aí o deus judeu, que depois virou cristão.

    "Vc n sente como seria bom se fosse provada a existência Dele?"
    - Seria ótimo se houvesse um deus e que depois de morrer nessa vida a gente pudesse viver eternamente em outra. Seria...(com o deus que fosse). Allah, por exemplo, nos promete 72 virgens no paraíso. Seria ótimo, não?

    "As vezes, qndo eu oro tenho umas sensações boas."
    - Às vezes? Não é sempre? Só qdo ora? Só qdo seu deus sente seu puxasaquismo ele te dá uma sensação boa? Fumar maconha também dá uma falsa sensação boa.

    "Como se um buraco dentro de mim fosse preenchido."
    - Crentes de outras religiões dizem o mesmo dos deuses deles.

    "Mas eu sei q sempre orei e n sentia tal sensação até me prostra e fazer as coisas como devem ser feitas."
    - Então antes vc orava e não acontecia nada, aí vc passou a fazer direito e às vezes alguma sensação boa acontece? Explica melhor pra gente, como é fazer direito?

    "Espero q nossas discussões tenham um respeito reciproco e q sirvam para os fins individuais de cada um. Eu qro reforçar a minha fé"
    - O respeito sempre vai ter da minha parte. Mas pq vc quer reforçar sua fé conversando com um ateu? Não seria melhor com um crente?

    "O q faz algo em constância mudar? O acaso?"
    - Se nós não sabemos algo, o correto é continuar buscando respostas e não apenas dizer "se eu não sei o que foi, então foi deus".

    "os cientistas acreditam q a própria singularidade teve um momento de criação"
    - Sei disso não, amigo.

    "Como seria possível esse tempo voltar a correr sem uma interferência externa? Através do nd e pior do acaso."
    - Essa eu vou deixar pro Hiro Nakamura responder...rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deveria estudar mais a bíblia, estou lendo de cabo a rabo, procurando interpretações, encontrando as palavras originais para entender os contextos.. a primeira coisa que te aconselho a estudar é "o inferno não existe" procure a palavra de origem e veja como o conceito que possuímos de inferno não tem base bíblica. Dentre tantas coisas q você mencionou...

      Excluir
    2. E qual o real conceito bíblico de inferno? Explica pra gente?

      Excluir
    3. A palavra “inferno” vem do latim “inferii” e significa “lugar inferior”. A idéia de inferno como um lugar de fogo, para onde vão almas incorpóreas condenadas, não se encontra nas Escrituras, apesar de aplicações que normalmente se fazem de textos simbólicos e parábolas.

      Esta palavra foi colocada nas traduções em português para substituir cinco outras palavras, com significado completamente diferente do conceito religioso popular do inferno. Isso ocorreu devido à crença que o tradutor nutria previamente, e que o influenciou a colocar a palavra “inferno” nas traduções que fez.

      Algumas Bíblias antigas trazem “inferno” em 1Cor. 15:55, mas outras versões mais modernas, como a Almeida Atualizada, trazem “morte”, que é mais correto. O mesmo ocorre em Apoc. 20:13, onde se lia “a morte e o inferno”, encontra-se agora, “a morte e o além”. Nesta passagem, a palavra grega é hades, que pode significar “sepultura”.

      Excluir
    4. Surge então a pergunta: e o “fogo eterno” que Apoc. 20 diz que se formará depois do milênio, com o fogo e enxofre que desce do céu?
      As passagens onde aparece a menção do fogo eterno são as seguintes:
      Mat. 18:8,Mat. 3:12,Apoc. 14:11,Mat. 25:41,Marc. 9:43,Apoc. 19:3,Jud. 1:7,Luc. 3:17,Apoc. 20:10
      A palavra grega para “eterno”, ou equivalente, é aion, que significa uma duração relativa ao que se refere. Pode estar falando que é eterno “sem fim”, ou que é eterno “enquanto dura”. Ou seja, precisamos examinar o contexto para saber se é eterno sem fim, ou eterno até que acabe.
      Em Apoc. 20:10 diz-se que serão atormentados pelos séculos dos séculos (aion ton aion, em grego, que quer dizer “para sempre”, “eternamente”, conforme algumas traduções). Mas esse “pelos séculos dos séculos” é previamente explicado no verso anterior, que diz que o fogo que desceu do céu os “CONSUMIU” (do grego KATAPHAGEN,a mesma palavra que Jesus utiliza na parábola do semeador para dizer que as aves COMERAM as sementes que estavam à beira do caminho – cf. Mat. 13:4); logo, serão atormentados “eternamente” até que toda a substância seja consumida, tendo como resultado, a destruição - que será “eterna”.
      Outro exemplo que nos ajuda a entender este “fogo eterno” é o texto de Judas 6,7, onde diz de forma clara que os anjos estão em trevas esperando o Juízo (o mesmo que diz Pedro, como já vimos) em “algemas ETERNAS” (aion). Ora, as algemas eternas serão tiradas quando chegar o Juízo e a condenação final, e a sentença for decretada, assim, a algema é “eterna” somente até que se cumpra o seu objetivo.
      Em Ezeq. 18:23 Deus declara que não tem prazer na MORTE do ímpio, não se compraz em seu tormento eterno. Perder a salvação, sofrer “conforme as suas obras” e receber a morte e o esquecimento eterno é a maior punição que Deus pode dar a alguém. É um verdadeiro sadismo se deleitar na dor prolongada de alguém. Deus não faz isso, nem mesmo no ato da morte, quanto mais na contemplação eterna de alguém em infinitas agonias.
      Graças a Deus que sua Palavra nos informa: “não tenho prazer na morte de ninguém” (Ezeq. 18:32; 33:11), mesmo que seja ímpio. A extinção é a pena máxima.

      Excluir
    5. inferno nao existe! Salmos 14:1 Diz o insensato no seu coração: Não há Deus

      Excluir
    6. Usar a bíblia pra justificar a bíblia é como usar a revistinha do Batman pra justificar o Batman. Quer que eu cite trechos do Alcorão, livro tido como sagrado pelo Islã, pra te "provar" que os cristãos estão errados? É exatamente o que vc tentou fazer. Me fala o que há de "sensato" em cobras e jumentos falantes? Em Terra plana? Em mulher vindo de costela e homem de barro? Quer discutir sensatez comigo?

      Excluir
    7. Pobre coitado, o seu nome ignorante está completamente certo! kkkk


      A própria ciência, confirma que os elementos materiais dos quais o homem é composto, são os mesmos que fazem parte da composição do planeta Terra Eis a sua constituição segundo as melhores autoridade: *CONSTITUINTE *% NO CORPO HUMANO Oxigênio 66,0 Carvão 17,5 Hidrogênio 10,2 Nitrogênio 2,4 Cálcio 1,6 Fósforo 0,9 Potássio 0,4 Sódio 0,9 Cloro 0,3 Magnésio 0,105 Ferro 0,005 Iodo Idem Flúor Idem Outros elementos Idem A parte espiritual do homem lhe veio através da glória de Deus, o sopro d Deus que resplandeceu sobre o homem, dando-lhe vida. Viemos do pó e ao pó voltaremos

      Excluir
    8. Pobre coitada de você, Meli.
      Depois eu é que sou o ignorante...afff
      A ciência não confirama que os elementos que compõem o BARRO são os mesmos que compõem o homem.
      Todos os elementos do Universo são basicamente os mesmos.
      Somos poeiras de estrelas, como dizia Carl Sagan.
      De onde tirou esses números, esses elementos e percentuais?
      Segue a composição química da argila, que forma o barro:
      Al2O3 = 39,45%
      SiO2 = 46,64%
      H2O = 13,91%

      Excluir
    9. Bom dia para começar o nome verdadeiro do Messias hebraico não era Jesus era Yeshua por que além de ser judeu, e os judeus jamais colocaria em seu Messias um nome português muito mesnos um nome com uma letra, que passou a existir somente 1400 anos depois que ele nasceu.

      Excluir
    10. Gostaria de saber como os ateus explicam os milagres que até a medicina não consegue explica, como vcs ateus definem os milagres?

      Excluir
  7. Colegas, procurem no youtube "Chuck Missler Genesis Session 1" e aproveitem a aula. Acredito que ele passa mais de 4 sessões só na criação. Ele não fala apenas do que está na bíblia, mas ele fala dos textos originais da bíblia etc. Procurem também sobre "Chuck Missler 666 in the name of Allah". Adianto apenas alguns argumentos: a física quântica ensina que vivemos em um mundo quântico, em que tudo é quantizado, ou seja, o tempo, as dimensões (altura, largura e profundidade)tem um limite mínimo, isso nos diz que vivemos em uma simulação digital, 4 dimensões perceptíveis. Também a física quântica no diz que a luz NÃO TEM localidade, porém, como existe nesta dimensão ela tem uma velocidade definida em um momento, porém a velocidade da luz vem diminuindo. Eu chequei essas informações e é VERDADE. http://www.youtube.com/watch?v=MgpI3FOHbvo

    Leiam a bíblia, procurem os textos originais, assistam os estudos de Chuck Missler, mas não parem de estudar. Na bíblia também fala nos quatro cantos da terra. Se em Isaías fala de um círculo plano, então não tem quatro cantos. O que a bíblia quer dizer por quatro cantos são os pontos cardeais, orientação. A palavra utilizada no texto original também é usada para esfera, como você mesmo diz. Quando se trata da bíblia o erro sempre está em quem lê e não no manuscrito. Pode um homem estar certo e o mundo errado? Sim, Noé estava certo e o mundo inteiro afogou. Noé está certo e você está errado, lembre-se disso. Não falo da boca para fora, estou falando do que pesquisei e li e acredito ainda mais na Bíblia. Não peço que acreditem em mim, mas pesquisem por conta própria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Ele não fala apenas do que está na bíblia, mas ele fala dos textos originais da bíblia"
      - Os originais não existem mais. Se perderam. Até mesmo porque cada livro da bíblia tem autores e épocas diferentes.

      - O que tem a ver física quântica com a bíblia?

      "Leiam a bíblia, procurem os textos originais"
      - Não existem textos originais da bíblia.

      "Isaías fala de um círculo plano"
      - Isaias tá errado. Sabemos que a Terra não é um círculo plano.

      "Quando se trata da bíblia o erro sempre está em quem lê e não no manuscrito"
      - Com tantas interpretações diferentes no meio cristão, qual é a certa? Logo a sua?

      "Noé estava certo e o mundo inteiro afogou."
      - Isso segundo quem? A bíblia. Não vale usar a bíblia pra validar ela mesma. Por que a bíblia é certa? Porque ela diz que é certa? O Alcorão também devia ser certo, afinal, ele diz que é certo.

      "Não falo da boca para fora, estou falando do que pesquisei e li e acredito ainda mais na Bíblia."
      - Quanto mais um muçulmano pesquisa o Alcorão, mais ele acredita no Alcorão. Isso não faz do Alcorão certo.

      Excluir
    2. Bom dia
      A palavra utilizada no texto original também é usada para esfera.
      Irmão perdoe-me mas a palavra usada por Isaías foi Khug que significa circulo ou redondeza a palavra usada para bola ou esfera, é Dur e esta Isaías não usou que se referio a forma da terra.

      Excluir
    3. É claro que um círculo tem 4 cantos é só você dividir em 4 partes.Você não estudou formas em matemática.Quanto a física quântica,prefiro acreditar na ciência de Deus,onde em Genêsis ele criou dois luminares para iluminarem a terra que já existia,portanto o sol não é o centro do universo,como aprendemos na escola.Já havia noite e dia,antes da formação do sol.

      Excluir
    4. DEUS CRIOU?EU NÃO SABIA QUE ELOHIM SIGNIFICA DEUS,ELOHIM É PLURAL(DEUSES).NÃO EXISTE O VERBO CRIAR EM HEBRAICO.BARA SIGNIFICA FABRICAR OU MOLDAR.A BIBLIA ATÉ DIZ QUE O SOL GIRA EM VOLTA DA TERRA

      Excluir
    5. JÁ EXISTIA DIA E NOITE ANTES DO SOL!MAS O VOSSO DEUS(EU SOU AQUELE QUE SOU)UM DOS COMANDANTES DOS ELOHIM DISSE QUE A LUZ VEIO ANTES DAS ESTRELAS,COMO É POSSIVEL ACREDITAREM NISSO

      Excluir
  8. "suspende a terra sobre o nada.” vai dizer agora que isso também é um erro de tradução........???????

    ResponderExcluir
  9. Para se compreender a palavra de Deus é preciso humildade e a presença do Espírito Santo para ajudar na compreensão. Sem tentar analisa-la com críticas.
    Acredito que vc não é totalmente ateu, pois busca respostas para algumas questões. Pois do contrário, nem questionaria.
    É como tentar provar que Deus não existe. Há uma grande contradição, pois se algo não existe não é preciso comprovar.
    Mas Ele existe e temos prova disso e muitas.
    Poderia usar muitas palavras para tentar lhe convencer, mas não o farei.
    Só quero lhe dizer que Deus o ama de tal forma que deu o Seu Único Filho para que se vc crer não pereça, mas tenha a vida eterna. vc tem um grande valor para Deus e Ele quer se relacionar com vc através do Espírito Santo, mas apenas se vc desejar.
    Só peço que um dia fale com Ele. VC terá a resposta que tanto busca.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Para se compreender a palavra de Deus é preciso a presença do Espírito Santo"
      - Então se eu não compreendo, a culpa é dele que não está presente quando eu mais preciso. Mas ele não é onipresente?

      "Sem tentar analisa-la com críticas."
      - Por que não posso criticar a bíblia?

      "Acredito que vc não é totalmente ateu, pois do contrário, nem questionaria."
      - Quem não questiona são os crentes. Os ateus questionam.

      "É como tentar provar que Deus não existe."
      - Já está mais que provado. Você prova que Shiva ou Khrisna não existem?

      "Há uma grande contradição, pois se algo não existe não é preciso comprovar."
      - Então Thor, Jah, Buda, unicórnios, fadas e duendes, ninguém conseguiu comprovar que não existem.

      "Mas Ele existe e temos prova disso e muitas."
      - Quais?

      "Só quero lhe dizer que Deus o ama"
      - Se ele me ama, por que não se declara pessoalmente, sem mandar recado pelos outros? Ele é tímido?

      "de tal forma que deu o Seu Único Filho para que se vc crer não pereça, mas tenha a vida eterna"
      - Matar um filho não é prova de amor pra mim, mas sim de crueldade. Não há relação entre matar e amar.

      "Ele quer se relacionar com vc através do Espírito Santo, mas apenas se vc desejar."
      - Não sabe o quanto eu desejo isso, mas acho que ele não tá nem aí pra mim.

      "Só peço que um dia fale com Ele. VC terá a resposta que tanto busca."
      - Ei, deus, vc tá por aí? Fale comigo!.......
      - Nada ainda!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Por que acha que Ele não está nem ai pra vc?
      Eu já questionei e muito, e também duvidei. Afirmava que Deus não me amava e que não fazia sentido o que me falavam sobre Ele. Mas um dia Ele se revelou a mim e me fez sentir viva e completa. Mas foi preciso eu clamar por Ele, e msm duvidando eu tentei e eu senti o Seu amor como nunca havia sentido nada igual.
      Ele te ama e quer se revelar a você e se relacionar como Pai. Sem julgamentos, sem críticas. Ele nunca vai te ferir nem te desprezar.

      Excluir
    4. Ele não tá nem aí pra mim porque ele nunca me responde. Se você também já questionou e duvidou, sabe o quanto é fazer papel de bobo ficar falando sozinho sem ter respostas. Como ele se revelou pra você? Se antes dele se revelar você também era ateu, então você me entende. Deixa eu ser ateu até o dia que ele se revelar pra mim. Prometo que nesse dia serei o maior crente do mundo! Se ele me ama, ele que me diga pessoalmente, sem intermediários. Se ele quer se revelar pra mim, é só aparecer. Estou de braços abertos para recebê-lo. Ele nunca vai me ferir, sabe por quê? Porque não existe. Já me desprezar, ele sempre fez isso. E é mentira sua que é sem julgamentos. A própria bíblia diz que ele é o juiz e julgará sim os vivos e os mortos. Amém?

      Excluir
    5. Na verdade nunca fui ateia, mas já duvidei dEle sim.
      As vezes é difícil acreditar nele qdo não sentimos o amor das pessoas que esperamos que nos ame. Mas um dia compreendi o Seu amor e entendi que não preciso vê-lo porque a Sua presença é muito real através da natureza, da Sua Palavra, através de Jesus, através do Espírito Santo... Mas sei que um dia o verei e enquanto não chegar esse dia Ele continua se revelando ... Sei que minhas palavras não irão te convencer, mas desejo de coração que Ele se revele a vc e sei que o fará.
      E sei tb que as vezes é difícil acreditar porque há tantos que interpretam a Palavra de Deus como acha que deve ser interpretada e há tantas diferenças e religiões. Mas Ele continua o msm.
      Mesmo que duvide, Ele te ama como filho.

      Excluir
    6. "Na verdade nunca fui ateia, mas já duvidei dEle sim."
      - Se duvidou, foi pelo menos cética.
      "As vezes é difícil acreditar nele qdo não sentimos o amor das pessoas que esperamos que nos ame"
      - Não tenho esse problema. Sinto o amor de todas as pessoas que me amam. Elas são reais e demonstram esse amor. Já seu deus...
      "Mas um dia compreendi o Seu amor"
      - Como isso se deu? Você ainda não explicou.
      "Sua presença é muito real através da natureza"
      - Ver divindade na natureza é panteísmo.
      "da Sua Palavra, através de Jesus, através do Espírito Santo"
      - Outros religiosos de outras religiões dizem o mesmo de seus respectivos deuses.
      "Mas sei que um dia o verei"
      - Não há garantias. Você pode ir pro inferno e não pro céu.
      "Ele continua se revelando"
      - Como?
      "desejo de coração que Ele se revele a vc"
      - Eu também.
      "e sei que o fará."
      - Dizer o que deus fará ou não é blasfêmia. Só ele pra saber.
      "Mas Ele continua o msm."
      - E como ele é?
      "Ele te ama como filho."
      - Então ele que se declare a mim diretamente, sem intermediários.

      Excluir
    7. bom... É questão de fé.
      Eu poderia usar vários argumentos pra tentar te convencer, mas no momento não o farei pq só Ele poderá te convencer.
      Eu acredito nEle. O sinto todos os dias, o ouço e não tenho motivos pra duvidar.

      Excluir
    8. "É questão de fé."
      - Sim, e vale pra qualquer crença em qualquer deus.
      "Eu poderia usar vários argumentos pra tentar te convencer"
      - Mas não tem nennum consistente o bastante.
      "só Ele poderá te convencer."
      - Se nem ele tá conseguindo, imagina o resto...
      "Eu acredito nEle"
      - E minha filha acredita em papai noel e coelhinho da páscoa. Isso não faz deles reais.
      " O sinto todos os dias"
      - Como o sente? Outros crentes de outras religiões também dizem sentir seus respectivos deuses. E aí?
      "o ouço"
      - O que ele te diz? Ele fala em português? Com sotaque paulista, mineiro, baiano ou carioca? Como é a voz dele? É tipo a do Cid Moreira narrando a bíblia?
      "não tenho motivos pra duvidar."
      - Mas já duvidou, né? Por quais motivos?

      Excluir
    9. Me senti como vc várias vezes. E julguei Deus trocentas vezes por te dado a Cristo a missão de ser o Cordeiro que tira o pecado do mundo. Ainda há trocentas perguntas que Deus não me respondeu. Era orgulhosa demais pra,ainda sou em muitas coisas, para aceitar que Ele não vai responder tudo. E o que é Ele vai responder não será não hora que eu quero,pois eu tive que reconhecer verdadeiramente que não estava pronta. Que se aquela resposta fosse dada na hora que eu pedi ela só me traria mais confusão. Não consigo deixar de sentir que você gostaria que um Deus existisse e que não excluísse você. Então, como Ele não se revela ,como acreditar que Ele existe? Doía demais não ter a atenção de Deus,o suficiente para eu agredir,duvidar, declarar que não ligava e não precisava dEle. Quando meu pai morreu, esse ano, rompeu-se uma certa barreira. Eu odiava o meu pai. Mas só pq o amava demais e ele não era o pai dos sonhos de uma criança,e dizia me amar. Como,se ele me ignora,não me apoia e não me defende quando me ofendem.
      Era como eu via Deus. Quando vi meu pai morto no caixão ,eu me dei conta do quanto o amava. Foi uma ótima pessoal,mas um péssimo pai. Só aí eu consegui ouvir a Deus. Foi numa sexta feira e eu só fui dormir domingo , às 5 da manhã. Eu vivi uma mistura de dor e tranquilidade,paz,como nunca tinha sentido. Antes disso,estava tentando me aproximar de Deus. Mas nada foi tão forte quando como foi quando meu pai morreu. Foi aí que eu parei de dizer aos dois"nunca pude contar com vocês,agora o que faz pensar que preciso de vocês dois". Mas eu queria desesperadamente um pai. Perdi um e encontrei outro ,Deus. Que sempre esteve querendo ser meu pai. Mas eu nunca deixava. Não é com raiva que se encontra Deus. Dizem seu quando não é pelo amor é pela dor. Dispostos,rendidos e vazios de nós mesmos para que Ele possa entrar, é assim que Deus entra. E geralmente é assim que nós encontramos na dor. Depois é que continuamos fazendo por amor. Só tô te contando isso pq vi sua conversa com essa moça e fiquei tão triste pq me lembrou tanto eu e as épocas de tortura e sofrimento que eu passei pensando estar sozinha,quando eu mesma estava me isolando do Criador.

      Excluir
    10. A propósito,essa cara da foto e o meu pai. Desculpe,não consegui sair do login dele. Tentei muitas vezes.
      Mas precisa falar isso. Precisa falar isso mais para mim do que pra você. Ficou impossível não me identificar com seus questionamentos a respeito do caráter e da existência de Deus, e a exigência da existência de um mundo perfeito que possa validar a Sua existência e/ou a veracidade das Seu amor e bondade. Num mundo tão duro,cruel e solitário como acreditar em bondade,amor e companhia de um Ser que dizem ser isso tudo ,mas não conseguimos vê-lo.
      E quanto aos intermediários,não os despreze. Deus fala através de nós é através dos outros. Nem todas as respostas virão em sua mente. Deus conhece nossa constituição. Fazendo um paralelo (confesso,meio bobo), é como se sua mãe chamasse seu melhor amigo pra te dar um toque a respeito de certa coisa pois sabe que seu amigo vai fazer a mensagem chegar de forma mais eficiente em vc. Pode até não fazer efeito na hora,mas vc vai lembrar depois. Isso meio que rolou comigo. Quando meu pai morreu , eu tava numa clínica pra dependentes químicos. Sou alcoólica,filha de um alcoólico. E dois colegas viviam repetindo o que já havia lido na Bíblia antes,"entrega,Joane. Pare de tentar fazer do seu jeito. Sempre impulsivo". Sai da clínica pra o enterro,que ocorreu no dia do meu aniversário. 1 de Julho. E foi uma viagem ,que Deus me perdoe,infernal. Mas lembrei do que aqueles dois estavam martelando na minha cabeça semanas e eu ficando transloucada de raiva:"entrega, entrega". Hahaha. Fiquei uma arara azul na hora. Sem saber como fazer isso, tentei. O trânsito estava parado. Minha cabeça tentou barganhar com Deus. "Vc vai fazer o trânsito andar mais rápido? "
      "Não,mas vou te dar condições de suportar essa viagem sem querer sair carro a essa hora da noite e ir lá na frente protestar e reclamar ,pq não é justo deixar seus primos preocupados. E não é assim que se resolve as coisas".
      Ele até usa intermediários. Por favor, tente não ser tão orgulhoso em relação a isso, como se fosse absurdo ou ofensa. Todos somos instrumentos de Deus. Embora Ele não precise de nós,pois tem poder pra fazer tudo sozinho,escolheu contar conosco é nós comissionou a cuidarmos uns dos outros. Mas sei que vai chegar uma hora que você ser mais fácil ouvir a voz de Deus. Pois sim,ainda tenho problemas com isso. Pq questiono muito. E não é que Deus quer que não usemos nossas capacidades racionais. É que é preciso confiar , ter a fé de uma criança que nunca pergunta como os pais vão conseguir resolver o que parece irresoluto. Ela apenas confia que os pais vão resolver e pronto. E nem sempre é fácil pra mim fazer isso.
      Minha intenção é só mostrar a você que não é impossível que Deus venha a se revelar a você. Mas como Ele faz isso é algo tão pessoal, íntimo. Portanto nunca será da mesma forma. Não tem fórmula mágica,não tem um velhinho barbudo que vai descer aqui e falar "Oi,filho", não tem nada disso. E nem sempre é um processo relâmpago.
      A ajuda só vem quando se está realmente disposto a recebê-la. Especialmente se ela não parecer fazer sentido nenhum.
      Abraços.
      Que você encontre seu caminho. E que seja bom pra vc.
      Joane Farias Nogueira

      Excluir
  10. Um bom complemento do raciocínio utilizado aqui é a constante utilização da expressão "quatro cantos da terra", encontrada, por exemplo, no livro de Apocalipse, dando a edeia de que a terra era chata (uma esfera não possui cantos, óbvio), e olha que João afirmou ter, literalmente (não nestes termos), visto os quatro anjos nos quatro cantos da terra, na visão dada por Jesus, afastando o argumento de que poderia ser uma metáfora.

    ResponderExcluir
  11. Hoje na sala, meu professor falou da bíblia (tema da matéria que é bom, nada) Aí ele citou “Ele é o que está assentado sobre a "redondeza" da terra[...]" e quis dar a entender para gente que Isaías já sabia que a terra era esférica) . Tenho certeza que os meus colegas de sala se encantaram mais ainda com a merda da bíblia.
    Como eu não estava preparada para contrariá-lo, fiquei quieta, ai que ódio! Agora já foi...

    ResponderExcluir
  12. Que foda, hein garota. Mas mesmo seu professor dizendo sobre "redondeza" da Terra, isso não faz dela uma esfera. Um prato raso também tem "redondeza".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Através de leis da física e da filosofia, pesquisador polonês Michael Keller mostra que Deus existe e ganha um dos mais cobiçados prêmios. Ele montou a sua metodologia a partir do chamado “Deus dos cientistas”: o big bang, a grande explosão de um átomo primordial que teria originado tudo aquilo que compõe o universo.

      Como um seminarista adolescente que se sente culpado quando sua mente se divide, por exemplo, entre o chamamento para o prazer da carne e a vocação para o prazer do espírito, o polonês Michael Keller se amargurava quando tentava responder à questão da origem do universo através de um ou de outro ramo de seu conhecimento – ou seja, sentia culpa.

      Ocorre, porém, que Keller não é um menino, mas sim um dos mais conceituados cientistas no campo da cosmologia e, igualmente, um dos mais renomados teólogos de seu país. Entre o pragmatismo científico e a devoção pela religião, ele decidiu fixar esses seus dois olhares sobre a questão da origem de todas as coisas: pôs a ciência a serviço de Deus e Deus a serviço da ciência. Desse no que desse, ele fez isso.

      O resultado intelectual é que ele se tornou o pioneiro na formulação de uma nova teoria que começa a ganhar corpo em toda a Europa: a “Teologia da Ciência”. O resultado material é que na semana passada Keller recebeu um dos maiores prêmios em dinheiro já dados em Nova York pela Fundação Templeton, instituição que reúne pesquisadores de todo o mundo: US$ 1,6 milhão.

      O que é a “Teologia da Ciência”? Em poucas palavras, ela se define assim: a ciência encontrou Deus. E a isso Keller chegou, fazendo- se aqui uma comparação com a medicina, valendo-se do que se chama diagnóstico por exclusão: quando uma doença não preenche os requisitos para as mais diversas enfermidades já conhecidas, não é por isso que ela deixa de ser uma doença. De volta agora à questão da formação do universo, há perguntas que a ciência não responde, mas o universo está aqui e nós, nele. Nesse “buraco negro” entra Deus.

      Segundo Keller, apesar dos nítidos avanços no campo da pesquisa sobre a existência humana, continua-se sem saber o principal: quem seria o responsável pela criação do cosmo? Com repercussão no mundo inteiro, o seu estudo e sua coragem em dizer que Deus rege a ciência naquilo que a ciência ainda tateia abrem novos campos de pesquisa. “Por que as leis na natureza são dessa forma? Keller incentivou esse tipo de discussão”, disse a ISTOÉ Eduardo Rodrigues da Cruz, físico e professor de teologia da PUC de São Paulo.

      Keller montou a sua metodologia a partir do chamado “Deus dos cientistas”: o big bang, a grande explosão de um átomo primordial que teria originado tudo aquilo que compõe o universo. “Em todo processo físico há uma seqüência de estados. Um estado precedente é uma causa para outro estado que é seu efeito. E há sempre uma lei física que descreva esse processo”, diz ele. E, em seguida, fustiga de novo o pensamento: “Mas o que existia antes desse átomo primordial?”

      Essas questões, sem respostas pela física, encontram um ponto final na religião – ou seja, encontram Deus. Valendo-se também das ferramentas da física quântica (que estuda, entre outros pontos, a formação de cadeias de átomos) e inspirando-se em questões levantadas no século XVII pelo filósofo Gottfried Wilhelm Leibniz, o cosmólogo Keller mergulha na metáfora desse pensador: imagine, por exemplo, um livro de geometria perpetuamente reproduzido.

      Embora a ciência possa explicar que uma cópia do livro se originou de outra, ela não chega à existência completa, à razão de existir daquele livro ou à razão de ele ter sido escrito. Keller “apazigua” o filósofo: “A ciência nos dá o conhecimento do mundo e a religião nos dá o significado”. Com o prêmio que recebeu, ele anunciou a criação de um instituto de pesquisas. E já escolheu o nome: Centro Copérnico, em homenagem ao filósofo polonês que, sem abrir mão da religião, provou que o Sol é o centro do sistema solar.

      Excluir
    2. acho que ele sabe bem mais que você sobre isso

      Excluir
    3. Lorena, faltou só ele provar QUAL deus existe: o judeu? o cristão? budista? hindú? egípcio? muçulmano? grego? romano?

      Excluir
    4. vc é muito burro mesmo cara, é um completo ignorante, arrogante, teimoso e pelo visto um sábio que se tornou louco a lorena matos te explicou o trem e vc ainda perguntta qual deus o cientista quiz provar que existe. ler os livros sagrados de todas as religiões e compara com o que ela escreveu e depois coloca essa cabeça oca pra pensar um pouco.

      Excluir
    5. Ronaldo, por que tanto rancor nesse coraçãozinho cristão? Por que tanta maledicência? Aliás, os maledicentes não vão pro céu, segundo sua bíblia, ok? O fato é que esse pseudocientista, o Keller, é um padre, católico, portanto, impregnado de sua crença. Ele não prova a existência do deus cristão. Além do mais, o tal prêmio que ele ganhou foi dado por uma universidade cristã. Nada científico, né? Leia: http://ceticismo.net/2008/03/17/padre-cosmologo-provou-que-deus-existe/

      Excluir
    6. ateus tentando matar deus, nunca passaram uma mensagem de amizade, conforto, de companheirismo, de ajudar as pessoas. ao contrario de JESUS.

      Excluir
    7. "ateus tentando matar deus"
      - Não precisa, ele nunca existiu. Tentamos eliminar a crença em deuses.

      "nunca passaram uma mensagem de amizade"
      - Quer um abraço, amigo? Eu te dou. Que carência!
      - VocÊ acha que ateus não têm amigos? haha!
      "de ajudar as pessoas"
      - Já ouviu falar na Angelina Jolie? Ela é embaixadora da ONU e ateia. Eu doo sangue a cada 3 meses. Eu tenho amigos de várias religiões, etnias, cores, sexualidade, etc. E vc, que só pode se relacionar com quem é evangélico, pra não pecar no "jugo desigual"?

      "ao contrario de JESUS."
      - Igual a Jesus, eu não julgo as pessoas pela opção sexual delas ou pela profissão ou crença que elas têm, como os evangélicos fazem.
      - Peraí, cê tá querendo me comparar a Jesus? Nem por tanto. kkk

      Excluir
    8. nao mano vc pode falar com gay prostituta mano todos nos somos pecadores entao somos iguais

      Excluir
  13. Jó 1:7 Perante Deus nem o diabo mente, pois ele sabe que seria em vão, visto a uniciência de Deus. Então questionado ele responde; "estava por aí circulando a terra"... Já viram alguém circular algo que não não seja esférico? O Espirito Santo é muito educado, por isso primeiro vc deve se esvaziar de si, voltar ao ventre gerador, e ser como crianças, desarmado e disposto a aprender com a própria Bíblia, aí depois sim vc se permita a estudar e refuta-la com os apócrifos, gnósticos, heréticos e etc... Porém primeiramente suba na humildade o 1º degrau e faça isso em sua totalidade. Pois, apesar de vc ter um bom poder de síntese é evidente o seu despreparo no conhecimento bíblico teológico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais sobre o "pesquisador" padre polonês http://ceticismo.net/2008/03/17/padre-cosmologo-provou-que-deus-existe/

      Excluir
  14. Querido anônimo, eu circulo uma praça, eu faço um círculo numa folha de papel com um lápis. Com meu carro, poço circular a cidade. Círculo não é esfera. É apenas algo redondo. Você diz pra ser como criança pra acreditar no seu deus. É bem assim que cristãos são: crianças. Acreditam em tudo que os "adultos" lhes dizem. Até em papai noel e coelhinho da páscoa. Cresça, amigo. Cresça! Só porque discordo da bíblia não quer dizer que sou herético ou apócrifo. Aliás, pros hindús, budistas e muçulmanos, os hereges são os cristãos. Cristãos, sejam mais humildes para ter mais conhecimento do Alcorão e do Baghavad Gitá. Aliás, sejam mais humildes e entendam primeiramente sua bíblia, pois se todos entendessem igualmente, não haveria tantas subdenominações cristãs, cada uma com sua própria interpretação.

    ResponderExcluir
  15. E outra, se nem o diabo mente pra deus, então deus já sabia que o diabo iria traí-lo e MESMO ASSIM se deixou ser traído para que o diabo pudesse espalhar o mal no mundo??????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A resposta para isso é simples, Deus não quer que ninguém sirva a Ele por medo...Seria contraria a natureza de Deus pois ele é amor, se Ele matasse o diabo ou nem criasse ele estaria indo contra a sua própria natureza. Ou seja seria um Deus manipulador e tirano. Pense bem sobre isso.

      Excluir
    2. "Deus não quer que ninguém sirva a Ele por medo"
      - Então por que diz que vai mandar pro inferno pra sofrer pela eternidade quem não crer nele?
      - Então por que a bíblia diz que devemos temer a deus? Temer é ter medo!

      "ele é amor"
      - Se ele nos ama, então que mande todo mundo pro céu.
      - Se ele nos ama, por que nos deixa sofrer?
      - Ele diz que também faz o mal (Isaias 45:7) e as trevas (Lamentações 8:38).

      "se Ele matasse o diabo ou nem criasse ele estaria indo contra a sua própria natureza"
      - Não estaria, pois ele existia muito antes de o diabo existir. Nessa época, quando o diabo não existia, deus era contra sua natureza?
      - Que natureza divina é essa de um ser que cria seu inimigo e não acaba com ele de uma vez, deixando a humanidade perecer nas mãos desse inimigo?
      - Seria uma natureza fraca, que não consegue destruir o diabo criado por ele mesmo?
      - Se ele prega tanto o perdão, por que não dá o exemplo e perdoa o diabo?
      - Então a natureza divina é criar o manter o diabo? Que merda de natureza, hein...

      "seria um Deus manipulador e tirano."
      - Mas é exatamente isso que ele é ao ameaçar com o fogo eterno do inferno qualquer um que ousar discordar dele.

      Excluir
    3. It is he sitteth upon the circle of the Earth....Isa 40:22
      ...I was there, when HE set a compass upon the face of the deep. Prov. 8:27

      Excluir
    4. It is he sitteth upon the circle of the Earth....Isa 40:22
      ...I was there, when HE set a compass upon the face of the deep. Prov. 8:27

      Excluir
  16. 1. ARGUMENTO COSMOLÓGICO (ou DA PRIMEIRA CAUSA)
    (1) Se eu digo que algo precisa ter uma causa, esse algo tem uma causa.
    (2) Eu digo que o universo precisa ter uma causa.
    (3) Portanto, o universo tem uma causa.
    (4) Portanto, Deus existe.

    2. ARGUMENTO TRANSCENDENTAL (ou PRESSUPOSITIVO)
    (1) Deus existe.
    (2) Se Deus existe, então se Deus existe a razão existe.
    (2) A razão existe.
    (3) Portanto, Deus existe.

    3. ARGUMENTO ONTOLÓGICO (I)
    (1) Eu defino Deus como sendo X.
    (2) Como eu consigo conceber X, X tem de existir.
    (3) Portanto, Deus existe.

    4. ARGUMENTO ONTOLÓGICO (II)
    (1) Eu consigo conceber um Deus perfeito.
    (2) Uma das características da perfeição é a existência.
    (3) Portanto, Deus existe.

    5. ARGUMENTO ONTOLÓGICO MODAL
    (1) Deus existe.
    (2) Deus, existindo, ou é necessário ou desnecessário.
    (3) Deus não é desnecessário
    (4) Portanto, Deus existe.

    6. ARGUMENTO TELEOLÓGICO
    (1) Veja só o planeta/universo/rinoceronte. Não é complexo?
    (2) Só Deus poderia tê-los feito tão complexos.
    (3) Portanto, Deus existe.

    7. ARGUMENTO PELA BELEZA (ou ARGUMENTO TELEOLÓGICO II)
    (1) Aquele bebê/pôr do sol/flor/árvore não é belo?
    (2) Só Deus poderia tê-los feito tão belos.
    (3) Portanto, Deus existe.

    8. ARGUMENTO DOS MILAGRES
    (1) Minha tia tinha câncer.
    (2) Os médicos deram a ela todos aqueles tratamentos horríveis.
    (3) Minha tia rezou para Deus e agora ela não tem câncer.
    (4) Portanto, Deus existe.

    9. ARGUMENTO MORAL (I)
    (1) O fulano X, que todos sabem era ateu, era moralmente inferior ao resto de nós.
    (2) Portanto, Deus existe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já refutei todos os argumentos do Craig neste post: http://ateuignorante.blogspot.com.br/2013/01/william-craig-e-suas-falacias-que-ele.html

      Excluir
    2. também tem o argumento ontologico de alvin platinga e ontologico de godel, o de godel sinceramente eu não entendo muito, o de alvin platinga até agora não foi refutado por ninguem.

      Excluir
  17. Só para deleite... http://pt.scribd.com/doc/7775802/NAO-TENHO-FE-SUFICIENTE-PARA-SER-ATEU

    Outrossim, para mais degustação: https://www.youtube.com/watch?v=ZHxW2y4BEGc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sou agnostico teista, e acredito que quando falam "não tenho fé suficiênte para ser ateu" no sentido que em teoria os ateus só poderiam acreditar na quilo que foi provado porém o ateismo não foi provado, alguns vão falar "ah mais isso é inversão do onus, o ateu não tem que provar nada", porém em um julgamento o onus não fica infinitamente em uma parte, uma vêz apresentado argumentos minímos cabe a contraparte apresentar seus argumentos, também no sentido que seria um apelo a ignorância afirmar que algo é falso só por não ter sido provado nem como falso ou verdadeiro,a fé dos ateus não seria uma fé no sentido religioso mais no sentido de afirmarem com convicção algo que não foi provado como verdade absoluta.

      Excluir
  18. Vamos deixar de "biblioteorias" e vamos a pratica? Isso (link) é porque Deus quis, ou foi mero descuido Dele? Seria obra do diabo? Deus e diabo tem o mesmo poder? Disputam poder? Deus maltrata e mata porque quer dar exemplo ou porque ama demais? Se esse e as doenças são o chamado de Deus, porque os humanos recorrem a ciência para fugir da vontade divina? Seriam todos ateus disfarçados de religiosos? Me ajudem a entender... porque até agora só vejo Blablabismo.
    Nesta imagem os pais e 3 filhos morreram... (Deus é bom, não deixou nenhum para sofrer sozinho) https://www.facebook.com/photo.php?fbid=709113219129943&set=a.246619255379344.56715.128170820557522&type=1&theater

    ResponderExcluir
  19. Meus queridos, na época da Bíblia a geometria não era tão precisa. Não existia, por exemplo, a palavra quadrilátero, logo alguém que quisesse descrever tal forma certamente usaria outra palavra.

    ResponderExcluir
  20. Meus amigos, Jesus falou, "Ide e pregai o evangelho a toda criatura" Vcs já fizeram sua parte, já falou da palavra de Deus, mostrou a verdade, e agora não é com vcs mais.
    Ateu ignorante, que sentir a presença de Deus, peça pra ele mostrar, mas peça de coração aberto. " Eu sem Deus não sou nada, Deus sem mim, sempre será Deus"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida amiga. Ninguém pregou o evangelho aqui. Ninguém conseguiu explicar porque a bíblia diz que a terra é plana e não redonda, como todos sabemos. E qual verdade? A "verdade" da sua crença, baseado no que você crê? Eu é que estou aqui mostrando a verdade. A Terra é redonda. É mais que provado, apesar da sua bíblia dizer que é plana.
      E eu já pedi várias vezes a presença de deus, de coração aberto, e nada aconteceu.
      " Eu sem Deus continuo sendo eu,e melhor, pois não tenho medo de ir pro inferno se não obedecer a bíblia. Já deus sem mim não é nada, pois se todo mundo deixar de crer, o objeto de adoração deixa de existir na mente de quem antes acreditava".

      Excluir
  21. Da mesma forma que vc não crê em Deus, por falta de provas, eu também não acredito em ateus por não conseguirem provar a inexistência de um Criador...Escolham em quem querem crer e fim de papo...Em Deus ou nos ateus...Na hora da morte saberemos quem fez a melhor escolha...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido anônimo, seus argumentos são muito fáceis de serem rebatidos. Vejamos:

      "Da mesma forma que vc não crê em Deus, por falta de provas, eu também não acredito em ateus por não conseguirem provar a inexistência de um Criador"
      - É impossível provar a inexistência de qualquer coisa. Você consegue provar a inexistência de unicórnios e duendes? Você consegue provar a inexistência de Shiva, Krhisna, Buda, Jah e Alá? Isso significa que esses outros seres mitológicos existem? A bíblia fala de um dragão com sete cabeças e 11 chifres. Dragões existem? É possível provar a inexistência deles?
      - Desculpe, mas a Ciência já provou a inexistência do deus judaico-cristão. O big bang é um fato comprovado. Joga no Google.

      "Escolham em quem querem crer"
      - Não é questão de escolha. É racionalidade. Se algo existe, que se prove sua existência. Caso contrário, não existe. É tão simples. Se você escolheu um deus pra crer, significa que outros deuses existem e você escolheu no "uni-duni-tê"?

      "e fim de papo."
      - Falácia do Pombo Enxadrista?

      "Em Deus ou nos ateus"
      - Só há essas duas opções? E os outros vários deuses das outras várias religiões?

      "Na hora da morte saberemos quem fez a melhor escolha."
      - De novo você tratando a crença como pura questão de sorte, de escolha. Então você só crê em deus pensando na sua vida após a morte? Por puro interesse? Depois da morte NINGUÉM voltou pra contar como é o outro lado, se é que existe o outro lado. Enquanto não se prova que exista o outro lado, não há outro lado. Na hora da morte, todo mundo é igual, independentemente da crença. Simplesmente MORRE!

      Excluir
    2. Parei de ler no "O big bang é um fato comprovado. Joga no Google."

      Obrigado de nada

      Excluir
  22. Se você tem tanta certeza que Ele não existe não se incomode com os cristãos pregando por aí. Ninguém está te obrigando a crer na existência um Deus. E claro isso que você fala é só a revolta pra achar que Ele não te ouvi. Se você tinha tanta certeza que Ele não existia porque tentou se comunicar com Ele? Eu sempre tive certeza que Fada dos Dentes não xisto a então nunca coloquei dente em baixo do travesseiro. Entendeu? E claro você admitiu que a bíblia foi escrita por mais de 40 autores e nem percebeu que ela não se contradiz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "não se incomode com os cristãos pregando por aí"
      - No dia em que os cristãos não se incomodarem com os direitos dos homossexuais, das mulheres que desejam abortar, com os crentes das outras religiões, com os descrentes, com a laicidade do Estado, aí eu não me incomodarei com os cristãos. Aliás, eles que preguem em suas igrejas, e não "por aí".

      "Ninguém está te obrigando a crer na existência um Deus."
      - Só me ameaçando com o fogo eterno do inferno se eu não crer. Fora outros tipos de preconceitos e ausência de direitos.

      "Se você tinha tanta certeza que Ele não existia porque tentou se comunicar com Ele?"
      - Foi um momento de fraqueza. E nada aconteceu.

      "Eu sempre tive certeza que Fada dos Dentes não existia"
      - E papai noel? E coelhinho da páscoa? Nem quando era criança?

      "você admitiu que a bíblia foi escrita por mais de 40 autores"
      - É só a realidade dos fatos, independentemente de eu admitir ou não.

      "nem percebeu que ela não se contradiz."
      - Claro que se contradiz. Este blog está cheio das contradições da bíblia. Quer alguns exemplos? Leia este post:
      http://ateuignorante.blogspot.com.br/2011/09/incongruencias-biblicas-parte-i.html

      E este:
      http://ateuignorante.blogspot.com.br/2012/12/show-de-perguntas-contradicoes-da-biblia.html

      Excluir
    2. "Ninguém está te obrigando a crer na existência um Deus."
      - Só me ameaçando com o fogo eterno do inferno se eu não crer. Fora outros tipos de preconceitos e ausência de direitos.

      Mas você não precisa se preocupar com isso, já que não existe deus e inferno e diabo e afins né?

      Contra fatos não à argumentos, o nome do seu blog já indica que não deveria nem existir debates por aqui.

      Ateu que se prese não precisa discutir nada, não acredita, e não está nem aí para o "conto de fadas" dos outros. Simples assim :D

      Excluir
    3. Não, ateu não é assim ateu também se preocupa com os outros. Ja os cristãos na sua maioria estão a barganhar seu ticket para o paraíso sem ao menos se preocupar com quem vai para o inferno depois da ultima sentença.

      Excluir
  23. Deus existe sim amigo, busque-o e o encontrará, a Bíblia diz que aquele que vem a mim de modo algum eu o lançarei fora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se existe, cadê ele? Já busquei várias vezes e não o achei. Vai ver, se ele existir, ele quer que eu seja ateu.
      Jah existe sim amigo. Busque-o e o encontrará. O livro sagrado do rastafarianismo, Kebra Nagast, diz que quem buscar Jah, fumar um baseado e ouvir reggae, encontrará Jah!!! ♫Legalizeee...♫

      Excluir
    2. Quantas vezes nós procuramos algo e não encontramos? Sabe porque? Procuramos no lugar errado. E isso não é diferente com Deus. A Bíblia diz que quando buscarmos Deus de todo nosso coração o encontraremos. Isso me diz o seguinte, buscar de todo o coração significa colocar Ele como prioridade, dar atenção para um Deus que está perto e não longe como muitos pensam, Ele não vai invadir a tua vida sem que tu abra a porta e o convide. Deus não está nas atitudes de homens, não está nas convicções dos homens, nós não vamos encontrar Deus se buscarmos vê-lo e senti-lo através de outra pessoa, nós podemos ver sim atitudes transformadas, mas a presença dEle só vai se manifestar quando nós abrimos o coração, sem resistência, sem medo, e o convidar-mos para entrar. Nós podemos ter um relação intima com Deus, mas para isso precisamos abandonar essas manias metódicas, Deus é simples e não nos força a nada, ele quer uma relação intima de amizade com alguém que possa corresponder pelo que senti em relação a Ele, não por que foi programado para isso, por isso somos assim, caso contrário não existiria seres humanos, mas sim robos. Um abraço, e espero que você possa ser feliz encontrando a Deus e que através disso sejam respondidas todas as suas dúvidas.

      Excluir
    3. "Quantas vezes nós procuramos algo e não encontramos? Sabe porque?"
      - Por que o que procuramos não existe pode ser uma opção.

      "Procuramos no lugar errado."
      - Mas deus não é onipresente?
      - Aonde devo procurá-lo então?
      - Ele se esconde tão bem assim?

      "A Bíblia diz que quando buscarmos Deus de todo nosso coração o encontraremos."
      - Eu juro que já o procurei de todo o coração e mesmo assim não o encontrei.

      "Ele não vai invadir a tua vida sem que tu abra a porta e o convide."
      - Já o convidei, mas ele não entrou.

      "a presença dEle só vai se manifestar quando nós abrimos o coração"
      - Já abri e nada aconteceu, infelizmente.

      "Deus é simples e não nos força a nada"
      - Força sim. Força a crer nele e bajulá-lo pra ir pro céu, caso contrário, vamos pro inferno.

      "ele quer uma relação intima de amizade"
      - Quando eu quero ser amigo de alguém, eu faço por onde. Não fico me escondendo dessa pessoa.

      "espero que você possa ser feliz encontrando a Deus"
      - Mas eu já sou feliz sem deus. Seja também! Felicidade é de dentro pra fora e não o contrário.

      Excluir
  24. Deixa eu te fazer algumas perguntas: vc já foi cristão ou outra religião qualquer. Qual?qual o objetivo do seu blog? do seu objetivo pessoal é informação ou autoafirmação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondendo: sim, já fui cristão. Já fui católico e já fui luterano. Até espírita já tentei ser. O objetivo do blog é trocar uma ideia sobre a bíblia, sobre fé, sobre religiões, etc. Mas está cada vez mais difícil, viu... depois eu é que sou o ignorante.

      Excluir
  25. Você é um ignorante! Refuta a palavra de Deus assim como os farisesus refutavam os ensinamentos de Cristo. A Bíblia já falava realmente que a Terra era redonda, que é suspensa sobre o nada, e sobre o sistema da chuva muito antes do homem descobrir. Deus criou o universo, e sabe mais que nós. E a Bíblia fala também sobre o que vai acontecer com as pessoas que renegam a palavra de Deus. Deveria estudar primeiro para depois opinar. Não se dá opinião sem ter conhecimento nenhum. Até mesmo os cientistas que ridicularizavam a Bíblia foram obrigados a concordar com ela. Quem contesta a Biblia contesta a Deus e a Cristo e apoia o maior contestador de Deus que é Satanás o diabo, a Bíblia fala que Deus irá destruí-lo juntamente com todos os que o apoiam por renegar a palavra de Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, ai. Lá vamos nós de novo. Santa ignorância!

      "Você refuta a palavra de Deus assim como os farisesus refutavam os ensinamentos de Cristo"
      - Você é que descontextualiza a palavra de Jesus assim como os católicos fizeram por séculos.

      "A Bíblia já falava realmente que a Terra era redonda"
      - Em qual versículo mais especificamente? Porque os versículos que citei aqui falam que a Terra é plana.

      "que é suspensa sobre o nada"
      - Isso não significa saber que é um globo. Asteróides também estão suspensos sobre o nada.

      "e sobre o sistema da chuva muito antes do homem descobrir"
      - Quais versículos falam do sistema de chuva?
      - Já viu os versículos que falam da receita pra curar lepra? Leia Levítico 14:1-7.

      "a Bíblia fala também sobre o que vai acontecer com as pessoas que renegam a palavra de Deus"
      - O que?
      - O Alcorão diz outra coisa.
      - O Baghavad Gitá diz outra coisa.

      "Deveria estudar primeiro para depois opinar."
      - Você também, pois até agora não provou nada do que escreveu.

      "Não se dá opinião sem ter conhecimento nenhum."
      - É por isso que eu opino. Refute meus argumentos ao invés de me atacar (Falácia Ad Hominem).

      "Até mesmo os cientistas que ridicularizavam a Bíblia foram obrigados a concordar com ela."
      - Quais? Sobre o que? Prove o que está escrevendo!

      "Quem contesta a Biblia contesta a Deus e a Cristo"
      - Mas quem disse que o que está na bíblia está correto?
      - Na bíblia diz que morcego é ave e isso é errado. Morcego é mamífero. Não tem como concordar com ela.
      - O que vc escreveu na prova de biologia sobre a origem da vida? Se respondeu o que o professor ensinou, então vc também foi contra a bíblia.

      "apoia o maior contestador de Deus que é Satanás o diabo"
      - Satanás não existe. É apenas o modo do cristão terceirizar a responsabilidade pelas merdas que faz.
      - Não tem meio termo não? Não posso não ser de deus e também não ser do diabo? Que maniqueísmo forçado!

      "a Bíblia fala que Deus irá destruí-lo juntamente com todos os que o apoiam por renegar a palavra de Deus."
      - Engraçado. A bíblia também fala que deus é um deus de amor, que perdoa e que manda dar a outra face. Ou ele é tão vingativo assim?
      - Por que deus, que se diz tão onifoderoso, não destruiu o diabo até hoje?
      - Eu não apoio o diabo. Nem deus. Sou tipo uma terceira via...rs
      - Se o diabo me quer com ele pela eternidade, era pra me oferecer coisas bacanas no inferno, e não castigo. Se o diabo me oferece castigo por eu não crer em deus, seria como o Coringa me punir por eu não concordar com o Batman. Viu que não faz sentido?

      Depois eu é que sou o ignorante...aff...

      Excluir
  26. Ah, por fim... Diversas religiões falam a mesma coisa, ou pelo menos coisas muito parecidas com relação a criação do mundo. Se trocam o nome de Deus ou de Adão, faz parte de seus idiomas. Assistam Alienígenas do Passado, eles explicam coisas interessantes também.

    Só pra terem idéia, Jesucristo, Jesus, Yeshua, são nomes diferentes de um mesmo personagem de um mesmo livro. Eu aprendi que o cara que foi assassinado e deu início à primeira guerra foi Francisco Ferdinando. Conhecem a banda Franz Ferninand?

    Se algum anjo (mensageiro em hebraico) ou grupo deles viajaram pela Terra contando a história da criação, e cada canto do mundo desenhou de uma forma, chamou os personagens de nomes doferentes, etc, a verdade é que a história é a mesma. A filosofia da criação, é a mesma, iondependente de religiões. O que leva a crere que alguma mão apertou o interruptor do big bang.

    Por fim, estude um pouco mais sobre a teoria da relatividade de Einstein, que aforma que o tempo é completamente distorcido de acordo com a velocidade e a gravidade, e não queira jamais em falar da idade da Terra ou na criação do mundo em 6 dias, se numa época longinqua era impossivel medir o tempo como ele é hoje, pois o universo estava em expansão, estava com imensa velocidade de expansão, a Terra nem girava ainda... É como vc descobrir o relógio, e na hora que coloca a bateria nele e as engrenagens começam a trabalhar, vc começa a medir o tempo e quer stipular o que foi gasto antes para sua fabricação, quando não havia medição...

    Os 6 dias de trabalho de Deus mais o sétimo de descanso, foram bilhões nos relógios de hoje, meu caro... E não queira, como ser de terceira dimensão, entender a mente de um ser de uma dimensão superior as 11 conhecidas pela física e sua teoria das cordas (Stephen Hawking). nossa mente não será jamais capaz de interpretar o início.

    poderá entender como funcionou o mecanismo. Mas jamais como ele foi criado.

    Passar bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Diversas religiões falam a mesma coisa, ou pelo menos coisas muito parecidas com relação a criação do mundo."
      - Não, não falam. Cada cultura (e não somente religião) tem explicações bem diferentes para o surgimento do mundo. Leia o livro "A Magia da Relidade" ou pesquise no Google por "criacionismo de outras religiões" para saber mais.

      "Se trocam o nome de Deus ou de Adão, faz parte de seus idiomas."
      - Adão? Adão só vale pro deus judaico-cristão, amigo. As mitologias grega, romana e egípcia, por exemplo, têm histórias e personagens completamente diferentes.
      - Qualquer semelhança entre eles, eu poderia entender como um plágio ou uma adaptação para de adequar melhor a cada cultura ou a cada motivação de dominação dos líderes dessas religiões/povos.

      "Assistam Alienígenas do Passado, eles explicam coisas interessantes também."
      - Lá vem você com exoterismo e ainda querendo ser levado a sério.

      "Só pra terem idéia, Jesucristo, Jesus, Yeshua, são nomes diferentes de um mesmo personagem de um mesmo livro."
      - Sim, apenas tradução. Trata-se do mesmo livro, oras.

      "aprendi que o cara que foi assassinado e deu início à primeira guerra foi Francisco Ferdinando. Conhecem a banda Franz Ferninand?"
      - O que isso tem a ver com o assunto? Conheço só "Take Me Out" da banda.

      "Se algum anjo (mensageiro em hebraico)..."
      - Você já parte da premissa errada. "Se" pode ser qualquer coisa. Por exemplo: se meu pai fosse mulher, eu teria duas mães.
      - Você realmente acredita em anjos viajando pelo mundo e contando estórias?

      "a verdade é que a história é a mesma."
      - De novo: não, não é a mesma. Cada cultura tem uma história diferente.

      "O que leva a crer que alguma mão apertou o interruptor do big bang."
      - Peraí: então anjos saem pelo mundo contando estórias sobre a criação, cada cultura interpreta de um jeito, criando religiões. Aí vc deduz que uma mão apertou o interruptor do Big Bang? Caraleo! É tipo: cachorro tem 4 patas. Gato tem 4 patas. Logo, cachorro é gato?

      "estude um pouco mais sobre a teoria da relatividade de Einstein"
      - A não ser que vc seja um físico, sei mais sobre essa teoria do que você.

      "o tempo é completamente distorcido de acordo com a velocidade e a gravidade"
      - Não é completamente distorcido.

      "não queira jamais em falar da idade da Terra ou na criação do mundo em 6 dias"
      - Bem, é o que tá na bíblia. Mais uma mentira desse livro.

      "Os 6 dias de trabalho de Deus mais o sétimo de descanso"
      - Um deus "onifoderoso" jamais se cansaria.
      - E parece que ele tá descansando até hoje, né.

      "entender a mente de um ser de uma dimensão superior as 11 conhecidas pela física"
      - Quem disse que existe um ser de uma dimensão superior?
      - Teoria das Cordas é uma. Teoria-M é outra (a que fala em 10 ou 11 dimensões).
      - As teorias físicas falam do mundo físico, do mundo sub-atômico, e não de "dimensões espirituais", quando se referem a deuses. Não misture as coisas.

      "nossa mente não será jamais capaz de interpretar o início."
      - Quem disse? Por que não?

      Excluir
  27. CLARO, quem nao é crente ou "evangelico', nao pode ter uma visao "ESPIRITUAL", nao sendo crente ou "evangelico', tudo sera visto com os olhos carnais,“Ele respondeu: Não temas, porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles. Orou Eliseu e disse: SENHOR, peço-te que lhe abras os olhos para que veja. O SENHOR abriu os olhos do moço, e ele viu que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu” (II Rs 6:17-18).............tanto blablabla, tanta besteira escrita, no grego diz isso, no hebraico diz aquilo, nessa traduçao fala q é assim, naquela outra é assado .....ufa, que coisa nao é, VAMOs La alguem pode sentar no meio de um disco, de uma pizza, de aro e etc e tal e dali 'VER' as pessoas como gafanhotos?? só seria posivel se estive-se numa posiçao bem elevada, e essa posiçao nao poderia ser um montinho, teria q ser o topo mais alto de todos, portanto ai está a afirmaçao sim, q FOI dito q a "TERRa ERA EM FORMA de BOLA ou ESFERA como queiram, um fato bem recente q pode confirmar, minhas afirmativas (minhas nao, as da BIBLIA), os astronautas quando olharam a terra do espaço, e estavam com uma visao previlegiada e de grande altitude, afirmaram q a terra era AZUL, ou estou errado? PORQUE NAO afirmaram isso em cabo canaveral na Florida ??, porq estavam em um PLANO DE PIZZA(disco, aro, reta e etc) e nesse plano nao poderia ver a REDONDEZA DA TERRA.......e se naquele tempo de isais 40:22, nao tinha navegaçao espacial, ou satelites artificiais, ou onibus espaciais e etc e tal, como poderia afirmar q DEUS via o povo e tudo como pequenos gafanhotos? entao a afirmativa independente da palavra usada como traduçao .......... A TERRA ERA UM GLOBO (ESFERA) e pronto......isso é visao ESPIRITUAL OK??? o resto e MaTERIaL e nao se fala mais nisso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi amado, vc ainda existe? kkk se vc ver esse recado e puder me adicionar no facebook Hérica Barbosa > email do face levitadosenhor7@live.com pra ficar mais facil vc achar , eu to com uma foto de trança , cabeça baixa e mão no coração!!

      Excluir
  28. "quem nao é crente ou evangelico, nao pode ter uma visao ESPIRITUAL"
    - Nem católicos e espíritas, que também se dizem cristãos? Só os crentes? Quem disse isso?
    - Todo crente tem visão espiritual? O que é visão espiritual?

    "do que os que estão com eles"
    - Com eles quem?

    "alguem pode sentar no meio de um disco, de uma pizza, de aro e etc e tal e dali 'VER' as pessoas como gafanhotos?"
    - Não, não pode. Uma pessoa é bem diferente de um gafanhoto.

    "teria q ser o topo mais alto de todos"
    - O topo mais alto de todos é o monte Everest, na China.

    "sim, q FOI dito q a TERRa ERA EM FORMA de BOLA ou ESFERA"
    - Não, não foi dito isso.

    "astronautas quando olharam a terra do espaço, afirmaram q a terra era AZUL"
    - Mas, vista do espaço, ela é azul. Você está comparando astronautas a deus?

    "PORQUE NAO afirmaram isso em cabo canaveral na Florida?"
    - Por que eles não viram com os olhos carnais o quão a Terra era azul. Seus olhos carnais só foram ver isso do espaço, sob outro ponto de vista.

    "nesse plano nao poderia ver a REDONDEZA DA TERRA"
    - A diferença é que a bíblia se diz divinamente inspirada. Se o cara que escreveu na bíblia que a terra era plana tivesse sido realmente inspirado por deus, era pra deus ter soprado pra ele que a Terra era uma esfera e não um disco. Isso só prova que a bíblia não foi divinamente inspirada (ou então nem deus sabia que a Terra era uma esfera).

    "e se naquele tempo de isais 40:22, nao tinha navegaçao espacial, ou satelites artificiais, ou onibus espaciais e etc e tal, como poderia afirmar q DEUS via o povo e tudo como pequenos gafanhotos?"
    - Por que a bíblia diz que deus é onipresente (está em todos os lugares ao mesmo tempo) e não no céu ou num lugar alto olhando a humanidade de longe.

    "A TERRA ERA UM GLOBO (ESFERA) e pronto......isso é visao ESPIRITUAL OK???"
    - Não, não é visão espiritual. É apenas sua forma de interpretar a bíblia para se adequar à afirmação de que ela diz ser a verdade incontestável.

    "o resto e MaTERIaL e nao se fala mais nisso"
    - Falo o tanto que eu quiser. O blog é meu e você não manda em mim.

    ResponderExcluir
  29. Eu acho que você está tratando o autor do texto com os significados e significantes de alguém do século XXI, com os conhecimentos e a língua do século XXI. Você efetivamente possui os conhecimentos necessários para saber o modo de pensar e tratar a língua no contexto da época em que o autor escreveu? Afinal, qual a sua capacitação para tratar dos assuntos linguísticos, antropológicos, históricos, teológicos e até mesmo sociológicos da época? A questão linguística para mim é fundamental, o mero conhecimento do hebraico não é suficiente para uma tradução fidedigna, pelas influências que a língua, em constante mutação, sofre. Onde podemos encontrar a sua capacitação? Desculpe-me, mas é um período onde todos se consideram pesquisadores e detentores do método científico, quero ter a certeza de que não se trata de apenas mais um arrogante, que se vangloria de um conhecimento pequeno, sem a pluralidade e a complexidade que o estudo e a tradução da língua requer, lembrando que ela é multidisciplinar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido anônimo. Não que isso lhe diga respeito mas, sim, sou linguista, antropólogo, historiador e sociólogo (e também jornalista). Só não sou teólogo por questões óbvias.

      Excluir
  30. Meu caro "Ateu Ignorante" [que, aliás, de ignorante nada né], bom dia!
    Primeiro, muito prazer, me chamo Felipe.
    Sinceramente, não li muita coisa no teu blog, apenas isto que está nesta página [e não tudo]. Mas já deu para perceber que você é um cara por deveras inteligente, e sincero em sua opinião, e isso, particularmente, admiro.
    Sou cristão. Adventista do Sétimo dia para ser exato [fazem 7 meses apenas].
    Cresci dentro de igreja evangélica, e hoje estou na Adventista por questões que não convêm falar agora.

    Tenho uma pergunta:
    Você tem certeza de que Deus nunca falou com você?
    Por favor, não me leve a mal, quero dialogar com o maior respeito.
    Cara, se tem uma coisa que eu posso te afirmar, é que Deus ama muito você!
    "Que bosta, mais uma mané me falando isso..." você deve pensar, mas,... é a verdade!
    O Amor de Deus é algo que eu nunca vou conseguir explicar a você, pois eu ainda não entendo!

    Você disse num comentário seu: "Matar não é sinônimo de amor" [não com essas palavras, e estava se referindo ao sacrifício de Jesus]...
    Mas te pergunto, matar não é sinônimo de amor?

    Abraços, e se quiser, segue meu e-mail:
    felipe.parszuto@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, e me desculpe, comentário nada a ver com a postagem que você fez hahaha, da terra redonda na Bíblia.

      Excluir
  31. Olá, Felipe.
    Tudo bem?
    Grato por seu comentário.
    Vamos às respostas...

    "Cresci dentro de igreja evangélica, e hoje estou na Adventista por questões que não convêm falar agora."
    - Tem a ver com não comer porco e guardar o sábado?

    "Você tem certeza de que Deus nunca falou com você?"
    - Não posso ter certeza. Talvez ele tenha falado e eu não ouvi. E você, tem certeza que Jah, Alá, Buda, Shiva ou Khrisna não falou com você? Javé falou com você? O que ele lhe disse? Quantas vezes ele já falou com você? Ele fala português? Tem sotaque? Como é a voz dele? É tipo a do Cid Moreira narrando a bíblia? Ou deus falar é uma metáfora sua?

    "se tem uma coisa que eu posso te afirmar, é que Deus ama muito você! O Amor de Deus é algo que eu nunca vou conseguir explicar a você, pois eu ainda não entendo!"
    - Olha só, se nem você entende o amor de deus, como pode saber que ele ama? Essas duas frases suas não batem uma com a outra. Supondo que ele exista e me ame, que bom. Então tanto faz crer nele ou não. Nos vemos no céu.

    "matar não é sinônimo de amor?"
    - Uai, pra mim não. Pra você é? Você mataria por amor? Que inversão de valores, não? Amor é vida, não morte.

    Abraço e obrigado por participar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah! Obrigado por responder :)

      Vamos às réplicas:
      "- Tem a ver com não comer porco e guardar o sábado?"
      -- Em partes, sim, mas vai mais além do que apenas isso.
      Digamos que muitas das dúvidas que eu tinha me foram respondidas, não com "a instituição", mas com a exegese sobre as Escrituras. Vi também alguns posts seus no blog sobre a "Lei do Antigo Testamento", que muitos dizem ter sido abolida; este foi também um dos porquês.

      "- Não posso ter certeza. Talvez ele tenha falado e eu não ouvi. E você, tem certeza que Jah, Alá, Buda, Shiva ou Khrisna não falou com você? Javé falou com você? O que ele lhe disse? Quantas vezes ele já falou com você? Ele fala português? Tem sotaque? Como é a voz dele? É tipo a do Cid Moreira narrando a bíblia? Ou deus falar é uma metáfora sua?"
      -- Bom, se esses caras aí já falaram comigo, acho que não. Se já, nunca me disseram o nome.
      Se Javé falou comigo? Claro!
      "Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?
      Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras." João 14:9-10
      [Haha, por ironia, meu nome também é {Felipe}]
      Não apenas por Jesus, mas toda a natureza testifica do meu Deus Criador.
      Hahah, e não deve ser igual a do Cid.

      "- Olha só, se nem você entende o amor de deus, como pode saber que ele ama? Essas duas frases suas não batem uma com a outra. Supondo que ele exista e me ame, que bom. Então tanto faz crer nele ou não. Nos vemos no céu."
      -- Então, por favor, me explique amor de mãe.

      "- Uai, pra mim não. Pra você é? Você mataria por amor? Que inversão de valores, não? Amor é vida, não morte."
      -- Não, matar não é sinônimo de amor!
      Mas a morte, ou melhor, o sacrifício de Jesus o foi.
      "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que, deu Seu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crer, não pereça, mas tenha a vida eterna."
      João 3:16

      Posso te falar uma coisa que vai te deixar feliz?
      Nem tudo o que você me perguntar, eu vou conseguir responder!
      Por quê?
      Simples!
      Para nem tudo na vida há respostas, e
      "As coisas encobertas pertencem ao Senhor nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei." Deuteronômio 29:29

      Abraços, e espero conversarmos mais!

      Excluir
    2. Esqueci de uma coisa:
      "Supondo que ele exista e me ame, que bom. Então tanto faz crer nele ou não. Nos vemos no céu."
      -- Aí já não é bem assim...
      Deus é amor, mas é justiça...
      Dois conceitos difíceis de entender unidos, mas que compõe o caráter de Deus.

      Excluir
    3. Opa! Que bom que voltou, Felipão.

      "com a exegese sobre as Escrituras"
      - Exegese dos adventistas. Repare que cada subdenominação cristã tem uma "exegese" diferente. E muitas vezes conflitante.
      - O que do VT foi abolido e o que do VT ainda vale? Quem definiu isso?

      "Bom, se esses caras aí já falaram comigo, acho que não. Se já, nunca me disseram o nome."
      - Talvez tenham dito e você não abriu seu coração verdadeiramente para ouvi-los.

      "Se Javé falou comigo? Claro!"
      - Mas o que ele falou com você? Você só copiou e colou um versículo. Ele só falou essa única vez com você, por meio desse versículo? Você leu esse versículo ou deus sussurrou esse versículo no seu ouvido? E, de novo, ele fala português? Tem sotaque? Como é a voz dele? Tem voz de homem ou de mulher? De velho ou de novo? E o sotaque?

      "Não apenas por Jesus, mas toda a natureza testifica do meu Deus Criador."
      - Esse argumento pode ser usado por qualquer crente de qualquer crença.

      "Então, por favor, me explique amor de mãe."
      - Bom, a minha mãe tem um jeito de me amar. A sua tem o jeito dela de te amar. Minha mãe tem um jeito de amar meu irmão. E como sabemos que elas nos amam? Pelas atitudes delas. Elas demonstram seu amor por nós. Não dá pra comparar com um deus que não vemos, que matou e mandou matar milhões na bíblia, que deixa o mal nos acontecer. Enfim, você está comparando coisas diferentes, incomparáveis. Ah, eu posso provar que minha mãe existe e ninguém poderá duvidar da existência dela.

      "Mas a morte, ou melhor, o sacrifício de Jesus o foi."
      - Não, não foi. Jesus morreu por uma sequência de vários acontecimentos: era um agitador cultural da época e, como todo agitador nos tempos do império, era condenado à morte. Judas o traiu. Paulo o negou. Fariseus soltaram Barrabás. Pilatos lavou as mãos, etc. Se qualquer um desses fatores tivesse sido alterado, talvez Jesus não tivesse morrido. E, se morreu, não pode ser chamado de deus, pois deuses não podem morrer. Mas aí vc vai dizer que ele ressuscitou. Mas fez o que depois que ressuscitou? Nada! Não continuou vivendo entre nós. Simplesmente foi pro céu, como todo crente acha que vai. Logo, não adiantou nada ter "morrido" ou tudo não passou de uma pegadinha do Mallandro. Logo, nenhum pecado foi remido, pois ele não ficou morto, não foi sacrifício algum. A mandinga se desfez. Agora eu te pergunto: não bastaria deus falar "galera, tão perdoados", ao invés de matar o próprio filho? (ou fazer todo aquele teatrinho).

      Excluir
    4. "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que, deu Seu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crer, não pereça, mas tenha a vida eterna." João 3:16
      - De novo vc com versículos soltos. Esse papo de vida eterna é coisa de Crepúsculo. Estória de vampiro. Vem da nossa dificuldade de lidar com a finitude da vida. Vida eterna deve ser a coisa mais chata do mundo. Imagine um brigadeiro que não acabe. Um livro sem final. A graça das coisas está no gostinho de quero mais. Na finitude. É o que dá sentido a vida: saber que ela acaba.

      "As coisas encobertas pertencem ao Senhor nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei." Deuteronômio 29:29
      - Se fôssemos seguir este versículo à risca, jamais teríamos avanços científicos, pois a grande maioria dos fenômenos da natureza é invisível aos nossos limitados olhos humanos. Ao invés de esperar revelação, a curiosidade humana corre atrás, pesquisa, descobre, cria e transforma o mundo.

      "Deus é amor, mas é justiça..."
      - Taí dois conceitos que não batem. Ou ele é benevolente ou é justo. Ser benevolente é perdoar. Ser justo é punir. Ou ele perdoa ou ele pune. E, se ele realmente for justo, vai me perdoar por entender que, se ele realmente quisesse que eu acreditasse nele, ele se revelaria para mim. Como ele não se revelou, me dá todo o direito de não crer nele. E como ele não me explica várias dúvidas bíblicas que tenho, ele também me dá o direito de discordar dele, isso se tudo o que estiver na bíblia realmente for verdade. Vai saber...

      - Qual o problema com a carne de porco, o camarão e os peixes sem escama?

      Excluir
    5. Claro que voltei! Já falei que gostei de conversar com você :)

      Vamos por partes.... [se eu demorar, é porque estou no meu serviço e as vezes apura aqui, aí não posso escrever tudo de uma vez... mas vou responder tudo...]

      "Exegese dos adventistas. Repare que cada subdenominação cristã tem uma "exegese" diferente. E muitas vezes conflitante."
      -Exatamente por isso que estou na Adventista!
      Tentamos sempre usar a Bíblia toda como base na nossa fé.

      "O que do VT foi abolido e o que do VT ainda vale? Quem definiu isso?"
      -A própria Biblia define isso... outra hora falamos apenas disto pois é muita coisa.

      "Talvez tenham dito e você não abriu seu coração verdadeiramente para ouvi-los."
      - Empatamos então?

      "Mas o que ele falou com você? Você só copiou e colou um versículo. Ele só falou essa única vez com você, por meio desse versículo? Você leu esse versículo ou deus sussurrou esse versículo no seu ouvido? E, de novo, ele fala português? Tem sotaque? Como é a voz dele? Tem voz de homem ou de mulher? De velho ou de novo? E o sotaque?"
      - Sinceramente? esse eu simplesmente li u.u
      Mas talvez você não acredite, mas sim, ele já falou, "audivelmente", comigo, mas essa é uma situação pessoal que não quero expor aqui, e-mail talvez.
      Deus tem sotaque? velho? novo? homem? mulher? fala português?
      Sim, sim, sim, ele fala de acordo com o que teu coração precisa e deixa no momento. Ele fala manso quando precisa, bravo quando precisa, para mim, tem voz masculina, de homem vivido, não velho. Mas é minha concepção. Que tal experimentarmos audivelmente lá com Ele?

      "Esse argumento pode ser usado por qualquer crente de qualquer crença."
      - Bom, a Bíblia diz que Deus é o Criador, eu creio nela.
      Aí então vai da fé da pessoa.
      E sem fé, é impossível agradar a Deus. (Hebreus 11)

      *Quanto ao assunto da mãe, beleza, exemplo não muito bom.
      Realmente, acho que não tenho um exemplo dessa magnitude para te mostrar.
      Afinal, ninguém ama como Deus ama.
      O Livro de Cantares é um bom livro para "imaginar um poquinho" o amor de Deus... mas só um pouquinho...

      E Êxodo também, principalmente o cap. 20...

      Excluir

    6. *Quanto à parte do sacrifício de Jesus [é muita coisa, por isso não copiei], se Ele não houvesse ressuscitado, aí sim, não teria tido valor nenhum, pois "..., se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados. 1 Coríntios 15:17"
      A remissão dos pecados só foi conclusa após a ressurreição.

      "Esse papo de vida eterna é coisa de Crepúsculo. Estória de vampiro. Vem da nossa dificuldade de lidar com a finitude da vida. Vida eterna deve ser a coisa mais chata do mundo. Imagine um brigadeiro que não acabe. Um livro sem final. A graça das coisas está no gostinho de quero mais. Na finitude. É o que dá sentido a vida: saber que ela acaba."
      -Bom meu caro, imaginemos que você esteja certo, e a Biblia errada.
      Morremos agora. Não perdermos nada, certo?
      Imaginemos o contrário.
      Morremos agora. O que você perderia?

      "Se fôssemos seguir este versículo à risca, jamais teríamos avanços científicos, pois a grande maioria dos fenômenos da natureza é invisível aos nossos limitados olhos humanos. Ao invés de esperar revelação, a curiosidade humana corre atrás, pesquisa, descobre, cria e transforma o mundo."
      - Estar "encoberto" significa "não ter explicação".
      Avanço científico é uma maravilha! E deve existir!
      A ideia é que, existem coisas que nunca iremos saber, só na "eternidade".

      "Taí dois conceitos que não batem. Ou ele é benevolente ou é justo. Ser benevolente é perdoar. Ser justo é punir. Ou ele perdoa ou ele pune. E, se ele realmente for justo, vai me perdoar por entender que, se ele realmente quisesse que eu acreditasse nele, ele se revelaria para mim. Como ele não se revelou, me dá todo o direito de não crer nele. E como ele não me explica várias dúvidas bíblicas que tenho, ele também me dá o direito de discordar dele, isso se tudo o que estiver na bíblia realmente for verdade. Vai saber..."
      - Livre arbítrio! Eis a questão!
      Ser amor e ser justo podem muito bem combinar!
      Você ama teu filho, então você corrige ele...
      Sim, realmente, Ele te dá o direito de descordar, Ele nunca vai te obrigar a nada, como também não obrigou Lúcifer a ser fiel a Ele no céu! Cada um escolhe sua maneira...

      "Qual o problema com a carne de porco, o camarão e os peixes sem escama?"
      - Para mim, se Deus falou é ponto final.
      Mas, estudos também já mostram que, comer carne de porco, camarão e afins "pode" vir a causar algum mal.
      Claro, qualquer um pode refutar isso, muitos usam até em medicina, mas para mim, Deus falou tá falado.
      Cada animal, ser, bicho, coisa, foi criado com uma finalidade.
      O porco, o camarão, e afins, foram criados para limpeza, assim como o urubu.
      Desculpe, mas me recuso a comer cocô.

      Excluir
    7. Retificando uma frase minha:
      "A remissão dos pecados só foi conclusa após a ressurreição."
      Não foi concluída ainda.
      Então,
      "A remissão dos pecados só começou a ser conclusa após a ressurreição."
      ;)

      Excluir
  32. Olá Ateu!

    Parabéns!
    Sinceramente você é muito bom argumentador, confesso que dei muitas risadas lendo algumas coisas de alguns leitores acima, é comovente a fé cega que possuem, a mente fechada a um ponto de não verem as enormes contradições científicas e morais da bíblia "sagrada".

    ResponderExcluir
  33. Gostaria de parabeniza-lo pelo blog, e pela paciência com os crentes(bem mais que a minha), ao contrário do que alguns ateus acham, nem todo crente é burro, eles apenas estão errados sobre a Bíblia

    ResponderExcluir
  34. A terra foi feita quadrada dpois puseram num torno p fikar redonda.O disco de pizza depende do anglo k eu vejo ele é plano na horizontal é vertical mais tem fim.Tudo k é redondo tem o seu lado plano.

    ResponderExcluir
  35. amem... estou orando por você... toda esta explanação ´só confirma ainda mais que SIM as escrituras A BÍBLIA... é a PALAVRA DE DEUS....

    ResponderExcluir
  36. amem... estou orando por você... toda esta explanação ´só confirma ainda mais que SIM as escrituras A BÍBLIA... é a PALAVRA DE DEUS....

    ResponderExcluir
  37. Você foi infeliz no seu comentário. Mas acredito que você deve ser inteligente o suficiente para saber que mesmo a terra sendo REDONDA podemos armar uma tenda sobre ela!!! Fazemos isso no nosso cotidiano. A verdade é que a bíblia é a verdadeira palavra de NOSSO Deus. E digo NOSSO pq mesmo que você não queira aceitá-lo Ele é Deus sobre você e sobre todo o universo, e isso ninguém poderá mudar, nenhuma teorias inertes apagará o poder do NOSSO DEUS! Muitas pessoas teimam em dizer que é fruto do nada, mas esse "nada" elas não sabem esconder, Ele existe, Ele é Deus!!!

    ResponderExcluir
  38. Boa tarde! Tenho 17 anos, sou pregadora da palavra no movimento rcc renovação carismática católica! Vim aqui a fim de estudar quando li o título do assunto, sou Cristã assumida, procuro estudar teorias e leis para refutar o Ateísmo quando me convém, porém deixo meu comentário não pra refutar o ateu que escreveu o conteúdo e nem brigar por ele ser ateu eu não, eu deixo meu comentário parabenizando os comentários que li, Cristãos agindo como Cristãos e com respeito e o ateu da página respeitando a posição dos Cristãos, sem escandalos de ambas as partes...Parabéns Obs o conteúdo na verdade me ajudou em um aspecto mais a favor da bíblia do que contra caso foi a intenção Kkkkkkk mais valeu...fiquem na paz...

    ResponderExcluir
  39. A própria bíblia diz que religião é a correta: "A religião pura e imaculada para com Deus e Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo. Tiago 1:27"
    A bíblia não é um livro normativo, pois se fosse, todos já estariam condenados. A bíblia é um livro exemplificativo que nos conta experiências de pessoas que conseguiram a aprovação de DEUS, sendo que cada um tinha suas peculiaridade, seus defeitos e pecados, mas buscaram a DEUS.
    Hoje vivemos tantos conflitos de interpretação pois a maioria buscam aprovações de padres, pastores mas não de DEUS, querem estar certos perante os homens e se esquecem de DEUS o PAI.
    A verdade é só uma: nascemos perfeitos e para adorar, mas caímos na imperfeição mas ainda temos uma chance: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16"

    E essa é a minha interpretação, minha exegese...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quer dizer que se o próprio vendedor de um produto disser que aquele é o melhor produto, você acredita porque ele disse e acabou?!? Com esse tipo de "pensamento", não é estranho mesmo ver como nascem trocentas denominações cristãs a toda hora... Uma mais certa que a outra. Afinal, se não estivessem "mais certas que as demais", nem teria havido reforma luterana e todo cristão seria católico ou ortodoxo.... Opa! Já era fragmentada lá atrás!!! Se nem os religiosos se entendem, isso é sinal de que nenhum deles está com a verdade, embora todos creiam no mesmo livro e lenda (Jesus divino). Os muçulmanos dizem a mesma coisa, que o Alcorão diz que a religião certa é o Islã... E aí?!?

      Excluir
  40. Visite essa página, e promova um debate lá! http://mundoanalista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  41. Se eu chamar um gafanhoto de grilo ou vice-versa, estaria errado? Chamar um falcão de gavião ou vice-versa? Tecnicamente sim. Mas contextualmente talvez nao. Sem falar da licença poética. Quem estudou um pouco de direito já ouviu a pergunta: qual foi a intenção do legislador? E de interpretações, não isoladas, mas sistemáticas, tiram-se conclusões, formam-se doutrinas e jurisprudências; muitas vezes nem dominantes são. Se eu disser que o Planalto não se pronunciou, vc entenderia? Mas um palácio se pronuncia? Mas vc entende. Vc chamaria caminho ou vereda de corrente? Claro que não! Tem pouca proximidade semântica. Muito menos proximidade do que esfera e círculo, pois aquela deriva deste. Pois é, mas tem um caminho ou vereda que chamam de corrente e todos entendem, ninguém reclama. Agora vejamos: a água percorre um caminho (ou vereda), mas chamam de corrente (talvez com a finalidade de desvincular do termo vereda dos mares em salmos, pra ninguém saber que a Bíblia ja citava isso), mas todos aceitam, e entendem!. O interessante é que o descobridor da vereda dos mares (termo mais correto) era um crente, conhecedor da citação, e algo que muito o instigou a pesquisar foi a citação. Veja como a fé em Deus nos torna preguiçosos! Quando a Bíblia usa um termo com proximidade semântica, é levada a ferro e fogo. Quando a ciência muda termos com razoável distância semântica, ninguém reclama! Mas não se espante: a Bíblia sempre causará crença nos crentes e descrença nos descrentes.

    ResponderExcluir
  42. a terra é plana sim, é fixa ,não se move e não gira em torno do sol! pois se a terra gira em torno do sol,,,, como vemos as estrelas paradas de noite???? vejam esses vídeos e façam o download dele antes que os apaguem! https://www.youtube.com/watch?v=l4tovsMDMdU
    https://www.youtube.com/watch?v=ARm3hxnHHxs
    https://www.youtube.com/watch?v=31p6a__RZDc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa teoria da terra plana já esta pra lá de ultrapassada cara, boa sorte com as estrelas paradas;
      https://www.youtube.com/watch?v=nam90gorcPs

      Excluir
  43. a terra é plana sim, é fixa ,não se move e não gira em torno do sol! pois se a terra gira em torno do sol,,,, como vemos as estrelas paradas de noite???? vejam esses vídeos e façam o download dele antes que os apaguem! https://www.youtube.com/watch?v=l4tovsMDMdU
    https://www.youtube.com/watch?v=ARm3hxnHHxs
    https://www.youtube.com/watch?v=31p6a__RZDc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estrelas paradas? Cara, faz o seguinte... Olha pro céu noturno uma vez na vida. Marca uma estrela. Volte umas 5 horas depois e veja se ela ainda está no mesmo lugar... Burro pra caraleo você, hein, Renan! Deu até vergonha alheia agora.... Nem olhar pra cima e me vir com uma afirmação tapada dessas...

      Excluir
  44. BOM DIA, PESSOAL.
    CADA UM ACREDITA NAQUILO QUE QUER.
    EU SOU CRISTÃO. CREIO INTEIRAMENTE NA BÍBLIA. ELA É TODA INSPIRADA POR DEUS. SOMENTE O ESPIRITO SANTO NOS CONVENCE E NOS ENSINA. SOMOS SERES ESPIRITUAIS,QUE HABITAM EM UM CORPO E POSSUEM UMA ALMA. TEMOS UM VAZIO QUE SOMENTE DEUS PODE PREENCHER. NO MEU CORAÇÃO EU SINTO QUE ESTOU CERTO, MAS NÃO TENHO PODER DE CONVENCER A NINGUÉM. QUANDO MORRERMOS, DESCOBRIREMOS QUEM ESTAVA CERTO OU ERRADO.
    ABRAÇO A TODOS.

    ResponderExcluir
  45. Irmãos. ..ateu=contra Deus. É inútil falar com aqueles que negam a própria mãe. No fundo sabem da verdade mas semeam mentiras.

    ResponderExcluir
  46. Observei em um comentário e concordei não enxerga aquele que não quer ver, se uma pessoa não quer acreditar em algo arruma vários argumentos e pretextos para não crer. Independente de formato da terra ou de erros de traduções ... nada pode convencer melhor uma pessoa da existência de Deus do que uma experiência própria com Ele. E o principal motivo de se buscar essa experiência tem que ser o reconhecimento de que Jesus é o seu único Senhor e salvador da sua vida. Até porque já vi ateus argumentarem contra vários trechos da bíblia, mas sobre os milagres e feitos pelo Senhor Jesus não há argumentos... A vcs Ateus antes de tomarem uma posição de não crer em Deus se tranque no seu quarto rasge seu coração clame pelo Senhor e o Espirito Santo de Deus visitará vcs!
    Essa duvida gerada ai no seu intimo mais profundo sobre fazer isso ou não já é o espirito santo te incomodando ...

    que a graça de Deus pai, paz do Senhor Jesus, e a doce consolação do Espirito Santo estejam com vcs amados...

    ResponderExcluir
  47. Eu também observei uma coisa, Você disse que devemos clamar pelo espírito santo de Deus e assim logo teríamos um encontro com ele, que se aceitássemos a Jesus encontraremos a Deus. Pois bem, eu já fiz tudo isso que você diz e até hoje Deus não se revelou pra mim, o que eu vejo nas igrejas nada mais é que uma lavagem cerebral e que você é PROIBIDO de discordar da palavra. Eu aprendi que a maior religião do mundo é o amor e que se Deus existe (porque não tenho como provar que ele existe mas também não posso provar que ele não existe)jamais saberemos o que ele é.

    ResponderExcluir
  48. Formato circular dá na mesma ao redondo , o nome da page é Ateu Ignorante mesmo

    ResponderExcluir
  49. Formato circular dá na mesma ao redondo , o nome da page é Ateu Ignorante mesmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi?! Círculo é o mesmo que esfera, Bruno da Silva?!? Cara, isso é o mesmo que falar que cu é igual a boca, afinal, ambos são orifícios. Quer dizer, o seu é mesmo...

      Excluir
  50. Ateu, trás a coca cola q me deu fome. Vamos comer essa sua pizza

    ResponderExcluir
  51. Ateu, trás a coca cola q me deu fome. Vamos comer essa sua pizza

    ResponderExcluir
  52. Busque a luz enquanto é tempo https://www.youtube.com/watch?v=28yPwRJae9Y

    Buscai ao senhor em espírito e santidade e ele te revelara que ele é Deus. Não há maquina, nem qualquer tipo de invenção que pode provar a existência de Deus. Buscai com o espírito ao que é espírito.

    Lembrem-se Deus ama a nós todos, ele é misericordioso sim, mas para aqueles que andam na palavra de Deus. Aqueles que andam na verdade e em amor. Deus abençoe a todos. Se arrependa antes que venha o ultimo folego de vida. No cemitério tem velhos, jovens e principalmente não se esqueça que la também tem crianças, o momento para se arrepender tem que ser agora.

    ResponderExcluir
  53. Legal mas a terra é plana e é em circulo, tu prova ao contrário?

    ResponderExcluir
  54. # jesus esta voltando . e a bliblia diz pra nos evitarmos contendas a paz do senhor amo todos vcs e jesus tambem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é o que está assentado sobre o círculo da terra, cujos moradores são para ele como gafanhotos; é ele o que estende os céus como cortina, e os desenrola como tenda, para neles habitar;

      Isaías 40:22
      OBS CIRCULO NÃO É GLOBO.
      É IMPOSSÍVEL ESTENDER UMA CORTINA SOBRE UM GLOBO.

      Excluir
  55. Is. 40:22 - Ele é o que está assentado sobre o círculo da terra, cujos moradores são como gafanhotos; é ele quem estende os céus como cortina e os desenrola como tenda para neles habitar...

    Jó 26:10 - Traçou um círculo à superfície das águas, até aos confins da luz e das trevas.

    Pv. 8.27 - Quando ele preparava os céus, aí estava eu; quando traçava o círculo sobre a face do abismo;

    Os céticos irão dizer que versículos ensinam um conceito de uma Terra plana, circular, igual uma panqueca. Em cada caso, a palavra hebraica para círculo é exatamente a mesma, como diz o dicionário Strong:

    2329. chuwg, khoog,; de H2328; um círculo:--círculo, circuito, compasso.

    E aqui é onde nós alertamos o leitor para outra palavra-conceito chave que falta no hebraico: não havia nenhuma palavra variada para uma "esfera" - um círculo tridimensional. Não que ao hebraico ou qualquer outra língua faltasse o conceito de esfericidade (pois obviamente, eles poderiam ver isto quando, por exemplo, eles comiam romãs no café da manhã!), mas eles simplesmente não criaram uma segunda palavra para isto.

    Alguns podem citar em resposta Is. 22:18: "enrolar-te-á num invólucro e te fará rolar como uma bola para terra espaçosa; ali morrerás, e ali acabarão os carros da tua glória, ó tu, vergonha da casa do teu senhor". A palavra hebraica aqui, porém, é:

    1754. duwr, dure,; de H1752; um círculo, bola:--bola, volta, redondo.

    Esta palavra não dá mais indício de esfericidade que nossa outra palavra, porque em outro versículo, Isaías a usa diferente:

    Is. 29:3 - Acamparei ao derredor de ti, cercar-te-ei com baluartes e levantarei tranqueiras contra ti.

    Obviamente, os soldados não puderam acampar na forma de uma esfera ao redor da cidade! Baseado nisto e outros usos, esta palavra parece estar dizendo um padrão circular em vez de dar referência a uma determinada forma. [N. do T.: A Bíblia de Jerusalém diz bem claro: "Eu te sitiarei como um círculo" e a Vulgata: "estabelecerei ao redor de ti um como um círculo fechado"]

    fonte:http://logoshp.6te.net/bbtpla5.htm

    isso já quebra o seu conceito da palavra circulo, e mais Porventura uma esfera olhada de um ponto nao se assemelha um circulo.

    ResponderExcluir
  56. E se a Terra for plana, em neoateu?

    ResponderExcluir
  57. Quem disse que a terra é redonda é os cientistas e iluminatis que controlam a midia e tudo que nessa insere. Amigo, na verdade você so provou que a Biblia está certa. A terra não é redonda, ela é plana. Sou engenheiro Aeronautico, sou crente e Evangelico, e te afirmo colega. Me envie por e-mail o link de algum site ou alguma empresa que lhe forneça uma simples camera do lugar onde os astronautas estão, por exemplo, pq não existe uma unica imagem, filmagem ou seja la o que for que nao seja uma montagem sobre o espaço? por alguem na estação espacial dos estados unidos nunca fez um video ou uma foto, e enviou para parentes e foi postado no whatsapp, facebook, youtube... por que os foguetes ao invez de irem sempre para cima, eles ficam na horizontal, e sempre tendem a ir para o horizonte no rumo do mar, vai dizer que tanto combustivel de foguete não é o suficiente para leva-lo? tu tem noção do poder de combustão que combustivel de foguete tem? Me mande fotos reais, que nao passou por fotoshop ou qualquer coisa sobre o espaço, astronautas no espaço ou qualquer comprovação real da terra ser redonda.. conversamos depois. Pois minha engenharia é a que mais tem calculo, e tudo nela é FINGINDO QUE ESTAMO NUM PLANETA IDEAL, AMBIENTE IDEAL, GRAVIDADE IDEAL, TUDO é feito em um mundo imaginario e apesar de dizer ser exato temos que refazer calculos milhares e milhares de vezes para fazer uma unica peça de avião? prove pra mim que a biblia ta errada. edilsonet@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é amigo ele acredita na mesma Nasa que usa croma keys https://youtu.be/lV6uI1au8U0
      A mesma Nasa que nunca pisou na lua é disse que pisou https://youtu.be/f3FhfdBuzNU A mesma Nasa que não passa nem da atmosfera baixa da terra https://youtu.be/F8evNN8F5-o

      Excluir
    2. Edilson, se você for engenheiro aeronáutico, deve ser péssimo. Pra começar, a ISS não é dos EUA como você fala... kkkkk.... Burro pra caramba você, hein! Quer provar que a Terra é redonda? É simples. Pegue um barco e dê a volta ao mundo como eu fiz. Depois suba bem alto num dos aviões que você projeta e verá o formato real da Terra. Cara, você refaz os seus cálculos e não entende o que está fazendo?!? Pra que empresa você trabalha que eu JAMAIS subirei num avião no qual você botou o dedo... Explica pra gente como ocorre um eclipse lunar se a Terra é plana?!? Você falar que foguete fica na horizontal é prova de que você não é engenheiro porra nenhuma.

      Excluir
  58. Ja pensaram na possibilidade da Terra e seu formato terem sido apresentada para isaias e os demais como um gráfico 2d? ora, um desenhista para representar uma bola em um papel desenhara ela em 2d,e caberá a quem ver o desenho entender que se trata de uma bola, embora não veja a profundidade... um circulo é admissível de ser um representante 2d de um objeto 3d, que não poderia ser representado de outra maneira na época... se supostamente tivesem tido um visão, do espaço, poderiam ter a mesma convicção de que teve Aleksei Leonov, um dos primeiros astronautas da União Soviética, que descreveu a terra vista do espaço dizendo: "A Terra era pequena, azul clara, e sozinha. E absolutamente redonda. Não creio que sabia o que a palavra redonda significava até ver a Terra do espaço."

    ResponderExcluir
  59. E quem disse que a terra é uma esfera?? A Nasa?? A mesma Nasa que usa croma keys? https://youtu.be/lV6uI1au8U0
    A mesma Nasa que nunca pisou na lua é disse que pisou? https://youtu.be/f3FhfdBuzNU A mesma Nasa que não passa nem da atmosfera baixa da terra? https://youtu.be/F8evNN8F5-o
    A terra é plana seu ateu de merda continue acreditando nas imagens em cgi da nasa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acredito nas imagens de ninguém. Não é preciso crer nisso ou naquilo. Essa é a beleza da ciência. Pegue um barco como eu fiz, dê a volta ao mundo nele. Depois suba num avião bem alto pra ver como a Terra é, sim senhor, ESFÉRICA (embora não seja uma esfera perfeita, claro)!!!!!!! Portanto, levanta essa bunda suja do computador e vá conhecer a REALIDADE!!!!!

      Excluir
  60. Desde criança a gente aprende com nossos pais, professores, avós,tios,etc; a nossa mente está totalmente carregada de doutrinas, regras,leis,medo,curiosidades... Mas quanto a existência do criador! Quem foi ao céu ou ao inferno? De uma coisa estou certo, colhe o que planta! Se alguém faz o mal recebe o mal; se alguém faz o bem recebe o bem, e tenho visto acontecer. Creio na palavra de Deus, do ETERNO. Se a terra não for plana e a Bíblia for um engano ? Então estamos todos perdidos nas garras desse poder mundial que ditam as regras, fazem o que querem. Mas se a Bíblia é verdadeira então podem esperar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem uma coisa, nem outra. Não existe nada eterno no universo e o ser humano não tem condições de comprovar isso. A Terra é redonda, basta dar a volta nela como eu fiz de barco. Também subir num avião pra ver a esfericidade do nosso planeta.

      Excluir

  61. A ironia *Ateu Ignorante* é que você tentando provar aos cristãos que a Bíblia estava errada e não era divinamente inspirada porque a Terra seria redonda... Sem saber *Ateu Ignorante* você provou com a Bíblia que a Terra é Circular e Plana e que portanto a Biblia é divinamente inspirada... Pois a teoria globalista heliocêntrica é falsa como tem se provado atualmente ... E a cosmologia hebraica biblica é a correta.

    Aos cristãos estudem as escrituras sobre este assunto e vejam videos terra-planistas no YouTube principalmente no canal Das Trevas para a Luz, embasado na Biblia (Claro que tem muita besteira no meio terra-planista, assim como as besteiras do *Ateu Ignorante*, que pelo menos assume a sua ignorância).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, pára de falar bosta e acorda! Pega um navio como eu fiz e dê a volta ao mundo. Pegue um avião da FAB, que todo brasileiro tem direito a voar uma vez por ano, e veja lá do alto que a Terra é, sim, redonda e ponto final.

      "a teoria globalista heliocêntrica é falsa como tem se provado atualmente"

      MENTIRA! Não se tem provado isso. De onde tirou tamanha asneira?!?

      Excluir
    2. Cara, pára de falar bosta e acorda! Pega um navio como eu fiz e dê a volta ao mundo. Pegue um avião da FAB, que todo brasileiro tem direito a voar uma vez por ano, e veja lá do alto que a Terra é, sim, redonda e ponto final.

      "a teoria globalista heliocêntrica é falsa como tem se provado atualmente"

      MENTIRA! Não se tem provado isso. De onde tirou tamanha asneira?!?

      Excluir
  62. é a NASA que te engana seu idiota, a escritura afirma que a terra é um plano porque isso é verdade, ou você acredita que o Japão está neste exato momento de cabeça pra baixo???? será mesmo que os japoneses agora em relação a nós estão andando de ponta cabeça???????? isso é burrice e vocês ateus são a massa de manipulação dessa falsa ciência. a terra é plana deixe de ser cego e abra os seus olhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Abra você, seu merda! Pegue um barco e dê a volta ao mundo como eu fiz. Depois você tenta entender isso que comentou, que já está bem explicado. Vê se pára de falar daquilo que não sabe, seu mente fraca!!!!

      Excluir
  63. Amigo, sou cristã e seu estudo fortaleceu mais a minha fé. Estou elaborando um estudo a respeito da terra ser exatamente como está escrito na Bíblia Sagrada e seu estudo foi de grande ajuda, muito obrigado e que Deus, o Criador o abençoe por isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elaborando estudo com base em quê? O único meio é você subir num veículo, avião, balão, sei lá... E ver por si mesmo, com seus próprios olhos, que a Terra é esférica. Caso contrário, como acha possível dar a volta ao mundo de barco?

      Excluir
  64. Não e criando novas polêmicas, mas assim eu pesquisei muito e nao vi ninguém que defende a terra plana dizer algo sobre a gravidade, porque a força gravitacional e um fã importante para um planeta esferico, gostaria de obter resposta. Obrigado desde já

    ResponderExcluir
  65. Já pensou se fosse possível ver a curvatura do Planeta ou Lua durante um Eclipse solar?? kkkkk, rapaz não sei como esse tipo de discussão ainda existe em pleno século 21, tem dúvida...compra um telescópio do mais baratinho e olha pro céu, sem falar no comentário do André Romancini, me digam onde a força gravitacional entra ai nessa terra plana?

    ResponderExcluir
  66. A terra é redonda e ponto final. Que fala que é plana é doente mental.

    ResponderExcluir
  67. Olá,
    Sou cristão e gostaria de expor minha opinião acerca do assunto.

    O termo hebraico se apresenta no texto original da seguinte forma:

    Chuwg:

    1) círculo, circuito, redondeza
    2) abóbada

    Tal definição diferencia do exposto anteriormente apenas no uso da palavra abóbada em vez de cúpula.

    Verificando o significado de abóbada, encontramos:

    Abóbada - substantivo feminino
    1. arq construção arqueada feita de concreto, pedras ou tijolos em forma de cunha, destinada a cobrir um espaço, apoiando-se sobre paredes, pilares ou colunas.
    2. p.ext. qualquer coisa que tenha forma semelhante a um teto curvilíneo.
    3. parte superior do arco da ferradura, oposta à pinça.


    Verificando o significado de cúpula, encontramos:

    Cúpula - substantivo feminino
    1. arq parte interior e côncava de uma abóbada hemisférica ou esferoide.
    2. p.ext. arq parte exterior e convexa desse tipo de abóbada; domo, zimbório.
    3. p.ext. qualquer abóbada ou arremate superior com essa forma.
    4. astr calota metálica rotativa construída na parte superior de um observatório astronômico e/ou meteorológico.

    O significado de ambos os termos mostram de forma clara o entendimento quanto à esfericidade das estruturas nomeadas. Combinando com círculo e redondeza, apontam para uma estrutura não apenas circular, mas também possuidora de uma abóbada ou cúpula, mostrando que não se passava a ideia de uma estrutura plana, mas sim esférica ou globular.
    Assim, o texto hebraico mostra o entendimento de que a terra era esférica.
    Associando essa informação ao restante do versículo, não surge conflito, pois o mesmo apenas mostra que Deus, para quem acredita segundo a Bíblia, é poderoso a tal ponto de criar algo grandioso como o céu com a simplicidade e facilidade de uma pessoa abrindo ou fechando uma cortina, sendo assim uma simples analogia.

    Quanto ao “desenrolar como tenda”, o entendimento dos hebreus era fácil por esta linguagem visto que utilizavam tendas como forma comum de habitação familiar.
    A ideia seria a de uma cobertura estendida sobre nossas cabeças, assim como faz uma tenda. Desta forma, o uso da palavra tenda se refere a Deus criando a Terra como lugar de habitação para a humanidade, fazendo uma analogia simples e prática a fim de permitir um fácil entendimento do texto.

    Abraço a todos!

    ResponderExcluir
  68. Sou Cristão!! A Bíblia não trabalha com ciência natural, esse não é o objetivo dela... Esta passagem é utilizada subjetivamente para referir-se a visão de Deus. Ou seja, Deus vê tudo na Terra, então foi utilizado este termo para que os leitores entendessem melhor a visão de Deus.. Chega ser idiota dizer que a Bíblia fala que a Terra é plana, uma vez que antes do nascimento de Jesus, os filósofos gregos já calculavam o diâmetro dela, dentre outras medições!!

    ResponderExcluir
  69. Não podem deixar de entender que por mais que tenha sido inspirada por Deus, os homens que escreveram a Bíblia eram homens comuns, sem conhecimento científico, usavam expressões para que os povos da época pudessem entender facilmente. Isso em toda a Bíblia. Não quer dizer que estão afirmando que a Terra é plana.

    ResponderExcluir
  70. ateuignorante:: se você olhar uma bola você não vê todas as faces da esfera, a primeira coisa a ver é o contorno da esfera, que é exatamente um CÍRCULO, logo o que se diz em isaías 40:22 está correto, é o círculo da Terra, o contorno dela, a que se refere!!! ISSO SÓ MOSTRA QUE ALÉM DE IGNORANTE E ATEU É BURRO QUE NÃO ENTENDE GEOMETRIA!!!!

    ResponderExcluir
  71. Quem se acha superior a outros, logo é mais ignorante que um analfabeto com todas as suas crendices e que nunca viu o mar.o que eu vi foi comentários, não ao culto ao esclarecimento, mas arrogância.

    ResponderExcluir
  72. Por isso que tudo termina em pizza kkkk tenta fazer os movimentos de rotacão e translação com ela.

    ResponderExcluir
  73. O primeiro erro é tratar a bíblia como um livro científico. A bíblia narra uma história. No princípio podemos ver muitas figuras de linguagem e metáforas, artifícios usados para ajudar na compreensão de algo, no caso estamos ante a criação do universo. Isso é reforçado mais adiante uma vez que Jesus utilizou muitas vezes de metáforas e histórias fictícias para difundir seus ensinamentos. A bíblia narra uma história, para que você e eu possamos entender, da mesma forma que é ensinado ao filho que os bebês surgem da barriga da mãe por que o pai depositou uma semente lá (ou da forma como acabei de fazer). A ciência surge como ferramenta poderosíssima para explicar acontecimentos deste mundo material, e de nenhuma forma descaracteriza a existência divina, muito pelo contrário, evidencia. Através da ciência podemos descobrir os milagres da obra de Deus, e fiquem a vontade para discordar de mim, mas não consigo pensar na figura de um relógio, com toda a sua complexidade, sem a figura de um relojoeiro (mais uma vez, não pude resistir). Por fim, já que gostam tanto de estudos, e é bom mesmo que gostem, aprendam a ler um texto de forma alfabetizada, levando em consideração seu contexto, seu objetivo, sua essência. A bíblia é um livro espiritual e que traz uma mensagem muito maior que o resultado da fórmula "2+2". Estudem todas as ciências, interpretação de texto é uma delas. E paz. Amém.

    ResponderExcluir
  74. A Bíblia deve ser contextualizada.
    Sou cristão e rejeito a teoria da TERRA PLANA por duas razões:

    1°) Pv. 8.27 – "Quando ele preparava os céus, aí estava eu; quando traçava o círculo sobre a face do abismo;"
    Aqui, a palavra hebraica traduzida por 'círculo' pode ser traduzida também por 'redondeza'. E 'ABISMO' é o oceano e não o céu, conforme a cultura hebraica. Logo, dá a entender que a superfície do oceano é arredondada, aos olhos do Criador.

    2°) "Ele é o que está assentado sobre o CÍRCULO da terra, cujos moradores são para ele como gafanhotos; é ele o que estende os céus como cortina, e os desenrola como tenda, para neles habitar". Isaías 40:22.
    Versão ACF (Almeida Corrigida e Fiel) -- a versão mais próxima do original. Observe que nesse texto, 700 a.C., a Bíblia dá a entender, mais uma vez, que a terra tem superfície curvilínea.

    Enfim, alguns dizem que 'o sol se move em torno da terra' com "base" na batalha épica de Josué -- Js.10:12,13. Porém, esse episódio não dá base para se dizer que 'a terra é plana', mas apenas expressa uma linguagem apropriada para a época -- 1300 a.C.


    ResponderExcluir
  75. Tudo q existe segue o mesmo padrão de existência,um átomo possui um núcleo com orbitais, semelhante o universo, em cada cromossomo humano existe aproximadamente 6bilhoes de nucleotideos cada trinca proporciona um aminoácido, se vc olhar cada letra representa mais ou menos 6bits divide 6bilhoes por 6 bits e ve quantas letras existem dentro de cada cromossomo daria um livro de mais de 500 páginas dentro de um cromossomo, em cada pessoa existe uma biblioteca interminável de informações q não existe por acaso, eu escolhi acreditar nesse Deus, não em religião mais em um Deus q enviou seu filho pra morrer por nos em uma cruz pra nos salvar, apenas pesquise e pense nisso te respeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A bíblia contém oq e necessário e não tudo da criação,a bíblia não é um artigo cientifico, éla existe para exemplo e aprendizagem eu hoje compreendendo a ciência afirmo q acredito ainda mais nesse Deus, respeito os ateus pq não são enganados por qualquer movimento eles pensam,mas, eu te digo irmão existem muitas provas desse Deus,quando Deus diz q o céu se desenrola não podemos comparar com o que conhecemos isso não é algo compreensível para nós o escritor tenta explicar sem ter palavras por sua falta de compreensão,análise os textos entendendo q toda a bíblia e a fiel palavra de Deus, q existe todo tipo de relatos e diálogos para nossa compreensão. Se vc depois quiser cv comigo sobre essas questões teria o maior prazer em cv sobre a bíblia e.a.ciencia .

      Excluir
  76. Todo mundo fala que a terra é redonda, é só modo de dizer.

    ResponderExcluir
  77. Os escribas e letrados que escreveram as Escrituras Sagradas usavam do seu limitado vocabulário para descrever as coisas ou fenômenos da Terra, fora que não tinham a tecnologia que temos hoje... Discutir isso é tolice... A Terra é um globo e acabou... se fosse plana, muitas coisas seriam explicadas com magia.

    ResponderExcluir
  78. 99% dos que comentam ai em cima não conhece 5% da bíblia e escrevem muita besteira. são Boçais e sem intelecto para uma discussão razoável.

    ResponderExcluir
  79. Boa noite, amigos! Eu indico pra todos vocês um livro do Dr. Rodrigo Silva.
    Descrição
    Participar de uma escavação arqueológica é uma experiência que traz muita emoção. É como abrir um velho baú e encontrar fotografias e objetos de alguém que você ama, mas que há muito tempo não vê. Moedas, lâmpadas e cacos de cerâmica são apenas algumas dessas lembranças que nos fazem recordar a história bíblica e sentir o quanto ela é real. Mas a arqueologia vai além da aventura. É a ciência que tempo por objetivo recuperar o ambiente histórico e a cultura dos povos antigos através de escavações e do estudo de documentos por eles deixados. Este livro trata de modo epecial da arqueologia do Oriente Médio, que tem contribuído para o estudo da Bíblia e a confirmação de muitas histórias nelas reunidas. O equilíbrio adequado entre o rigor científico e a emoção das descobertas, que o autor narra em detalhes porque ele mesmo participa do trabalho de campo, faz deste livro uma leitura tão deliciosa quanto informativa.

    ResponderExcluir
  80. Fé não se prova, fé se experimenta. Se você prova uma fé ela deixa de ser uma fé.

    ResponderExcluir
  81. Nao interessa como foi traduzido, mas como está no original. A palavra hebraica khûg (חוּג) significa esfera, e o estudo linguístico dos idiomas semíticos comprova que outras palavras com sonoridade semelhante sempre foram utilizadas para designar objetos esféricos.

    ResponderExcluir
  82. Como eu disse, segundo estudos linguísticos dos idiomas semíticos, palavras foneticamente semelhantes à hebraica khûg denotam objetos esféricos. Mas, MESMO QUE o sentido fosse de algo circular, não seria prova de nada:
    1° - Porque no nosso dia-a-dia usamos palavras com sentido de círculo para denotar objetos que não são planos. Ex.: disco voador. Além disso, Deus "enxerga" a terra como um todo, devido à sua onisciência. Logo, ele jamais veria a Terra da mesma maneira que nós (seres com senso espacial tridimensional), caso contrário, ele perderia 50% de perspectiva.
    2° - A Bíblia não está preocupada em ser cientificamente validável, mas muito mais em responder questões existenciais, espirituais, emocionais e morais. Você acha que um ser com Q.I. de um bilhão (só para não dizer infinito), que criou as leis da física, o mundo subatômico, a bioquímica dos processos celulares, os quasares, as galáxias, está preocupado com as pomposidades do rigor científico? Se ele quiser ele cria um ornitorrinco, sem ter que dar satisfação para taxológo nenhum, e pronto. Simples assim. Ele se abaixa para falar com os humanos de maneira que eles o entendam, mas alguns arrogantemente dizem: "Ele não pode ser Deus para falar dessa maneira.". Mas ele não vai deixar de falar com aquele que o está entendendo e cujo coração está se enchendo de vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernando, grato por sua participação.
      Vamos lá!
      Eu tô careca de saber que a Terra é uma esfera. Quem não tá muito certo disso são alguns religiosos (que dizem se basear na bíblia). Logo, discuta isso com eles, não comigo.

      "Deus "enxerga" a terra como um todo, devido à sua onisciência"
      - Se ele fosse onisciente, ele saberia que Eva iria comer a maçã. Ele saberia que Jesus seria traído por Judas (e, se soubesse antes, não poderia ser considerado traição, já que traição é algo que fazem com a gente sem a gente saber). Ele saberia da fé de Abraão (logo, não precisaria pedir pra ele matar o próprio filho pra provar nada). Entre vários outros exemplos...

      "A Bíblia não está preocupada em ser cientificamente validável"
      - Isso está na cara! Só os religiosos que tentam explicar trechos bíblicos à luz da Ciência e nunca conseguem.

      "muito mais em responder questões existenciais, espirituais, emocionais e morais"
      - E não consegue em vários momentos. Mesmo lendo a bíblia, não fica claro de onde viemos, para onde viemos, o que estamos fazendo aqui nem qual é o sentido da vida. Quanto às leis morais, o Velho Testamento é cheio de leis contestáveis. Como matar animais inocentes para remir nossos pecados...

      "Você acha que um ser com Q.I. de um bilhão (...) está preocupado com as pomposidades do rigor científico?"
      - Deveria! Não?!

      "Se ele quiser ele cria um ornitorrinco"
      - Ornitorrincos já existem

      "sem ter que dar satisfação para taxológo nenhum"
      - Ornitorrincos são classificados taxologicamente como mamíferos semiaquáticos da família Ornithorhynchidae, do gênero Ornithorhynchus. Juntamente com as equidnas, formam o grupo dos monotremados.

      "Ele se abaixa para falar com os humanos de maneira que eles o entendam"
      - Você entende deus? Mas a própria bíblia diz que ninguém entende deus em Eclesiastes 11:5, Eclesiastes 7:24, Eclesiastes 3:11, Salmos 92:5, Romanos 11:33 e Isaias 45:15. Tem uma música gospel com esse título também, né. "Ninguém explica deus", eu acho.

      "ele não vai deixar de falar com aquele que o está entendendo"
      - Ele fala com você? O que ele fala? Em português mesmo? Com sotaque? A voz dele é tipo a do Cid Moreira narrando a bíblia? Me conta...

      Excluir
  83. Quando acho que nós humanos somos umas carniça e vejo esse comentários passo a ter certeza que sim, samos...
    Algo para debatemos sobre estudos e tudo mais, na intenção de aprender e tirar dúvidas, vira um grande campo de guerra e afronta,....
    Triste realidade onde um quer mostrar que sabe mais que o outro usando palavras bonitas etc... Só não usá a humildade...
    Triste realidade de merda...
    Rasas de víboras carniceiras é o que somos...
    Tenho vergonha de nós

    ResponderExcluir

Regras de uso:
1) Desde que não tenha palavrões, ofensas ou propagandas, nenhum comentário será apagado;
2) Diga primeiramente qual fé religiosa você professa (ateu, agnóstico, católico, evangélico, budista, judeu, muçulmano, etc) para facilitar a interpretação do seu texto;
3) Tente manter a discussão no nível das ideias. O objetivo é compreender (não necessariamente aceitar);
4) Obrigado por participar!