quarta-feira, 31 de agosto de 2011

O que se estuda nos estudos bíblicos?

Seria a expressão "estudo bíblico" antagônica? Como se estuda a bíblia? Pode-se ser auto-didata no estudo da bíblia? Se nao, quem estaria apto para ensinar a bíblia? Tem curso específico pra isso?Quando a gente estuda qualquer coisa, o estudo fica mais completo quando pesquisamos em fontes diferentes, livros diferentes, sites diferentes, artigos, enfim. Porém, o cristianismo tem apenas um livro para consulta, no caso, a bíblia. E é um livro que não tem referência bibliográfica (como qualquer bom livro que se preze).
Se é um único livro, por que cada religião interpreta de um jeito? É um livro tão difícil assim de entender?
Se existe só uma verdade, qual igreja tem a verdadeira verdade? Se cada uma diz que é a verdade, pelo menos todas as outras são mentirosas? Em qual igreja fazer um bom estudo bíblico? Mesmo as faculdades de teologia são vinculadas a determinadas doutrinas religiosas com suas próprias interpretações da bíblia.
Por que eu acho que estudo bíblico feito em igreja não funciona?
Um estudo bíblico feito em igreja católica vai ensinar que existe purgatório, que existem santos, que o papa é o representante de deus na terra e que a igreja católica é a verdadeira por causa de Mateus 16:18.
Um estudo bíblico numa igreja neopentecostal vai focar a teologia da prosperidade baseada em Lucas 18:12.
Um estudo bíblico em uma sinagoga (judaísmo) provavelmente vai focar no velho testamento.
Um estudo bíblico feito por um ateu vai focar no Jesus histórico e contextualizar a bíblia historicamente.
E por aí vai...
Qual minha sugestão para um estudo bíblico não tendencioso, não doutrinário e democrático? Poderia haver um estudo bíblico "ecumênico" (incluindo aí ateus e/ou agnósticos fazendo o contraponto) para uma maior compreensão do todo bíblico.
Você acredita que seria possível termos debates democráticos, com tempo determinado e direito de resposta - a exemplo dos debates eleitorais - em que um representante de cada corrente teofilosófica pudesse expor seus conhecimentos diante do livro cristão, deixando para o "eleitor/estudante" a decisão final de em quem acreditar (ou mesmo não acreditar em ninguém, mas ainda sim absorver os conhecimentos)?

 
Versículos de hoje:
 
  • Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; Mateus 16:18
  • Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo. Lucas 18:12
  • Disse-lhes então: Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus. Lucas 20:25/Mateus 22:21/Marcos 12:17
  • E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Marcos 16:15

2 comentários:

  1. Estudo bíblico é bom quando A PESSOA não conhece muito da Bíblia, assuntos que às vezes não são expostos na íntegra, tais como:
    imortalidade da alma
    1° e 2° ressurreições
    milênio
    a Lei de Deus
    o Santuário
    Profecia...
    Enfim,
    "[...]E disse Jesus: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba" João 7:37

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiz pelo menos 12 perguntas. Você não respondeu nenhuma.
      2ª ressurreição? WTF?

      Excluir

Regras de uso:
1) Desde que não tenha palavrões, ofensas ou propagandas, nenhum comentário será apagado;
2) Diga primeiramente qual fé religiosa você professa (ateu, agnóstico, católico, evangélico, budista, judeu, muçulmano, etc) para facilitar a interpretação do seu texto;
3) Tente manter a discussão no nível das ideias. O objetivo é compreender (não necessariamente aceitar);
4) Obrigado por participar!