quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

O mundo é maligno ou benigno? O trabalho é castigo ou benção de deus?

O mundo jaz no maligno (1 Jo 5.19) ou a terra está cheia de benignidade (Salmos 119:64)?

O trabalho é castigo de deus (Gênesis 3:19) ou benção (Provérbios 10:22)?


Versículos de hoje:

Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno. (1 João 5:19)
A terra, ó SENHOR, está cheia da tua benignidade; ensina-me os teus estatutos. (Salmos 119:64)
No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás. (Gênesis 3:19)
A bênção do SENHOR é que enriquece; e não traz consigo dores. (Provérbios 10:22)

14 comentários:

  1. vc nunca soube separar os três tipos de mundo!


    são ele

    mundo humano: joão 3.16
    mundo moral: 1 João 2. 15
    mundo físico/cósmico: mateus 24.3..veja a expressão fim do mundo..

    obs: por exemplo a palavra cadeira, pode se referir a um acento, posição ou um trono, e de igual modo a palavra mundo.

    ResponderExcluir
  2. Wellington, e como vc sabe essa diferença? Esses 3 "tipos" de mundo? Se a moral é exclusividade humana, mundo humano e mundo moral seriam a mesma coisa. Por que deus, ao inspirar os escritores da bíblia, não disse "humanidade" quando quisesse dizer "mundo humano" ou apenas "moralidade" pra se referir ao "mundo moral"? Ô livrozinho mal escrito esse, né... E quanto ao trabalho, vc não respondeu...

    ResponderExcluir
  3. que isso?

    o versículo ta claro, qual é sua dúvida?

    mundo humano: é nós como humanos
    mundo moral: são as coisas erradas que há no mundo (tal como pecado)
    mundo físico: a natureza da terra (animais, plantas, etc)

    se você não concorda com minha interpretação, qual é a sua para estes versículos?

    ResponderExcluir
  4. Cara, somos humanos e estamos nesse mundo. Há um só mundo, esse em que vivemos e dividimos com todas as outras formas viventes. Não há um mundo equino, um mundo felino, um mundo réptil e um mundo humano. Há o mundo aonde vivemos. Sobre as coisas erradas que há no mundo, depende de qual conceito de errado estamos usando. Uma coisa é errar. Outra completamente diferente é pecar. E mesmo o pecado, há controvérsias. Exemplo: tem crente que acha que é pecado masturbar, beber, transar antes de casar, doar sangue, doar órgãos, não guardar o sábado, etc. E tem crente que não vê nada disso como pecado. Logo, não existe "mundo moral". Existe moralidade, e que varia de cultura pra cultura, de crença pra crença e mesmo de pessoa pra pessoa dentro de uma mesma crença. Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. não venha falar de crente que faz isso, aquilo. Coloque a bíblia em questão. O que ela diz? isso é o que importa. Não estou defendendo uma religião e nem os religiosos. Estou defendendo a bíblia.

      Entenda, esses mundos são termo figurado. Por isso que não podemos interpretar um texto isolado da bíblia. Veja como o versículo se refere a eles. observe o que eles querem dizer com a palavra mundo.

      Ex:

      Porque Deus amou o MUNDO de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
      João 3:16

      Deus quer salvar a humanidade, não o planeta em si em si (e assim a palavra MUNDO se torna um termo figurado, que representaria o humanos).

      Excluir
  6. Mas Wellington, o que a bíblia diz é uma coisa. O que a gente interpreta é outra. Não há texto livre de interpretação. Se "mundo" é figurativo e representa os humanos e deus quer salvar os humanos, ou o mundo jaz no maligno ou está cheio de benignidade. É que nem o verbo "temer". Dependendo da conveniência do cristão, pode significar respeito ou medo mesmo. O que a bíblia diz sobre masturbação? O que diz sobre casar virgem? O que diz sobre beber bebida alcoólica? O que diz sobre doar sangue e órgãos? O que diz sobre guardar o sábado? O que diz sobre como trocar o carburador de um Opala? Por que deus, que criou o mundo, não quer salvá-lo? E salvá-lo do que? Só se for dos próprios humanos, que estão destruindo esse mundo lindo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. realmente você está certo. A bíblia é um livro de interpretação, mais estamos debatendo a sua interpretação e a minha, não envolva outras religiões.

      interprete da sua forma o texto então.


      Porque Deus amou o MUNDO de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
      João 3:16

      o que representa a palavra MUNDO no versículo??

      Excluir
  7. Nesse caso aí o mundo é a humanidade, pois pra um cachorro, um tubarão ou uma formiga, tanto faz que deus tenha ou não dado um filho pra que os humanos creiam pra ter vida eterna...
    A bíblia é um livro, escrito por humanos, com uma visão holística do mundo, como se deus, se é que ele existe, tenha criado tudo apenas para o deleite humano. Por isso que o mundo (físico, no sentido de planeta) está do jeito que está. Humanos nem aí pra natureza...

    ResponderExcluir
  8. Ainda continuo na dúvida se a humanidade jaz no maligno (1 Jo 5.19) ou é cheia de benignidade (Salmos 119:64) e se o trabalho é castigo de deus (Gênesis 3:19) ou benção (Provérbios 10:22)...

    ResponderExcluir
  9. simples:

    em 1 joão 5.19 tratasse do mundo "moral", como ja foi explicado antes em 1 joão 2.15.

    e em salmos 119.64 tratasse do mundo físico, o escritor referesse a natureza, a criação de Deus, etc. como explicado anteriormente em mateus 24.3


    Conclusão: Não estão falando do mesmo mundo.

    Certo?
    Podemos pular pro outro tema?
    Ou Ainda está em dúvida?

    ResponderExcluir
  10. Êta livrosinho difícil de entender, hein... péssimos autores.
    Se fosse um livro feito pra entender, ele seria muito mais bem escrito sem essa necessidade de tanta interpretação e versões diferentes.
    Embora eu não tivesse usado o termo "mundo" pra expressar moralidade ou humanidade, vou fazer um esforço imaginativo pra pensar dessa forma.
    Podemos pular para o próximo tema: trabalho é benção ou maldição?

    ResponderExcluir

Regras de uso:
1) Desde que não tenha palavrões, ofensas ou propagandas, nenhum comentário será apagado;
2) Diga primeiramente qual fé religiosa você professa (ateu, agnóstico, católico, evangélico, budista, judeu, muçulmano, etc) para facilitar a interpretação do seu texto;
3) Tente manter a discussão no nível das ideias. O objetivo é compreender (não necessariamente aceitar);
4) Obrigado por participar!