quarta-feira, 23 de maio de 2012

O senhor é meu pastor... Nada me faltará?

Eis-me aqui novamente, após um breve jejum de posts.

Outro dia fui a um velório de uma mulher de 32 anos, recém-casada, vitimada por um trombo, que causou-lhe um AVC, que, após cirurgia intra-craniana para aliviar a pressão do cérebro, desceu para o tronco encefálico, causando-lhe um coma. Dias depois, faleceu de parada cardio-respiratória. Uma moça cheia de planos, saudável, enfim, cheia de vida. Já diz a frase que para morrer, basta estar vivo.

Mas o objetivo deste post não é filosofar sobre a morte. É sobre esse bendito salmo 23, repetido a exaustão em adesivos de carros populares de crentes e nas igrejas cristãs. Mas o que ele significa, de fato?

Essa reflexão me chamou a atenção no velório da referida moça quando ouvi de uma religiosa, de mãos dadas com a mãe da falecida "o senhor é meu pastor, nada me faltará". Porra, deus! Como assim? Como um versículo desse pode consolar uma mãe que acabou de perder a filha? Isso sem falar que é uma puta sacanagem pais enterrarem os filhos. Só mesmo o acaso pra explicar isso, que não pode ter nada de divino e maravilhoso.

Mas, voltando ao versículo, se alguma divindade me pastoreia, se tenho a quem recorrer agora, neste momento, se a minha submissão para com ele é presente, por que a eterna promessa é sempre futura? Pôxa, eu quero que nada me falte agora, pois é agora que sou pastoreado.

É sabido que nunca estamos satisfeitos. Sempre queremos mais. Sempre vai ter uma traquinagem eletrônica mais moderna. Sempre desejaremos algo. Aquele que ainda não tem algo que deseja, por mais baratinho que seja, que atire a primeira pedra. Mas aposto que tudo que essa mãe mais queria era ter a filha de volta.

Acho que o versículo seria mais honesto se fosse:
- O senhor será meu pastor, e aí nada me faltará.
Ou:
- O senhor é o meu pastor, nada me falta.

O autor

É essa eterna promessa de dias melhores que faz com que os líderes religiosos fiquem igual a políticos, sempre só na promessa. E o pior: fazem isso em nome de deus, respaldados por um versículo bíblico atribuído ao Rei Davi, um judeu, Rei de Israel pelo menos 1000aC. Aquele mesmo que dizem que matou um gigante chamado Golias e que era detentor da tal Arca da Aliança (Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida).

O cara transformou um vasto território de tribos isoladas num império judeu, conquistando terras a base da força. Com tanta riqueza, despertou inveja de filhos e familiares, que brigaram entre si por sua riqueza (quanta desgraça!). Isso numa época em que os reis eram tidos como "ungido do senhor" por israelitas e judeus e em que deus mandava reis (seus "ungidos") destruir povos que fossem contra o regime imperialista sem a menor misericórdia.


Não assisti a um único episódio do seriado da Record. O que escrevi aqui sobre David foi baseado na bíblia e na Wikipedia.

Depois de muitas tretas, o cara fugiu pro deserto e montou uma milícia armada, formada por bandidos e assassinos da pior espécie, bem à moda Lampião. Quando o rei Saul morreu (não sei de que ou por quem), David retomou o poder (diz a bíblia, por ordens de papai do céu).

O problema é que muitos salmos são historicamente datados após a morte de Davi, de modo que é impossível atribuir o que foi escrito por ele do que foi escrito por qualquer outra pessoa que tivesse transcrito a mão alguns de seus salmos.

Bom, se deus existe e se ele é seu pastor, queira que nada lhe falte agora! Afinal, são anos de devoção e submissão por uma eterna promessa que pode nunca se concretizar. Quem garante que você não vai ter um AVC, um trombo, um acidente de trânsito, uma doença incurável ou qualquer coisa que lhe impeça de viver mais?

A não ser, claro, que o referido salmo esteja falando que nada lhe faltará na outra vida, do lado de lá, que ninguém sabe ao certo como é. Mas, mesmo se for essa a interpretação, ela bate de frente com o "muitos serão chamados, mas poucos serão escolhidos". Isso quer dizer que, mesmo o senhor sendo seu pastor, alguma coisa vai acabar lhe faltando, e pode ser justamente a tão sonhada salvação.

45 comentários:

  1. Análise muito boa e clara. Gostei muito (do que você escreveu, é claro).

    ResponderExcluir
  2. Alessandra Garuzzi - sem religião

    Oláá!! =D
    Como você está??
    Muito bom o seu texto.
    É verdade... são muitos os absurdos bíblicos. E essa história de promessa de uma "futura e duvidosa premiação" (uma hora você está salvo, outra hora ainda haverá um julgamento... é uma indecisão irritante!) definitivamente não me tranquiliza (ainda que eu acredite que essa é a dimensão que menos me agrada).
    Enfim... cada qual com seu "Prozac"... e o meu certamente não é a Religião.

    ResponderExcluir
  3. jesus cristo o salvador ti AMA TANTO que vai ti libertar dessa cegueira;E TI TRANSFORMA EM UM VERDADEIRO ADORADOR. NAO SO CHAMADO DE SERVO MAIS DE AMIGO , E O AMIGO FAZ QUE O CORAÇAO DO SEU AMIGO SI ALEGRE. JESUS TI AMA ???

    ResponderExcluir
  4. Querido anônimo, além de você não ter respondido uma única pergunta feita por mim neste post, vem vomitar verborragia cristã neo-gospel. Agora eu te pergunto: pra quando é essa sua profecia? Quando seu deus vai me libertar da minha cegueira cristã? Ou seria mais fácil Alá te libertar da cegueira muçulmana? Ou Shiva nos libertar da nossa cegueira hindú? Esse post foi feito em 23 de maio e seu deus até agora não me transformou em nada. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você e eu já não somos nada mesmo além de pó, porcaria e podridão... O que você acha que pode escandalizar O Ser pelo qual TUDO FOI CRIADO E É SUSTENTADO?!!
      Suas indagações, queixas, desabafo é comum da sua natureza morta, alicerçada no pecado. Espere, você verá,isso é, se DEUS quiser, todas as suas alucinações respondidas!
      Cds.

      Excluir
  5. Querido amigo tenho pena de voce.O Deus Criador dos Ceus e Terra jamais fara qualquer manifestação a voce o aos seus comentarios ou até mesmo a sua falta de respeito a o eterno Deus. Porque o Senhor Deus so se manifesta para aqueles que o amam e que creem que ele realmente existe. Querido queira voce crer ou não um dia voce tera que se apresentar-se diante Dele, a nossa vida nesta terra é apenas uma pequena passagem. Pense nisso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Deus so se manifesta para aqueles que o amam e que creem que ele realmente existe."
      Alá também só se manifesta pra quem crê nele. Shiva também só se manifesta pra quem crê nele. Enfim, amigos imaginários só aparecem para aqueles que acreditam neles.
      Passar bem!

      Excluir
    2. Querido amigo, obrigado por sua resposta, fico muito feliz em saber que você mesmo não crendo no todo Poderoso, que é o Deus Criador do Ceus e da terra. Você é uma pessoa Educada e que com certeza tem principios maravilhosos, eu nao posso deixar de te dizer , quando escrevia esta mesagem para você pude sentir algo maravilhoso da parte de Deus e quero passar para você, Existe algo de Deus muito grande dentro de Você. Que é o Amor que voce tem pelas Pessoas. Você talves duvide mais voce é especial para o Senhor Jesus Cristo. Att. James

      Excluir
    3. James, queridão. Sentimentos independem de crenças. Budistas amam, muçulmanos amam, cristãos amam, hindús amam e ateus também amam. A diferença é que as crenças religiosas ensinam a amar como moeda de troca, apenas para ter uma recompensa divina em uma outra vida após a morte que ninguém provou realmente existir. Ateus não, ateus amam por desprendimento, simplesmente porque é bom amar. Nada a ver com deuses. Abraço!

      Excluir
  6. Querido Amigo, eu até sei que sentimentos independem de crenças. Pois com certeza já nascemos com este sentimento de amor um para com outro, isto é bom e é um processo normal e humano. Mais existe um Amor que vai além de nossa dimenção humana que é o Amor de Deus, Ex. É o amor que perdoa de verdade, Que não tem interesse, não nos deixa sermos egoista, um grande exemplo disto é a parabola do bom Samaritano, que ajudou o ferido no caminho, sem mesmo conhecelo, sem perguntar alguma coisa, sem nada em troca. Este tipo de Amor é Divino e maravilhoso, na verdade é o Amor de Deus dentro de nossos corações Humanos. O Amor de Deus é tão grande por nós, que mesmo as vezes quando o tratamos , como se ele fosse qualquer coisa. Simplismente sendo ele o todo Poderoso, não nos trata da mesma forma. Se nós fosse-mos Deus, com o poder que ele tem com certeza já teriamos destruido muita gente, era só alguem dizer-nos Você é muito feio, ou alguem nós dizer você pra mim simplismente não exite. Pense nisso.
    UM grande Abraço para voçê. Att. James

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nó, James. Cê viajou na maionese agora, amigo. Vc parte da premissa errada de que se amamos, é porque deus existe. Claro que não. Outras religiões não cristãs também pregam esse amor incondicional que vc disse aí. Confúcio, pelo menos 400 anos antes de Jesus, na China, já falava isso. Somos seres sociais. Precisamos nos relacionar para alcançarmos êxito. E os sentimentos funcionam como laços para alcançarmos nossos objetivos, mesmo que inconcientemente. Logo, sentimentos são processos que aprendemos a nutrir através da evolução, em nome da sobrevivência. Nosso cérebro tem dois hemisférios. Um mais da razão e outro mais da emoção. O amor é só mais um sentimento. Não há nada de divino nisso. Faz parte do nosso processo evolutório. Mas e as minhas perguntas deste post? Você consegue respondê-las? Abraço.

      Excluir
  7. Meu querido Amigo, estive um pouco ausente por alguns dias e não pude fazer nenhum contato com Você, nem mesmo para comprimentra-lo ou desejar tudo de bom a você. Tenho pensado em poder trazer uma resposta aos teus questionamentos ou mesmo as tuas duvidas com relação ao grande Criador e Soberano Deus.
    Quando digo que foi Deus que criou todas as coisas entre Céu e terra, Você me apresenta a teoria da evolução.
    Quando digo que Deus fez o homem a sua imagem e semelhança, você me apresenta a teoria de Charlles D.
    Quando digo que Deus é o unico que deve ser adorado pelo fato dele ser Soberano e estar acima de todas as coisas, Voce faz comparações deste Deus com outros deuses que apenas tem nome e morreram e estão aguardando o grande dia do Senhor para também passarem pelo jugamento final.
    Quando te apresento o sobre-natural, que foge as nossas imaginações e até mesmo jamais podera ser esplicado, porque ninguem nesta terra jamais trara alguma esplicação sobre este Deus, porque simplesmente ele è inesplicavel. Então, mais uma véz voce me apresenta algo palpavel de uma teoria singular e tenta com isto fazer comparações ao grande Criador, Querido amigo está escrito que aquilo que o olho não vil e nunca passou na mente humana é isto que Deus nosso Senhor tem preparado para cada um de nós, isto é uma questão de fé e há grande prova disto será só na eternidade. Nesta vida terrena tem coisas que aos nossos olhos humanos se tornam dificeis de se crêem mas elas existem, para isto é necessário aplicarmos um pouco de fé ou seja tem coisas nesta vida com relação as coisas sobre-naturais que temos que dar um Voto de confiança da mesma forma como nos damos para as pessoas em que as vezes sem as conhece-las nos colocamos nestas pessoas faliveis e mortais tanta confiança. mas isto faz parte do processo da vida e não pode ser diferente. Deus realmente Existe nada é o acaso , as coisas visiveis ou invisiveis elas fazem parte do Sistema, sege do mundo natural ou sobre-natural.
    Querido amigo nem tudo a Ciência ou mesmo os mais intelequituais dos homens podera nos trazer algumas respostas em relaçaõ a Existência de Deus, pois as Esplicações sempre serão Vuneraveis. Tudo é uma questão de Fé, Está escrito no livro Sagrado que sem fé é impossivel agradar a Deus e é necessário que todo aquele que se aproxima dele, tem que crer que ele realmente existe.
    Espero poder continuar conversando com você. Não tenho nenhuna intenção de ofender você com alguma palavra. Meu objetivo é apenas trazer a você a realidade dos fatos. Um Grande Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, james. Beleza, cara? Desculpa demora na resposta. Correria louca,

      "Tenho pensado em poder trazer uma resposta aos teus questionamentos"
      - Sinta-se à vontade!
      "ao grande Criador e Soberano Deus."
      - Esses superlativos são por sua conta ;-)
      "Quando digo que foi Deus que criou todas as coisas entre Céu e terra, Você me apresenta a teoria da evolução."
      - Eu não. Toda a ciência.
      "Quando digo que Deus fez o homem a sua imagem e semelhança, você me apresenta a teoria de Charlles D."
      - Pelo menos é a mais aceita no meio científico.
      "Quando digo que Deus é o unico que deve ser adorado...Voce faz comparações deste Deus com outros deuses que apenas tem nome e morreram"
      - Mas seu deus é só mais um deles e também morreu numa cruz. Alá ainda vive. Shiva ainda vive. Krisna ainda vive. O "deus-sol" continua brilhando no céu.
      "e estão aguardando o grande dia do Senhor para também passarem pelo jugamento final."
      - Quem? Os outros deuses? Mas como se eles também não existiram? São personagens de ficção. Não tem como deus julgar o Pato Donald, por exemplo.
      "Quando te apresento o sobre-natural"
      - Não, não apresentou.
      "ninguem jamais trara alguma esplicação sobre este Deus"
      - O que mais tem é pastor e padre querendo explicar deus.
      "isto é uma questão de fé e há grande prova disto será só na eternidade"
      - Concordo que é só questão de fé. Já a parte da eternidade, sua doutrina que te faz crer nisso pra vc não cobrar em vida as promessas feitas. Depois, já vai estar morto mesmo.
      "temos que dar um Voto de confiança"
      - Tudo bem, mas por que logo pro SEU deus, e não pra outro deus de outra religião?
      "da mesma forma como nos damos para as pessoas"
      - A diferença é que as pessoas existem e quando nos magoam, podemos cobrar delas.
      "Deus realmente Existe"
      - Então ele que me prove sua existência.
      "sege do mundo natural ou sobre-natural."
      - O certo é seja. E, como diz o padre Quevedo, o sobrenatural "non ecxiste".
      "Está escrito no livro Sagrado..."
      - Cada livro sagrado de cada religião diz uma coisa diferente e é claro que o livro sagrado dos cristãos vai puxar a sardinha pra brasa do deus cristão.
      "Espero poder continuar conversando com você."
      - Eu também!
      "Um Grande Abraço."
      - Pra vc também!
      Ah, e vc não respondeu o título do post.

      Excluir
  8. Querido Amigo Feliz Natal e um Prospero Ano Novo e que Deus te de muita Saúde e Paz, não só a você mas para toda a sua família. que este novo ano possa ser de muitas conquistas e de muitas vitorias em toda sua Vida, Amigo nunca de esqueças que em todas as coisas, Deus sempre estará presente de forma visível ou invisivelmente. Deus te Ama pois você também é uma das suas criaturas ou seja como diz a bíblia Sagrada nós somos Coroa da Criação de Deus. Att. James

    ResponderExcluir
  9. James, qual parte do "sou ateu" você não entendeu? E por que ainda não respondeu às perguntas desse post? Um amigo meu muçulmano disse que Alá irá te abençoar, pois todos somos filhos de Alá e Alá ama a todos igual. Um outro amigo meu hindú disse que Shiva irá te abençoar, pois todos somos filhos de Shiva e Shiva se mostra presente nas coisas visíveis e invisíveis. Feliz 2013 pra vc!

    ResponderExcluir
  10. Realmente, você além de ateu é bem ignorante. Pois bem, vamos lá! Pra início de conversa deus é com letra maiúscula: Deus. Até as escolas ensinam assim. Mas deixa pra lá. O ponto é que: Adonai é meu pastor; NÃO PRECISO DE NADA. Salmos 23, tradução fiel da Bíblia no original (versão Judaica Completa). Ou seja, se Deus é o Senhor da minha vida, de nada tenho falta. Ele supre todas as minhas necessidades. A morte é um fenômeno natural que todos irão passar, independentemente da idade. Agora a preocupação é: pra onde iremos? Bom, eu sei que eu vou pra glória, quando Yeshua vier me buscar, mas infelizmente aqueles que não creem, ficarão neste mundo sofrendo até que o meu Redentor reine eternamente em glória junto do Pai (DEUS), depois que todos os joelhos se dobrarem para ele. Quem quiser vir comigo é simples, basta dizer: SENHOR JESUS EU TE ACEITO E TE RECONHEÇO COMO FILHO DE DEUS, AGORA ENTRA NA MINHA VIDA E ME DÁ A TUA PAZ. Pois somente Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida. Que a paz fique em seus corações.

    ResponderExcluir
  11. Prezada Família Falcão.
    Grato pelos comentários.
    Permita-se discordar de alguns pontos, a saber:

    "deus é com letra maiúscula: Deus."
    - Errado. Cada religião tem um deus com um nome próprio diferente. Dos hindús, é Shiva. Dos muçulmanos, é Allah. Dos rastafaris, é Jah. Dos gregos, era Zeus. Dos egípcios, era Ízis. O deus judaico-cristão se chama Jeová ou Javé. Ser deus é tipo o cargo dele, não é seu nome. Assim como eu sou blogueiro, e não Blogueiro.

    "Até as escolas ensinam assim."
    - Bom, as escolas também ensinam o evolucionismo ao invés do criacionismo. Você concorda com as escolas? Que bom!

    "tradução fiel da Bíblia no original (versão Judaica Completa)."
    - A bíblia não é um livro original judaico. Somente a Torá, que é uma parte do Antigo Testamento. A bíblia, com o velho e o novo testamentos, foi originalmente católica, editada e compilada pelo imperador Constantino e alguns bispos em 325 dC durante o Concílio de Niceia, em Roma.

    "se Deus é o Senhor da minha vida, de nada tenho falta."
    - Quando você resolve comprar uma nova TV de LED, é porque está sentindo falta de uma. E deus não tem nada a ver com essa escolha. Você simplesmente vai até a loja e compra, à vista ou parcelado. Tem muito menino de rua que é cristão e passa falta de muita coisa na vida.

    "pra onde iremos?"
    - Enquanto ninguém voltar de lá pra dizer como é que é ou a ciência explicar, cada religião tenta explicar de um jeito.

    "eu sei que eu vou pra glória"
    - Glória é tipo um lugar? Um bairro? O que tem pra se fazer lá pela eternidade? Engraçado como todo cristão acha que vai pro céu, né, como se só o fato de acreditar, bastasse. Só que na própria bíblia diz que a porta é estreita e que muitos serão chamados, mas poucos serão escolhidos. Achar que vai pro céu até eu posso achar que vou... Até o capeta, se quiser, acha que vai pro céu.

    "quando Yeshua vier me buscar"
    - Agora sim vc falou o nome próprio do seu deus.

    "infelizmente aqueles que não creem, ficarão neste mundo sofrendo"
    - Muitos que creem também, infelizmente.

    "até que o meu Redentor reine eternamente em glória junto do Pai"
    - Mas ele já não reina eternamente? Aonde ele está nesse momento?

    "depois que todos os joelhos se dobrarem para ele"
    - Já que um dia meu joelho vai se dobrar, mesmo sem eu querer, não faz diferença acreditar nele agora ou depois.

    "Quem quiser vir comigo é simples, basta dizer..."
    - Ah, se basta dizer e não precisar praticar, então eu acabei de dizer. Nos vemos no céu, beleza? valeu pela dica! Não sabia que era tão fácil assim...

    "SENHOR JESUS EU TE ACEITO E TE RECONHEÇO COMO FILHO DE DEUS, AGORA ENTRA NA MINHA VIDA E ME DÁ A TUA PAZ."
    - Não achei essa frase na bíblia.

    "Que a paz fique em seus corações."
    - Já está.

    ResponderExcluir
  12. Caro Amigo, faz um Algum tempo em que não conversamos, tal veis pela corrida da vida as vezes nos esquecemos um pouco de batermos um papo com nossos amigos. Mas na verdade quero tentar te responder um pouco sobre o Salmo vinte e três, quem sabe pra Você este Salmo seja apenas uma escrita ou uma história mal contada. Vejamos, creio que você saiba que Davi antes de ser Rei de Israel era apenas um menino que cuidava das ovelhas de seu pai , e acabou se tornando um pastor de ovelhas e nesta sua vivencia como pastor de ovelhas aprendeu amar suas ovelhas e ter todos os cuidados com elas, por exemplo enfrentou um leão , um urso , os lobos ,colocou muitas vezes sua vida em risco para proteger suas ovelhas, passou dias ou noite de frio , passou calor , ou seja tudo que era necessário ele vez por amor de suas ovelhinhas, que por muitas das vezes eram tão dependentes de seu Pastor. Davi como pastor de ovelhas muitas das vezes tinha cheiro de ovelha, certo que algumas pessoas quando se aproximavam de Davi lhe diziam, que cheiro é este, e por causa deste cheiro muitas das vezes as pessoas corriam de sua presença, porque não entendiam ,quem sabe naquele dia ele tinha carregado uma das suas ovelhinhas no colo por causa de alguma ferida, ou um ataque de algum animal. Quando Davi foi direcionado por Deus para ser Rei de Israel e até se tornar Rei de Israel passou por muitas perseguições , em fretou muitas das vezes a morte ou seja passou pelo vale da sombra da morte , teve em algumas das vezes de ter que se esconder em cavernas, passou frio , passou calor , etc.. ,Para resumir a história, ele Davi vez uma analogia do seu cuidado do tempo em que ele era pastor de ovelhas e o cuidado que ele tinha com suas ovelhinhas , seu amor por suas ovelhas , sua preocupação, com elas no frio ,no calor , procurando-as sempre coloca-las em pastos verdejantes , dos livramentos da morte de algumas das suas ovelhas, etc... Ele como servo do Deus altíssimo, pode entender no seu coração que este Deus eterno e maravilhoso vez dele Davi também como uma de suas ovelhinhas ou seja como diz o Salmo vinte três Deita-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente pelas águas tranquilas,. Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo ; a tua fara e teu cajado me consolam .Prepara uma mesa perante mim na presença de meus inimigos , unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda etc.. ninguém mais como Davi poderia fazer tal comparação ,porque o mesmo vivenciou isto na sua trajetória de vida. E para concluir o rei Davi também conhecia e tinha algumas experiências em sua vida com o Sumo Pastor ,O Eterno Deus. Entendemos que quando o testo escrito diz O Senhor é Meu Pastor e nada me faltara, é claro que nada nos faltara, mais é importante entendermos que diante das dificuldades da vida ou seja, doenças , ou ate mesmo a morte, Deus sempre estará presente para trazer o consolo, nas horas mais difíceis da vida . Todos nós estamos sujeitos a muitos processo na vida , bons ou ruis , mais o mas importante é sabermos que Deus nunca nos deixara a sois, ele sempre estará presente em nossa vida e a sua presença em nossa vida representa tudo. Att. James

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, James.
      Blza, cara?
      Vamos lá...

      - sobre a bela estória de Davi, não é muito diferente da vida de qualquer um de nós, que trabalha todos os dias pra levar o sustento pras nossas casas. Davi não é nada mais que qualquer outro trabalhador. Aliás, deus amaldiçoou Adão com o trabalho. O trabalho é maldição divina. "Do suor do teu rosto comerás o pão...".

      "Quando Davi foi direcionado por Deus para ser Rei de Israel"
      - Engraçado que deus nunca mais direcionou ninguém pra ser rei de nação alguma. Por que será?

      "procurando-as sempre coloca-las em pastos verdejantes, dos livramentos da morte de algumas das suas ovelhas"
      - Mas isso não era por amor às ovelhas. Era porque das ovelhas ele tirava seu sustento. Fosse tosqueando, fosse retirando leite ou matando para servir de alimento. Puramente uma questão econômica.

      "este Deus eterno e maravilhoso fez dele Davi também como uma de suas ovelhinhas"
      - Repare q deus é bem aleatório. Escolhe umas ovelinhas e outras não. Depois dizem que ele ama a todos igual.

      "guia-me mansamente pelas águas tranquilas"
      - Cara, não diga isso em uma época em que pessoas morrem de doenças auto-imunes, câncer, eclâmpsia, AVC, derrame, infarto, embolia pulmonar, pneumonia, ou mesmo atropeladas na calçada. Cristão não tem corpo fechado e ninguém está imune a sofrer e morrer jovem. E olha que eu nem falei das crianças famintas da África. Se deus é imutável e onisciente, ele já sabe tudo o que vai acontecer com você e nada que vc fizer ou pedir a ele, vai mudar, pois ele é imutável.

      "ninguém mais como Davi poderia fazer tal comparação ,porque o mesmo vivenciou isto na sua trajetória de vida"
      - Como eu disse, todo mundo vivencia isso, me maior ou menor grau. Davi não foi o cara que mais trabalhou nesse mundo.

      "é importante entendermos que diante das dificuldades da vida ou seja, doenças , ou ate mesmo a morte, Deus sempre estará presente para trazer o consolo"
      - Então as coisas nos faltarão. Se não faltar, não precisa de consolo. Logo, a frase é incoerente. Não passa de poesia gospel sem aplicabilidade prática.

      "Todos nós estamos sujeitos a muitos processo na vida , bons ou ruis"
      - Então SIM, as coisas hão de nos faltar. Prova mais uma vez que o versículo está errado.

      "o mas importante é sabermos que Deus nunca nos deixara a sois"
      - Vc quis dizer a sós. Mas se eu vou continuar sem o que quero ou o que me foi tirado, tanto faz deus estar conosco ou não, já que ele não pode interferir no plano físico. A diferença é que pra quem crê que deus está com ele, isso por si só já consola, mesmo não sendo verdade. Ou seja: placebo.

      "a sua presença em nossa vida representa tudo."
      - Vc quer dizer a crença em sua presença.
      - Abraço!

      Excluir
  13. Meu brother, leia o texto direito! no salmo 23 no original Hebraico não está escrito ''Nada me faltará'' a transliteração do hebraico ali é a palavra LO que significa ''Não''. porque é o Senhor que não falta, ele sempre está conosco, mesmo que as coisas nos faltem, dinheiro, saúde, o Senhor não nos falta, ele está sempre conosco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então você está me dizendo que a bíblia que todos os padres, pastores, crentes e religiosos cristãos usam está traduzida de forma incorreta? Todos eles dizem "o senhor é o meu pastor, nada me faltará".

      Excluir
    2. Bom dia amigo! A resposta é sim! Traduzida em alguns pontos de forma incorreta. A contextualização tem sido, de certa forma, prejudicial, pois toca na fidelidade do original. Por isso devemos buscar fidelidade ao aprender. Você está certo! A maioria fala assim, mas está errado! E ensina assim, o que é pior, pois gera um povo sem conhecimento fiel ao que realmente se deve ensinar. Fique na paz de YHWH!

      Excluir
  14. O seu "nome" já diz tudo...

    ResponderExcluir
  15. O meu amigo, ateu ignorante, claro no sentido de ignorar as coisas, sugiro vc. que me parece ser muito estudioso e questionador, uma consulta as obras de Allan Kardec, são cinco livros que formam a dourina espírita, que talvez possa esclarecer a seus anseios, de forma a esclarecer-lhe quanto a nossa criação (espíritos), que somos a semelhança do criador (Deus, Alá, etc), a destinação nossa neste planeta , ou seja evoluir e a nossa destinação após a morte, só após a sua consulta, ou estudo poderemos debater mais estas idéias, o primeiro do livro básico, chama-se LIVROS DOS ESPÍRITOS, consulte-o sem isenção e preconceito, creio que o fará bem. abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "sugiro uma consulta as obras de Allan Kardec"
      - Dá pra resumir pra mim o que Kardec tem a dizer sobre o versículo acima? Você não vai me fazer ler cinco livros pra descobrir, vai?

      "são cinco livros que formam a dourina espírita"
      - Por que são cinco e não sei ou quatro? Quem definiu que seriam cinco? Por que Kardec deveria ter mais crédito que qualquer outro autor?

      "de forma a esclarecer-lhe quanto a nossa criação (espíritos)"
      - Que tal você mesmo me esclarecer?

      "somos a semelhança do criador (Deus, Alá, etc)"
      - Epa, mas o deus cristão e o deus Alá são completamente diferentes, principalmente quanto a personalidade e livros ditos sagrados. Como fica?

      "a destinação nossa neste planeta"
      - Isso eu já sei.

      "e a nossa destinação após a morte"
      - Voltamos para a terra temporariamente para sermos reaproveitado pela natureza em outras formas (a parte física). A parte não-física fica no que deixarmos na vida e na memória dos que ficaram. Simples assim.

      "LIVROS DOS ESPÍRITOS, consulte-o sem isenção e preconceito, creio que o fará bem."
      - Já li e achei uma viagem sem tamanho!

      Excluir
  16. No original "YHWH (O Senhor) é meu pastor, não faltará", isso nos remete à esperança e à confiança de que a permanente presença do Pastor estará conosco nos momentos de tribulação, e descansamos nessa segurança... ainda que algo venha nos faltar! YHWH abençoe!!

    ResponderExcluir
  17. Amiga , O Senhor é meu Pastor e nada me faltara ou O Senhor nao me faltara , para aqueles que o servem de todo o coraçao as duas situaçoes acabam acontecendo em nosso dia dia porque ele sempre esta presente e ao mesmo tempo esta nos abençoando dia apos dia, Amem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. James, deixa eu te falar umas coisas:

      "para aqueles que o servem de todo o coraçao as duas situaçoes acabam acontecendo"
      - Eu não o sirvo e não me falta nada.
      - Conheço vários cristãos que passam necessidades.

      "ele sempre esta presente e ao mesmo tempo esta nos abençoando"
      - Se ele está presente quando uma criancinha cristã é estuprada por um pedófilo, por que ele não faz nada pra impedir?

      Excluir
    2. Tenhp certeza que Deus chora guando ve um inocente passar por situaçoes assim , mais infelizmente.isto faz parte da vida , nesta terra estamos sujeito a viver e morrer nao samos.eternos ,mad com certeza aquilo que o homem semear ele ceifara, o dia da colheta chegara ,para nos pode ate acharmos que demora mas para Deus nao
      Alias Deus nao esta sujeito ao nosso tempo
      Quando menos se espera ja se foi a vida ai o acerto é com Ele , ai nao da pra dizer eu nao sabia
      Nao me falaram nada, eu nao acreditava,
      Ai as descupas nao valem mais.pense nisso amigo

      Excluir
    3. Tenho certeza que Deus chora guando ve um inocente passar por situaçoes assim , mais infelizmente.isto faz parte da vida , nesta terra estamos sujeito a viver e morrer nao samos.eternos ,mad com certeza aquilo que o homem semear ele ceifara, o dia da colheta chegara ,para nos pode ate acharmos que demora mas para Deus nao
      Alias Deus nao esta sujeito ao nosso tempo
      Quando menos se espera ja se foi a vida ai o acerto é com Ele , ai nao da pra dizer eu nao sabia
      Nao me falaram nada, eu nao acreditava,
      Ai as descupas nao valem mais.pense nisso amigo

      Excluir
    4. "Tenho certeza que Deus chora guando ve um inocente passar por situaçoes assim"
      - Só chorar não adianta. É preciso agir. Qualquer um de nós faria isso. Por que deus não?

      "infelizmente isto faz parte da vida"
      - Mas ele não é onipotente?

      "nao samos eternos"
      - Se não somos eternos nesta vida, por que haveria uma outra vida eterna?

      "aquilo que o homem semear ele ceifara"
      - Nem isso é garantido. Eu posso plantar e não colher por vários fatores externos.

      "para nos pode ate acharmos que demora mas para Deus nao"
      - Fala isso pra quem tá morrendo nas filas de transplantes de órgãos, pra quem tá com câncer terminal, pra quem tá esfomeado na África...

      "Quando menos se espera ja se foi a vida ai o acerto é com Ele , ai nao da pra dizer eu nao sabia"
      - Quem garante que é isso? Que provas tens disso? Isso é coisa da sua religião apenas.

      "Ai as descupas nao valem mais.pense nisso amigo"
      - Eu só planto coisas boas, embora não acredite nesse deus. Serei julgado pelo que plantei ou pela minha descrença?

      Excluir
    5. Infelizmente por sua descrença ,A Biblia diz que Deus nao tem nuguem por ignorante ,lamente que esta realidade voce so dara conta de si quando parti desta vida , descupe amigo ai sera tarde demais Deus lhe Ama mas voce precisa reconhecelo como Deus Verdadeiro

      Excluir
    6. Jaime, infelizmente por sua descrença, o Alcorão diz que Alá não tem ninguém por ignorante. Esta realidade vc só dará conta quando partir desta vida. Desculpe, mas será tarde demais. Alá te ama, mas você deve reconhecê-lo como o deus verdadeiro. O deus de Maomé. O deus do islã.

      Excluir
  18. quando falo em Deus me refiro ao Deus criador do ceu ,terra e mar e tudo que tem folego de vida , do visivel ao em visivel att. James

    ResponderExcluir
  19. Quando falo em Alá me refiro ao criador do céu ,terra e mar e tudo que tem fôlego de vida, do visível ao invisível (e não "em visivel"...rs).

    ResponderExcluir
  20. Obs este ala que voce se refere nao tem nada haver com Deus criador do universo este tal de ala é o deus dos mulçumanos . achei que voce soubesse.

    ResponderExcluir
  21. Esse Javé que você se refere não tem nada haver com o deus criador do universo, que é Alá. Esse tal de Javé é o deus dos judeus e cristãos. Achei que você soubesse.
    Aliás, pra ser mais exato, Alá é o mesmo deus dos judeus e cristãos. As três religiões abraâmicas são judaísmo, islamismo e cristianismo. Achei que você soubesse.

    ResponderExcluir
  22. O Deus do cristianismo é o Deus da Bibllia que é Jeova ,ala nem escrito na Biblia esta pois é un deus pagao do islamismo. o povo judeu tem como patriarca Abraao . ala foi um deus criado pelo povo arabe que nao tem nada haver com o Deus da Biblia Sagrada procure saber quem é este tal de deus pagao que voce chama de ala , na internet voce descubrira que é o deus dos mulçumano radicais

    ResponderExcluir
  23. "O Deus do cristianismo é o Deus da Bibllia que é Jeova"
    - Então, Jeová é o deus só dos cristãos e dos judeus. De mais ninguém. Outras crenças tem seus respectivos deuses também. O seu é só mais um.

    "ala nem escrito na Biblia esta"
    - Assim como Jeová nem escrito no Alcorão está.
    - Jah, o deus rastafari, está escrito na bíblia. Leia Êxodo 15:1-3 e Salmos 83:18. Jah é uma forma contraída de Yahweh (um dos nomes de Deus no hebraico).

    "é un deus pagao do islamismo"
    - Jeová é um deus pagão do judaísmo/cristianismo.

    "o povo judeu tem como patriarca Abraao"
    - Assim como o povo muçulmano tem como patriarca Maomé.

    "ala foi um deus criado pelo povo arabe"
    - Assim como Javé foi um deus criado pelo povo hebreu.

    "nao tem nada haver com o Deus da Biblia Sagrada"
    - esse deus aí que não tem nada a ver com o Alcorão Sagrado.

    "procure saber quem é este tal de deus pagao que voce chama de ala"
    - É o mesmo deus dos hebreus/judeus. Só que sem a parte de Jesus. Pro islã, Jesus foi só mais um profeta. Aliás, pros judeus também.

    "na internet voce descubrira que é o deus dos mulçumano radicais"
    - Errado. Alá é o deus de TODOS os muçulmanos. Não só dos radicais. Assim como cristãos radicais têm o mesmo deus dos cristãos não-radicais.

    ResponderExcluir
  24. Bom infelizmente nao deu, mais eu acho que valeu atentativa de lhe mostrar que realmente existe um Deus Soberano nao sei sua idade mas lhe aconselho que aproveite bem seus dias de vida nesta terra , porque a realidade na outra vida lhe sera supledente . Passar bem amigo att. James

    ResponderExcluir
  25. Bom infelizmente nao deu, mais eu acho que valeu atentativa de lhe mostrar que realmente existe um Deus Soberano nao sei sua idade mas lhe aconselho que aproveite bem seus dias de vida nesta terra , porque a realidade na outra vida lhe sera supledente . Passar bem amigo att. James

    Infelizmente eu também tentei mas não está dando certo a tentativa de lhe mostrar que realmente existe Alá, o único e verdadeiro deus soberano. Também não sei sua idade, mas aconselho que aproveite bem seus dias de vida na Terra. Leia o Alcorão, pois a realidade na outra vida lhe será surpreendente, com 72 virgens no paraíso. Passe bem, amigo.

    PS1: não entendi o que significa "supledente". Já pensou em ter um reforço das aulas de português?
    PS2: como sabe qual é a realidade da outra vida? Aliás, como sabe se há outra vida? Já esteve lá? Alguém já foi lá e voltou pra contar como é que é? O que tem pra se fazer lá por toda a eternidade?

    ResponderExcluir
  26. Eu pensava que voce e ateu, cuidado pois voce esta quase virando crimuldeu, mistura de cristao com mulcumano e judeu porque voce conhece tanto a biblia, alcorao e a Tora. Outra pergunta para que voce gasta seu tempo provando que deus nao existe, ja que ele nao existe deixa para la ne. Mas existe um vazio dentro de voce aonde que voce so consegue preencher desta forma falando de que ele nao existe. Em breve voce tera um encontro com Jesus, ai voce deixara de ser saulo a passará a ser um Paulo, voce sabe histora. Como voce viu sou anomimo, ate mais irmao.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "pensava que voce e ateu"
      - Ainda sou.

      "quase virando crimuldeu, mistura de cristao com mulcumano e judeu porque voce conhece tanto a biblia, alcorao e a Tora."
      - Conhecer outros livros não faz de mim credor desses livros. Todo cristão deveria conhecer a Torá, afinal, é parte da bíblia.

      "para que voce gasta seu tempo provando que deus nao existe"
      - Não gasto meu tempo com isso.

      "ja que ele nao existe deixa para la"
      - A crença nele existe. É essa crença perniciosa que critico.

      "existe um vazio dentro de voce"
      - Vc é psicólogo? Então criticar algo significa que há um vazio desse algo em mim? Sua crítica a mim significa que há um vazio em você também? Ou só sua crítica é válida e a minha não?

      "Em breve voce tera um encontro com Jesus"
      - Em breve quando? Lá se vão dois mil anos e nada ainda...
      - Pode deixar que quando essa hora chegar eu vou falar umas verdades na cada dele!

      "voce deixara de ser saulo a passará a ser um Paulo"
      - Seja como Paulo: só vire cristão depois de ver Jesus. Se Paulo foi salvo assim, vc também será.

      Excluir
  27. Olá! Gostaria de falar, quando Deus disse que nada irá nos faltar, não mencionei Nou que seríamos imortais, ou muito menos não passaríamos por situações difíceis, porém que ele é provedor, você nem ninguém estará imune a dor e sofrimento, pois num mundo que cada um faz o que bem quiser sem respeitar a vida, não teria como ser plenamente feliz. Se Deus intevisse em tudo haveria apenas fantoches aos seus dispor e não fulhos, gostaria de saber se a caso vc tem filhos e mam que esteja do lado dele o tempo todo não poderia salva-lo ao todo estante, mas se ele obedecer as leis estará seguro pois você como um pai faria tudo e mais um mais um pouco, porém se ele não te reconhecer e vira a cara será difícil fazer algo, Deus é onipotente, porém ele usa as nossas vidas pra curar e amar, se todos seguissem seus mandamentos o mundo não seria mundo e todos seriam plenamente felizes, mas por culpa da maldade do ser humano hoje vivemos assim, com dores e sofrimento, as doenças, matança tudo por causa das atitudes humanas, e sim Deus pode intervir e poderia essa mulher não morrer, mas ele sabe de tudo é sabemos que podemos sofrer, morrer pra este mundo .Mas sabemos que aqui não eh nada é lá ele está preparando um lugar para aqueles que perceberam a dor, ele está escolhendo os filhos dele é irao passar uma eternidade sem dor, mas pra isso é preciso viver mais um pouco neste mundo egoista, até chegar esse momento. E digo pra você meu amigo, te respeito e não sou ngm para julgar, você pode não acreditar em nada disso mas se eu tiver errada, irei apenas morrer, se você tiver errado poderá viver uma eternidade na tribulação. Então do meu lado você não tem nada a perder apenas ganhar e se quiser realmente uma prova do amor dele. Pede pra Ele te provar e por favor abra seu coração e sua mente, daí algo será feito. Abraço! Não sei rancoroso e muito menos coloque a culpa em alguém que vc nem acredita, se ele não existe pra vc não menciona o nome Dele ao contrário, se tiver raiva Dele quer dizer que ele existe e assim tente transformar essa raiva em questionamento e o questionamento em dúvida é e dúvida em resposta e resposta em Amor. Abraços!

    ResponderExcluir

Regras de uso:
1) Desde que não tenha palavrões, ofensas ou propagandas, nenhum comentário será apagado;
2) Diga primeiramente qual fé religiosa você professa (ateu, agnóstico, católico, evangélico, budista, judeu, muçulmano, etc) para facilitar a interpretação do seu texto;
3) Tente manter a discussão no nível das ideias. O objetivo é compreender (não necessariamente aceitar);
4) Obrigado por participar!