segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Série: Aula de Teologias - Parte 1

Olá. Sempre tive vontade de estudar teologia. Só que sempre achei a teologia que ensinam na faculdade muito voltada (pra não dizer 100% voltada) à visão de um único deus, o Javé. Se teologia é o estudo de divindade, então acho que deveríamos estudar todas as divindades possíveis, ou pelo menos as mais importantes. Mesmo quando ensinam sobre a divindade chamada Javé, as faculdades de teologia se baseiam somente no deus cristão, não aprofundando muito no deus judeu (bem diferente do cristão, a ponto de dividirem a bíblia em velho e novo testamentos). Sem mais delongas...

...hoje vamos falar de Thor.

Thor é um deus da mitologia nórdica. Mas não é um deus qualquer. Ele é o mais forte dentre deuses e homens, é um deus de cabelos vermelhos e barba, de grande estatura, representando a força da natureza (trovão) no paganismo germânico, disparando raios com o seu poderoso martelo Mjolnir. Casado com Sif, é filho de Odin, o deus supremo de Asgard, e de Jord (Fjorgyn) a deusa de Midgard (a Terra)[1]. Durante o Ragnarök, Thor matará e será morto por Jörmungandr.

No Ragnarok, a tarefa de Thor será matar a cruel Jormungand ou Serpente Midgard (uma serpente tão grande que envolve a Terra), cria de Loki, mas ele morrerá na batalha.[3] Os anglo-saxões deram o nome de Thor ao quinto dia da semana, Thursday, ou "Thor's day" (quinta-feira, em inglês); o mesmo aconteceu entre os escandinavos que chamaram a quinta-feira de "Torsdag"[4]. O mesmo acontece no idioma alemão em que a quinta-feira se chama "Donnerstag" (donner = trovão; tag = dia)[5].

Fonte: Wikipedia

Como você pode perceber, Thor e Jesus têm algumas semelhanças. Ambos são filhos de um deus supremo. Ambos têm uma missão na Terra. Ambos morrem na "batalha" após cumprirem sua missão. Ambos têm um dia da semana dedicado a eles. Ambos têm um símbolo bastante parecido: Thor é um martelo e Jesus é uma cruz. Mas Thor, tem algumas vantagens, a saber:


 Sem falar que Thor tem revistinha em quadrinhos e até boneco:


Thor não tem livros sagrados te ensinando o que comer ou como se vestir para agradá-lo, não interfere na sua sexualidade (Jesus também não, mas o pai dele sim), não é carente por sua adoração, enfim, não te promete o paraíso para quem segui-lo sem que possa cumprir como fez Jesus.

Até o próximo post sobre teologia, com mais um deus divino, poderoso e fodão pra você chamar de seu!

8 comentários:

  1. Bom Dia.. Você está em São Paulo? Eu coordeno um grupo de Estudo sobre religiões. Se interessar entre em meu site: www.germe.net.br

    Leonardo Arantes Marques..

    ResponderExcluir
  2. Bacana o site. Não conhecia, Leo. Estou em BH. Tenho uma série em 3 episódios de "A História das Religiões", se não me engano do Histoy Channel. Vou até assistir nesse fim de semana. Pesquisando na net achei esse também, que vou baixar pra assistir depois. http://rapidezfilmes.blogspot.com/2011/07/blog-post_829.html

    Pensando bem, já está mais que na hora de eu fazer uma "parte 2" desse post falando de outro deus divino oni-fodão. Alguma sugestão? Abraço e obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  3. Eu era um abobado bem burro e tonto igual a vc. Mas og sou liberto pq conheci a palavra da verdade. Graças a Deus. Não foi por idiotiçe de buda, santo de macumba ou qualquer outra idiotiçe que o povo inventa para não enxergar a verdade. Só existe um Deus e sempre existirá ele somente. Mesmo vc sendo um bobo Jesus te ama e eu tmbm!!!! :) Abraço e fica com buda.... epa quero dizer DEUS SOBERANO!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Opa, peraí anônimo. Vc me conhece pra me chamar de abobado, burro, bobo e tonto? O que houve com o "não julgueis" tão propagado pela sua religião? E idiotice não tem cedilha. Quem é o burro agora? E com que autoridade você diz que os deuses das outras religiões são idiotas? De novo, qual parte do "não julgueis" você não aprendeu? Conheça um pouco das outras religiões antes de impor a sua como verdade, ok? Um muçulmano vai dizer que a verdade está com ele, que o único deus é Alá. Um rastafari vai dizer que a verdade está com ele, que o único deus é Jah. Só que ninguém consegue provar nada. Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Ateu Ignorante creio que ele esteja sendo irônico

    ResponderExcluir
  6. Sou Cristão.
    E vou falar isso porque eu sei que é verdade.
    O maior erro dos "crentes" espalhados por aí, é que eles não conseguem olhar para o próprio umbigo e só falam mal dos outros!
    Desculpe, pode ser ironia dele, mas mesmo assim, ninguém tem o direito de "julgar" os outros, né não?

    Palavras de um cristão, que às vezes se indigna com quem "se diz".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanta ironia nesse seu comentário, Felipe. Você diz que não se deve julgar, mas você mesmo está julgando os crentes.
      Por que a sua interpretação é a correta e a dos outros cristãos é errada?
      Resolva isso com eles, não comigo.

      Excluir
  7. kkkkk essa foi boa!!! será que estou julgando ops...

    ResponderExcluir

Regras de uso:
1) Desde que não tenha palavrões, ofensas ou propagandas, nenhum comentário será apagado;
2) Diga primeiramente qual fé religiosa você professa (ateu, agnóstico, católico, evangélico, budista, judeu, muçulmano, etc) para facilitar a interpretação do seu texto;
3) Tente manter a discussão no nível das ideias. O objetivo é compreender (não necessariamente aceitar);
4) Obrigado por participar!