quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

A feiúra do dízimo (post resposta)

Olá, amigos. Há algum tempo acompanho o site naomordamaca.com que prega a abstinência de sexo e de masturbação para "agradar a deus" e ter a vida eterna ao lado de papai do céu. Para eles, é 8 ou 80. Ou você se casa virgem e vai ser feliz no casamento pro resto da vida ou faz amor com namorado(a) e vai ferir seu coração, magoar seus sentimentos, desagradar a deus e arder no inferno. De acordo com alguns versículos bíblicos, quem faz amor com namorado pode muito bem ser chamado de promíscuo, lascívio, prostituído, adúltero, dado à luxúria dos prazeres carnais, das coisas "do mundo" (nunca entendi muito bem como seria ser deste mundo mas não usufruir das coisas do mundo), e outras difamações do tipo.


Vez ou outra eu comento lá, lógico, com opiniões contrárias, mas sempre muito respeitosas e no português correto, além da minha própria interpretação acerca dos textos bíblicos citados em alguns posts.



Como meus comentários lá vêm sendo sumariamente bloqueados, como faziam os críticos da inquisição ou os contrários à ditadura, resolvi usar o meu próprio blog para postá-los. Hoje vou falar de um post feito pelo Matheus Ortega (@matortega), um dos colunistas do site e filho de pastor. Também tentei contato com ele pelo Twitter mas ele nem "tchum" pra mim. Me ignorou totalmente. Ignorou. Ignorância?

O post dele em questão fala da suposta "beleza do dízimo". Claro, um filho de pastor defender o dízimo é mais que natural. Ele viveu a vida inteira às custas do dízimo dos fiéis. Seria como o filho do Sarney defender os 40% de impostos que pagamos atualmente no país por uma boa causa. Além de criticar, sempre no nível das ideias, claro, sem ofender, coloco várias dúvidas minhas a respeito do dízimo. Acredito que seria uma oportunidade do Matheus respondê-las e, quem sabe, sanar também a dúvida de outras pessoas, até mesmo dizimistas. Quem sabe alguém não responde por aqui mesmo então? Prometo que não vou bloquear.

Bom, segue meu comentário censurado:

Matheus, como vc disse que podiamos comentar o que achamos sobre o dízimo, tomei a liberdade.
- O dízimo foi um mandamento de deus para os ISRAELISTAS. Não somos israelistas, logo...
- Eu tenho uma hortinha em casa. Se eu levar meus melhores frutos para a igreja, o pastor vai aceitar? Por que o dízimo SEMPRE é associado exclusivamente a dinheiro?
- "A tribo de Levi não tinha herança na terra". Hoje em dia pastores têm heranças. "Deus estabeleceu os levitas como sacerdotes". Mas hoje em dia é pastor quem quiser. "Os 10% de todos israelitas iam para prover sustento para os levitas e para cuidar do templo." Se deus é onisciente e onipresente, não precisamos ir ao templo p/ estar mais perto dele. Ele está em nossos corações. Se uma igreja tem 1000 fiéis que recebem 1 salário mínimo cada, por mês o pastor terá R$ 62.220,00 reais! Pastores dão o dízimo? Quem controla o dinheiro das igrejas? Elas prestam contas? Pagam impostos?
- Jesus também disse "a César o que é de César, a Deus o que é de Deus". Ou seja: o dinheiro (algo mundano) dos impostos deve ser dado ao governo para que provenha os bens e serviços públicos. Já para deus, que não é deste mundo, as coisas espirituais. Pergunto: Jesus dava o dízimo? Apóstolos davam o dízimo?
- "Deus ama a quem dá com alegria." Falando assim, as pessoas se sentem obrigadas a dar o dinheiro, mas também se sentem obrigadas a ter alegria ao fazer isso. Ou seja: continuam obrigadas, dessa a vez, a ter alegria ao dar. Não faz muita diferença pra deus, pois continua sendo obrigação (dupla). Convenhamos: por que um deus onipotente, criador do universo, precisaria de 10% do meu salário?
- Repare também que na época de Jesus não havia a quantidade de impostos que temos hoje. No Brasil, pagamos mais de 40% em impostos. Podemos descontar esses 40% antes de dar o dízimo? Aí daremos 10% sobre 60%. O dízimo é calculado sobre o salário bruto ou sobre o líquido? Tem que dizimar o 13º e a participação nos lucros também? Os 25% a mais das férias? E se eu fizer um freela, devo dizimar? Se meu pai me dá 10 reais, devo dar 1 real pra igreja? Se eu comprei 10 quilos de arroz, devo dar um quilo pra igreja? Pra umas coisas alguns vão dizer sim, outros vão dizer não. Ou seja: não há consenso entre os cristãos.
- "Mas queria focar não no roubo, mas sim na beleza de dar." Pôxa, um parágrafo antes vc falou de roubo, que é algo muito sério. É crime, inclusive! Qual a beleza de dar seu dinheiro para um ladrão?
- "Os cristãos são os maiores doadores para causas sociais no mundo inteiro." Bill Gates não é cristão e é o maior doador do mundo. Angelina Jolie não é cristã e é uma das maiores ativistas/pacifistas do mundo. Ser cristão não é regra pra ser doador. E corre-se o risco de o assistencialismo retirar do Estado uma obrigação que é dele, já que pagamos tantos impostos. O ideal seria cobrar do poder público que ele funcionasse melhor. Eu prefiro ajudar diretamente uma instituição de caridade do que dar dinheiro pro pastor. É um atravessador a menos.
- Por último, é óbvio que qualquer pastor vai defender o dízimo, afinal, é o ganha-pão dele. Ele vive disso. E o Não Morda a Maçã, como dá muitas palestras em igrejas (provavelmente recebe alguma "ajuda de custo" por isso), também acaba usufruindo do dízimo. Dou uma dica: ao invés de darem pro pastor, vão visitar um asilo ou uma creche e ajudar diretamente, não só com dinheiro, mas também com seu tempo e dedicação. Acho que deus vai ficar muito mais satisfeito.

É óbvio que um filho de pastor vai defender o dízimo. Afinal, tudo o que ele teve/tem na vida, é graças ao dízimo dos fiéis.

4 comentários:

  1. Eu achei que tu iria abordar a questão dos pastores. Ele - Mateus Ortega - se esquivou malandramente dessa questão.

    É, se os cristãos devem contribuir sem questionar, seria certo eles questionarem os políticos corruptos que embolsam nossas contribuições?

    Ass: Bruno Santos (@_snatos)

    ResponderExcluir
  2. Olá, Bruno.
    Grato pelo comentário.
    Não quis focar muito na questão dos pastores pra não generalizar. Foquei mais nas questões bíblicas mesmo acerca do dízimo.
    Segundo Jesus, não devemos questionar os políticos, já que "a César o que é de César...".
    Abraço do Ateu Ignorante.

    ResponderExcluir
  3. KKKK. Nesse momento 18:50, do dia 10/02 ,tem uma propaganda de um site de namoro cristão na sua página. Coisas do adsense.

    Tente modificar sua conta no blogspot.

    Bruno (@_snatos)

    ResponderExcluir
  4. KKK, é verdade, Bruno. Vi agora também. Deixa eu ganhar um troco com o dízimo dos fieis também, afinal, são eles que pagam essas propagandas. kkk

    ResponderExcluir

Regras de uso:
1) Desde que não tenha palavrões, ofensas ou propagandas, nenhum comentário será apagado;
2) Diga primeiramente qual fé religiosa você professa (ateu, agnóstico, católico, evangélico, budista, judeu, muçulmano, etc) para facilitar a interpretação do seu texto;
3) Tente manter a discussão no nível das ideias. O objetivo é compreender (não necessariamente aceitar);
4) Obrigado por participar!