terça-feira, 30 de abril de 2013

Podemos ter ira ou não?

Segundo Gálatas, a ira se assemelha a outros pecados e é uma obra da carne. Sendo assim, quem comete ira não herdará o reino de deus.

Porém, vale lembrar que Jesus teve ira (e até agrediu fisicamente as pessoas) quando expulsou os comerciantes do templo.

Aí vem Efésios e diz que podemos nos irar, mas não devemos pecar. Ora, mas a ira em si já seria um pecado, de acordo com Gálatas. E aí, quem explica?

Versículos de hoje:

"Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus."
Gálatas 5:19-21

"Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira."
Efésios 4:26

4 comentários:

  1. A Bília não diz que se irar é pecado, pois a ira é um sentimento humano. O que ela condena é o que o homem faz com esse sentimento. Como lidamos com ele. Por exemplo:se eu vir uma pessoa sendo maltratada e humilhada ou até mesmo um animal, sentirei ira, mas a minha atitude frente a este sentimento ou como manifesto essa ira é que pode ser tornar pecado. Se eu ajo como a pessoa, humilhando-a e maltratando-a, aí sim estou errando, estou pecando. A atitude correta, segundo a Bília é: advertir a pessoa que está cometendo o erro e defender a vítima. Em relação a atitude de Jesus no templo, Cristo foi veemente contra a forma de como o comércio era executado dentro das dependências do templo, pois naquelas ações existiam engano, extorsões e comercializações corruptas. Além do mais, a casa era do pai dele. Se alguém entrasse na sua casa querendo fazer dela um comércio de vendas ilícitas, o que você faria? E a foto possui algumas informações equivocadas. A Bília não relata que Jesus bateu nas pessoas, nem que usou um chicote. Ele as expulsou do templo e derrubou as mesas. Os detalhes fazem muita diferença. Antes de acreditar no que você ouve ou no que vê a respeito da Bíblia, experimente lê-la toda primeiro e não trechos isolados como muitos fazem. Leia-a com olhos críticos, mas procure extrair dela a principal mensagem que ela traz: Jesus morreu na cruz porque era a única forma de mostrar a você o quanto Ele te ama. Você passará a amá-la e a respeitar assim como Jesus te ama e te respeita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "A Bília não diz que se irar é pecado"
      - Diz sim. Em Gálatas 5:19-21.

      "a ira é um sentimento humano"
      - Todo sentimento é humano.

      "Se alguém entrasse na sua casa querendo fazer dela um comércio de vendas ilícitas, o que você faria?"
      - A atitude correta, segundo a Bília é: advertir a pessoa que está cometendo o erro e defender a vítima. Foi você mesmo quem disse.

      "A Bília não relata que Jesus bateu nas pessoas"
      - Não bateu, mas se um cara chegar derrubando minha mesa e me expulsando de um lugar, vou temer pela minha integridade física.

      "Jesus morreu na cruz porque era a única forma de mostrar a você o quanto Ele te ama."
      - Quem disse que era? Meus pais me amam e eu sei que me amam. Nem por isso se mataram por mim (e eu nem gostaria que se matassem por mim). Você gosta de saber que Jesus morreu por sua causa? Não se sente culpado por isso?

      "Jesus te ama e te respeita."
      - Se ele me ama, então que me mande pro céu mesmo eu discordando dele. Agora, se pra me amar eu tenho que amá-lo de volta, ele é um egoísta carente.

      Excluir
  2. "Se Ele me ama, então me mande pro céu mesmo eu discordando dEle."
    Então você quer ir para o céu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E quem não quer? A promessa é tentadora, não? rs
      A questão é: esse céu realmente existe? Dá pra garantir nossa ida pra lá? E quanto aos outros paraísos das outras religiões? Tudo não passa de uma grande aposta...

      Excluir

Regras de uso:
1) Desde que não tenha palavrões, ofensas ou propagandas, nenhum comentário será apagado;
2) Diga primeiramente qual fé religiosa você professa (ateu, agnóstico, católico, evangélico, budista, judeu, muçulmano, etc) para facilitar a interpretação do seu texto;
3) Tente manter a discussão no nível das ideias. O objetivo é compreender (não necessariamente aceitar);
4) Obrigado por participar!