terça-feira, 20 de agosto de 2013

Qual história bíblica sobre a criação é a verdadeira?


A bíblia e suas incoerências...ai, ai...

12 comentários:

  1. Católico.

    Na verdade acho que deveria ser informado qual Bíblia está sendo utilizada pois,a que tenho em mãos não condiz com o informado.Ela apresenta uma sequência lógica e não apresenta contradição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E fez Deus as feras da terra conforme a sua espécie, e o gado conforme a sua espécie, e todo o réptil da terra conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.
      E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.
      E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
      (Gênesis 1:25-27)

      E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.
      Havendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todo o animal do campo, e toda a ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome.
      E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo o animal do campo; mas para o homem não se achava ajudadora idônea.
      Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar;
      E da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão.
      (Gênesis 1:18-22)

      Fonte: Bíblia Online - Versão Almeida Corrigida e Revisada Fiel

      Obs.: Se a bíblia é um único livro escrito por deus, por que há tantas versões diferentes?

      Excluir
  2. Católico.
    Há tantas versões diferentes por um simples fato de tradução.Palavras em outros idiomas podem ter diversas aplicações,cabe ao tradutor analisar o contexto e identificar a melhor tradução.
    E a diferença entre as bíblias católicas e protestantes se deve a um fato interpretativo,que as duas religiões tem em relação a alguns livros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E por que há tantas versões diferentes MESMO em português? E quem disse que a melhor tradução é a atual? Algumas bíblias falam em unicórnios, já outras falam em bois selvagens. Convenhamos, são animais bem diferentes pra serem confundidos, não? E há mais diferenças entre as bíblias católica e protestante. Você deve saber que a católica tem 5 livros a mais, né? Ou a evangélica tem 5 livros a menos...

      Excluir
  3. Alguem que busca desesperadamente a VERDADE...
    O que mais me intrigou foi que Deus fez crescer a vegetação no 3º dia (Gen 1:11 e 12)
    e ao 6º dia quando se deu a criação do homem, não havia germinado no campo por falta de chuva e por falta do homem para cuidar. (Gen 2:5).
    Alguem me ilumine,,,

    ResponderExcluir
  4. Alguem que busca desesperadamente a VERDADE...
    O que mais me intrigou foi que Deus fez crescer a vegetação no 3º dia (Gen 1:11 e 12)
    e ao 6º dia quando se deu a criação do homem, não havia germinado no campo por falta de chuva e por falta do homem para cuidar. (Gen 2:5).
    Alguem me ilumine,,,

    ResponderExcluir
  5. E a luz é partícula ou onda? Quero dizer, se você procura contradições é o que vai achar, mas se realmente procura entender, com muito estudo e pesquisa, irás perceber quanto significado existe na Bíblia. Inclusive, o do livre arbítrio de onde se conclui que a existência de Deus independe dos pensamentos de suas criaturas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido anônimo, o livre arbítrio nem é uma expressão que aparece na bíblia. Aliás, muitos estudiosos cristãos discordam do livre arbítrio, preferindo crer no determinismo de deus (já que ele se diz onisciente). O conceito de livre arbítrio nada tem a ver com essa conclusão. Seria o mesmo que dizer que o Batman existe independentemente dos pensamentos dos fãs do Super Homem. É só procurar realmente entender a revistinha do Batman. Quer um exemplo mais concreto: procure realmente entender o Alcorão pra ver que Alá existe, independentemente dos pensamentos de suas criaturas. Abraço!

      Excluir
  6. Nunca vai dar resultado esta discussão pois um analisa com um olhar crítico e o outro só com a fé. Creio sim que existe um Deus real e poderoso que tudo criou, mas também creio que este ser não seja aquele que é descrito na bíblia. A história da criação humana com certeza não é aquela historinha de criança que está relatada na bíblia e às vezes fico intrigado em notar que pessoas extremamente inteligentes creiam em relatos tão sem sentido quanto aos que são relatados na bíblia e façam daquilo motivo de adoração irracional dirigida apenas por sentimentos.

    ResponderExcluir
  7. Sou cético em relação a muita coisa até mesmo da ciência.
    Para citar um exemplo apenas na ciência vejo com ceticismo o caso do aquecimento global onde há muitos interesses escusos.
    Quanto à existência de Deus acho que pode existir alguém superior que teria até criado tudo que existe, mas, como algumas pessoas comentaram acima, esse Deus não tem quase nada em comum ao que nos é apresentado pelas religiões.
    As religiões em sua totalidade defendem interesses de algum grupo dominante seja ele o governo ou os grandes grupos econômicos ou segmentos da sociedade em geral.
    Na idade média muitos reis e imperadores da Europa se valeram dos valores defendidos pelo catolicismo para expandirem seus domínios. No Brasil colônia os grandes proprietários de terra também se valeram dos valores da religião para manter o status quo.
    Tem muita gente que prega a preservação dos valores de determinadas crenças pois essa situação trás vantagens econômicas.
    No fundo toda religião, seja cristã, islâmica, judaica proporciona vantagens para determinadas pessoas que defendem, mesmo que sem ter consciência disso, a religião por estes motivos e não porque efetivamente creem no que pregam.

    ResponderExcluir
  8. Meu caro amigo não há duas historia sobre criação,só há uma,a primeir é resumida e a segunda é mais detalista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido anônimo, você está equivocado. Leia tudo novamente (inclusive Gênesis) e depois volte pra comentar.

      Excluir

Regras de uso:
1) Desde que não tenha palavrões, ofensas ou propagandas, nenhum comentário será apagado;
2) Diga primeiramente qual fé religiosa você professa (ateu, agnóstico, católico, evangélico, budista, judeu, muçulmano, etc) para facilitar a interpretação do seu texto;
3) Tente manter a discussão no nível das ideias. O objetivo é compreender (não necessariamente aceitar);
4) Obrigado por participar!