sexta-feira, 27 de junho de 2014

Porque eu não estou nem aí para a Copa da FIFA

Não estou assistindo a nenhum jogo da Copa da Fifa (me recuso a dizer que é do mundo e muito menos do Brasil). É um protesto solitário e silencioso. Estou fazendo a minha parte. No ano passado saí às ruas, protestei. Penso que não faz sentido depois de protestar, simplesmente ligar a TV e dizer sim para a Copa.

Seria muita incoerência eu protestar contra a Copa e depois fazer parte desse "Panis Et Circenses". Você, que criticou a frase abaixo do Pelé, me diga: qual é a diferença dessa frase pra o que você está fazendo agora curtindo a seleção canarinho na TV ou nos estádios?


Depois de ler a matéria da revista Super desse mês (Os Donos da Bola), tomei ainda mais nojo da Fifa e tive pena de quem ajuda, mesmo que inconscientemente, a manter esse status quo. Sim, estou falando de você, que assiste aos jogos, que torce (como se isso fizesse diferença no resultado do jogo), que faz bolão (mais trouxa ainda, pois perde dinheiro às custas de um resultado que independe de você), que compra ingresso, que consome produtos de empresas que patrocinam esta aberração (Coca-Cola, Itaú, Mc Donalds, Hiundai, Guaraná Antactica*, Gilette*, etc), que compartilha de graça conteúdo sobre um evento privado nas redes sociais, enfim.
* Esses patrocinam a seleção brasileira.

Se você faz ou fez alguma dessas coisas, saiba que você é CONIVENTE e CÚMPLICE de toda a roubalheira e corrupção que envolvem a dona do evento: a dona FIFA. Você continua fazendo parte da massa de manobra alienada que, por troca de alguns míseros 90 minutos de euforia diante da TV ou de um estádio, vende sua alma sem saber aos verdadeiros donos da bola.

Aí uns vão dizer "ah, mas a Copa traz dinheiro pro Brasil, movimenta a economia". Mas você já parou pra calcular quanto milhões estamos perdendo quando empresas, comércio e indústrias do país inteiro simplesmente param sua produção e seus serviços para liberar seus funcionários para assistir aos jogos? Quantas concessões de impostos foram feitas para a FIFA e as seleções virem para o Brasil? Quantos milhares de ingressos (que chegaram a custar R$ 1.200) foram distribuídos GRATUITAMENTE aos amigos, políticos e personalidades nacionais e internacionais, poderosos indo de graça aos eventos que vocês suam para pagar em várias prestações?


E o que falar de toda a segurança pública paga com nosso dinheiro para acompanhar 24 horas por dia as delegações, autoridades e personalidades no Brasil, pagas com nossos impostos, e que mês que vem sumirão das ruas novamente?

E o tanto que a FIFA manda e desmanda nos governos, chegando inclusive a rasgar na nossa cara a nossa própria Constituição, nos tirando o direito de ir e vir a uma distância de 3 KM dos estádios? Quem vai repor as perdas aos comerciantes e moradores dessas regiões? E os elefantes brancos (estádios em estados sem público para futebol)? E as promessas não cumpridas de melhorias na mobilidade urbana usando a Copa como desculpa? Nunca virão?

Enfim, leiam a matéria da Super e REVOLTEM-SE!!!

(clique nas imagens para ampliar)







3 comentários:

  1. Concordo com isso aí tudo, e ainda torci contra o Brasil e sua seleção de estrelas endinheiradas.

    ResponderExcluir
  2. Esse negócio de copa já deu o que tinha que dá, a partir do momento que há corrupção no meio perde a graça. Esse seria o remédio para a corrupção parar com o que tiver dando corrupção.

    ResponderExcluir
  3. futebol pelo menos pra mim era pra ser diversão agora os caras usam até uma brincadeira pra faturar um dinheiro fácil, eu digo que qualquer empresário poderia mandar na droga dessa fifa

    ResponderExcluir

Regras de uso:
1) Desde que não tenha palavrões, ofensas ou propagandas, nenhum comentário será apagado;
2) Diga primeiramente qual fé religiosa você professa (ateu, agnóstico, católico, evangélico, budista, judeu, muçulmano, etc) para facilitar a interpretação do seu texto;
3) Tente manter a discussão no nível das ideias. O objetivo é compreender (não necessariamente aceitar);
4) Obrigado por participar!