quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Pra que falar em línguas?

Essa semana estava pensando sobre esse negócio neopentecostal (embora muitos pentecostais não admitam que também são "neo", no sentido negativo do termo) de "falar em línguas". O que é falar em línguas? Pra que falar em línguas? Qual o embasamento bíblico pra isso?

Procurei no Novo Testamento alguns versículos que falassem sobre isso. Vamos lê-los?

"E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles." Atos 2:3
"E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem." Atos 2:4
"Porque os ouviam falar línguas, e magnificar a Deus." Atos 10:46
"E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas, e profetizavam." Atos 19:6
"E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas;" Marcos 16:17
"E eu quero que todos vós faleis em línguas, mas muito mais que profetizeis; porque o que profetiza é maior do que o que fala em línguas, a não ser que também interprete para que a igreja receba edificação." 1 Coríntios 14:5

O ato de falar línguas estranhas, na psiquiatria, é chamado de glossolalia. Veja o que a Wikipedia diz sobre isso.

Agora pense comigo:
- Por que deus iria querer que uma pessoa falasse uma língua estranha?
Pelo que entendi dos versículos aqui apresentados, o motivo de uma pessoa falar "em línguas" é ter a capacidade de pregar o evangelho a várias culturas, em vários países, dos mais variados idiomas. Nesse caso, falar em línguas significaria ser um poliglota, como foi o papa João Paulo 2º, por exemplo.

Mas esse pessoal de igreja fala um monte de sílaba ininteligível. Por que deus faria uma pessoa não falar coisa com coisa? Com qual objetivo? Deus podia ser mais claro e fazer a pessoa falar na própria língua para evangelizar os demais, ou então falar outra língua para poder ir ao país que fala essa língua e pregar lá. De que adianta um pastor falar japonês aqui no Brasil? Tem que ser no Japão. E olha que nunca vi ninguém falando perfeitamente uma língua que não conheça previamente. Alguém mais chegado de deus pode dar um toque nele, por favor?


13 comentários:

  1. Muito bom o artigo.

    Sem dúvida, qual seria, ou melhor é, a razão de alguém ficar falando coisas que nem elas sabem o que quer dizer, se é que quer dizer algo.

    Como interpretado no artigo, justamente, o falar em línguas significa não deixar o evangelho restringido a língua de um povo.

    Enfim, tem mais: [Paulo sobre o falar em línguas] "Mas, se NÃO houver intérprete, esteja calado na igreja, e fale consigo mesmo, e com Deus." 1Co 14.28 - reforçando a ilógica pregação de um pastor falando japonês no brasil sem interprete.

    A questão: e tem interprete pra o que se ouve nos púlpitos evangélicos de hoje?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na oração em linguas, tem que estar muitona unção do Espírito Santo de Deus. Na Renovação Carismática Católica, a oração em linguas vem após o Batismo no Espírito Santo. Quando oramos em
      linguas, estamos falando na língua dos anjos, e els intercedem
      por nós à Deus.
      Deus capacita os servos da RCC, dando o dom de orar em línguas,
      da interpretação em linguas e profetizar na língua dos anjos, que o DemÕnio não entende e nossas orações chegam à Deus.
      Entre no site da Canção Nova e você poderá esclarecer suas dúvidas com pessoas que estudam sobre o Espírito Santo.

      Excluir
    2. Querido anônimo. Então quer dizer que, apesar do que relata a bíblia em 1 Coríntios 14:5 (falar em outras línguas para pregar o evangelho a toda nação), fala-se na língua dos anjos? E o que é dito aos anjos? Os anjos não entendem o português? E os santos? Por que quando se reza pra santos, se reza em português, mas quando é pros anjos, fala-se na língua dos anjos? E por que ninguém nunca anotou o que foi dito e tentou traduzir para o português para que os outros soubessem o que foi dito aos anjos? E o que os anjos respondem? Eles respondem na língua deles ou na nossa língua mesmo? E por que falar pros anjos se podemos falar direto com deus? Deus não é onisciente? Pra que falar com anjos então? E o "ninguém vem ao pai senão por mim", dito por Jesus? Entendo que não precisamos dos anjos. Olha como não há lógica: pra falar a língua dos anjos, que depois vão falar com deus, deus tem que te ungir do espírito dele. Oras, se você já está ungido do espírito de deus, deus já está em você. É só falar direto com o espírito santo de deus. E qual o embasamento bíblico pra dizer que o demônio não entende a língua dos anjos? Mas o próprio demônio é um anjo (decaído, mas ainda sim, um anjo). E diz na bíblia também que o demônio se traveste em anjo de luz.

      Excluir
  2. Rezar , orar seja lá o que for, em linguas estranhas ... já diz tudo é estranho! pq sendo eu uma ateia e por isso curiosa e buscadora de todos os ensinamentos para obter o melhor de udo um pouco posso dizer que na religão do Candomblé existe uma lingua de origem africana como um dialeto chamado yoruba, digo que realmente não se entendo o que diz nas músicas ou o que se é flado, pra mim que sou leiga não entendo , mas pra quem estuda isso , tem um significado com se por exemplo se etudasse outro idioma............ mas tem traduçao tem significado, quer dizer algo...Agora entrando em contato com um grupo de jovens que se reuni na igreja próx. a minha casa eles no meio de uma música começam a soltar sílabas e palavras, quase que um nó na lingua , sem base, sem tradução, sem fundamento, não tem uma história a contar não é um idioma... não entendi... não me soou bem a harmonia dos sons emitidos por aquelas pessoas.. ao contrário de já visto em outros cultos de outras religiões. Não tô puxando a sardinha pra ninguém, mas se na torre de babel foi separada as línguas os idiomas e se uma vez existindo todas juntas numa só acredito que na parte escura do cérebro humano exista a lembrança de todas as linguas faladas no mundo.E na minha opnião não me revelou nada essa lingua dos anjos...pq se eles acreditam que os anjos estao por toda parte e escutam os seus pedidos e chamados , na hora da comunicação eles estao complicando muito. Nem equipamentos de tradução simultânea da um jeito!

    ResponderExcluir
  3. Precisam de mais Dicernimento de Deus!!!!
    Deus com ''D" maiusculo ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com D maiúsculo? Mas deus não é nome próprio. É tipo o cargo do cara. Exemplo: o deus dos muçulmanos é Alá. O deus dos hindús é Shiva. O deus dos cristãos é Jeová ou Javé.
      Abraço!

      Excluir
    2. O deus cristão tem vários nomes, entre eles "Deus". Também pode ser conhecido como Jeová, Javé, Jah, Senhor, Ele, Pai - todos com letra maiúscula.

      Refere-se a deus com letra minuscula quando este se trata de um substantivo: "O deus indu é Shiva; o deus do trovão, Zeus" mas quando se trata do deus cristão como o Deus, cabe-se letra maiúscula: E então Nieztche disse que Deus não existe? " ou " Amigo, esse negócio de acreditar nesse tal de Deus é bobagem". ;)

      Excluir
    3. Gustavo, se levarmos em conta que o deus cristão é apenas mais um dentre vários outros deuses já adorados pela humanidade, então deus seria apenas o cargo ocupado por Jeová / Javé. Os demais nomes "ele", "pai", "senhor", etc também são atribuídos aos demais deuses. Segundo todo e qualquer bom manual de redação, cargo se escreve sempre em minúscula, ok? Eu, por exemplo, sou blogueiro, e não Blogueiro. Um deus não pode se chamar "Deus", assim como uma pessoa não pode se chamar "Pessoa" e um humano não pode se chamar "Humano". Espero ter esclarecido. Abraço.

      Excluir
    4. http://ce.ligahumanista.org.br/2011/12/devo-escrever-deus-ou-deus-polemica.html

      Particularmente acho conveniente a grafia Deus para diferenciar o ser mitológico do substantivo comum.

      Excluir
  4. Meu amigo,

    Essa glossolalia que "eles" usam nas igrejas, realmente não tem nada que ver com o "dom de línguas" da Bíblia!
    O dom de línguas era [e é] usado para pregar o evangelho a pessoas que não fale o [seu] idioma.
    Mas eu vejo da seguinte perspectiva:
    Eu falo um pouco de inglês, espanhol e japonês [mais japonês do que os outros], então, se eu posso aprender outra língua, através da globalização e estudo, Deus não precisa conceder esse dom para mim. A não ser que seja uma, por assim dizer, urgência.

    Agora, quanto a esse negócio esdrúxulo feito nas igrejas, desaprovado pela Bíblia, pois o culto deve ser racional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você conhece alguém que fale uma língua que nunca aprendeu antes só pra evangelizar?
      Então pra que deus destruiu a Torre de Babel e dividiu a humanidade em línguas como castigo?
      Não faria o menor sentido deus castigar misturando as línguas pra depois fazer alguns falarem uma ou outra língua do nada.
      Vc diz "se eu posso aprender outra língua, deus não precisa me dar esse dom". Ora, todos podem aprender alguma língua se quiserem.
      Aliás, em tempos de Google Translator, ninguém precisa mais aprender língua nenhuma!
      Os crentes alegam que falar em língua seria a língua dos anjos. Discuta isso com eles, não comigo.

      Excluir
  5. "Você conhece alguém que fale uma língua que nunca aprendeu antes só pra evangelizar?"
    - Pessoalmente não. Mas o relato Bíblico em Atos me diz que sim.

    "Então pra que deus destruiu a Torre de Babel e dividiu a humanidade em línguas como castigo?"
    - Simples, o castigo não foi a divisão, mas a destruição e confusão "momentânea" em si.

    "Ora, todos podem aprender alguma língua se quiserem."
    - Perfeito!

    "Aliás, em tempos de Google Translator, ninguém precisa mais aprender língua nenhuma!"
    - Claro, concordo com você.
    Mas em 35~45 d.C. havia Google? havia internet? havia meio fácil de aprender outra língua? de modo nenhum. Hoje, a história já é outra.

    "Os crentes alegam que falar em língua seria a língua dos anjos. Discuta isso com eles, não comigo."
    - "Crente"... o diabo também é crente... Mas enfim, não preciso discutir, é o que a Bíblia diz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Pessoalmente não. Mas o relato Bíblico em Atos me diz que sim."
      - O fato de Atos dizer que alguém falou uma língua estranha não significa que qualquer um possa fazer isso hoje.

      "o castigo não foi a divisão, mas a destruição e confusão momentânea em si."
      - Mas não foi momentânea, tanto que perdura até hoje.

      "Mas em 35~45 d.C. havia Google? havia internet? havia meio fácil de aprender outra língua?"
      - Por que deus confundiria as línguas? Com qual objetivo?

      "não preciso discutir, é o que a Bíblia diz."
      - A bíblia diz que falar em línguas é falar a língua dos anjos. E aí?

      Excluir

Regras de uso:
1) Desde que não tenha palavrões, ofensas ou propagandas, nenhum comentário será apagado;
2) Diga primeiramente qual fé religiosa você professa (ateu, agnóstico, católico, evangélico, budista, judeu, muçulmano, etc) para facilitar a interpretação do seu texto;
3) Tente manter a discussão no nível das ideias. O objetivo é compreender (não necessariamente aceitar);
4) Obrigado por participar!