quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Afinal de contas, cristão pode ou não pode?

Não é de hoje que cristãos discutem entre si pra decidir quem está certo e quem está errado nas interpretações bíblicas. Basta ver a quantidade de subdenominações cristãs diferentes no mundo (centenas delas), cada uma com sua interpretação pessoal da Bíblia e se dizendo mais certa que as outras.

Resolvi listar as principais diferenças de interpretação pra você, caro leitor, avaliar quem está certo, quem está errado e por quê!

Afinal de contas, cristão pode ou não pode?

Casar virgem

Tem cristão que não liga muito pra isso, diz que o que conta é o amor, que a partir do momento que ambos se consideram casados, deus aprova. Logo, não precisaria de cerimônia religiosa, um padre ou pastor pra oficializar o que deus uniu diretamente.

Tem cristão que segue à risca e só faz amor depois de casado no religioso, com a certidão de casamento (papel meramente humano) em mãos, após passar por ritual dogmático religioso, com aprovação do padre/pastor.

Bebida alcoólica

Tem cristão que bebe vinho, afinal, Jesus transformou água em vinho numa festa de casamento e bebeu vinho na última ceia. A bíblia não diz pra não beber bebida alcoólica. Diz apenas "não vos embriagueis". Ou seja: um pouquinho pode beber sim.

Tem cristão que diz que, mesmo bebendo pouco, o álcool pode levar ao vício, ou seja, alcoolismo. Portanto, é melhor passar longe da bebida. Só que se esquecem que outras substâncias, como a cafeína, também podem levar ao vício e não os vejo proibindo as pessoas de tomar café, Coca-Cola ou energéticos à base de cafeína.

Comer porco e guardar o sábado
Tem cristão que diz que não comer porco e guardar o sábado eram da época da lei, valeram por milênios até a vinda de Jesus, que aboliu essas e outras leis. Portanto, porco, camarão e outras leis fitosanitárias do VT estão abolidas, assim como guardar o sábado.

Tem cristão, como os Adventistas do 7º Dia, que não comem porco e guardam o sábado até hoje, dizendo que Jesus não aboliu essas leis. Jesus fez várias coisas no sábado, segundo a bíblia, mas todas elas foram para evangelizar. Ou seja: desde que seja trabalho para o reino de deus, pode ser feito no sábado. O resto, não. Quando Jesus disse "o que contamina o homem não é o que entra, mas o que sai da boca", ele não aboliu a lei de não comer porco. Foi uma metáfora para que as pessoas não julgassem o próximo. Até mesmo porque deus não disse se o motivo para não comer porco era pra não se contaminar, dizem os adventistas.

Doar órgãos
Tem cristão que doa órgãos e sangue, uma vez que salvar vidas demonstra amor ao próximo.

Tem cristão, como os Testemunhas de Jeová, que não doam órgãos baseando-se na interpretação de que o corpo é sagrado e não pode ser dividido.

Tatuagens e piercings
Tem cristão que usa, pois o corpo é apenas carne e o que importa é o espírito.

Tem cristão que não usa, já que a bíblia diz pra não fazer marcas na carne (tatuagem) nem dilacerar a carne (piercings).

Submissão feminina
Tem cristã que contextualiza a submissão feminina para uma época em que as mulheres eram dependentes financeiramente dos maridos. A submissão era uma forma instituída por lei da época de assegurar a dependência feminina ao marido. Hoje, com a emancipação da mulher, não faria sentido.

Tem cristã que leva ao pé da letra, que o marido é a cabeça da família, já que foi criado primeiro por deus e a mulher veio do homem.

Criacionismo
Tem cristão que relaciona o criacionismo ao evolucionismo, como se o criacionismo fosse uma metáfora, uma forma dos homens da época, inspirados por deus, contarem como foi a evolução do Universo de uma maneira que todos pudessem entender. Tipo a teoria do Design Inteligente.

Tem cristão que leva Gênesis ao pé da letra. Homem vindo do barro e mulher da costela.


-----------------

Bom, não vou dizer qual é a minha interpretação para essas desavenças cristãs, uma vez que a interpretação de um ateu será sempre vista com desconfiança por um crente. Mas essas são interpretações cristãs. Se eles não entram em consenso nem mesmo entre eles, como querem convencer os outros?

Afinal de contas, quais interpretações cristãs estão corretas e por quê? E você, sabe de mais algum tema em que não há consenso entre os cristãos? Deixe nos comentários.

21 comentários:

  1. Eu sou adventista,
    algumas pessoas (a maioria!) acham que deus aboliu algumas leis e com isso acham que podem fazer um monte de coisas erradas. Na biblia diz que deus nao muda.Isso vale pro porco tambem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus não criou a Lei, Deus não é ditador. Deus é libertador.

      Excluir
    2. Também acredito que as leis não foram revogadas, no entanto é errado dizer que através delas somos remidos logo que seria uma profanação do sangue de Cristo.
      A questão sobre as leis é: - Você conhece as 613 leis ou cumpre somente meia duzia delas e se acha cumpridor das leis como um bom adventista?

      Excluir
  2. Sou Batista.

    Pra começar, tire a palavra "cristão" e coloque "homem". Podemos? Sim. Todos nós. Cristãos não são diferentes de ninguém: amam, odeiam, riem, choram, cagam, mijam (rs). Estamos no mesmíssimo mundo, não somos aliens pra dizer "vcs (não crentes) são 'mundanos'". Estamos aonde? No MUNDO, no mesmo mundo, planeta, terra e Terra. Somos todos iguais e somos todos diferentes.
    Antes de falar, "sou cristã", eu sou mulher, criada no Rio de Janeiro, criada por tal cultura, criada por uma família conservadora (meus avós por parte de pai eram italianos). Tai a chamada "culpa do ambiente". Por que estou falando de sociologia? Porque tudo é a contextualização, se estamos no mesmo mundo, não pensamos X porque somos cristãos (somente), e sim porque estamos inseridos em alguma cultura. Logo, não há razão de pensar se "um cristão" pode ou não. Depende, muito, da cultura, da idade, da criação, do ambiete, se foi criado na zona sul ou na favela etc.

    Agora vamos partir pro lado "espiritual" da coisa. Vamos contextualizar, já que o cristão segue a Bíblia.
    "Tudo me é lícito, porém nem tudo me convém". Esse versículo, mesmo tirando a parte religiosa da coisa, é perfeito. Porque por exemplo, me convém, (sendo eu crente ou não) ter milhares de tatuagem? Depende, posso trabalhar com isso financeira e religiosamente (e até ganhar almas pra Jesus, no sentido de atrair todas as tribos). 2º: depende também, posso não conseguir trabalho, dependendo da área. Então creio que seja tudo uma questão de equilíbrio e de se perguntar "por que? pra que?". Tem pessoas na minha igreja que tem tatuagens, e nem por isso são "menos salvas" ou "menos cristãos" que eu, que não tenho. Deus não ama menos essas pessoas.

    Sobre a bebida. Depende, ninguém vai pro inferno se beber muito. Nem Deus vai ficar chateado se alguém beber. Porém, sabemos que muita bebida só traz coisa ruim (tirando a parte crente agora): acidentes, brigas, mortes etc. Então, me convém beber muito? Me embriagar? Beber até cair? Pra que? Qual o sentido? Vai te deixar feliz ou preencher um vazio? E outra, não faz muito bem muito álcool no sangue. Mas sabemos que vinho faz bem, na medida certa.

    Sobre casar virgem. Casei virgem e não me arrependo. Me "guardei" pro meu marido, acho bonito, como antigamente (sou muito vintage, já te falei isso né? Meu vestido foi de renda italiana, casei de véu e grinalda, contratei uma grupo de violino, casei com músicas eruditas, gosto de The Beatles, prefiro filmes anos 80, e música, principalmente rock anos 90). Então, tem que contextualizar. Não só casei virgem por causa da religião, e sim por educação, ambiente, subjetividade, instrução, "aprendizagem por observação" (minha mãe casou virgem). É todo um contexto, uma vida social, e não somente cristã; a vida cristã se inclui na nossa vida social.

    ResponderExcluir
  3. CONCLUSÃO:

    Então, não podemos tirar o "ser cristão" do "ser humano", nunca. Sempre vejo vc fazendo isso no twitter, infelizmente. Por exemplo: "mas vc tem iPhone? Jesus era humilde", ou "ta julgando? Não julgueis, já que vc é cristão" (como se os outros pudessem julgar a vontade). Se não podemos não seguir certinho a Bíblia porque os não crentes não o fazem, então a lógica seria não FAZER NADA que os não crentes fazem. Logo, não sobraria nada. Trabalhar, estudar, cagar, todos fazem o mesmo.

    O maior ensinamento da Batista é copiar Jesus, mas não ser idêntico, Deus admite falhas, ele ama o pecador. Se não, a Bíblia teria como exemplo quem? Paulo? Que perseguia crentes? Davi? Que era mulherengo? Logo, Deus sabe que antes de sermos qualquer coisa, somos humanos, o defeito é inerente. Assim como na Psicologia: antes de termos tal idade, tal orientação sexual, tal cultura, tal religião, tal etnia, somos humanos. O psicólogo não pode ver esses rótulos, assim como Deus também não vê.

    E finalizando, crente pode ou não pode? Se for assim "pode isso? não pode aquilo?" tudo ta perdido. Não poderemos mais nada. Nem esmalte vou usar, nem maquiagem. Não vou beber mais Tang que faz mais mal que vinho. Não vou fazer coisas mais "calientes" com meu marido, não vou soltar de paraqueda (prazer "mundano"). Vou usar saiona, vou ficar em casa o dia todo lendo a Bíblia, não vou deixar nunca de ir ao culto etc. Onde teria uma lista certinha? Não tem como, é muito pessoal e cultural.

    Ninguém tem que colocar regra em ninguém. Temos que nos sentir bem em relação a Deus. E, se por acaso, uma pessoa se sente mal fazendo tudo, achando que ta pecando toda hora, essa pessoa é medrosa, não é "temente a Deus" (por mais que pareça a mesma coisa), porque não somos salvos ou não vamos pro céu por méritos, e sim pela GRAÇA. A graça de Deus, através de Jesus, que não vê se temos tatuagem, se bebemos, se fazemos isso ou aquilo.
    Cristianismo é imitar Jesus, ajudar os pobres, não ter ódio no coração, ter paz interior. Isso é ser crente, se sentir bem consigo mesmo e com Deus.

    ResponderExcluir
  4. Esqueci do criacionismo. Não concordo totalmente com esse Design Inteligente, nem com a ciência por não dar todas as respostas e nem sigo ao pé da letra a Bíblia, porque foi escrita por vários caras diferentes com visões diferentes de mundo. Acho que um dia, nossos tataranetos talvez tenham a resposta.

    Acredito que Deus criou o mundo, o que é explicado pela ciência. Minha teoria é de que o criacionismo não exclui o evolucionismo (exceto pela parte de Adão e Eva, ou será metáfora? não tem como saber). Acredito na evolução sim, mas com um Criador fazendo evoluir quando quisesse. Eu sei, é bem doida minha teoria rs. Répteis: evolução dos peixes. Por si só? Sei la, é estranho pensar isso. Acho mais fácil pensar "Eu Vou criar os répteis agora". rs. Mas o que não deixa de ser explicado pela biologia.
    Uma coisa que eu me pergunto, por que uns evoluíram e outros não? Ah simplesmente pela lei do mais forte? Que fácil, que óbvio. Por que não continuaram evoluindo? Hoje não teria macacos mais. Enfim, um dia se eu cursar Biologia eu me respondo kkkk.

    Submissão: cultural. Aliás, se a Bíblia fosse escrita hoje, existiria a submissão masculina. Do tipo, o homem é último a dar a palavra final: SIM SENHORA, kkk. Sabemos que vcs homens são dependentes de nós mulheres. Pra pensar, pra agir, pra tirar dúvidas, pra comer. Larguem do nosso pé! Vcs é que são submissos hahaha... Antes a mulher não falava e aceita e era passiva porque dependia do homem financeiramente, e pela cultura de que não podia trabalhar nem fazer nada.

    ResponderExcluir
  5. Marcus Johnson Cabral15 de outubro de 2013 às 08:17

    Sobre tudo o que está escrito eu posso responder como Cristão, que tudo é licito, mas nem tudo me convêm fazer !!! Eu posso tudo, mas não quero fazer, pois aprendi de forma diferente, eu tenho uma experiencia de vida diferente, então não quero!!!
    Agora doar órgãos como Cristão, eu devo fazer, criacionismo devo respeitar, até porque a Bíblia fala sobre o criacionismo, mas fala sobre o evolucionismo também, é só ler que você vai ver bem claro isso tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcus, então quem define o que convém ou não convém? Cada um, de acordo com suas experiências pessoais e visão pessoal de mundo? Tem cristão que diz que não se deve doar órgãos (Testemunhas de Jeová). E aonde a bíblia fala de evolucionismo? Você crê também em cobra e jumento falante só porque tá na bíblia? E quem garante que o que tá na bíblia realmente aconteceu?

      Excluir
  6. olá, a todos !!! que Deus continue nos abençoando !!!

    ResponderExcluir
  7. QUANTO A MINHA OPINIÃO SOBRE O ASSUNTO QUE PROCEDE DIGO QUE TUDO QUE A CÍNTIA FALOU EU ASSINO EM BAIXO DUAS VEZES . AGORA VAMOS AO QUE INTERESSA. EU ACHO QUE O HOMEM É MUITO COVARDE, ACHO QUE O HOMEM NÃO HONRA A DEUS A COMEÇAR DO RACIOCÍNIO QUE DEUS LHE DEU, NÃO GENERALIZANDO É CLARO....E VOU EXPLICAR O PORQUE PENSO ASSIM. TODOS NÓS JÁ FOMOS CRIANÇA UM DIA, CERTO ? CLARO QUE SIM !!! E ONDE ESTÁ A RIQUEZA QUE DEUS TE DEU Ó ADULTO ??? Ó HOMEM INTELIGENTE ? Ó HOMEM JUIZ E DONO DA VERDADE ??? ESSA É PARA TODOS OS ATEUS, ANTI-CRISTÃOS, E TODA RAÇA SEM RUMO E SEM PRECEDENTES QUE COVARDEMENTE OU POSSO ACRESCENTAR, QUE LOUCAMENTE ZOMBA, ESCARNECE E NEGA A DEUS SIMPLESMENTE PORQUE UM OUTRO HOMEM MORTAL, BICADO E ERRADO (OU SEJA, BÊBADO, EMBRIAGADO PELO ÓDIO, RANCOR, INVEJA, PROSTITUIÇÕES E TUDO MAIS QUE ESSES SÁBIOS LIBERAIS TEM EM MENTES.), SIMPLESMENTE, PORQUE NÃO RESPONDEM AS QUESTÕES DA VIDA COMO ELES GOSTARIAM DE OUVIR, SIMPLESMENTE, PORQUE ESSES HOMENS FALAM TANTAS BOBAGEM SOBRE DEUS, TANTAS ASNEIRAS SOBRE A EVOLUÇÃO DO HOMEM E COMO ELE VEIO PARAR NESTE MUNDO, MEXEU COM DEUS MEXEU COMIGO, BANDO DE COBRA, OU POSSO DIZER VÍBORAS VORAZES, ENFEITIÇADOS PELO PODER DE SATANÁS. EU SEI QUE VOCÊS QUE QUEREM MANCHAR A IMAGEM DO EVANGELHO OU PROPAGAR À MENTES FRACAS E DESPREPARADAS O DESCASO DE DEUS, VOCÊS DIRETA OU INDIRETAMENTE SÃO SERVOS DE SATANÁS SAIBAM DISSO, MAS O QUE ME DEIXA RINDO DA CARA DE VOCÊS É AO SABER QUE VOCÊS UM DIA OLHARÁ NOS OLHOS DESSE MESMO DEUS QUE VOCÊS NEGAM E ESCARNECEM E TREMERÃO, E CHORARÃO SEM SEREM CONSOLADOS PORQUE NÃO HAVERÁ MAIS SALVAÇÃO PRA VOCÊS INFELIZES..... AGORA BANDO DE RAÇA INFAME, LEIAM ESSA. ( QUANDO EU ERA CRIANÇA, COM UMA IDADE QUE O QUE VEM A MENTE É SÓ BRINCAR, CORRER, E DORMIR A NOITE DE TANTO CANSAÇO DAS BRINCADEIRAS DO DIA. EXATAMENTE NESSE TEMPO, EU ME LEMBRO QUE FICAVA PARADO ÀS VEZES OLHANDO PARA MINHAS MÃOS, OS MEUS PÉS, OS MEUS OLHOS NO ESPELHO ME VENDO SOZINHO, E FICAVA IMAGINANDO COMO TUDO AQUILO ERA POSSÍVEL? FICAVA PENSANDO, COMO A VIDA ACONTECERA E PORQUE EU ESTAVA AQUI?. LEMBRO-ME, QUE OLHAVA PARA O CÉU E VIA O AZUL TÃO LINDO COMO AINDA É ATÉ HOJE, LEMBRO QUE FICAVA VENDO AS NUVENS PASSAREM INCESSANTEMENTE NO CÉU, E ME PERGUNTAVA POR QUE? COMO TUDO ISSO PODE EXISTIR?. E O MAIS INTRIGANTE CADA VEZ QUE EU ME PEGAVA PENSANDO EM TUDO ISSO, EU SABIA QUE ERA INVOLUNTÁRIO, EU SABIA E SENTIA ALGO MUITO BOM EM MEU CORAÇÃO E ACREDITEM SE QUISER, DE VERDADE, A RESPOSTA EM MINHA MENTE ERA INVOLUNTÁRIA, SOLAVA BEM FORTE DENTRO DE MIM, DIZENDO: .DEUS CRIOU TUDO ISSO !! DEUS CRIOU TUDO ISSO !!! DEUS CRIOU TUDO ISSO !, MEU AMIGO, EU NEM SABIA LER NA OCASIÃO, NEM NUNCA TINHA OUVIDO FALAR DO QUE A BÍBLIA FALAVA SOBRE A CRIAÇÃO. MAS ERA COMPLETO NO MEU SER A RESPOSTA, ERA TÃO SATISFATÓRIA EM MEU ÍNTIMO QUE EU COMECEI A ME INTERESSAR PELAS COISAS BELAS DA VIDA E A ENXERGAR DEUS EM TUDO NO OLHAR DO MEU IRMÃO COMO VOCÊ, A VER DEUS NAS COISAS SIMPLES DA VIDA E NOJE POSSO TE AJUDAR A ENTENDER UMA COISA Ó ATEU PERDIDO, VOCÊ OU TODOS OS SERES HUMANOS EM GERAL, SEJA QUEM FOR DO BRASIL OU QUALQUER PARTE DESSE PLANETA SÓ VERÁ A DEUS E SÓ ALCANÇARÁ ESSA GRAÇA QUE ESTÁ BEM EM BAIXO DO SEU NARIZ E VOCÊ NÃO CONSEGUE VER. SÓ ALCANÇARÁ A DEUS, SE VOCÊS TIVEREM A HUMILDADE, A HONESTIDADE COM VOCÊS MESMOS DE RECONHECEREM QUE VOCÊS PRECISAM DO DEUS VERDADEIRO, NÃO ESSE DEUS DE PAL ( MADEIRA QUE VOCÊS ESTÃO ACOSTUMADOS A VEREM, DO DEUS QUE ESTÁ DENTRO DE VOCÊS HOJE, É SÓ OLHAR PARA VOCÊS MESMO E PRONTO VOCÊ EXISTE PORQUE ELE ESTÁ AÍ. QUANDO ELE SAIR, É SÓ VOCÊS IREM AO CEMITÉRIO E FICAREM OLHANDO PARA UM MORTO ATÉ SE CANSAREM, RAÇA INFAME, ISSO É A EXISTÊNCIA SEM DEUS !!! ENTENDEU ??? A RESPOSTA DEUS JÁ TE DEU OH IMBECIL. VOCÊ QUER A RESPOSTA DO HOMEM MORTAL COMO VOCÊ, A PREFERIR A DE DEUS ??? SER ATEU JÁ UMA DESGRAÇA POR SI SÓ, MAS SER BURRO É SER UM MISERÁVEL UM MILHÃO DE VEZES !!! PRONTO ESSA É MINHA OPINIÃO SEM MEIAS PALAVRAS.

    ResponderExcluir
  8. Nossa Adriano seu comentario me abriu a mente, acabei de virar cristão, tenho certeza que em algum lugar no mundo uma criança seja ela Hindu, Judia ou Mulçumana, também teve algum pensamento parecido com o seu, creio eu que foi culpa da comida estragada que você comeu, mais cara não chingue, o blog aqui é Ateu, e Ateu não gosta de chingar ofender, no maximo umas piadinhas, mas BAH, que seu delirio foi louco.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. CIDADÃO....EU NÃO ENTREI AQUI PRA ME PREOCUPAR COM FALAÇÃO INÚTIL.
    E SE VOCÊ PRESTOU ATENÇÃO NOS TERMOS QUE EU USEI PARA FALAR COM OS ATEUS MISERÁVEIS, QUE É O QUE VOCÊS REALMENTE SÃO!! E VOCÊ SABE DISSO ! EU USEI, TERMOS QUE SE RELACIONAM COM O ESTADO DO HOMEM. ENTENDE ?? VAMOS SEPARAR AS COISAS. O QUE É UM MISERÁVEL PRA VOCÊ ?, PRA MIM, NO CONTEXTO QUE USEI ME REFERINDO À VOCÊ E TODOS OS ATEUS E ANTI-CRISTÃOS INÚTIL, FOI NO CONTEXTO DE SEREM UM BANDO DE POBRE, DE PESSOAS INSENSÍVEL, SEM CONHECIMENTO SUBSTANCIAL AO PONTO DE NEGAREM A DEUS DESCARADAMENTE E ASSIM COMO A PRÓPRIA CIÊNCIA MODERNA FAZ !, OU SEJA, VOCÊ JÁ REPAROU NOS DISCURSOS DOS CIENTISTAS? EM ESPECIAL, OS CIENTISTAS AMERICANOS ??? COMO ELES SÃO IDIOTAS? COMO ELES SÃO DESCARADOS E SEM BASE NENHUMA PARA PROVAREM A INEXISTÊNCIA DE DEUS? CORRETO ?.

    EU FICO PENSANDO. TUDO A NOSSA VOLTA É MAIS POSITIVO DO QUE NEGATIVO EM RALAÇÃO À DEUS! E COMO TÃO FACILMENTE VOCÊS SE VÃO NESTE CAMINHO?, VOCÊS QUEREM O QUE?..... QUE DEUS DIGA: E AÍ MANO VAMOS DÁ UMA VOLTA HOJE ?? É ISSO?, OU SERÁ QUE QUEREM QUE DEUS DIGA PRA VOCÊS: OLHA BANDO DE PECADORES QUER SABER, A HORA QUE VOCÊS QUISEREM PODEM DÁ UM PULINHO AQUI NO CÉU? É BEM DIVERTIDO POR AQUI ! E EU ESTOU SOLITÁRIO DE MAIS PRECISANDO DE VOCÊS AQUI COMIGO. HA, HA, HA, HA PRA VOCÊS IRMÃOZINHOS.....ISSO NUNCA VAI ACONTECER. ELE ESTÁ BEM PERTO DE TODOS NÓS, QUERENDO QUE CADA UM DE NÓS O RECONHEÇAMOS PELO O QUE ELE REALMENTE É, DEUS !!!

    E TEM MAIS VIU. PRA MIM VOCÊS E TODOS OS CIENTISTAS, DA MESMA FORMA QUE DIZEM QUE NÃO EXISTE UMA PROVA DA EXISTÊNCIA DE DEUS, EU DIGO; É COMO SE VOCÊS FOSSE BURROS O SUFICIENTE A QUERER PROVAR QUE DOIS (2) MAIS (+) DOIS (2) NÃO É QUATRO ( 4), ENTENDE ? AÍ EU PERGUNTO: É QUANTO ENTÃO? AMIGO MUDA DE DIREÇÃO QUE AINDA DÁ TEMPO, VAI POR MIM, É MELHOR. NÃO QUEIRA IBOPE DO LADO ERRADO.

    TODA ESSA EXPLICAÇÃO SERVE NÃO SÓ PARA A PALAVRA ( MISERÁVEL) MAS PARA TODAS AS PALAVRAS PESADAS QUE USEI, EU NEM XINGUEI NINGUÉM, VOCÊ NEM QUEIRA ME VER XINGANDO, ENTENDEU??
    E A PROPÓSITO, EU NÃO QUERO CONVERTER VOCÊ, É UM PROBLEMA SEU, APENAS SEU, ACREDITE ! EU NÃO SOU CRISTÃO, NÃO SOU RELIGIOSO, MAS SOU APENAS SEU OPOSITOR, PORQUE VOCÊ FALAR QUE DEUS NÃO EXISTE É ESTÁ XINGANDO MINHA MÃE, ENTENDE? AFINAL DEUS ME CRIOU ME FORMOU E EU SEI DISSO, É SIMPLES ASSIM. AGORA SE VOCÊ É FRUTO DO ACASO, NÃO POSSO FAZER NADA.
    E MAIS, COMO VOCÊ FALOU (SÓ UMAS PIADINHAS ) AMIGO DEUS NÃO É DIGNIGO DE PIADINHAS NÃO. OU VOCÊ ACHA QUE O QUE VOCÊ FALA NA NET NÃO TEM REPERCURÇÃO? QUER VER AS PESSOAS TE MANDAREM PIADINHAS VAI EM QUALQUER PROGRAMA BESTA DE HUMOR NA TELEVISÃO. AGORA QUANDO VOCÊ SE REFERIR À DEUS, LEMBRE-SE, PENSE BEM.
    AH NÃO GENERALIZE A MINHA POSTURA COMO UM CRISTÃO QUE SE PORTA MAL, PORQUE EU NÃO SOU CRISTÃO !!! É SÓ PRA DEIXAR CLARO PRA VOCÊ E DEPOIS VOCÊ SAIR POR AÍ DIZENDO QUE OS CRISTÃOS ESTÃO AGRESSÍVOS.
    EU SOU SEU OPOSITOR ADRIANO BELINI, E OPOSIÇÃO É ASSIM AMIGO. VOCÊ QUER O QUE? FALAR SUAS BESTEIRAS E VER AS PESSOAS TE RESPONDEREM PIADINHAS? NA VERDADE NEM ATEU VOCÊ SABE SER. OLHA, BONS PENSAMENTOS SOBRE DEUS PRA VOCÊ.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriano, você é um coitado. Sério mesmo, dá dó. Suas certezas são tão frágeis quanto seus argumentos. A Cintia também só entrou para fazer propaganda... "eu casei virgem" . Parabéns... e agora ? O mundo mudou por causa disso ? Assassinos deixaram de matar por isso ? Terremotos pararam de acontecer por isso ? Vocês se acham tão superiores apenas por acreditar cegamente em um monte de baboseiras escritas em um livro que não faz o menor sentido e cheio de contradições, ou vocês tentam se convencer de que aquilo que lhes falaram na igreja é verdade ?
      Eu fui criança e nesta época não havia outra alternativa. Me disseram que deus criou tudo e que eu devia rezar. Eu nunca consegui entender por que eu tinha que rezar se deus já sabia de tudo. Se ele estavam olhando por todos, por que acontecia coisas ruins com pessoas boas, fazendo coisas boas ? Para que a pessoa aprendesse ? Se deus é tão bom, ele não é capaz de pensar em um jeito melhor de ensinar ? Sempre que eu perguntava coisas assim, recebia um castigo e uma resposta tão cheia de ódio e desespero quanto os seus discursos.
      Eu cresci, fui para a escola, aprendi várias coisas, inclusive uma alternativa ao famoso "deus criou". Me deixou muito mais confortável. Parei de rezar, de ir em igrejas e percebi que o mundo continuava o mesmo... eu havia mudado. Continuo sendo a pessoa que sempre fui, só que em lugar de perder meu tempo rezando, eu passo mais tempo, estudando, me atualizando, cuidando das pessoas que eu gosto, fazendo caridade. Hoje eu me sinto muito melhor comigo mesma, por que me lugar de ficar procurando um motivo para achar que deus é bom ou que ele está tentando me ensinar alguma coisa, eu procuro ver onde eu errei, corrigir e me superar.
      Ficar berrando para os outros que os outros são imbecis por que não acreditam no mesmo que você diz acreditar, não faz dos outros pessoas ruins e de você um herói... se você estivesse tão convencido de que deus existe e que ele é o que te falaram, você seria uma pessoa mais ajustada, com um grau menor de sociopatia...
      Acabei... pode babar ágora, ja peguei minha capa de chuva e galochas.

      Excluir
  11. Caro Adriano,

    Você chamou cientistas americanos (?) de idiotas, ateu de miseráveis, etc... Utilize seus argumentos (e não precisa nem mesmo ser com tecla "Caps Lock" ativada por que isso não os torna mais válidos) para provar, justificar ou de alguma forma explicar a existência de deus?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz... imagine ele falando... deve cuspir mais que camelo velho. Esse cara deve se aquele que fica na Barão de Itapetininga (centro de São Paulo) com uma bíblia na mão, batendo, no chão e no peito e assustando criancinhas com seu frenesi.
      Amiguinho, o cidadão ai é o dono da verdade... ele rebaixa tudo e todos aqueles que não nasceram com o chip de "seguir sem pensar e sem questionar.".
      Vc conseguiu ler tudo o que ele escreveu ? Me deu uma crise de depressão no meio e eu tive que pular pro final...mas o que eu mais vi neste texto, foi ódio, rancor, desespero, confusão, medo e um narcisismo extremo. A começar com a coisa mais cafona, mais cretina e mais pedante que um crente pode fazer... chegar em um local falando: Que deus abençoe ou a paz de g-zuis para todos...
      eu parei um curso em uma faculadade por causa disso, não apenas alunos, mas professores, usavam a sala de aula para pregar... fui para uma outra, onde está nas normas que não é permitido, fazer propaganda politica, comercial ou religiosa... Ainda bem que ainda existem instituições que respeitam o laicismo do Estado e a mente das pessoas.

      Excluir
  12. amados ateus, Paulo nos ensina que: quem és tu que julga o servo alheio se ele esta em pé o cai,estará firme porque poderoso é Deus para o firmar,o Senhor Jesus nos ensina que nem todos que dizem Senhor, Senhor herdarão o reino do Senhor, muitos dizem ser cristãos,mas,o Senhor diz: esse povo honram me com os lábios ,mas, o seu coração esta longe de mim,muitos afirmam ser cristãos, mas , não seguem oque o Senhor nos ensinou,antes, distorcem as escrituras para justificar o motivo de ainda estarem praticando o pecado, mas, quem os julga é Deus , não é dever dos cristãos ficarem julgando uns aos outro injustamente, e Deus ainda diz: Mas ao ímpio diz Deus: Que fazes tu em recitar os meus estatutos, e em tomar a minha aliança na tua boca?Visto que odeias a correção, e lanças as minhas palavras para detrás de ti.Quem segue e quem não segue não deve ficar julgando injustamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guilherme, Paulo tava muito doido quando disse que o servo é firme. Já cansei de ver crente choramingando pelos cantos. E quem garante que o que está na bíblia foi mesmo escrito por Paulo? E quem deu a Paulo o poder de escrever "em nome de deus"? Quem garante que deus concorda com o que Paulo escreveu?

      Excluir
  13. A Bíblia é utilizada por vários pastores criadores de Igrejas. E como criam...

    O ser humano é livre...tudo que ele plantar vai colher!

    O Criador desse mundo, está muito longe desse deus citado por pastores, um deus cheio de preconceito, vingança e preferências de etnias. Aonde já se viu imaginar um deus assim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas a bíblia tá cheia de versículos preconceituosos, machistas, em que deus é vingativo e prefere os judeus. Tá na bíblia que os judeus são o "povo escolhido" do deus de Israel. Não é preciso imaginar. Basta ler o que está lá.

      Excluir
  14. Guilherme....quem julga mais? Entre os que se dizem Cristãos, os evangélicos são os que apontam o dedo para tudo que vê....é pecado!!! Dançar em bailes, Não usar cabelos longos, ter tv em casa é pecado..é sujo. Deus proíbe você ter tv em casa?

    Quanta infantilidade e primitivismo contém a Bíblia. Definitivamente, não foi Deus que a escreveu.


    ResponderExcluir

Regras de uso:
1) Desde que não tenha palavrões, ofensas ou propagandas, nenhum comentário será apagado;
2) Diga primeiramente qual fé religiosa você professa (ateu, agnóstico, católico, evangélico, budista, judeu, muçulmano, etc) para facilitar a interpretação do seu texto;
3) Tente manter a discussão no nível das ideias. O objetivo é compreender (não necessariamente aceitar);
4) Obrigado por participar!