segunda-feira, 11 de março de 2013

Apologética cristã


26 comentários:

  1. Pelo contrário, quanto mais intelectualmente houver interesse em manchar a Santa Palavra, mais surpreso ficará o inquisidor. No entanto, meramente publicar textos sem base nenhuma, apenas, sob a aureola do racionalismo (cujo não percebo em suas publicações), de fato, o inquisidor apenas amontoa para si material de baixa qualidade intelectual, podendo dessa forma, "confirmar" sua "teoria"...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos tornar mais simples a explicação.

      Apologética é tentar "sair pela tangente" as passagem polêmicas e anti-éticas da bíblia.

      Excluir
  2. Quando li "Santa Palavra", já truquei todo o restante do argumento.

    ResponderExcluir
  3. 1º Qual o sentido ( significado ) da vida se não existe um Deus?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Edu. Respondendo:
      - A vida só tem significado se um deus existir?
      - Vc já pensou se vc está orando pro deus errado? Se o deus verdadeiro for Buda, Alá, Jah ou Shiva? Sua vida perderia o significado se existisse outro deus que não o seu?
      - 8% dos brasileiros são ateus. Você acha que a vida deles não sem sentido algum?
      - Cada um dá o sentido que quer pra sua própria vida. Aliás, a vida pode ter vários sentidos.
      - Se deus existir e se for o judaico-cristão, vc não acha que é resumir demais uma vida inteira tendo como único sentido ficar bajulando um deus?
      - Vou responder por mim, o sentido que dei pra minha vida: ser feliz, ajudar o próximo, fazer o bem, amar minha família e amigos, ser uma pessoa melhor. Quer sentidos maiores e melhores que esses?
      Abraço!

      Excluir
  4. Mas já que a vida não passará de um mero fim, que diferença fará vc amar sua família, amigos? ser bom?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, olha bem como é o seu pensamento cristão. Vc está me dizendo que só é bom com as pessoas de olho na "recompensa" do pós-vida? É um pensamento muito mesquinho e interesseiro esse. Cadê seu altruísmo? Faz bem fazer o bem. É bom ser bom. Quando fazemos algo que nos agrada, nosso cérebro libera uma substância chamada endorfina, responsável pela sensação de prazer. Aí cada um sente de um jeito. Quando eu vejo um bebê e esse bebê sorri pra mim, eu sinto uma sensação agradável. Quando alguém fica triste comigo por algo de errado que eu fiz, eu me sinto mal. Portanto, fica claro que fazer o bem faz bem. Daí a gente vai querer sempre fazer o bem, agradar as pessoas e também querer ser agradado. Apenas isso. Simples assim. Temos que dar o melhor de nós nessa vida, pois é a única que temos. Temos que cuidar bem desse planeta, pois é o único que temos. Temos que amar nossa família, pois é a única que temos. Simples assim! Abraço!

      Excluir
    2. Dizer que a vida só tem sentido se um deus existir é ilógico. Imagine os índios que viviam nas américas antes do descobrimento. Eles viviam felizes, com suas famílias, suas tribos, nas florestas. A vida deles era sem sentido? Imagine outras civilizações, os maias, os astecas, os gregos, os egípcios, os aborígenes australianos. A vida deles foi sem sentido só porque não conheceram o seu deus? Não posso crer nisso...

      Excluir
    3. Mas o e aí? Fica só nisso? A vida acaba por aí? Quem não se sente com medo em saber do fim de tudo? Cientificamente é apontado o fim de toda matéria, então toda humanidade se torna inútil ( como já disse alguns cientistas ) ou seja, nada do que fazemos aqui importa se de fato não existe um Deus

      Excluir
    4. me sentir realizado até o dia de minha morte, com um sorriso no rosto, sabendo que tudo o que eu fiz valeu a pena.. já basta, ser o bem e fazer o bem sem esperar por uma recompensa que você se quer sabe se existe, não parece irônico o papa, maior ícone católico ( o mais próximo de deus ), renunciar seu "alto posto" por estar velho e cansado, se em sua bíblia diz que aquele que segue "o senhor" jamais se sentirá cansado? eu só acho que a vida é muito curta pra desperdiçar tempo ficando de joelhos e esperando uma recompensa dúvidosa de um ser dúvidoso... cada um é cada um

      Excluir
  5. Claro que importa, cara. Não resuma sua vida apenas ao culto a um deus. Viver transende o entendimento. Eu te dei vários significados pra vida e você me diz "só isso?". Aí vc me dá um único significado pra vida, que é cultuar um deus. Aí eu é que te pergunto: só isso?

    Se vc quer crer em deus apenas pra preencher um vazio, um medo de ter um fim, é um direito seu, afinal, pra isso existem as religiões. Pra te confortar dizendo que a vida não acaba quando termina. Se isso te conforta, se trata apenas de um placebo.

    Eu poderia pensar: "ah, se a vida continua, se tem outra vida depois dessa, não vou dar valor a essa e não vou fazer nada. vou esperar a outra vida, que dizem que é bem melhor que essa".

    É exatamente o contrário: se eu sei que só tenho essa vida, vou dar muito mais valor pra essa. É como em um video game. Se vc tem 3 vidas, morrer uma vez não tem tanta importância. Mas quando vc está na última vida, vc dá muito mais valor para aquela fase do jogo.

    A humanidade não se torna inútil porque a vida tem fim. A vida continua de outras formas. Quando eu morrer, minhas obras ficarão. Eu fiz a diferença no mundo. Os grandes nomes da História permanecerão. Eu vivi, estudei, trabalhei, contribui para melhorar o mundo, me casei, tive filhos e eles continuarão minha jornada quando eu me for. Fiz a diferença pra minha família, pros meus amigos, pro mercado de trabalho. E vem vc dizer que tudo isso foi inútil? Inútil é ficar orando o dia inteiro pra um deus.

    A matéria não tem fim. Quem disse isso? Somos feitos de poeira cósmica. Quando eu morrer, meu corpo vai alimentar fungos, bactérias, que vão alimentar plantas, que vão alimentar animais, que vão alimentar outras pessoas. E a vida vai seguindo, se transformando...

    A minha vida importa quando ela faz diferença positiva na vida de alguém. Nada a ver com bajular um ser divino pra vida ter sentido.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Não é um medo meu. É a ideia que todo ser humano que raciocina tem/teve a respeito da vida.

    ResponderExcluir
  7. Eduardo, vc sempre existiu ou vc teve um começo? Se vc teve um começo (pode ser seu nascimento, sua concepção, enfim, ninguém sabe ao certo quando exatamente a vida começa), fica óbvio que vc também vai ter um fim. Sabe o significado das palavras "resiliência" e "inexorável"? Temos que ser resilientes (aceitar o que não podemos mudar) porque a morte é inexorável. É a única certeza que temos nessa vida: um dia vamos morrer. O que dá sentido à vida é o que vc fez pra melhorar o mundo nesse pequeno intervalo entre seu nascimento e sua morte.

    Já fiquei angustiado com a ideia de morrer um dia. Muitos ficam. Alguns buscam respostas (nem sempre verdadeiras) nas religiões, que não aceitam o inexorável: a morte, e prometem outra vida sem garantias. Repare que as religiões prometem "em nome de deus", mas na hora de pagar o prometido, aí vc se vira direto com deus. Aí é fácil ficar prometendo em nome dos outros, né?

    Eu apenas aceitei que um dia vou morrer. Aí a vida passou a ser muito mais bonita pra mim. Passei a admirar a beleza da natureza, da humanidade. Enfim, o negócio é ser e fazer feliz!!! (Tô poético hoje, né...rs) ;-)

    ResponderExcluir
  8. Olá amigo, gostei muito desse blog. Sou Cristão mas respeito muito a escolha e opinião das outras pessoas. Você está no caminho correto. Eu penso que as religiões, as leis, só existem como uma forma de controlar o mau que existe. Ou seja: se todos fossem bons, não haveria a necessidade de leis, de cadeias etc. Se tudo corresse bem, não haveria a necessidade de religiões porque todos se respeitariam mutuamente.
    Você vai me perguntar então: porque você é Cristão? Eu digo que os ensinamentos do Cristo são maravilhosos e vão no sentido das explicações que vc deu acima: Amar o semelhante.
    Eu prefiro pensar em continuidade da vida após a morte, não na maneira que os católicos dizem: paraíso, céu e inferno. Mas, não posso afirmar em nada e nunca que isso existe. Portanto, vivo minha vida no bem independente de qualquer coisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu por comentar, Laerte.
      As religiões não existem pra controlar o mal. Até mesmo porque o próprio deus judaico-cristão diz que faz o mal (Isaias 45:7) e as trevas (Lamentações 3:38). Pra controlar o mal (ou as coisas erradas que as pessoas fazem) existem as leis. Leis dos homens. E se alguém fizer algo ruim que não é crime punível pelas leis dos homens, cada um é responsável por seus atos e dono da própria consciência.
      As religiões existem pra várias coisas: suprir carências, dar respostas fáceis para o que a ciência ainda não descobriu, pra dominar as pessoas, arrecadar dinheiro, consolar, passar alguns ensinamentos, enfim, coisas boas e ruins.
      Jesus passou uns ensinamentos bacanas? Claro que sim. Mas outras grandes figuras da História também: Gandhi, Luther King, Mandela, Lennon, Dalai Lama, Confúcio (400 anos aC, na China), Tiradentes, Madre Tereza, Nicolau (que inspirou o personagem Papai Noel), enfim, a lista é enorme...
      Eu não amo o semelhante porque Jesus ensinou. Eu amo o semelhante porque é bom, faz bem, me sinto feliz.
      Abraço!

      Excluir
  9. Linda fase histórica vivenos. No futuro veremos esses registros e nos assustaremos talvez menos que nos assustamos hoje com o que aconteceu na idade média quando a igreja coroava Reis, ajudava na aceitação do governante, tempo em que a igreja utilizava-se todos os meios para eliminar o "partido" comcorrente politicamente. Se os Militares brasileiro tivecem utilizado a mesma política teriam governado por mil anos.
    Percebemos resquícios desse tempo quando alguem para espor sua opinião se esconde, recurso utilizados por grandes escritores daquela época, enquanto o partido dominate queimava livros e tancavam outros na biblioteca do palácio

    ResponderExcluir
  10. "Não há nada de especial nos seres humanos. Eles são meros subprodutos acidentais da natureza, que de forma relativa evoluíram recentemente sobre uma partícula infinitesimal de poeira chamada planeta Terra, perdido em algum lugar desse universo hostil e sem propósito, e que estão fadados a perecer, individual e coletivamente, em um tempo relativamente curto".

    Denota-se aqui uma visão de inutilidade ferrenha do ser humano ou não?

    Eduardo ( to deslogado por causa do trampo )

    ResponderExcluir
  11. Pelo contrário, Edu. Se o único sentido da vida é louvar um ser divino, então nossa única utilidade se resume a isso. E se esse ser divino é onipotente, onisciente e imutável, louvá-lo se torna inútil. Logo, se deus existe, somos inúteis, pois ele não depende da gente pra ser ele.

    Ser comum (contrário de especial) não significa ser inútil. Exatamente por vivermos pouco, temos que fazer mais em menos tempo pra não sermos inúteis.

    Por que temos a mania de nos achar superiores aos outros animais? Só porque raciocinamos e dominamos a linguagem? É o que eu digo: se as minhocas pensassem e falassem, elas acreditariam que o "deus-minhoco" as fez à sua imagem e semelhança.

    Assim como várias espécies sucumbiram à extinção ao longo da história da Terra, nós, humanos, também vamos. Nosso desafio é cuidar melhor desse pálido ponto azul chamado Terra, pra que possamos ofertar a experiência da vida a mais pessoas que virão depois de nós.

    Se compararmos a idade da Terra (mais de 4,5 bilhões de anos), realmente estamos aqui a pouquíssimo tempo. Já somos 7 bilhões de pessoas no mundo. Até quando a Terra vai suportar? Até quando teremos fartura de água e alimentos? Só cabe a nós cuidar do único planeta que temos, da única vida que temos.

    Imagine um cachorrinho. Ele nasceu. Ele vai morrer. Quando ele morrer, o que vai acontecer com ele? Ele vai simplesmente deixar de existir? Seu deus não tem pena dele? Não vai dar uma vida no além para o pobre bichinho? O que me diz?

    ResponderExcluir
  12. Mas justamente por Deus existir é que há uma diferença qualitativa e esperançosa para a vida humana relacionada aos animais. Pq com a existência do Deus é que existe a razão para a vida. Pq se de fato o universo terá um fim, não absolutamente nenhum propósito para raça humana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual é a esperança para a vida dos animais?
      Qual é a razão para a vida?
      Qual é o propósito para a raça humana?
      Gostaria de respostas à luz da sua crença...

      Excluir
    2. Quando colocamos um sentido na vida, damos um salto do mundo físico para o andar de cima pela fé. Tentar criar um sentido para o mundo físico, é enganar-se a si mesmo. Imaginemos que eu atribua o sentido ao universo e você lhe atribua outro. Quem está certo? Nenhum de nós! Pois o universo sem DEUS continua objetivamente sem sentido, não importa com NóS o consideremos.

      A questão é esta: Se Deus não existe, então a vida é objetivamente sem sentido; mas o ser humano não consegue viver de forma consistente com essa visão e ser feliz ao mesmo tempo, sabendo que a vida não tem sentido. Logo, para ser feliz, ele finge que a vida tem sentido. Mas essa atitude, evidentemente, é totalmente inconsistente - pois, sem Deus, o ser humano e o universo são totalmente destituídos se sentido.

      @eduardocsilvaa

      Excluir
    3. Como Deus existe, logo a vida tem sentido!
      Além disso, mesmo sendo as duas evidências para Deus existir ou não sejam iguais, uma pessoa racional seria obrigada a escolher acreditar em Deus. Isso, se as evidências forem iguais para as duas hipóteses, me parece mais irracional preferir a morte, a inutilidade, a destruição da vida, a falta de sentido e a infelicidade, defendida nas entrelinhas por um ateu q eu li.

      @eduardocsilvaa

      Excluir

    4. "Quando colocamos um sentido na vida, damos um salto do mundo físico para o andar de cima pela fé"
      - Não há relação alguma em dar sentido a algo e ter fé. Dar sentido é dar significado, dar razão, dar motivo, dar utilidade. Fé religiosa é acreditar em um ser divino sem provas.

      "Tentar criar um sentido para o mundo físico, é enganar-se a si mesmo"
      - O mundo físico não tem sentido?

      "Imaginemos que eu atribua o sentido ao universo e você lhe atribua outro. Quem está certo? Nenhum de nós!"
      - Talvez um de nós esteja. Eu diria que o sentido do Universo é continuar se expandindo. E nada garante que não haja vários universos... Sabemos muito pouco sobre ele (ainda).

      "Pois o universo sem DEUS continua objetivamente sem sentido, não importa com NóS o consideremos."
      - E até agora você não respondeu minha pergunta: qual é o sentido da vida? E qual é o sentido do universo?

      "Se Deus não existe, então a vida é objetivamente sem sentido"
      - Cara, cada um dá um sentido pra sua própria vida. E isso está fora da esfera de certo ou errado. Não há um sentido único na vida que se aplique ditatorialmente a todos. Se a vida é de cada um, cada um que dê seu próprio sentido a ela.

      "o ser humano não consegue viver de forma consistente com essa visão e ser feliz ao mesmo tempo"
      - Eu consigo. E dar sentido a vida necessariamente não significa ser mais ou menos feliz. Minha bisavó muito provavelmente nunca filosofou sobre o sentido da vida e deve ter sido muito feliz com a vidinha que levou na roça.

      "Logo, para ser feliz, ele finge que a vida tem sentido"
      - De novo: felicidade não tem nada a ver com dar sentido à vida. Coisa, aliás, que até agora você não me disse: qual é o sentido da vida? Que sentido você dá à sua vida?

      "sem Deus, o ser humano e o universo são totalmente destituídos de sentido."
      - Vc está lendo muito Craig, cara. Quer dizer então que a vida dos índios americanos pré-descobrimento não tinha sentido porque eles não davam sentido ao universo ou não acreditavam no seu deus? E toda a humanidade não judia, não foi feliz ou não deu sentido à sua vida ou ao universo?
      - Então vc quer crer que deus exista só pra preencher esse vazio que vc sente por não conseguir dar sentido à sua vida sem deus?
      - Repare que o que vc está fazendo é exatamente o que eu faço: dando sentido à minha própria vida. No meu caso, o sentido da vida, pra mim, é ser feliz e fazer os outros felizes. Pra você, é deus. Só que isso não explica o sentido da vida. É preciso uma ação, um verbo, pra algo ter sentido. No seu caso, o sentido da vida é ______ (verbo) alguma coisa sem lá com deus. Então me responda: qual é o sentido da vida? Qual é o sentido do universo?

      Excluir
  13. "Como Deus existe, logo a vida tem sentido!"
    - Você está vindo com a resposta para justificar a pergunta quando deveria ser o contrário. Você parte de uma premissa falsa pra justificar a resposta a qual você quer chegar.
    - Não estamos discutindo se a vida tem sentido ou não. Já chegamos à conclusão que tem sentido. A diferença é que eu disse que cada um dá sentido à sua própria vida. Vou repetir a pergunta: QUAL É O SENTIDO DA VIDA????

    "uma pessoa racional seria obrigada a escolher acreditar em Deus"
    - Por que? E acreditar em qual deus? E por que?

    "se as evidências forem iguais para as duas hipóteses"
    - Quais duas hipóteses?

    "me parece mais irracional preferir a morte, a inutilidade, a destruição da vida, a falta de sentido e a infelicidade, defendida nas entrelinhas por um ateu q eu li."
    - Que "ateu" defendeu isso? Era para os crentes preferirem a morte, pois são eles que dizem que a vida após a morte é muito melhor que essa. Logo, não faz sentido crentes dizerem que depois da morte é melhor, mas nenhum deles desejar morrer. Defendem a vida, mas dizem que o melhor é o que vem depois dela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, certo. Trabalhei de forma errada a conclusão sem antes da as premissas. Pra te ser sincero, como pouco tempo cristão ( reformado e racional ), não posso te dá ARGUMENTOS tão válidos quanto quero, por falta de sistematização e por falta de argumentos organizados para sustentar as minhas premissas.

      Espere um pouco mais, só um pouco

      www.facebook.com/eduardocsilvaa

      Excluir
    2. Assim como Craig silenciou Atkins, Hitchen, entre outros em debates. Vou argumentar melhor q vc um dia hahahahaha

      Excluir

Regras de uso:
1) Desde que não tenha palavrões, ofensas ou propagandas, nenhum comentário será apagado;
2) Diga primeiramente qual fé religiosa você professa (ateu, agnóstico, católico, evangélico, budista, judeu, muçulmano, etc) para facilitar a interpretação do seu texto;
3) Tente manter a discussão no nível das ideias. O objetivo é compreender (não necessariamente aceitar);
4) Obrigado por participar!