quarta-feira, 25 de junho de 2014

Trucando o pastor Caio Fabio em entrevista ao The Noite do @DaniloGentili

Vi essa entrevista e resolvi apontar, minuto a minuto, as falhas de pensamento do pastor Caio Fabio. Não o culpo por isso, afinal, ele é pastor e vai defender sua fé. Até gostei dele, pois toca nas feridas do evangelismo de araque. Só que ele não se deu conta de que seus argumentos podem ser usados contra sua própria fé. Se não, vejamos:

 

8:15 - Um dos mais conhecidos líderes evangélicos do país
- Eu nunca tinha ouvido falar. Aliás, o que é ser um líder evangélico?

9:02 - Quem disse que luteranos e neopentecostais são extremos?

9:30 - Instrução liberta!
- Então pare de ensinar contos de fadas pras pessoas.

11:20 - A bíblia é a mãe de todas as heresias se você quiser.
- Errado. Ela é, mesmo se você não quiser.

11:50 - O que deve e o que não deve ser interpretado de forma literal na bíblia?
- Essa ele não respondeu.

13:03 - No tempo dele (de Paulo) havia...
- E hoje não?

14:10 - Possessão demoniaca existe.
- Prove!

14:20 - Pessoas agonizantes em casa.
- E quem disse que isso é possessão demoníaca e não um castigo divino?
- Essas pessoas devem ser exorcizadas ou procurar um hospital?

15:18 - Baleia não, mas cachalote poderia.
- Mas cachalote é baleia!
- E Jonas não ficou numa baleia. Ficou num "peixe grande".

15:20 - Tem histórias concretas de um marinheiro inglês que ficou 48 horas dentro de um cachalote
- Estória de pescador, né? Não achei nada na net sobre isso.
- No tal caso, o marinheiro inglês náufrago foi salvo por um cachalote, não engolido por um: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cachalote

16:05 - Pode ter acontecido ou não. O importante é a mensagem.
- Isso vale pra TUDO na bíblia. Assim, todas as estórias bíblicas ficam em suspeição.

17:10 - O cientista tem mais limites do que eu, que sou um homem de fé.
- Preciso comentar essa frase?

18:20 - Os filhos de deus (nefilims) possuíram as filhas dos homens.
- Me possua, Jajá!
- Imagino gigantes transando com humanas de 1,60 metro.

19:20 - Você encontra hibridização em todas as histórias primitivas de todas as sociedades...
- Mentira!
- Ou, se for verdade, só mostra que a estória bíblica é plágio de outras, é mais uma, não sendo necessariamente a verdadeira.

20:20 - Ogi (um nefilim) ficou vivo depois do dilúvio.
- E eu achando que foi só a família de Noé...

20:35 - A hibridização deformou a raça humana.
- Taí os fósseis de nefilims que não nos deixam mentir, né.

20:50 - A bíblia diz a partir do olhar de um observador finito.
- Sim, e isso a desqualifica por completo como "divinamente inspirada".

22:38 - Milagre é misterioso.
- Até a Ciência ir lá e desvendar.

22:50 - Vi uma mulher derramando vermes pela vagina.
- kkkkkk. Algo nunca encontrado na literatura médica mundial.

24:11 - Não tem mistério.
- Poucos minutos atrás ele disse que milagre era misterioso. Fiquei confuso agora.

26:15 - Não quer ser um movimento religioso. Quer ser um movimento de fé.
- E qual a diferença?

26:38 - Igreja, é impossível não haver.
- Fiquei triste agora ;-(

26:45 - O pastor tenta dar um novo significado para a palavra "igreja", completamente diferente de qualquer dicionário. Não colou.

26:55 - O cristianismo é religioso, mas a fé cristã não.
- WTF????????

27:52 - Não tem onda mais doida do que um jejum.
- As criancinhas famintas da África que o digam!
- Então ele faz jejum só por causa do "barato"?

28:35 - Deus é loucura pura, meu amigo.
- Ainda bem que ele reconhece...

28:40 - Racionalizar deus é uma idiotice.
- E racionalizar o saci pererê? E o papai noel? E a mula sem cabeça? E o chupa cabra? Fadas? Duendes? E racionalizar outros deuses como Buda, Shiva, etc?

28:45 - Minha inteligência é grande demais pra entrar em racionalismo a respeito de deus.
- BURRO!!!

30:40 - Uma sociedade que só introjeta que tudo é pecado, vai produzir só tarados.
- Palmas para ele! Concordo!

30:50 - Não tem jeito dos evangélicos melhorarem enquanto eles só piorarem o mundo pra todos.
- Aonde eu assino embaixo de novo?

Com relação a todas as críticas dele aos evangélicos, concordo em gênero, número e grau!

52 comentários:

  1. 14:10 - Possessão demoniaca existe.
    - Prove!
    Bom, aí, se deus existir, até ele duvida, rs.

    14:20 - Pessoas agonizantes em casa.
    - E quem disse que isso é possessão demoníaca e não um castigo divino?
    - Essas pessoas devem ser exorcizadas ou procurar um hospital?
    Mesma coisa, a questão é colocada por um homem que acredita, talvez, na existência de um deus e no poder da religião.

    15:18 - Baleia não, mas cachalote poderia.
    - Mas cachalote é baleia!
    - E Jonas não ficou numa baleia. Ficou num "peixe grande".
    bom, peixes grandes o suficiente para engolir um homem são poucos, mas vamos pela explicação do pastor, baleias como as azuis, jubartes etc, são animais desdentados e com filtros para se alimentar de pequenos animais, com esta informação, imagino que ele quis dizer desta estrutura onde um homem não passaria. No caso do cachalote, ele possui dentes e consequentemente pode se alimentar de animais maiores.

    15:20 - Tem histórias concretas de um marinheiro inglês que ficou 48 horas dentro de um cachalote
    - Estória de pescador, né? Não achei nada na net sobre isso.
    - No tal caso, o marinheiro inglês náufrago foi salvo por um cachalote, não engolido por um: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cachalote
    bom, também não acredito em historias de pescador.

    16:05 - Pode ter acontecido ou não. O importante é a mensagem.
    - Isso vale pra TUDO na bíblia. Assim, todas as estórias bíblicas ficam em suspeição.
    como os exemplos que nossos pais dão, como as historias e lendas que se conta para as crianças, o importante é a mensagem, a moral da historia, tudo bem que para o pensamento crítico isso não deveria ser usado, mas estava falando de subjetividade tratada pelas religiões ou pela ciência quando se tentou explicar algo sem metodologia, isso foi a pouco mais de dois séculos. Achar que a ciência explicava tudo é mentira também, o senso comum foi tratado durante muito tempo como cientifico.

    17:10 - O cientista tem mais limites do que eu, que sou um homem de fé.
    - Preciso comentar essa frase?
    Bom senso sempre ajuda a avaliar e analisar o que é dito, sim, o cara não está errado, o cientista, pela própria logica está restrito as questões que se pode comprovar, simples assim. No máximo eles tentam encaixar algo em teorias que muitas vezes não tem como ser provadas ou comprovadas. Agora, há alguma dúvida de que a imaginação pode tudo? É disso que ele fala, que, como crente em algo que não pode ser medido, provado ou comprovada sua existência, o infinito é o limite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A história de Jonas narra "grande peixe" e não baleia... Há relatos que um cachalote engoliu um Inglês... E mais! Se possível explicar de forma natural, o fato deixa de ser milagre né.

      Excluir
    2. você se baseia apenas em literatura médica, botânica ou de fauna pra creditar verdade à relatos, mas digo-te que, existe uma diferença enorme entre mentira e o que ainda não foi relatado/atalogado pela ciência

      Excluir
  2. 18:20 - Os filhos de deus (nefilims) possuíram as filhas dos homens.
    - Me possua, Jajá!
    - Imagino gigantes transando com humanas de 1,60 metro.
    ele coloca coisas em que acredita, ou diz acreditar, dentro do que foi vendido até hoje pelas historias bíblicas.

    19:20 - Você encontra hibridização em todas as histórias primitivas de todas as sociedades...
    - Mentira!
    - Ou, se for verdade, só mostra que a estória bíblica é plágio de outras, é mais uma, não sendo necessariamente a verdadeira.
    bom, primeiro que não é mentira, depois é preciso analisar do ponto de vista coerente, o que quer dizer primitiva? O que vem la do inicio, não que sejam verdade ou mentiras, mas somente são historias, sem comprovação, como ele coloca inclusive quando se refere aos gregos. Depois fica claro que ele fala de narrativas, não de historias comprovadas.

    20:20 - Ogi (um nefilim) ficou vivo depois do dilúvio.
    - E eu achando que foi só a família de Noé...
    pois é, um pouco de bom senso sempre ajuda, vamos lá, o cara diz que, na sua visão, a bíblia fala do diluvio a partir da oralidade e de um ponto de vista de um narrador, no caso Noé. Esta finitude, ou esta capacidade de ver somente através de sua posição humana não confere verdade ao fato de somente ter sobrevivido a família dele.

    20:35 - A hibridização deformou a raça humana.
    - Taí os fósseis de nefilims que não nos deixam mentir, né.
    ele logo diz que a bíblia se contradiz desde genesis, quando pouco depois do diluvio, introduz os personagens na historia que seriam descendentes de outros senão a família de Noé.


    20:50 - A bíblia diz a partir do olhar de um observador finito.
    - Sim, e isso a desqualifica por completo como "divinamente inspirada".
    pois é isso que ele quis dizer, na visão do crente crítico que ele tenta manter.

    ResponderExcluir
  3. 22:38 - Milagre é misterioso.
    - Até a Ciência ir lá e desvendar.
    apesar de eu não acreditar em milagres, ele disse isso com outras palavras, além de que se a ciência prova logico que não é milagre, mas temos de convir que tem coisas que a ciência não consegue provar ainda, até la, tudo pode ser considerado, por mentes que queiram ainda se manter na ignorância, como milagre.

    22:50 - Vi uma mulher derramando vermes pela vagina.
    - kkkkkk. Algo nunca encontrado na literatura médica mundial.
    bom, tem historias e historias, esta é uma delas, tem gente que já viu muitas coisas que não duvido, mas duvido de ser milagre, mas existem coisas que não são comprovadamente lógicas do ponto de vista cientifico, até se provar, as pessoas continuarão a acreditar em milagres.

    24:11 - Não tem mistério.
    - Poucos minutos atrás ele disse que milagre era misterioso. Fiquei confuso agora.
    bom, a proposição dele não tem nada de ilógico se pegar a contextualização que ele faz desde os minutos anteriores, que não tem nada a ver com as montagens que vemos nas tvs e nas igrejas, mas que, se ocorrerem, ocorrem por serem uma questão intima entre, o que ele acredita se divino, e o homem. Não um espetáculo.

    26:15 - Não quer ser um movimento religioso. Quer ser um movimento de fé.
    - E qual a diferença?
    Bom, o cara se enrola um pouco em alguns momentos nesta questão de separar e dar um tratamento etimológico a palavra religião, neste caso, ao dizer que querem ser um movimento de fé. No caso da religião, todo ser humano, crente ou não, busca sim uma forma de conhecer o principio, entender o que se passou e o que está por vir, a fé nada mais é que um sentimento humano, sem nada de divino.

    26:38 - Igreja, é impossível não haver.
    - Fiquei triste agora ;-(
    etimologicamente a palavra quer dizer chamados para fora, do grego, por outro lado, na própria bíblia existem situações onde a reuniões são chamadas de igreja, não o prédio, mas as pessoas, as assembleias. Simples assim. Em alguns momentos o cristo deixa claro que a igreja são todos os seus seguidores, ou está em todos eles.

    ResponderExcluir
  4. 26:45 - O pastor tenta dar um novo significado para a palavra "igreja", completamente diferente de qualquer dicionário. Não colou.
    bom senso ajuda muito na hora de tirar conclusões precipitadas.

    26:55 - O cristianismo é religioso, mas a fé cristã não.
    - WTF????????
    Outro momento que penso que ele se enganou com a etmologia e com o significado da palavra, imagino que a ideia que queria passar é de que o cristianismo não é doutrinário, mas religioso não tem como deixar de ser. O cristianismo é doutrinário, não simplesmente religioso, como o islamismo, a umbanda, o budismo.

    27:52 - Não tem onda mais doida do que um jejum.
    - As criancinhas famintas da África que o digam!
    - Então ele faz jejum só por causa do "barato"?
    Bom, nunca fiz um jejum a não ser os forçados pela família na semana santa, rs. Mas a questão aqui não é a fome da africa, mas o lance do jejum, estudos mostram que tem uma grande diferença em relação a alteração mental de quem faz jejum prolongado de quem não faz. http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI235153-15228,00-JEJUAR+ESTA+NA+MODA+MAS+FAZ+BEM.html

    28:35 - Deus é loucura pura, meu amigo.
    - Ainda bem que ele reconhece...
    sem comentários.

    28:40 - Racionalizar deus é uma idiotice.
    - E racionalizar o saci pererê? E o papai noel? E a mula sem cabeça? E o chupa cabra? Fadas? Duendes? E racionalizar outros deuses como Buda, Shiva, etc?
    É o que ele diz, racionalizar o irracionalizavel não tem porque, mas a questão é como usar a razão para lidar com isso, ou seja, ele mesmo diz que deus é um absurdo, precisa ter esta crença para lidar com isso, e a crença não é racional. Simples assim.

    28:45 - Minha inteligência é grande demais pra entrar em racionalismo a respeito de deus.
    - BURRO!!!
    Pontos de vista, simples assim, ele crê que seja verdade a existência, mesmo criticando uma fé emburrecida e cega da maioria dos que se dizem cristãos, mas tem a noção clara de que, racionalizando ele não chega a lugar algum, já que ele acredita, sendo verdade ou não, na existência de um deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei dos seus comentários, Ailton. Não desqualificou nem meus argumentos nem os dele. No fim, é isso mesmo: partindo do princípio de que ele acredita em um ser divino que ele chama de deus e que está fora da esfera da lógica e da racionalidade, qualquer coisa que ele disser sobre esse deus, para ele, será tido por verdade. Assim, é a visão extremamente pessoal que qualquer crente de qualquer religião tem a respeito de seu próprio deus. Abraço!

      Excluir
    2. Fé, é transliteração (segundo escrita no texto original grego, a saber, a septuaginta) da palavra "epistemoi". Epistemoi, nos remete á inteligência propriamente dita. A fé então, nunca foi um ato alienado, mas sim, um ato de constatar por observação e experimentação que, Deus existe.
      Deus é o verbo em si, o bólson de higgs, a partícula responsável pela troca de energia ventre as partículas entre si, o que as permite ter massa, ter coesão, e formar coisas.
      Deus mostra-se no universo subatômico e, opera seus milagres que, tornaram-se coisas naturais aos olhos do homem pelo simples fato de acontecerem todo dia.
      É impossível assistir ao pôr-do-sol no Arpoador (Rio de Janeiro) e continuar achando que foi formado e criado ao acaso.

      Excluir
    3. O fato de nossos pulmões filtrarem no ar, o oxigênio e , transformá-lo em líquido e transportá-lo via hemácias através do plasma sanguíneo até os músculos e irrigá-los. poxa acontece a todo segundo (a respiração) mas nem por isso deixa de ser maravilhoso, a complexidade disso . Será que o acaso, isso tudo foi formado se, o homem com todo seu potêncial intelectual e aparato tecnológico alcançou tamanho feito, fadando em reproduzir androides similares ao corpo humano ?

      Excluir
  5. Cara, o título do teu blog está perfeito...

    ResponderExcluir
  6. Não, cachalote não é baleia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade o cachalote é o maior dos golfinhos. Porém, também sabemos que golfinho não é peixe. Portanto, a descrição bíblica de "peixe grande" também não se encaixaria no cachalote. Mas o que esperar de precisão científica em um livro que diz que morcego é ave?

      Excluir
  7. Me desculpe, mas eu não vejo você como uma pessoa que tenha nenhum conhecimento religioso o suficiente para criticar certos pontos ali. Por exemplo, o conceito de igreja. Existem muitos ateus que criticam a religião em pontos muito interessantes, e isso eu falo pois também sou ateu, mas não me pareceu que você queria criticar pontos que realmente são pertinentes para o desenvolvimento da sociedade, mas sim quis denegrir a imagem e simplesmente diminuir a religião dos outros. Eu acho que existe uma coisa que todos nós, como ateus, devemos entender, não vale a pena discutir religião, pois nenhuma religião se baseia em nenhum preceito lógico, discutir e refutar religião é sinal da mente pequena do ser humano, como se o tempo todo nós desejássemos provar ser melhores uns que os outros. Sou ateu e não preciso de Deus, mas reconheço que existem muitos que precisam dessa ideia de esperança, de luz no fim do túnel. Portanto que nenhum religioso me impeça de exercer a minha liberdade como ateu, respeito e tento não diminuir a sua religião. =D

    ResponderExcluir
  8. Engraçado, um crente falando que outros crentes são ignorantes e descerebrados...

    ResponderExcluir
  9. poise ateu.mas ele esse caio fabio aflou umas verdades que nunca ouvi
    por exemplo sobre sexo antes do casamento
    ele falou que vai de cada pessoa, e que se ama ne,
    tambem varias questoes ele falou corretamente, ele compartilha seu conhecimento...
    logicamente ninguem ta 100% certo, mas ele tem suas porcentagens

    ResponderExcluir
  10. NUNCA VÍ TANTO BESTEIRA.. MEU FILHO PROCURE O QUE FAZER.. AXO KE VC É MUITO É BURRO!! DEVE AXO KE PRA SER ATEU.. NÃO PRECISA SER IDIOTA..KKKK

    ResponderExcluir
  11. Anônimo, aprenda a escrever primeiro. Seu texto está cheio de erros e quase não entendi bem o que você quis dizer. Volte para o mobral e conclua um supletivo. Aí a gente conversa. Abraço!

    ResponderExcluir
  12. 9:02 - Quem disse que luteranos e neopentecostais são extremos?

    Nossa cara, é incrível essa sua colocação!! Desacreditei. Ele não disse que os luteranos e neopentecostais são extremistas. E sim que eles são pontos distantes, com características diferentes e que seguem uma mesma linhagem de pensamento. E se for olhar pelo lado extremista, veja na história o que os luteranos fizeram para derrubar dogmas do sistema romano católico (Recomendo que assista o filme Martinho Lutero - https://www.youtube.com/watch?v=eezenm7Tlps).

    ResponderExcluir
  13. 11:20 - A bíblia é a mãe de todas as heresias se você quiser.
    - Errado. Ela é, mesmo se você não quiser.

    Cara, ai você partiu pra ignorância (como o título do seu blog). Não sei se você sabe que ignorante é diferente de arrogante. Em fim. A bíblia só parte a ser mãe das heresias pela falta de capacidade que as pessoas que a lê tem de compreende-la. Então, quando o indivíduo mal interpreta uma passagem bíblica e a divulga cria uma heresia. E também quando alguém age ou se pronuncia contra um sistema religioso comete a heresia. Esta refuta seu levantamento por que não é necessário da bíblia para se criar uma heresia basta ir contra (quando digo contra não é não aceitar, eu quero dizer atacar) um sistema ortodoxo. Você é um exemplo claro disso, que não necessitou da bíblia para se tornar um herege.

    ResponderExcluir
  14. Não me leve mal, amigo. Não estou te julgando, estou apenas mostrando meu ponto de vista. Espero que você me responda, e com a mesma calma que estou lhe escrevendo.

    ResponderExcluir
  15. 11:50 - O que deve e o que não deve ser interpretado de forma literal na bíblia?
    - Essa ele não respondeu.

    Não vi intenção nenhuma sua de criticar com isso, mas mesmo assim eu digo. A bíblia é um conjunto de livros muito extenso. Isso torna difícil dizer o que se deve ou não interpretar literalmente, devido à grande quantidade de informações. Seria necessário dar um exemplo, para poder dizer se é ou não para ser considerado como algo denotativo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Matheus. As figuras de linguagem , são um método pedagógico desde que o homem se comunica através da fala, uma vez que a mente humana apreende os fatos através do princípio da analogia; Sendo assim, sempre se fez necessário para o equilíbrio (Equilíbrio e desequilíbrio são termos técnicos quando se fala de aprendizagem-estudem psicologia do desenvolvimento humano)utilizar algo existente em nosso universo cotidiano. Por este motivo a bíblia é repleta de figuras de linguagem, o que não quer dizer que seja inverdade.

      Excluir
  16. 14:10 - Possessão demoníaca existe.
    - Prove!

    Aqui você exagerou, os caras tão falando dentro de um contexto (no caso, o evangélico). E a possesão que o Caio fala é realmente algo existente, não que necessariamente seja um espírito, mas para os que conhecem de religião e são adeptos considera isso como espírito mal. Da uma olhada nesse conteúdo sobre os tipos de demônios: http://www.tabernaculonet.com.br/luz.php?facho=m0117. Interessante entender que as pessoas estão cotidianamente possuídas por algum "demônio" (digo entre aspas porque você é ateu, não quero te ofender). Parecido com aqueles dos sete pecados. Esse é o tipo demônio que o Caio falou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Demônios são tanto seres espirituais(pra que é adepto de uma religião) quanto seres, egrégoras, para ateus.
      Mas sim, existem.

      Excluir
  17. 14:20 - Pessoas agonizantes em casa.
    - E quem disse que isso é possessão demoníaca e não um castigo divino?
    - Essas pessoas devem ser exorcizadas ou procurar um hospital?

    Aqui eu gostei, só na primeira pergunta. Concordo com você simplesmente porque na própria bíblia fala isso mm Isaías 45:7, Deus diz: "Eu formo a luz e crio as trevas; faço a paz e crio o mal; eu, o Senhor, faço todas estas coisas." Porém não vá criando idéias de que Deus é mal. Mas adianto que isso estaria partindo pra teologia pura, se quiser entender essa passagem te recomendaria esse link - http://www.estudosdabiblia.net/bd98.htm.
    Na segunda pergunta você saiu fora da contexto dos evangélicos. Exorcismo é coisa de católico, da uma olhadinha no Wikipédia. Mas ainda tem como salvar sua pergunta por causa do hospital. Nós cristãos, seguindo o mandamento de Jesus, oraríamos pela pessoa se realmente houver os indícios da possessão, que é algo claro e evidente pra qualquer pessoa (nada haver com aqueles filmes toscos de terror hollywoodianos) e claro, de uma forma racional, sem dúvida alguma, ir ao médico é crucial, porque nem sempre se trata de um mal espiritual.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todo mal é espiritual simMatheus. Porém ir o médico não é um ato "não espiritual".
      Nem sempre curar uma doença requer somente oração, dizer isso seria irresponsabilidade, porém a bíblia diz: "todas as autoridades são ministros de Deus para o nosso bem" o que inclui os médicos.
      Procurar um médico é tão espiritual quanto procurar um presbítero para ser orado, os dois são válidos e até complementares uma vez que os dois são "ministros de Deus", porém cada um em sua área. O primeiro (médico) cuida do "soma"(corpo) o segundo (pastor|) do espírito.
      E para que é ateu e, por isso, não crê no espírito, veja na constituição a existência de um "espírito na letra da carta magma.

      Excluir
    2. "Todo mal é espiritual sim"
      - Vc disputa uma vaga de emprego com outra pessoa e perde. Isso é mal pra vc, mas é bom pra ele. O que tem o espírito a ver com isso?
      - Vc erra uma questão na prova, isso é mal pra vc. O que tem o espírito a ver com isso?
      - Uma bactéria te infecta e vc fica doente. O que tem o espírito a ver com isso?
      - Vc deixa sua esposa chateada com um comentário inocente. Isso é mal pra vcs. O que tem o espírito com isso?
      - Assuma seus próprios erros. Assuma que coisas boas e ruins acontecem a todos o tempo todo.

      "ir o médico não é um ato não espiritual".
      - O que o espírito tem a ver com isso?

      "Nem sempre curar uma doença requer somente oração"
      - Se oração funcionasse, farmácia venderia bíblia, não remédio.

      "todas as autoridades são ministros de Deus para o nosso bem, o que inclui os médicos."
      - E os médicos inescrupulosos? E os erros médicos? Por que um médico é mais autoridade que um lixeiro?

      "Procurar um médico é tão espiritual quanto procurar um presbítero"
      - Quando ficar doente, procure um presbítero então.

      "os dois são ministros de Deus"
      - Só o título os torna ministros de deus? E os picaretas com títulos? E quem não tem título, deixa de ser ministro de deus? Quanto preconceito!

      "o pastor do espírito."
      - O pastor cuida do dízimo. Espíritas cuidam de espíritos. E um padre, não serve? Só pastor?

      "a existência de um espírito na letra da carta magma."
      - Magma é a lava do vulcão. O certo é Magna.
      - Não há qualquer espírito na letra da Carta Magna.

      Excluir
  18. 15:18 - Baleia não, mas cachalote poderia.
    - Mas cachalote é baleia!
    - E Jonas não ficou numa baleia. Ficou num "peixe grande".

    Ai realmente foi tenso kkk Cachalote é baleia neh? Mas quem não comete erros?
    Quanto ao peixe grande, eu compreendo a o equivoco. Primeiro que pode ter sido qualquer tipo de "peixe grande", existiam varias espécies na época de Jonas (Séc 7 a.C) podendo haver algumas que não existem mais atualmente. E outra, observe a o período histórico da escritura do livro de Jonas. 70 Anos antes de Cristo (isso da uns 2084 anos atrás). Mas por que estou falando isso? Simples! O termo baleia não existia meu caro. Pra quem manja ai de biologia, só passou a ser mencionado depois do estudo da ordem Cetacea, realizada por Jacques Brisson em 1762 (d.C). Da uma olhada aqui - http://pt.wikipedia.org/wiki/Cet%C3%A1ceos.
    Então cara, pra um mundo onde a terra era quadra. Com certeza um peixe grande são teria um nome específico, ainda mais seguindo a Taxonomia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpem por alguns erros de escrita, é que são 03:48, to meio cansado. xD

      Excluir
  19. 15:20 - Tem histórias concretas de um marinheiro inglês que ficou 48 horas dentro de um cachalote
    - Estória de pescador, né? Não achei nada na net sobre isso.
    - No tal caso, o marinheiro inglês náufrago foi salvo por um cachalote, não engolido por um: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cachalote

    Vou responder as duas afirmações numa tacada só. Realmente é tenso o fato de ser pescado kkk leva ao preconceito natural do ditado. Mas eu acho que faltou boa vontade sua de pesquisar sobre isso porque eu encontrei muita coisa sobre o assunto. Vo linkar tudo aqui.

    http://acienciasuprema.blogspot.com.br/2012_03_01_archive.html
    http://www.sobrenatural.org/materia/detalhar/8036/engolido_por_uma_baleia/
    http://www.hojedescobri.com/2013/08/a-historia-impressionante-do-homem-que.html
    http://en.wikipedia.org/wiki/James_Bartley
    http://perdurabo10.tripod.com/sitebuildercontent/sitebuilderpictures/.pond/jamesb.jpg.w180h226.jpg (FOTINHO DELE PRA DA UMA ANIMADA).

    ResponderExcluir
  20. 16:05 - Pode ter acontecido ou não. O importante é a mensagem.
    - Isso vale pra TUDO na bíblia. Assim, todas as estórias bíblicas ficam em suspeição.

    Ai também é um equívoco grave. A bíblia é uma fonte de história(utilizada por historiadores de todo mundo), tanto é que muitas histórias envolve recursos exclusivos de uma época. Por exemplo, em Gênesis quando fala sobre o Egito, mais pra frente sobre a terra de Canaã, atual Palestina e Israel. No Novo Testamento falando sobre os romanos, deixando características, comprovadas historicamente, da estrutura social romana, tanto como a existência líderes políticos e militares. Então é claro que nem TUDO pode ou não ter acontecido. Existe um mínimo de verdade pelo menos.

    ResponderExcluir
  21. 20:20 - Ogi (um nefilim) ficou vivo depois do dilúvio.
    - E eu achando que foi só a família de Noé...

    Sem querer ofender, eu não teria publicado esse comentário. Porque isso só mostra que você critica algo que não conhece direito.

    ResponderExcluir
  22. 20:50 - A bíblia diz a partir do olhar de um observador finito.
    - Sim, e isso a desqualifica por completo como "divinamente inspirada".

    Calma ae! Ai você apelou. Se a bíblia não é "divinamente inspirada" então ela está inspirada no que? Na economia mundial? Vamos compreender algo que me parece estar confuso para você. Observador finito é aquele que vê ações em sua volta com limites, no caso seriam ações sobrenatarais(divinas) e o limite seria o fato de ser um humano. Partindo pra um lado filosófico, o homem não consegue ver a natureza do universo como Deus consegue. Por isso essa colocação do Caio Fábio. Ele simplesmente quis dizer que quem escreveu os livros foram homens com capacidades finitas perante a uma época e a próprios limites naturais do ser.

    ResponderExcluir
  23. 22:38 - Milagre é misterioso.
    - Até a Ciência ir lá e desvendar.

    Cara, você pode me xingar ai da tua casa a vontade mas eu tenho que te dizer isso como Cristão.
    Deus é a mais pura Ciência que existe, mas é dificil as pessoas compreenderem isso. Por exemplo na bíblia fala sobre as 10 Pragas do Egito e que uma delas foi uma chuva de pedras que destruiu toda a plantação que havia lá. Agora pare e pense como um ser racional. Será que foi uma chuva de pedra igual à um cataclismo? Claro que não! Era simplesmente uma chuva de granizo devastadora. Deus em muitas passagens bíblicas se demonstra como Ciência pura, o problema é que poucos leem e por isso não enxergam essas coisas.

    ResponderExcluir
  24. 26:15 - Não quer ser um movimento religioso. Quer ser um movimento de fé.
    - E qual a diferença?

    Simples, simples. Movimento de fé é aquele movimento que é realizado com amor, um movimento verdadeiro em que a pessoa entrega a sua mente e corpo para aquilo. Agora movimento religioso é aquele que o pessoal faz por tradição, alguns fazem porque gostam outros porque tem que fazer.

    ResponderExcluir
  25. 26:55 - O cristianismo é religioso, mas a fé cristã não.
    - WTF????????

    Não compreendi muito bem a colocação do Ailton Amaral, mas se tiver parecido...

    Uma vez o próprio Caio Fábio falou sobre o sufixo "ismo", é algo que idealiza um movimento de grupo. O tal religioso que ele quis dizer é aquele conservador e miolo duro que apenas segue a sua religião. Agora a fé cristã ela é racional seguindo todos os conselhos de Cristo de forma absoluto e única. Algo que seria consideravelmente necessário para compreender o quele disse é ter conhecimentos fundamentais sobre os mandamentos e conselhos de Jesus, tal como Sermão da Montanha que mostra as claras características de um cristão (Se for ler o o Sermão da Montanha tome cuidado com a interpretação, porque ela é um pouco difícil).

    ResponderExcluir
  26. 27:52 - Não tem onda mais doida do que um jejum.
    - As criancinhas famintas da África que o digam!
    - Então ele faz jejum só por causa do "barato"?

    Ahh cara aqui eu cheguei a pensar em para de te responder. Jejum não é só ficar sem comer não cara, existem vários tipos de jejum. E a "onda mais doida" que ele falou que é o jejum tem haver com a saciedade mental! A pessoa que faz o jejum de coração com com a humildade e esperança fica loucamente satisfeita e feliz.

    ResponderExcluir
  27. Respostas
    1. "Recomendo que assista o filme Martinho Lutero"
      - Já vi o filme. Fui batizado na Igreja Luterana. Lutero fez o que fez naquele tempo, na época da Inquisição. A ICAR era extremista. Por isso ele agiu de forma extrema. O luteranismo hoje não é assim.

      "A bíblia só parte a ser mãe das heresias pela falta de capacidade que as pessoas que a lê tem de compreende-la."
      - Discordo, e não tem nada de arrogante nisso. Ela é heresia pela capacidade de quem a escreveu, compilou e editou. Um livro criado pelo Império Romano para dominar o povo da época.

      "quando o indivíduo mal interpreta uma passagem bíblica e a divulga cria uma heresia."
      - E quem garante que vc a interpreta corretamente? Todo cristão tem uma justificativa diferente pra interpretá-la como quiser, vide os Testemunhas de Jeová, os Anglicanos e os Adventistas.

      "quando alguém age ou se pronuncia contra um sistema religioso comete a heresia."
      - Viu como vc relativiza o conceito de heresia? Lutero foi herege para a ICAR. Basta discordar da sua igreja pra ser tratado como herege.

      "Você não necessitou da bíblia para se tornar um herege."
      - Sou herege porque nego a existência de um deus. Isso está na bíblia.

      "A bíblia é um conjunto de livros muito extenso."
      - Quem a compilou? Quem definiu o que era divinamente inspirado do que não era? Com quais interesses? Isso ninguém sabe.

      "Isso torna difícil dizer o que se deve ou não interpretar literalmente"
      - Tá vendo que ninguém sabe?

      "Seria necessário dar um exemplo"
      - Neste link dou vários exemplos: http://ateuignorante.blogspot.com.br/2013/10/afinal-de-contas-cristao-pode-ou-nao.html

      "a possesão que o Caio fala é realmente algo existente"
      - Repito: prove!

      "para os que conhecem de religião e são adeptos considera isso como espírito mal."
      - Bela desculpa para não se responsabilizar pelas cagadas que faz. Bota a culpa no capeta.

      "Da uma olhada nesse conteúdo sobre os tipos de demônios"
      - Vi o link. Caramba, cara. Vc acredita nisso? Quem listou esses demônios? Quem garante que são realmente demônios? Quem lhes deu nomes?
      - Olha só:
      "Ekiminus": Vampiro assírio (vampiro? Chupa sangue?)
      "Empusa": Na Rússia, era temido porque aparecia à "Meia-Noite" (de qual fuso horário, já que a Rússia tem vários fusos? Existe limite territorial pros demônios? Esse só atua na Rússia?)

      "pessoas estão cotidianamente possuídas por algum demônio"
      - Só cristãos ou todas as pessoas?

      "Pessoas agonizantes em casa"
      "se quiser entender Isaías 45:7 recomendaria esse link - http://www.estudosdabiblia.net/bd98.htm"
      - Esse link não responde de pessoas agonizando são possessão demoníaca ou castigo divino nem se elas devem ser exorcizadas ou procurar um hospital.

      Excluir
    2. "Exorcismo é coisa de católico"
      - Então por que alguns pastores fazem isso em igrejas evangélicas neopentecostais?
      - A bíblia é coisa de católico. Um livro editado por Constantino e alguns bispos no Concílio de Niceia em 325 dC.

      "Nós cristãos oraríamos pela pessoa se realmente houver os indícios da possessão"
      - Qual a diferença disso pra um exorcismo?

      "é algo claro e evidente pra qualquer pessoa"
      - Quais são os indícios/evidências de possessão? Falar em línguas? Entortar garfos? Vomitar verde?

      "ir ao médico é sempre importante, porque nem sempre se trata de um mal espiritual"
      - Então a oração só funciona para males espirituais? Para males físicos não funciona?
      - Na dúvida, vá ao médico.
      - Para males da mente (que vocês chamam de espirituais), vá a um psiquiatra e faça terapia.

      "pode ter sido qualquer tipo de peixe grande"
      - Campo das hipóteses. A questão aqui é que é impossível alguém ficar vivo dentro do estômago de outro animal por muito tempo. Ainda mais de um peixe grande.

      "Faltou boa vontade sua de pesquisar sobre isso"
      - Eu pesquisei, tanto que coloquei link da Wikipedia. Aliás, lá diz que ele foi arrastado pela Cachalote, não engolido.
      - James Bartley ficou 15 horas e teve várias sequelas. Jonas teria ficado 3 dias e 3 noites. Como ele respirou esse tempo todo sem sequelas?
      - Continua sendo uma estória de pescador, numa época em que não se tinha registros.

      16:05 - Pode ter acontecido ou não. O importante é a mensagem.
      - Isso vale pra TUDO na bíblia. Assim, todas as estórias bíblicas ficam em suspeição.

      "A bíblia é uma fonte de história (utilizada por historiadores de todo mundo)"
      - Mas não como História e sim como um livro para entender a cultura de um povo de determinada época, de determinado local. Tanto é que nenhum livro de História cita deus ou Jesus. E se a bíblia fosse um livro de História, estaria na seção de História das bibliotecas e livrarias e não na seção de religião, junto com a Torá e o Alcorão. O Alcorão também é estudado por historiadores para entender o povo muçulmano do século XVII. O Bhagavad Gitá é estudado por historiadores para entender o povo hindú. Não significa que são histórias reais. O próprio Caio Fábio confirma isso ao dizer que pode ter acontecido ou não.

      "Existe um mínimo de verdade pelo menos."
      - E quão mínima é essa verdade?

      20:20 - Ogi (um nefilim) ficou vivo depois do dilúvio.
      - E eu achando que foi só a família de Noé...
      "Sem querer ofender, eu não teria publicado esse comentário. Porque isso só mostra que você critica algo que não conhece direito."
      - Me passa os versículos? Teria prazer em aprender. No filme "Noé" não me lembro dessa parte.

      "Se a bíblia não é "divinamente inspirada" então ela está inspirada no que?"
      - A bíblia é tão "divinamente inspirada" quanto o Alcorão e o Bhagavad Gitá também se dizem inspirados. Se não são divinamente inspirados, são inspirados no que? A mesma resposta que você der, darei para a bíblia.

      "Ele simplesmente quis dizer que quem escreveu os livros foram homens com capacidades finitas perante a uma época e a próprios limites naturais do ser."
      - E cadê a inspiração divina nisso? Se as capacidades dos autores da bíblia eram finitas, eles não eram divinamente inspirados. Apenas deram a interpretação deles ao que viam, assim como pros gregos, os raios e trovões eram atributos divinos e não naturais.

      Excluir
  28. 22:38 - Milagre é misterioso.
    - Até a Ciência ir lá e desvendar.

    "Deus é a mais pura Ciência que existe, mas é dificil as pessoas compreenderem isso."
    - Defina o que vc entende por Ciência primeiro. Depois a gente continua esse papo.
    - Estranho como essa "Ciência" não precisa de provas e só quem se diz cristão diz que a compreende.
    - Muçulmanos dirão que Alá é a pura Ciência e os cristãos não o entendem.
    - Hindús dirão que Shiva é a pura Ciência e cristãos não entendem.

    "Era simplesmente uma chuva de granizo devastadora."
    - Se era só chuva de granizo, então por que atribuir isso a uma praga divina? Chuva de granizo é algo natural. Diga isso pros cristãos que acreditam que foi praga divina, não pra mim.

    "Movimento de fé é aquele movimento que é realizado com amor, um movimento verdadeiro em que a pessoa entrega a sua mente e corpo para aquilo. Agora movimento religioso é aquele que o pessoal faz por tradição, alguns fazem porque gostam outros porque tem que fazer."
    - Vc está definindo isso errado. Fé, no sentido religioso, está intrinsecamente ligada à religião. Como ter fé em algo que não é ligado a uma divindade? Vc tem fé pq sua religião lhe disse para ter fé. Eu faço muitas coisas com amor, com entrega, mas sem nenhuma fé em divindades. Fé e amor são coisas diferentes.

    "A fé cristã é racional"
    - Não, não é. Não há racionalidade em crer que um cara morreu 2000 anos atrás pra perdoar todos os pecados que vc cometeu e ainda vai cometer, bastando para isso vc se arrepender e crer que ele é filho de um deus (que é ele próprio encarnado) que não quer que vc se masturbe e transe antes de casar. Aonde está a racionalidade nisso?

    "seguindo todos os conselhos de Cristo de forma absoluto e única"
    - De forma absoluta ou contextualizada? O que cristo disse sobre a sexualidade alheia pros cristãos condenarem masturbar, transar antes de casar e a homossexualidade?
    - Se é só seguir Jesus, por que muitos cristãos seguem Paulo de Tarso?

    "A pessoa que faz o jejum de coração com com a humildade e esperança fica loucamente satisfeita e feliz."
    - A questão é: Jejum pra quê?

    "se eu fosse ateu eu não ficaria criticando as religiões"
    - Devo deixar isso para os cristãos, que criticam as outras religiões? OU para os evangélicos que criticam os católicos? Ou os católicos que criticam os evangélicos? Ou os evangélicos de uma igreja que criticam os evangélicos de outra igreja?
    - Não critico religiões. Critico a crença em divindades, sejam de quais religiões forem.
    - Mas não foi vc mesmo que disse que cristianismo não é religião, mas sim Ciência? Posso criticar essa "Ciência" então?

    "se vocês não acreditam nelas pra que discuti-las?"
    - Por que a crença de outras pessoas nelas afetam negativamente a vida de todos. Só por isso.

    "Se tiver alguma dúvida sobre religião pode me perguntar."
    - Praticamente meu blog todo tem perguntas...fique à vontade para respondê-las.

    ResponderExcluir
  29. Acredite amigo, sabemos muito bem diferenciar uma possessão demoníaca de um mal estar.
    Bom.... Vc acha que isso não existe e que deveríamos levar a pessoa a um hospital certo? Se não existe, como vc explica que c/ uma oração a pessoa volta ao normal na mesma hora? Já vi acontecer diversas vezes, bem na minha frente. Já vi também pessoas em casos mais graves literalmente se internarem na igreja procurando ajuda p/ se livrarem desse mal... isso depois de passar nas mão de diversos psiquiatras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na igreja Universal do Reino de Deus eles também fazem exorcismos toda semana. Vc crê nos exorcismos feitos lá?
      Católicos também fazem exorcismos envocando Maria. Vc crê nesses exorcismos?
      Muçulmanos também expulsam demônios em nome de Alá. Vc crê nesses exorcismos?
      Se vc disse não pra todas essas minhas perguntas, por que eu deveria acreditar na sua afirmação?
      Faz o seguinte: da próxima vez, filma um exorcismo, põe no YouTube e posta o link aqui pra eu conferir.
      Imagina se a pessoa que vai na sua igreja, é submetida a um exorcismo, e morre, vocês podem ser processados por curandeirismo e charlatanismo e ser presos.
      Engraçado que o diabo só encarna em cristão pobre e classe média baixa. Nunca vi o diabo encarnar num rico ou numa pessoa de outra religião. Ele podia encarnar no Obama e iniciar a terceira guerra mundial, mas não, só entra em cristão ignorante.
      Se sua oração funciona, vamos fechar todos os hospitais então e abrir igrejas no lugar.
      Se oração resolve, vamos parar de vender remédio na farmácia e começar a vender bíblia...

      Excluir
  30. "Não achei nada na Net sobre isso." Não precisa dizer mais nada a seu respeito.

    ResponderExcluir
  31. Cara, você precisa se esforçar para melhor defender os ateus que geralmente são muito inteligentes e falta apenas uma experiência com o Deus verdadeiro, mas se é verdade que e és um ateu e se fostes sincero em tudo que escreveu, então, você perdeu uma grande oportunidade de ficar calado, pois como ateu, claro, além da experiência com Deus, também te falta inteligência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, você precisa se esforçar para melhor defender sua fé que nem sempre tem gente inteligente e falta apenas preceber a irracionalidade da sua religião. Mas se é verdade que e és um crente e se fostes sincero em tudo que escreveu, então, você perdeu uma grande oportunidade de ficar calado, pois como crente, claro, além da falta de argumentos, também te falta inteligência. Por isso prefere usar da falácia ad hominem ao invés de argumentar. Tente novamente numa próxima...

      Excluir
  32. Tu és tão mau argumentador que só me vou dar ao trabalho de responder tua 1ª pergunta: Tu nunca ouviu falar dele por que tu és ateu, jumento!

    http://historiaesuascuriosidades.blogspot.com.br/2009/10/homem-sobreviveu-mais-de-24-horas.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo "jumento". Já deve ter visto o tamanho da minha benga...
      Hoje sou ateu, mas já fui cristão e nunca tinha ouvido falar desse doido que é o Caio Fábio.
      Enfim, sobre Jonas na Baleia, TOMA:
      http://ceticismo.net/religiao/jonas-desmascarado/

      Excluir
  33. Não tenho religião, mas não sou ateu. Estava procurabdo 1 livro de história e vim parar aqui (acredito que não por sua causa, mas pelo Caio Fábio, já que ele é autor de 1 projeto social que entrou para a história - fábrica de esperança ou projeto de Acari). Mas vamos lá, seus questionamentos são bobos e até infantis. Cheio de "chutes" e verdades absolutas que são só suas. Muita idiossincrasia e nenhum questionamento denso. Sugiro que faça este questionamento a ele, de maneira sucinta, no programa que ele tem, chamado papo de graça, na vem e vê tv, das 10 às 12:30 de terça à sexta. Pode mandar um vídeo via zap não muito longo em qualquer horário que depois pode aparecer no programa dele. Depois por favor avise aqui que eu vou querer ver kkkk.. Abraços e Paz amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As respostas dele, em geral, tem recortes que aparecem no canal dele no YouTube e em sua página no FacebooK.

      Excluir

Regras de uso:
1) Desde que não tenha palavrões, ofensas ou propagandas, nenhum comentário será apagado;
2) Diga primeiramente qual fé religiosa você professa (ateu, agnóstico, católico, evangélico, budista, judeu, muçulmano, etc) para facilitar a interpretação do seu texto;
3) Tente manter a discussão no nível das ideias. O objetivo é compreender (não necessariamente aceitar);
4) Obrigado por participar!