segunda-feira, 24 de novembro de 2014

O Cruzeiro Tetracampeão brasileiro e seu proselitismo religioso


Sou cruzeirense, mas isso não me impede de notar um comportamento repreensível no goleiro Fábio e que de certa forma "contaminou" toda a equipe do Cruzeiro (e também parte da torcida): seu proselitismo religioso.

Fábio é evangélico. Tudo bem, que cada um fique com sua fé. O problema é quando ele atribui a deus todas as suas conquistas. E faz isso na TV, uma concessão pública de um Estado que se diz laico.


Adorar divindades, sejam elas quais forem, é algo garantido na Declaração dos Direitos Universais do Homem. Mas usar uma final de campeonato para fazer marketing espiritual me soa muito com proselitismo religioso.

Mulheres de jogadores fazem do Cruzeiro o 'time de Deus'

Tenho preguiça imensa desse marketing evangelizador. Me soa forçado e falso. Respeito todas as religiões, mas exageros não devem ser aplaudidos. Manifestações de cunho religioso tem locais adequados para acontecer. E, definitivamente, uma bandeira, feita com apoio de torcida organizada, no meio da torcida, ultrapassa todos os limites. É uma falta de consideração às diferenças, como se essa devoção fosse unanime.

Enquanto criancinhas morrem na África, deus está mais preocupado em atender pedidos de jogadores de futebol por títulos. Já que a glória do título é toda de deus, os jogadores podiam aproveitar e doar a grana que receberam como premiação para a caridade. Jesus aprovaria! Fica parecendo que os 19 times que perderam o campeonato fizeram tratativas escusas com o capiroto...

Deve ter sido uma decisão difícil pra deus: Fábio no Cruzeiro e Kaká no São Paulo. Mas aí o Kaká se divorciou. Bem feito! Ficou em segundo. Castigo de deus!

A lógica do Fábio deveria ser: "defendi o gol = obrigado deus. Tomei gol = pôrra, deus!"

Perguntas que gostaria de fazer ao Fábio:
Se quem ganha glorifica a deus, quem perde deve glorificar a quem?
Se a glória é de deus, então por que se matam de tanto treinar?
Aonde deus estava quando ele levou 2 gols quarta-feira passada?

É por isso que o Fábio não vai pra Seleção Brasileira:
Fifa repreende comemoração religiosa do Brasil na África



Leia mais:
Camisas religiosas no futebol: fé ou proselitismo?

Deus e o resultado de um jogo de futebol (Pedro Blank no blog de Chico Maia)


18 comentários:

  1. Concordo em parte com seu comentário, se alguém pensa em aparelhar a DEUS para ganhar um jogo de futebol, dinheiro, fama está no mínimo enganado, mas o universo cristão acredita na presença de DEUS em todos os momentos, sejam bons ou maus e os oráculos afirmam que em todos os momentos não somente nas vitórias deve-se dar graças, o grande problema é que no momento da derrota ninguém diz: - Glória a DEUS! deixando a impressão que Ele só está presente na vitória, a Bíblia é história de um povo que só perdeu, foi escravo, e por fim foi dizimado por seus inimigos, nem por isso DEUS estava ausente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "o universo cristão acredita na presença de DEUS em todos os momentos, sejam bons ou maus"
      - Então qual é a diferença de deus estar presente ou não em todos os momentos, se tanto faz a presença ou ausência dele diante dos momentos bons e ruins?

      "os oráculos afirmam que em todos os momentos não somente nas vitórias deve-se dar graças"
      - Quais oráculos? Quem são eles?
      - Por que devo dar graça mesmo na desgraça? Não faz sentido...

      "a Bíblia é história de um povo que só perdeu, foi escravo, e por fim foi dizimado por seus inimigos, nem por isso DEUS estava ausente."
      - Que grande pé frio é esse deus, hein...
      - Se ele não fez nada pra impedir as perdas, escravidão e morte do povo "escolhido" dele, imagina do resto!
      - Se não faz diferença a presença ou ausência dele pras coisas ruins acontecerem, prefiro ficar na ausência dele. Me viro sozinho e tenho muito mais resultado!

      Excluir
  2. Cara, quanta viadagem, quanta birra adolescente, quanta ignorância (fazendo jus ao nome do blog). O fato de a TV ser uma concessão pública não torna todos os que nela aparecem representantes do Estado. Um time de futebol NÃO É estatal, portanto não precisa ser laico. Aos que se sentem oprimidos pela manifestação religiosa alheia, restam duas reações:
    1. Compreender e respeitar o direito à crença e manifestação religiosa individual e coletiva;
    2. Chorar na internet.

    ResponderExcluir
  3. Engraçado que todo ateu não acredita em Deus mas coloca todos os problemas do mundo em Deus! Desculpas não da resultado. E sim atitudes, se as crianças na África passa fome então é culpa dos homens! Ou vc vai dizer que é da religião? Ou dos homens que acreditao nelas? Se vc é ateu então ajude Alguém por ser uma boa pessoa! Se não existe Deus mesmo oque acha de fazer uma palestra nos países islamico e explica para os terroristas islamico estremo a sua teoria? Vai numa dessas que vc acaba com os problemas lá! Eu pago até a passagem.! O mundo não pprecisa de mais um revoltado o mundo precisa de homens de bom carater que tira da boca para dar para o proximo! Quer fazer sua causa ficar nobre faça algo para seu proximo! Vc diz que talvez se o mundo fosse ateu a ciência iria evoluir melhor! Então se Ela é tão boa por que ainda não inventou a cura da aids ou do Câncer? Se vc é tão seguro de si por que não se revela? Tem medo? Somos todos humanos cara não interessa a crença do próximo. Se vc não acredita em Deus por quê. Culpalo? Vc não é homem ou mulher o bastante pra enfrentar seus problemas? Ou Vai ficar culpando Deus? Ou melhor vai arranjar uma desculpinha bonitinha só pra mostrar que é fodao! Ninguém sabe tudo e agora vai culpar uma religião? Cara eu tive na legião estrangeira no ano de 2002 um pouco depois do atentado das torres e conheci ateus que não choravam tanto como vc e independente da sua descrença Ele era muito melhor que muito religiosos mas ele ao menos tinha uma causa! Ajudar as pessoas daquele País, meo cara para de chorar e vai ser voluntário de um hospital do Câncer ou ajude o próximo! Se não existe Deus pra que culpar ele de tudo? Desculpas não da resultados chorão ou chorona.

    ResponderExcluir
  4. "Um time de futebol NÃO É estatal, portanto não precisa ser laico".
    - Um time de futebol tem torcedores das mais diferentes religiões, crenças e descrenças. Portanto, deveriam respeitar essa heterogeneidade de torcedores.

    "Compreender e respeitar o direito à crença e manifestação religiosa individual e coletiva;"
    - Eu compreendo e respeito. Mas isso não tira de mim o direito de questionar. E nenhuma das minhas perguntas foram respondidas até agora. Repare que o Cruzeiro perdeu pro Galo na Copa do Brasil. Eu não vi o Fábio dando glória a deus por sua derrota. Fica parecendo que só vale agradecer a deus quando ganha, mas não quando perde.

    "Chorar na internet."
    - De certa forma, estou fazendo isso aqui. E acredito que muitos cristãos também fariam caso um time agradecesse à Alá, Jah, Buda ou Shiva por sua vitória.

    ResponderExcluir
  5. "todo ateu não acredita em Deus mas coloca todos os problemas do mundo em Deus"
    - Se ele existir, e se ele for perfeito, como dizem seus seguidores, era pra ele ter criado tudo perfeito. Se criou algo imperfeito, significa que ele não é perfeito. Repare que, mesmo admitindo a possível existência dele, seus atributos são inconsistentes.

    "se as crianças na África passa fome então é culpa dos homens!"
    - Na outra ponta, se um jogador vence um campeonado, é mérito dele, e não de deus. Por que só atribuem as coisas boas a deus e as coisas ruins aos homens ou ao diabo? Não faz sentido!

    "Se vc é ateu então ajude Alguém por ser uma boa pessoa!"
    - Eu ajudo, pode acreditar. Quer que eu liste minhas ações humanistas aqui? Pra querer me gabar? Faço por fazer o bem, não pra ficar me gabando do que faço.

    "Se não existe Deus mesmo oque acha de fazer uma palestra nos países islamico e explica para os terroristas islamico estremo a sua teoria?"
    - Se você acredita que Jesus é filho do deus judaico-cristão, que tal VOCÊ ir lá e explicar isso a eles? Eu pago até a passagem!

    "o mundo precisa de homens de bom carater que tira da boca para dar para o proximo!"
    - Vc faz isso? O cristão, só por ser cristão, faz isso?

    "se a ciência é tão boa por que ainda não inventou a cura da aids ou do Câncer?"
    - Haha, já inventou! Há 2 anos!
    Cura da Aids:
    http://noticias.terra.com.br/ciencia/pesquisa/estar-curado-do-hiv-e-39maravilhoso39-diz-o-paciente-de-berlim,173b00beca2da310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html

    Cura do Câncer: Vários cânceres são curados, desde que diagnosticados precocemente. De qual vc está falando?

    Agora me dá um exemplo de milagre cristão que se curou de Aids ou Câncer...

    "Se vc é tão seguro de si por que não se revela? Tem medo?"
    - Alguns me conhecem. Aos que pedem, me revelo. É como um ator interpretando um personagem, um alter-ego.

    "Somos todos humanos cara não interessa a crença do próximo."
    - Os cristãos não concordam com vc.

    "Vc não é homem ou mulher o bastante pra enfrentar seus problemas?"
    - Eu sou, os cristãos que não são. Têm que ficar pedindo pra deus e santos intervirem.

    "Ou Vai ficar culpando Deus?"
    - Cristãos culpam o capeta, o inimigo, os não-cristãos...

    "para de chorar e vai ser voluntário de um hospital do Câncer ou ajude o próximo!"
    - Vc me conhece pra saber se eu ajudo ou não?

    "Se não existe Deus pra que culpar ele de tudo?"
    - Não culpo deus. Culpo a crença nele.
    - E, se ele existir, por que não posso culpá-lo? Ele não tem culpa de nada? Imagine que vc veja uma criança sendo estuprada. O que vc faz? Tenta ajudar, certo? Sabe o que deus faz? NADA! Fica olhando e não move uma palha. Pra deus, o estuprador só vai "pagar" quando morrer. E a criancinha estuprada? Acha justo ela passar por isso tudo sem ter culpa de nada? Se deus existe e ele permite isso, ele é no mínimo CONIVENTE!

    ResponderExcluir
  6. Nem preciso te conhecer pra saber que. Vc não tem capacidade pra enfrentar seus problemas, esqueça o fato de Deus existir e vá a luta oras... faça a sua parte ja que não existe Deus mesmo! Ou vai fica nessa novelinha! Ai pq Deus não faz isso! Ai pq Deus não faz àquilo! Ele não existe mesmo! Vá a luta vamos lá quero te conhecer quem é vc?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E outra eu to pouco me lixando para oque os cristaos pensa ou vc vai ficar usando de bengala o erros dos outros, eu só não tive com os terroristas eu lutei contra eles! Não me interessa o que Deus pensa de mim mas vc não é o melhor do mundo assim como eu! Se vc é incopetente o problema é seu e se eu for incopetente é problema meu e não de um Deus ou dos cristaos. Larga mão cara vai viver em paz! Esquece os cristaos e faça sua parte. Vc precisa de um psicologo.

      Excluir
    2. "Nem preciso te conhecer pra saber que. Vc não tem capacidade pra enfrentar seus problemas"
      - Como chegou a essa conclusão? Só pq sou ateu?
      - Cristão é que não consegue enfrentar seus problemas. Fica sempre pedindo ajuda de deus.
      - Meus problemas, eu resolvo. Não preciso de deus pra isso.
      - Se vc não conhece a pessoa, como sabe que ela não enfrenta os problemas?

      "faça a sua parte ja que não existe Deus mesmo!"
      - deus não existe, mas a crença nele sim. Esse é o problema.

      "quero te conhecer quem é vc?"
      - Eu não quero te conhecer. Aliás, vc mesmo disse que nem precisa me conhecer...

      "Não me interessa o que Deus pensa de mim"
      - Mas vc crê nele ou não?

      "se eu for incopetente é problema meu e não de um Deus"
      - Da mesma forma, se vc for competente, o mérito é todo seu e de quem te ajudou, e não de deus. Fala isso pro Fábio!

      "Vc precisa de um psicologo."
      - Todo ateu precisa ou só eu? Aliás, minha esposa é psicóloga.
      - Achei que vc ia dizer "vc precisa de deus"....kkk

      Excluir
  7. Martin luther king era religioso e chaplin era ateu respeito e tolerância não precisa de religião, independente dó que vc acredita vc e eu somos seres humanos, desculpas se te faltei com respeito não foi minha intenção, não precisa acredita em Deus mas respeita quem acredita! Ou o sol brilha mais forte em sua casa e de seu vizinho não? Vc tem todo direito de ser ateu mas outras pessoas tem direito de acredita naquilo que quiser melhor ensinamento que podemos passar para proximas gerações é o respeito ao próximo. Felicidades

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Christian, todos têm direito de crer no que quiser, desde que essa crença respeite o outro. Os muçulmanos, por exemplo, condenam à morte qualquer pessoa de qualquer outra crença. É a crença religiosa deles: que os "infiéis" devem morrer em nome de Alá. Para os cristãos, não é tão extremo assim, mas eles acreditam que quem não é cristão é impuro, injusto, ímpio, endemoniado e que não vai pro céu quando morrer. É o que diz a bíblia deles. Em nome dela, as maiores atrocidades foram (e ainda são) cometidas, como não dar os mesmos direitos civis aos gays por exemplo. Como subjugar as mulheres também. Dica: leia aqui no blog os versículos mais machistas da bíblia (joga no Google).

      Excluir
  8. Eu sei disso na igreja existe muito mas muito preconceito, eu tenho parente que tem filho com a propria filha! Isso é um absurdo , mas existe pessoas boas tbem! Não é todos! E vc sabe disso eu sai da igreja por causa disso! Mas não sei cara como te explica, mas eu acredito em Deus! Deve ser por causa do meu avô! Veja oque escrevi no outro cartaz.

    ResponderExcluir
  9. Mas tbem tem na biblia amar o próximo como a ti mesmo, atire a primeira pedra quem nunca pecou, respeitar os pais! E porai vai, acho que nunca saberemos de toda a verdade e querendo ou na a biblia foi muito distorcida, a igreja catolica na época poderia ter manipulado isso e mitologisado mais ainda, o livro de melquesedeque que é um livro achado no mar morto fala sobre galaxias, velocidade da luz e buraco negro coisa queo ouvimos agora! Eu sei que vc não acredita mas de uma olhada! E estou esperando contato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Christian, agora me interessei. Em quais versículos Melquesedeque fala de galáxias, velocidade da luz e buracos negros?

      Excluir
  10. De fato Ele não fez nada pelo Botafogo...!

    ResponderExcluir
  11. "Respeito todas as religiões", diz o cara que chama José de "o maior corno da história".

    ResponderExcluir
  12. Os cristãos acreditam que DEUS esta presente em todos os momentos bons e ruins,tudo acontece por ele e para ele,um momento ruim não significa que DEUS te esqueceu,DEUS trabalha por sua vida em todo momento ,por isso o Fábio faz isso. Sou evangélico e acho que quem discorda disso que eu disse provavelmente não acredita em DEUS

    ResponderExcluir

Regras de uso:
1) Desde que não tenha palavrões, ofensas ou propagandas, nenhum comentário será apagado;
2) Diga primeiramente qual fé religiosa você professa (ateu, agnóstico, católico, evangélico, budista, judeu, muçulmano, etc) para facilitar a interpretação do seu texto;
3) Tente manter a discussão no nível das ideias. O objetivo é compreender (não necessariamente aceitar);
4) Obrigado por participar!