quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Minha tréplica ao @BibliaConhecer

Olá, amiguinhos.
Quanto tempo, hein?
Hoje vou fazer uma tréplica dos comentários do perfil @BiblicaConhecer
Leia aqui os comentários feitos acerca deste post.
Vamos à tréplica?

"ao meu ver percebo que a maioria das controvérsias são causadas pela ausência de interpretação do contexto"
- Mas interpretar o contexto vale só pra algumas coisas e outras não? Por exemplo: qual o contexto da época para dizer pra se casar virgem que ainda valha para hoje, com anticoncepcionais, camisinhas, educação sexual, higiene, AMOR, namoros e coisas que não haviam na época?
- Qual o contexto de época que justificasse matar um animal inocente (animal que tivesse sangue, não valia matar uma formiga) pra se purificar dos pecados que vc mesmo cometia?
- Em que contexto o verbo "temer" é ter respeito e em que contexto "temer" significa ter medo mesmo? Só quando se trata de deus, temer é ter respeito, nos demais casos é ter medo? Quem inventou essa divisão de interpretações para uma mesma palavra?
- Qual o contexto de época que justificasse uma ordem de deus para que a mulher fosse submissa ao homem que valha ainda hoje?
- E, o principal: quem define o que ainda vale nos dias de hoje do que deve ser considerado "contexto de época"? A conveniência de cada cristão?
- Por que há tantas interpretações diferentes mesmo entre os próprios cristãos, justificando tantas subdenominações cristãs no mundo?

"O Diabo é o Pai da Mentira"
- Posso considerar que deus mentiu a Abraão quando lhe pediu que matasse o próprio filho para provar sua fé e, na hora "H", disse que tudo não passava de uma "pegadinha do Mallandro, rá"?
- Posso considerar que Jesus mentiu quando disse que "não passará esta geração, sem que todas estas coisas aconteçam" (Marcos 13:30). Aquela geração passou há 2 mil anos e não aconteceu.
- Posso considerar que deus mentiu para Jesus quando lhe prometeu que jamais o abandonaria, mas o próprio Jesus o questiona no momento da crucificação? "Pai, pq me abandonaste?"
- Posso considerar que deus mente quando diz que TODO AQUELE QUE CRÊ vai pro céu, mas manda muitos pro inferno?

"insinuando pela vontade do autor ou não que se a bíblia contem erros ou discrepâncias esta foi escrita pelo "tinhoso"(palavra utilizada pelo próprio autor)."
- Não conclui que a bíblia foi escrita pelo tinhoso. Apenas levantei essa possibilidade com base nos versículos apresentados.

"Mesmo que interpretarmos o verso ao pé da letra (Isaías 45:7) e se assim Deus deliberadamente Criou o Mal, isso não seria algo errado"
- Criar o mal não é errado? Ou só em se tratando de deus, criar o mal deixa de ser errado?

"a) Deus é bom e Nele habita toda a bondade."
- Essa sua frase contradiz Isaías 45:7

"b) Deus Criou o Homem e a este Deu livre arbítrio."
- O livre-arbítrio de deus se assemelha ao "livre-arbítrio" da Ditadura Militar, quando você podia concordar com a ditadura e viver bem, ou não concordar com a ditadura e ser torturado nas prisões. O livre-arbítrio de deus é semelhante quando te impõe crer nele ou, se não crer, ser torturado pela eternidade no fogo do inferno. Não me parece um arbítrio tão livre assim. Ou então consideremos que a ditadura militar também nos dava livre arbítrio.

"c) escolher Deus(ele é a bondade) e escolher o Mal são consequências do Livre Arbítrio."
- E quando a pessoas escolhe, por exemplo, fazer amor antes de casar e não considera isso como sendo mal? E se a pessoa decide se masturbar mas não acha que isso faz mal? E quando a pessoa se descobre homossexual e tem a convicção de que isso não é errado ou pecado? Viu que não é uma questão deliberada do tipo "vou ser mal"? Mas seu deus condena mesmo aquele que faz o "mal" que sua religião considera como o mal, mas que pode não ser realmente mal.

"TODO O MUNDO ESTA EM MEU GOVERNO"
- Se isso for verdade, qdo a gente vê catástrofes, guerras, injustiças e miséria, percebemos que estamos realmente sendo muito mal governados. Que desgoverno é esse que deixa essas coisas acontecerem?

"Temos um contraste semelhante quando ele diz: Eu sou o ALFA e o OMEGA. mesmo assim o nosso amigo não utiliza ou isso para dizer que deus são as letras do alfabeto rsr.'"
- É porque pra mim essa frase é vazia. Pouco importa ele dizer ser alfa, omega, beta ou gama. Não tem sentido prático ou significado algum essa frase. É só poesia gospel.

"Lamentável a utilização de Lamentações 3:38"

- Por que?

"o versículo seguinte serve de contexto então entendemos que da boca de Deus sai o Mal por causa do PECADO do homem."
- Qual a relação entre o homem pecar (e todos pecam, segundo 1 João 1:8) e o mal sair da boca de deus? Perceba: se todo homem peca, o pecado é inerente ao homem. Logo se conclui que deus fez o homem com o pecado, assim como com dois olhos. O próprio deus colocou o pecado em nós, pra nos punir ou nos perdoar por algo que ele mesmo colocou em nós.

"admito que existem alguns assuntos que não tratei com muitos detalhes"
- Vamos continuar? Obrigado pelo retorno!

Um comentário:

Regras de uso:
1) Desde que não tenha palavrões, ofensas ou propagandas, nenhum comentário será apagado;
2) Diga primeiramente qual fé religiosa você professa (ateu, agnóstico, católico, evangélico, budista, judeu, muçulmano, etc) para facilitar a interpretação do seu texto;
3) Tente manter a discussão no nível das ideias. O objetivo é compreender (não necessariamente aceitar);
4) Obrigado por participar!