terça-feira, 11 de março de 2014

Resposta à resposta ao post "Se você não acredita em deus, por que não sai por ai fazendo coisas erradas?" do blog "Justiça do Reino"

Resposta do Ateu Ignorante ao post-resposta feito pela pastora Oriana Costa no blog "Justiça do Reino":
http://leisdoreino.blogspot.com.br/2014/03/resposta-publicacao-se-voce-nao.html

Baseada neste post do Ateu Ignorante:
http://ateuignorante.blogspot.com.br/2014/02/se-voce-nao-acredita-em-deus-por-que.html

"somos geneticamente programados através da evolução"(?) Para quê? Para continuarmos errando, mentindo "por amor" ou "para lucrar", julgando e falando mal uns dos outros quando nos dá na telha, competindo por poder e matando uns aos outros (com ou sem lei), século após século, milênio após milênio? A "noção de certo e errado humana" faz algum sentido? É a  isso que ele denomina ser "geneticamente e/ou essencialmente bom"?

- Nossa, quanto pessimismo. Erramos para aprender. Você nunca errou na vida? É perfeito? Dependendo do tamanho da mentira, ela é bem vinda. Quando minha esposa pergunta se está gorda, eu minto dizendo que não. Prefiro evitar discutir isso com ela. Você não conta uma mentirinha boba às vezes? Qual o problema em lucrar? Você é comunista? É contra o capitalismo? Olha, matar uns aos outros, não vou nem entrar no mérito de quantas pessoas seu deus mandou matar na bíblia, ok? Matar uns aos outros independe de crença religiosa. Pegue a lista dos países com menor índice de criminalidade e não vai encontrar um único país cristão. O Butão é budista e a Islândia é ateia.

E em "geneticamente programados", a palavra "programados", amigo, sinto muito mesmo em lhe dizer, mas não combina nem um pouquinho com as palavras "acaso" e "caos" (nem precisa raciocinar muito para perceber isso! Rsrsrsrsrsrs...)

- Já vi que você não entende o significado de acaso. Por acaso, alguém fez alguma coisa uma vez que deu certo. Daí passou isso pro seu descendente. O outro indivíduo que fez errado e passou isso pro seu descendente, em pouco tempo se extinguiu. Logo, fica claro que passar a coisa certa faz você evoluir e passar seus genes pras próximas gerações. Resumidamente, é isso.

Se você planeja algo para o futuro ou se programa para fazer qualquer coisa, já não está mais agindo pela fé no deus Acaso, porque pela fé nele de que adianta planejar algo, se o espírito do Caos está derramado na terra e a tal coisa planejada pode acontecer ou não? 

- Mas não é exatamente assim que acontece? Você planta uma semente. Ela pode germinar ou não. E mesmo que ela germine, pode haver colheita ou não. Não há garantia de nada nessa vida. Mas temos esperança de que as coisas vão dar certo pra nós. É isso que move a humanidade, independente de crença religiosa.

"Segundo a fé no deus Acaso Caos, quem crê nele mergulha de cabeça nas situações, aproveita a vida, faz o que tem vontade, e segue os instintos"

- De novo você não entende nada do acaso. A Lei da Física já diz que pra cada ação, há uma reação contrária.

"Extinção de sociedades que não optam pelo certo?" - Esta doeu no juízo! Os Estados Unidos que o diga! (o país que mais "importa" devassidão sexual no mundo, e que paga para entrar numa guerrinha e sair destruindo os outros países por controle remoto!) 

- E o que tem a ver devassidão sexual com extinção da sociedade? Pelo contrário: teoricamente, quanto mais sexo, mais gente nascendo! rs
- E os EUA não importa, ele exporta.
- Sim, os EUA entra em guerras, assim como a Inglaterra já entrou quando foi império, Roma já entrou quando foi império, Egito já entrou quando foi império, etc. Quanto mais guerras, mais gente morrendo. É só multiplicar pra chegar a conclusão de que guerras podem extinguir a humanidade. Ou você duvida disso?

E o que dizer do Brasil? As pessoas aqui "escolhem tanto o que é certo", que na velocidade em que estamos vamos sumir do mapa em breve, segundo o raciocínio do nosso querido profeta Marotta! Estes dois países já estão durando faz tempo, e até agora não vi esta tal de extinção se pronunciar. 

- Você, de novo, sendo pessimista e só vendo o copo metade vazio. Nesses países tem muita coisa boa acontecendo também. Tem gente boa e gente ruim em qualquer lugar do mundo, não se pode dividir por países, como você tenta fazer. Posso dar exemplo de gente ruim até no Vaticano.

"esse tal raciocínio é um tanto confuso"
- Você que não entendeu.

"partindo da lógica e da fé no acaso e no caos"
- Não é questão de fé. É questão de Ciência. Tudo o que aprendemos no Ensino Médio e tudo o que as mentes mais brilhantes do mundo estudam há décadas.

"Acho que esse tal de Marotta não conhece bem a bíblia do deus "Acaso Caos""
- Não conhece mesmo. Porque não existe bíblia do deus acaso.

"eu, veja só, que nem acredito nele, estou conhecendo e defendendo o deus Acaso Caos bem melhor do que ele, amigo!"
- Parece que você ACHA que conhece o deus acaso tanto quanto ACHA que conhece o deus bíblico. Uma pena!

"Não há o mínimo sentido para nada materialmente"
- E espiritualmente? Qual é o sentido? Ficar puxando o saco de um deus a vida toda pra ir pro céu continuar puxando o caso dele pela eternidade? Isso faz sentido?

"que sentido há em pessoas que se esforçam para fazer o bem colherem coisas boas e ruins, e pessoas que se esmeram em praticar o que é mal também colherem coisas boas e ruins, e nada demais acontece com todas elas senão um dia morrer e aparentemente tudo acabar ali, sem mais julgamentos?"
- A vida é injusta, amigo. Aceite. Taí o Sarney e o Maluf pra provar.

"Se vamos morrer um dia sem que mais nada aconteça conosco, e enquanto vivemos neste mundo a justiça dos homens é incapaz de deter todos os que praticam o mal, e ainda faz o favor de fazer mal aos que praticam o bem, então, é bom negócio ser um político e se aproveitar da boa fé dos outros!"
- É só os outros saberem votar direito.

"Mentir, enganar, roubar e lucrar bastante com isso é uma excelente pedida, pois, se a justiça humana "me pegar", eu contrato um bom advogado depois, para me soltar!"
- Nossa, ainda bem que você é cristão! Seria um péssimo cético. Acho até que esse é um lado bom das religiões: controlar a sociedade através do medo do que virá após a morte. Funciona!
- Agora imagine que você, enquanto cristão, faça TUDO ISSO e, no fim da vida, se arrependa. Vai pro céu do mesmo jeito que uma pessoa boa. Acha isso justo?

"Digo "a maioria" porque, pela lei da probabilidade do acaso, uma parte dos políticos pode ser pega e condenada pela justiça dos homens"
- É o que está acontecendo no caso do mensalão. Sabe qual é o país menos corrupto do mundo? Dinamarca, de maioria luterana e 10% agnóstica. O 4º país menos corrupto do mundo é a Suécia, de maioria ateia. Ou seja: crença religiosa da maioria da população não define grau de corrupção. Quer instituição mais corrupta que a igreja católica? E os pastores neopentecostais?

"Na bíblia do deus Acaso, os maquiavélicos"
- Que livro é esse que você anda lendo? Não conheço nenhuma bíblia do deus acaso. Maquiavel não tem nada a ver com religião. Aliás, Maquiavel era cristão.

"Nosso senso de "bondade e justiça" nesse mundo não faz o mínimo sentido"
- Então proponha uma mudança no sendo de bondade e justiça do mundo. Quando eu faço um bom trabalho, sou parabenizado pelos meus. Isso pra mim é justiça. Quando faço algo bom, fico feliz em fazer alguém feliz. Isso é senso de bondade. E qual o senso de justiça e bondade da bíblia? Matar a humanidade toda num dilúvio só porque em duas cidades (Sodoma e Gomorra) as pessoas se prostituíam?

"ao mesmo tempo que fazemos o que é bom, também fazemos maldades"
- Sim, somos humanos, demasiadamente humanos, e falhos. Agora me diz como um ser perfeito e onipotente seria capaz de criar seres tão falhos como nós, à sua "imagem e semelhança"?

"Ninguém vai poder fazer nada demais conosco, teremos o controle de tudo até morrer (pelo menos se não ficarmos muito doentes ou não sofrermos nenhum acidente grave)"
- Olha o caos aí atrapalhando seus planos...rs

"Não é assim que as coisas tem funcionado até hoje?"
- Não, não é assim. Uma ou outra excessão não fazem a regra geral. As penitenciárias estão lotadas (e não é de santinhos).

"Quem foi o cara poderoso e bonzinho, e muito influente, que conseguiu parar este sistema que impera entre nós até agora?"
- Se deus existisse, eu diria "nem deus!"

"Eu até poderia estar nessa, e não seria mesmo um mal negócio, se não conhecesse a realidade espiritual"
- E qual é a realidade espiritual?

"Mas, para quem não a conhece e acredita no acaso, como no seu caso, você escolhe se comportar como um rebelde diante do seu deus, porque seu senso de justiça não tem a mínima razão de ser segundo as leis do deus Acaso Caos, amigo!"
- O que eu faço de tão rebelde assim?

"Os ladrões deste mundo (os servos mais fíéis do deus Acaso) não tem mesmo nada a perder, visto que vão morrer e depois não acontecerá nada com eles"
- Mas pode acontecer em vida, o que seria muito pior. Além disso, se eu sei que um tapa dói, eu não vou dar um tapa em alguém. Se eu sei o quanto é ruim perder algo, não vou roubar algo de alguém, mesmo que eu não seja descoberto. Lei da ação e reação. Fosse assim, os 2/3 da humanidade que não é cristã seria composta só de ladrões. Religião não define caráter.

"Você, que acredita no acaso, está perdendo tempo procurando ser bonzinho..."
- O acaso não faz juízo de valor. sou bom porque me faz bem fazer o bem. Gosto de ajudar. Fico feliz. Estou ganhando tempo. Você que está perdendo sendo bonzinho só por medo de ir pro inferno. Fique tranquilo, você não vai pro inferno.

"Você tem alguma autoridade sobre sua vida (se você for maior de idade) a quem tema realmente para prestar contas, se pode mentir para elas e se fazer de bonzinho, sabendo que temos todos o mesmo destino, a morte?"
- Não sou tão bom de mentiras assim...rs

"QUEM É O VERDADEIRO ADORADOR DO DEUS ACASO CAOS QUE TEM MEDO DA MORTE, NÃO É MESMO?"
- Acho que quase todo mundo tem medo de morrer. Viver é tão bom.

"o deus Acaso Caos cumpre mesmo suas promessas"
- Pare de tratar o acaso como religião. Não há deus e não há promessas no acaso.

"por que não se candidata a um cargo político e faz muitas promessas legais (que você sabe que não terá a mínima condição de cumprir depois)?"
- Prefiro ser pastor e prometer a chave da porta do céu pros fiéis que me derem dízimo e oferta.

"uma outra grande parte acreditará em você, que não tem certeza se amanhã estará vivo!"
- Ninguém pode ter essa certeza, afinal, por acaso, podemos morrer a qualquer momento.


"se é que alguma comprovação física ou científica tem alguma validade no acaso e no caos"
- A ciência vive disso: comprovação. Se o acaso foi comprovado, nos resta acreditar. Ou é preferível acreditar que deus tava lá, de bobeira, e, DO NADA, POR ACASO, resolveu criar tudo num passe de mágica? Com qual sentido? Ninguém sabe também o que levou deus a criar tudo. Logo, não há sentido nem na tal "realidade espiritual".

"a fé nele tem até mesmo se sobressaído à soberana fé católica, pois fizeram em sua homenagem mais estátuas e monumentos no mundo inteiro e em todos os tempos, do que em qualquer outra religião."
- Não conheço uma estátua ou monumento dedicado a um deus acaso. Você conhece?

"E não esqueçam do principal mandamento do poderoso deus "Acaso Caos": "Amem e reverenciem o seu deus acima de todas as coisas, e ame o seu próximo se você achar que ele merece. Aos que lhes fazem mal, paguem na mesma moeda, não sejam tolos, porque o seu deus não faz nada contra nem a favor de ninguém, e dou autoridade a vocês para julgarem as coisas do jeito que bem entenderem!" 
- Da onde você tirou isso, seu doido?

"(O presidente da Coréia do Norte cumpre este mandamento bem direitinho, é exemplo!)"
- O presidente da Coreia do Norte é um ditador, assim como foram Pinochet, Mussolini, Hitler e qualquer outra pessoa, independentemente de crença religiosa, que esteve no poder de um país ditatorial. E isso não tem nada a ver com religião. Aliás, seu deus matou milhões de pessoas na bíblia, exatamente como um ditador. E exatamente como um ditador, vai mandar pra arder no inferno pela eternidade qualquer um que discordar dele, tal qual o presidente da Coreia do Norte.

"OBS.: A Bíblia realmente vai continuar sendo contraditória para quem crê e tenta interpretá-la a partir do ponto de vista do acaso e do caos, ou de qualquer outro ponto de vista físico. (Eclesiastes, capítulo 9)"
- Ou seja: acredite na bíblia porque...porque sim e pronto. ISSO NÃO FAZ SENTIDO!!!

Agora me explique você, pastora: por que ateus não saem por aí fazendo coisas erradas? E por que alguns cristãos, mesmo se dizendo cristãos, saem por aí fazendo coisas erradas?

14 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queria Oriana, vamos lá:

      "Você não se considera um religioso, mas é"
      - Pq? Não sigo dogmas, não sigo um livro sagrado, não faço orações ou rezas, não condeno ao inferno da minha crença quem é de outra crença...

      "Seu deus, o deus do acaso e do caos"
      - Em momento algum eu disse que o acaso ou o caos é deus. É só vc quem diz isso o tempo todo. Tô começando a achar que vc é fã desse deus. Aonde leu que o acaso ou o caos é deus?

      "é a quem você segue"
      - O acaso não tem dogmas, livros religiosos nem rezas. Portanto, não sigo o acaso. Ele simplesmente acontece o tempo todo na vida de qualquer um.

      "O mesmo direito que você tem de contestar o meu Deus e a minha fé"
      - E até agora vc não disse qual o sentido da vida e o que o mundo espiritual diz sobre isso...

      "eu também tenho de contestar o seu deus e a sua fé!"
      - Se eu tivesse um deus ou uma fé, vc até poderia ficar à vontade pra criticar. Mas não tenho. Ser ateu é exatamente ausência de fé. Assim como careca é ausência de cabelo e não um tipo de cabelo.

      "do mesmo jeito que você interpreta a Bíblia como bem entende e divulga o que acha"
      - E não é assim que cada subdenominação cristã faz? Cada um interpretando a biblia como bem entende? E quem garante que a sua interpretação é a correta?

      "eu também tenho o direito de divulgar o que eu entendo sobre "sua crença"."
      - Mesmo fazendo papel de boba, mas tem.

      "Nada do que você disse aí em cima faz o menor sentido espiritualmente"
      - Então pela décima vez: qual é o sentido espiritual? Responda! Nem você sabe!

      "você não tem nenhum entendimento de coisas espirituais"
      - E vc não tem nenhum entendimento de evolução pra falar tanta asneira. A diferença é que eu já te expliquei como a evolução funciona e vc ainda não me explicou como o mundo espiritual funciona.

      Excluir
    2. "Você simplesmente despreza a existência de uma realidade espiritual e tenta provar que a Bíblia é uma mentira"
      - Bíblia é aquele livro que fala em cobras e jumentos falantes? Mulher submissa? Jonas na baleia? Receita pra curar lepra? Arca de Noé? Homem de barro e mulher de costela?

      "Agora me explique você, pastora: por que ateus não saem por aí fazendo coisas erradas? E por que alguns cristãos, mesmo se dizendo cristãos, saem por aí fazendo coisas erradas?" E VOCÊ, DE NOVO, NÃO RESPONDEU!!!

      "quando se contradisse com estas frases"
      - Não me contradisse. Eu disse que todos erram, independentemente de crença. Nunca disse que ateus são santos. A diferença é que ateu faz coisas boas pelo prazer de ajudar, enquanto cristãos fazem com medo de ir pro inferno se não fizerem. Você mesma deu exemplos disso quando falou dos políticos.

      "Você sabe muito bem o que fez de errado"
      - Todos nós sabemos, independentemente de crença. Só que o cristão acha que é só se arrepender de coração de tudo de errado que fez e vai pro céu. Aí é muito fácil.

      "o medo que você tem de ser julgado e criticado se fizer ou disser a verdade"
      - Esse medo todo mundo tem quando erra.

      "Esse medo, graças ao meu Deus, eu não tenho"
      - Então vc não erra nunca? E quando erra sem saber que está errando?

      "Não se ache, amigo, e não coloque os ateus e os céticos acima dos que creem em algum deus!"
      - Mas os cristãos se colocam acima dos que creem em outros deuses!

      "Vc perdeu totalmente a autoridade de se fazer superior em bondade a quem quer que seja"
      - Quem tirou minha autoridade? Você? Com que direito? Sabe da minha vida? Sabe do que faço de bom pras pessoas? Não julgueis, minha filha. Você nem me conhece!

      "Ateus saem por aí fazendo coisas erradas sim, matam, roubam, mentem, adulteram e se fingem de bonzinhos."
      - Ah, e cristãos não? Com que autoridade vc diz isso? Hitler era cristão. Quem promoveu a Inquisição e as Cruzadas foram cristãos. Bush é cristão. Nunca ouvi dizer que Richard Dawkins ou que Darwin tenham matado alguém. Nem os maiores cientistas ateus do mundo nunca mataram ninguém. Quanto preconceito e arrogância da sua parte.

      Excluir
    3. "Se você prefere ser pastor em vez de político, ainda que seja fazendo coisas erradas, então você não acredita no acaso, e você não é ateu!"
      - Fui irônico. Só pra dizer que pastores também roubam e mentem.

      "Tudo o que você escreveu aí em cima só mostra o quanto você se entrga a um sentimento de soberba, o quanto você está confuso, e por isso se contradiz tanto."
      - Não vi confusão nenhuma. Tudo embasado. E cadê sua explicação para espiritualidade até agora?

      "não me incomodo de ser chamada de pastora, que é o meu ofício e tem mais: no exercício dele eu não cobro dízimos na minha igreja, não ganho salário para ser pastora"
      - Você vive de que? Como se alimenta? Como paga suas contas? É sustentada 100% pelo marido ou através de doações? E qual o problema em receber como pastora? Aliás, ser pastora é anti-bíblico pois a bíblia diz que as mulheres devem ficar caladas na igreja e não devem ensinar. Nos vemos no inferno!

      "trabalho voluntariamente e ajudo aos pobres"
      - Eu também. E não faço isso por medo de ir pro inferno se não fizer. Faço isso por ser humanista secular e gostar de ajudar. Gandhi não era cristão e foi um grande pacificador.

      "faço o que o meu Deus faria se estivesse em meu lugar"
      - Se deus estivesse em seu lugar, ele nem deixaria as pessoas passarem necessidade, já que ele diz que nos ama tanto assim.

      "Você não entende nada do que é realmente fazer o bem"
      - De novo, não julgueis. Você não me conhece pra saber o que eu faço pros outros. Tenho muitos amigos, alunos e parentes que me amam. Acho que faço bem a eles. Também sou doador de sangue. Ajudo gente que nem sei quem é.

      "coloca todos os que creem em alguma coisa ou tem alguma religião no mesmo patamar"
      - Não coloco. Cristãos são mais hipócritas que budistas, por exemplo.

      "Com certeza você já foi ajudado por muitos crentes"
      - Sim, e também ajudei a muitos. Não faço distinção de crença na hora de fazer o bem. Agora devo condecorar cada cristão que me ajudar, é?

      Excluir
    4. Lógica e fanatismo religioso são como água e óleo. Os fundamentalistas não aceitam nenhuma prova, nem mesmo a ciência que lhes deu o computador a a internet que usam para escrever besteiras desconexas. A evolução é fato, basta estudá-la um pouco, pensar por si próprio, verificar que suas conclusões fazem total sentido. Será que criacionistas teriam coragem de usar o mesmíssimo antibiótico por toda a vida? Afinal, as bactérias não evoluem, não é mesmo? Seleção natural é bobagem, não é? Sob o sol não há nada novo, mas os hebreus da idade do bronze nunca imaginariam que seria possível voar em máquinas de até centenas de toneladas. O conhecimento científico está disponível a todos. Todas as hipóteses e teorias científicas são passíveis de questionamento (ao contrário dos dogmas religiosos), bastando que se mostrem as incorreções e inconsistências. É justamente assim que a ciência funciona, corrige-se e evolui. É por isso que hoje viajamos entre continentes em poucas horas, nos comunicamos em tempo real com qualquer lugar da Terra, entre outras coisas, ao contrário dos escritores da Bíblia que, aliás, tinham um desenvolvimento tecnológico muito inferior a de outros povos da época. Se hoje podemos viver até os 80 anos com relativa facilidade, isso se deve ao acúmulo de conhecimento e ao método científico. A Teoria da Evolução já existe há 150 anos e NUNCA foi refutada cientificamente, muitos estudos desde então apenas a corroboram e aperfeiçoam seus detalhes. Repito: EM 150 ANOS. Muitos religiosos perceberam o quão idiota era negar a evolução (assim como a gravidade, apenas outra "teoria" ¬¬) e passaram a reconhecer a evolução como o fato que ela é.

      Excluir
    5. Oh! quanta sagacidade na retórica do Post, me diga uma coisa, e vc? quem será o ignorante, o religioso fanático ou o ateu cientista? caia na real a teoria da evolução hoje é motivo de piada, sim em 150 anos, daqui há mais 100 anos ninguém vai mais acreditar nisso, como vc disse ciência se corrige, continua ai com seus posts ofendendo os "fanáticos" quando vc age que nem um, pobre céticos, nunca vão provar a inexistência de Deus, fiquem ai no materialismo, se prendendo a provas, se afastem de Deus, ele não dará provas para os incrédulos, só quem acredita em Deus sabe de sua existência, não falo das religiões políticas como a igreja católica, mas sim da experiência pessoal de cada um, adorar ao todo poderoso, crer nele e depois tudo na sua vida se acertar, ser recompensado no dia dia, isso não tem prova que prove, pobre ignorantes são os Ateus que foram ludibriados pelo conhecimento que o próprio Deus deu, com esse conhecimento eles se afastaram dele, mau sabem o grande erro que estão fazendo.

      Excluir
    6. "a teoria da evolução hoje é motivo de piada"
      - Aonde? Só se for na sua igreja. É aceita em TODAS as escolas seculares do mundo e consenso entre os cientistas sérios. Viu a nova série Cosmos, transmitida pela BBC na Fox e no NetGeo? Está no 4º episódio. Assista!
      - Ao contrário da sua religião, nós temos provas: os fósseis.

      "daqui há mais 100 anos ninguém vai mais acreditar nisso"
      - E vai acreditar em que? Barro e costela virando gente? Cobras e jumentos falantes? Hahá! O número de ateus só aumenta no mundo. Por que será?

      "continua ai com seus posts ofendendo os "fanáticos""
      - Desde quando discordar é ofender?

      "nunca vão provar a inexistência de Deus"
      - De qual deus você está falando? Você consegue provar a inexistência de Shiva, Khrisna, Buda ou de um unicórnio?
      - Se quiser, tenho várias provas da inexistência do seu deus. É só jogar no google: "provas inexistência deus" que vai achar vários links com argumentos sólidos.

      "fiquem ai no materialismo"
      - Não é porque sou ateu que sou materialista. Tenho sentimentos.

      "se prendendo a provas"
      - Elas são necessárias quando se afirma algo. Ou qualquer um pode dizer que sabe voar sem provar pra ter credibilidade?

      "se afastem de Deus"
      - Os maledizentes também se afastam de deus, segundo a bíblia.

      "ele não dará provas para os incrédulos"
      - Mas é exatamente a eles que ele tem que provar. De que adianta se provar pra quem já crê? Se ele se provar aos incrédulos, deixarão de ser incrédulos na hora e ele terá mais seguidores. Eu serei o primeiro a virar cristão na hora!

      "só quem acredita em Deus sabe de sua existência"
      - É óbvio! Assim como só quem crê em Alá sabe de sua existência. Só quem crê em Buda sabe de sua existência e assim por diante.

      "experiência pessoal de cada um"
      - Isso vale pra qualque crente em qualquer deus. Me conte sua experiência então! Vai ver deus não quis que eu tivesse essa experiência com ele. Paciência.

      "depois tudo na sua vida se acertar, ser recompensado no dia dia"
      - Então vc só crê nele pensando na recompensa? Cristão é tudo interesseiro mesmo!

      "Ateus que foram ludibriados pelo conhecimento que o próprio Deus deu"
      - Então é culpa de deus que nos ludibriou com seu conhecimento.

      "com esse conhecimento eles se afastaram dele"
      - É esse mesmo conhecimento que salva vidas nos hospitais pelo mundo.

      Excluir
  3. Respostas
    1. "Você explica evolução pelas teorias que leu, você acredita no que pesquisadores dizem e repete o que eles publicam"
      - Claro. Se os caras passam a vida inteira estudando isso, é óbvio que sabem muito mais que eu. Enquanto ninguém contradizê-los, eles estarão certos.
      - Eu também não estava na 2ª Guerra Mundial pra saber o que aconteceu, mas acredito no que dizem os historiadores. Você não?

      "sem ter nenhuma certeza de que o que eles dizem é realmente verdade"
      - Por que eles mentiriam? Com que interesse?
      - Como vc tem certeza se o que a bíblia diz é verdade?
      - Como vc tem certeza se o que o Corão diz é mentira?

      "o que eles publicam são coisas que eles não viram e supõem que aconteceram do jeito que imaginam"
      - Baseados em evidências. Ou os fósseis pré-históricos são fruto da imaginação?

      "Ninguém tem absoluta certeza de nada sobre a evolução"
      - Os fósseis pré-históricos são o que então?
      - Quando vejo uma nova espécie surgindo do cruzamento de outras espécies, é o que?
      - Que certeza você tem que veio da costela de um cara de barro e que cobras e jumentos podem falar?

      "Você mesmo tem as provas da realidade espiritual dentro de si"
      - Quais?

      "você mesmo já sabe mas rejeita, porque não entende e nem quer entender"
      - Vc se contradiz: se eu sei, eu entendo. Se não sei, não entendo. Não tem como saber sem entender.

      Excluir
  4. Não sigo religiões. Acredito em Deus, mas não da forma que pregam.
    Céticos ou não céticos, quão importante é a busca de respostas..
    Talvez eu possa ajudar (ou não)...
    Bons textos, até agora. Ser bom ou ser mau, espiritualidade ou mundo fisico, biblia ou livros de historia... Vou dar aqui meu pitaco: Acho que tem razão quem disse que bondade e outras coisas são relativas...Vejo o mundo fisico como o mundo da relatividade, por isso, considero relativo bondade , maldade, biblia, livros e quaisquer outras coisas... O mundo espiritual seria o mundo do absoluto, apenas bondade, amor e outras coisas boas...
    De onde viemos? do mundo espiritual.
    Para onde vamos? Para o mundo espiritual.
    Qual o sentido da vida? O que damos a ela.
    Qual o objetivo da vida? Sair do espiritual (absoluto) para o fisico (relativo) e após talvez milhoes de anos, voltar ao espiritual.

    ResponderExcluir
  5. Prezado anônimo, seguem minhas respostas às suas perguntas:
    De onde viemos? A bíblia está certa quando diz "do pó viemos, ao pó voltaremos". Ela só não diz que depois voltaremos a ser gente de novo, mas não no sentido espiritual, mas no sentido físico mesmo. Eu morro, viro comida de microorganismos, que viram adubo de plantas que viram comida de outros animais e plantas que viram comida pra gente, que morre e começa o ciclo todo de novo. Somos poeira de estrelas.
    Para onde vamos? No ciclo citado na resposta acima. O difícil é deixar uma herança maior que simplesmente nosso pó: marcar positivamente a vida das pessoas. O que nos leva à próxima pergunta.
    Qual o sentido da vida? O que damos a ela. Certa resposta! Cada um dá o sentido que quer pra própria vida. E que bom quando podemos ser lembrados por gerações, como Beethoven, John Lennon, Gandhi, Mandela, Tiradentes e, por que não, Jesus (pelo exemplo de vida que foi, não por ser filho de um deus).
    Qual o objetivo da vida? Eu acho que, na minha humilde opinião, é fazer o bem. Ponto.
    Abraço e obrigado por participar!

    ResponderExcluir
  6. FOI apagado o post de origem...fiquei triste...

    ResponderExcluir

Regras de uso:
1) Desde que não tenha palavrões, ofensas ou propagandas, nenhum comentário será apagado;
2) Diga primeiramente qual fé religiosa você professa (ateu, agnóstico, católico, evangélico, budista, judeu, muçulmano, etc) para facilitar a interpretação do seu texto;
3) Tente manter a discussão no nível das ideias. O objetivo é compreender (não necessariamente aceitar);
4) Obrigado por participar!