terça-feira, 28 de outubro de 2014

Cristão pode tudo como diz Filipenses ou nem tudo convém como diz Coríntios?

Às vezes acho que Paulo de Tarso, aquele eunuco ex-perseguidor de cristãos, era um grande fanfarrão. Deturpou vários ensinamentos de Jesus, passou dias no deserto, tomou muito sol na cabeça e ficou delirando pra escrever as besteiras que depois a Igreja Católica colocou na bíblia.

Muitas vezes também me pego pensando que cristão que cita Paulo de Tarso está mais pra "paulinista" do que pra "cristão" propriamente dito. Quem garante que Jesus concordaria com as asneiras que Paulo escreveu? Sem falar que ele nem se lembra de quantas pessoas batizou (1 Coríntios 1:16). Faltou inspiração divina pra ele?

O pior de tudo na bíblia é a incoerência. Em um momento diz uma coisa, em outro momento diz outra. Veja os exemplos:

"Tudo me é permitido, mas nem tudo convém" (1 Coríntios 6:12)

"Tudo posso naquele que me fortalece" (Filipenses 4:13)

Afinal, pode tudo ou não pode? O que Paulo quis dizer aos Coríntios é diferente do que ele quis dizer aos Filipenses? Por quê?

14 comentários:

  1. Se religião fossem boas existiria Só uma, e se ateísmo fosse bom vcs seriam a maioria no mundo! Se o cristianismo não existe, por quê pegar no pé dos cristãos? Vc é ateu tudo bem vc ja provou mas vai viver em paz! Já sei! Vc agora vai escrever uma resposta inteligente pra mostrar que é culto! Intolerancia é uma forma de burrice. Ou vc sabe tudo de tudo? Eu não sei me encina? Vai ser feliz cara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Se religião fossem boas existiria Só uma"
      - É boa pra quem é líder dela. Por isso existem tantas.
      - Também acredito que elas têm coisas boas, caso contrário, não teriam tantos seguidores.

      "se ateísmo fosse bom vcs seriam a maioria no mundo!"
      - Quantidade não é sinônimo de qualidade. O chocolate belga é o melhor do mundo, mas apenas uma minoria come.
      - Ateísmo não é bom nem mal, não faz juízo de valor. É apenas uma descrença.

      "Se o cristianismo não existe, por quê pegar no pé dos cristãos?"
      - Quem disse que não existe? Tanto existe que fiz esse blog.

      "Ou vc sabe tudo de tudo?"
      - Não sei, por isso me auto-intitulo "ignorante".

      Excluir
  2. Cara lê direito isso ai!

    "Tudo me é permitido, mas nem tudo convém" (1 Coríntios 6:12)
    Aqui é o livre arbítrio que Deus nos deu. Graças a esse livre arbítrio você pode pensar, andar, MATAR, ROUBAR, ESTUPRAR. Mas você não vai fazer tudo porque algumas coisas não o convém, ou seja, não pertence à sua natureza humana.

    "Tudo posso naquele que me fortalece" (Filipenses 4:13)
    Aqui é uma outra coisa que não tem nada haver com 1 Cr 6:12. Simplesmente diz que com fé em Deus tudo é possível. Por exemplo ser curado de um cancêr, sair de situações difíceis na vida, entre outros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Matheus, segue minha réplica:

      "Tudo me é permitido, mas nem tudo convém" (1 Coríntios 6:12)
      - E como saber o que me convém ou não convém? Tem coisa que convém em determinado momento, mas não em outro. Por exemplo: usar bermuda. Em casa me convém, no trabalho não. Me masturbar: sozinho em casa tudo bem, na frente dos outros não. O problema é que os religiosos não contextualizam e proíbem tudo o que, segundo eles, "não convém".

      "algumas coisas não o convém, ou seja, não pertence à sua natureza humana."
      - Então vc define a conveniência como sendo só o que pertence à natureza humana? Matar não é da natureza humana? Matar só humanos ou insetos também, por exemplo? A segunda geração de humanos teve um assassino: Caim matou Abel. Matar não é da natureza humana?

      "Tudo posso naquele que me fortalece" (Filipenses 4:13)
      "Simplesmente diz que com fé em Deus tudo é possível. Por exemplo ser curado de um cancêr, sair de situações difíceis na vida, entre outros."
      - Vc já viu alguém ser curado de câncer SEM qualquer medicamento ou ida ao médico?
      - Alguém curado de Aids?
      - Alguém com síndrome de down que voltou à normalidade?
      - E quando alguém com muita fé morre de câncer?
      - E como os outros 2/3 da humanidade que não têm fé nesse deus conseguem se curar de câncer e sair de situações difíceis da vida?
      - Do jeito que tá na bíblia, fica parecendo que só cristão consegue essas coisas ou que pra conseguir essas coisas, tem que ser cristão, e sabemos que ser cristão não torna ninguém melhor que outro em nada!
      - Logo, esse versículo é uma baita mentira! (como quase toda a bíblia)

      Excluir
    2. Para entender um versículo deve-se ler o capitulo todo, pois ele foi escrito dentro de um contexto, se pegarmos e analisarmos isoladamente teremos uma ideia errônea do seu real sentido, conforme uma regra de hermenêutica.
      No versículo 12 do capitulo 4 de Filipenses, Paulo fala sobre sua experiência: "Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito ou passando necessidade. TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE". O sentido do versículo 13, tem sido entendido de forma errada pelos cristãos, onde eles entendem que Cristo tem que atender todas as suas necessidades, como se fosse o gênio da lâmpada mas o fato é que os cristãos ou qualquer outra pessoa irá passar por dificuldades e que segundo o versículo, Cristo irá fortalecer a pessoa em cada situação. Hora nenhuma Paulo afirma que nossos desejos serão atendidos.
      Sobre 1 Corintios 6:12-
      Paulo escreve essa carta para a igreja de Corinto, onde estavam tendo problema com a imoralidade, então a maioria dos versiculos de 1 Corintios é para a admoestação dos cristãos, onde tendo a liberdade podem decidir o que fazer, mas tendo a consciência do que é “certo ou errado”.
      Provavelmente você irá responder: o certo para mim pode não ser o certo para você, então como dizer se estou errando ou acertando? Estamos conversando a respeito do que está escrito na bíblia, não sobre nossas opiniões de certo ou errado, independente do que você e eu concordamos. Para Paulo e os cristãos, a carta de 1 Coríntios explica muitas coisas a respeito do certo e do errado para Deus.

      Blenda

      Excluir
  3. Ateu sabe pq entro no seu blog todos os dias? Não é pra te ofender sério mesmo! Sabe oque me da forças par isso? Eu tive o prazer de conhecer um homem que era um verdadeiro mestre, e ele era cristão! Ele foi um pracinha de guerra que teve na Itália, ele venceu o alcoolismo e o Câncer. Esse cara foi meu primeiro herói! Me ensinou a acreditar em Deus me ensinou a tentar o maximo possível de ser honesto! Esse cara foi meu avô! Ele me falava que quando familias estavam desesperadas no meio de fogos crusados Eles os chamavam de anjos! E o fato de eu tentar defender esse legado é fazer que pessoas respeitem a fé do próximo! Ele sempre me falava que: se vc conseguir convencer uma pessoa a respeitar a fé do outro a luta não sera envao. E todas as vezes que vc coloca um COMENTÁRIO bíblico e o crítica é como criticar todos aqueles que morreu por essa causa! Eu não pretendo te converter mas ganhar seu respeito, Em um mundo como hoje é muito difícil de acredita em Deus eu sei disso, sei que existe uma grande podridão nas religioes e que muitos matam em nome de Deus. Mas temos que tentar fazer valer a pena. Ele me dizia que Deus morava no coração das pessoas boas não importa a religião.! Vc disse que quantidade não é qualidade certo? Se todos fossem ateus no mundo que vivemos HOJE, poderia ter muito mais atrocidade que imaginamos. Imagine uma nação poderosa com o EUA declarace ateus oque seria de Nós? Logo poderia aparecer um louco distocendo as teorias de Darwin dizendo que eles são a espécie mais forte e adaptadas , e Nós? Seríamos cobaias deles! A crença em Deus é importante pois assim já estamos em um mundo de caos! Eu sei que existe ateus do bem mas existe muito religioso do bem tbem! Não te desejo nenhum mal cara sério mesmo! Mas tentar deixar o debate em um nível melhor vai ser difícil com esses cartases, só Vai dispertar raiva na galera, pense nisso e reflita! Vamos deixar as diferença de lado e deixar um legado bom para nossos filhos. Honestidade respeito ao próximo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "sabe pq entro no seu blog todos os dias?"
      - Fico lisonjeado!

      "ele venceu o alcoolismo e o Câncer"
      - Frequentando A.A. e fazendo quimioterapia ou só na base da reza?

      "Esse cara foi meu avô!"
      - Também tive um ótimo avô e ele também era cristão. O foda da religião é isso: engana até os sábios!

      "o fato de eu tentar defender esse legado"
      - A história (linda) do seu avô não tem nada a ver com a fé dele. O legado dele foi o que ele viveu, o que ele deixou, não a crença religiosa que ele tinha, até mesmo porque ele poderia estar equivocado nessa fé.

      "respeitar a fé do outro"
      - Já te disse que é a bíblia que não respeita a fé alheia. Eu respeito a fé dos outros, desde que ela não interfira na minha vida. Além do mais, meu blog questiona trechos de um livro, de uma doutrina, em nada deveria ofender a fé de ninguém.

      "todas as vezes que vc coloca um COMENTÁRIO bíblico e o crítica é como criticar todos aqueles que morreu por essa causa!"
      - Sinto lhe dizer mas, se alguém morreu por causa desse livro, morreu em vão.

      "muitos matam em nome de Deus."
      - Pior ainda: muitos vivem em nome dele. Muitos negam direito aos outros em nome dele. Muitos condenam os outros em nome dele. Criticar isso não é ofender a fé de ninguém.

      "Ele me dizia que Deus morava no coração das pessoas boas não importa a religião!"
      - Se seu avô dizia isso, então ele também era contra a bíblia, pois a bíblia diz outra coisa.

      "Se todos fossem ateus no mundo que vivemos HOJE, poderia ter muito mais atrocidade que imaginamos."
      - É uma hipótese. Crença ou descrença não faz o caráter de ninguém. Gente boa e má existe em qualquer lugar.

      "Logo poderia aparecer um louco distocendo as teorias de Darwin"
      - Hitler já fez isso!
      - Loucos distorcem a bíblia.

      "A crença em Deus é importante pois assim já estamos em um mundo de caos!"
      - Discordo. Exemplos de países de maioria de ateus e que são muito educados e não vivem no caos: Suíça, Finlândia, Suécia, França e Japão. Países budistas também vivem numa paz só.

      "existe muito religioso do bem tbem!"
      - Claro que sim. Só que eles são enganados. São do bem só porque a religião deles ORDENA que sejam, caso contrário, vão pro inferno. Tentam ser bons como barganha. Nada altruísta.

      "Vamos deixar as diferença de lado"
      - Diga isso à eterna briga entre católicos e evangélicos (só pra ficar no mesmo deus)

      Excluir
  4. Bem amigo Eu devo imaginar oque vc deve achar da biblia, concordo com vc que ela tem muita coisa que eu particularmente discordo! Vc ta correto Ela condena muito os outros tipos de religião! Bem ao menos é o que dizem os adeptos,
    ! Mas só respeite a galera que acredita! E nem todos os países são como Suíça Dinamarca e outros que a maioria é ateu! Mas é sua OPINIÃO e respeito vc. Valeu!

    ResponderExcluir
  5. Mas é muito irônico como quanto maior a religiosidade dos países na atualidade, maiores são os problemas visíveis neste. http://vidaemorbita.blogspot.com.br/2011/05/o-crescimento-do-ateismo-no-mundo.html
    Ateísmo pode não ser sinônimo de desenvolvimento, mas parece que altos índices de desenvolvimento humano caminham com o mesmo.

    ResponderExcluir
  6. Aqueles que realmente não acredita em Deus não tem tempo e nem necessidade de criticar a fé dos outros.

    ResponderExcluir
  7. Christian, vou te mostrar que essa sua afirmação não faz o menor sentido. Perceba:
    - Qual a relação entre não crer em deus e ter tempo ou não para criticá-lo?
    - Não é possível não crer e ter tempo para criticar quem crê?
    - E católicos que criticam evangélicos? E evangélicos que criticam católicos? E evangélicos e católicos que criticam espíritas?
    Quanto a necessidade, você está supondo então que eu acredite, por isso tenho a necessidade de criticar a fé dos outros? Que sentido faria eu crer no mesmo deus de outra pessoa e ficar criticando minha própria crença? Seria como eu sentar no próprio rabo pra falar do rabo alheio?

    ResponderExcluir
  8. Correto vc esta totalmente certo! Na verdade eu só gostaria mesmo é respeito com quem acredita! Mas não é mais nem vc ou eu ou o vizinho, todos aqueles que acredita em Deus ou acha que é religioso crítica o da outra religião se o cara é espirita ou catolico ou qualquer outra religião que seja todos acabam se matando, e minha crítica não foi pra vc e sim pra um bando de crente que acha que é melhor do que os outros. Bem eu não desisti de acredita em Deus, mas parei de insistir de passar alguma coisa boa pra Alguém. Sei que Tem uma raça nojenta na religião e apodrece as pessoas de bem. Mas estarei sempre vizitando seu blog.

    ResponderExcluir
  9. Meu caro Ateu [que se recusa a dizer-me o nome]

    Entendamos uma coisa primeiro:
    Filipenses 4:13 não diz, de forma NENHUMA, que eu posso fazer qualquer coisa!
    Tudo posso naquele que me fortalece!
    Posso fazer tudo? NÃO!
    Então, o que diz o texto?
    Simples, leiamos os versos anteriores, eles nos mostram que ''posso suportar qualquer coisa, seja fome, seja abundância de alimentos, seja dor, seja perseguição, tudo posso nAquele que me fortalece".

    Agora, quanto a Coríntios, também é muito claro!
    Livre arbítrio!
    Tudo é lícito, mas nem tudo convém!
    Posso matar alguém? posso! Mas não convém!
    Como saber o que convém e o que não convém?
    Simples, corramos à Lei de Deus, resumida em Êxodo 20:3-17

    ResponderExcluir
  10. Ateu, concordo com você em tudo, TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE, é pra rir. mas queria que alguém explicasse como que Noé construiu a arca, quantas árvores teve que derrubar e como que todos os animais couberam dentro da arca, como que viveram no meio de esterco sem contrair nenhuma doença... as medidas dadas por "deus"? quer dizer que deus entendia de medidas, pois deve ter passado medidas absurdas, vai ver o tamanho da arca com o tamanho de uma piscina olímpica, agora pegue todos os animais e coloque dentro da piscina (todos os animais do mundo), acho até que Noé veio ao Brasil! aqueles que vivem do ecossistema sobreviveram como? TUDO POSSO NAQUELE ME FORTALECE, deus fortaleceu a todos, como fortalece até hoje.... por favor, tá na hora de parar de acreditar nisso. já faz mais de 2000 anos e esse jesus não apareceu, dizendo o contrário............. gente, papai noel só existe pra gente rica!!!!!! e vc acredita nele tbém? o "bom velhinho"? já viu algum papai noel subir nas favelas e dar ao menos um panetone pra cada família no natal? já os ricos ganham presentes que nem sabem por onde começar a abrir. meio estranho isso pra um deus justo, bondoso, não acha?e se vc é seguidor assíduo da bíblia, saiba que vc peca todos os dias, misturando tecidos!(está na bíblia que não se deve misturar dois tecidos, nem plantar flores diferentes no mesmo jardim) cortando cabelo, barba, álcool, cigarro, mas, TUDO POSSO NAQUELE ME FORTALECE!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Regras de uso:
1) Desde que não tenha palavrões, ofensas ou propagandas, nenhum comentário será apagado;
2) Diga primeiramente qual fé religiosa você professa (ateu, agnóstico, católico, evangélico, budista, judeu, muçulmano, etc) para facilitar a interpretação do seu texto;
3) Tente manter a discussão no nível das ideias. O objetivo é compreender (não necessariamente aceitar);
4) Obrigado por participar!