terça-feira, 22 de novembro de 2011

Seria deus um péssimo autor?

Lendo alguns versículos bíblicos dos quatro cânones aleatoriamente outro dia, percebi que vários deles se repetem, algumas vezes, três vezes, outras vezes, no mesmo evangelho. Veja que os quatro cânones contam a mesma história, com algumas omissões aqui, outras ali: a história de Jesus, de seu nascimento à sua morte (óbvio, pulando misteriosamente a vida do biografado dos 18 aos 30 anos, mas isso é assunto que merece outro post).                

Voltemos aos repetecos-bíblicos.

Sendo a bíblia, segundo os cristãos, escrita por humanos sob inspiração divina, por que raios deus quereria que um mesmo versículo fosse repetido em dois cânones diferentes, contando a mesma história? Deus sofreu algum tipo de amnésia?

Alguns exemplos:
Mateus 5:29 = Mateus 18:9
Mateus 5:30 = Mateus 18:8
Marcos 13:22 = Mateus 24:24
Salmo 14 = Salmo 54
Deuteronômio 5:7 = Êxodo 20:3
II Reis 19 = Isaías 37
1 Crônicas 16:21 = Salmos 105:14
Mateus 24:34 = Marcos 13:30 = Lucas 21:32
Daniel 3:5 = Daniel 3:7 = Daniel 3:10 = Daniel 3:15

Que outro livro que, para passar confiança, repete IDENTICAMENTE as mesmas palavras em diferentes partes dele? Existe algum? Por que deus capacitaria duas pessoas, em décadas diferentes, para escrever exatamente a mesma coisa?
Além de vários versículos repetidos, a Bíblia é um livro cheio de metáforas, chega a ser enfadonho no início do Velho Testamento toda aquela árvore genealógica de fulano que se casou com beltrana, tiveram os filhos tais e tais e viveram trocentos anos.
E o que falar da completa ausência de relatos da vida de Jesus dos 18 aos 30 anos?
E se a bíblia é a palavra de deus para a humanidade, por que não responder a uma das nossas principais dúvidas: O que há de se fazer na eternidade? No inferno a gente já sabe que vai queimar no fogo eterno. Mas e no céu? O que tem lá pra se fazer além de ficar sentado ao lado do pai o resto da eternidade? Teremos acesso ao que acontece na Terra? Poderemos interferir? A bíblia simplesmente não diz...
   
Daí me pergunto: Seria deus um péssimo escritor?

22 comentários:

  1. Os evangelhos falam da história de Jesus, porém, com visões diferentes e foram escritos para povos diferentes. Acredito que sabes que os livros foram, de certa forma, cartas escritas. Apenas para curiosidade, o evangelho de João é, dentre os quatro, o que mais tem passagens únicas ;)

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Filipe, evangélico.

    Talvez hoje seja enfadonho ver aquela árvore geneaológica hoje, mas contextualiza quando e pra quem aquilo estava sendo dito: Moisés estava falando para o próprio povo, descendentes diretos daquelas famílias. Imagino que fosse legal pras pessoas se identificar com seus antepassados e entender que elas faziam parte daquilo tudo!

    Sobre a eternidade, uma vez um pastor (que depois dessa declaração me faz pensar que não seja um crente em Cristo Jesus verdadeiramente), disse que pensa que vai ser monótono. Como isso!? Vai ser fantástico, porque Deus me diz. Acho que esse pensamento desse pastor e de muitas outras pessoas se dão por relacionarem nosso tempo e espaço atual com o que vai ser na Eternidade. Eu não posso dizer como vai ser exatamente, mas sei que nossa ciência atual é muito limitada – pelo que estudei (estudo) de química, física, biologia, etc., eu percebo que nós apenas aproximamos modelos do jeito que nossa ciência permite entendermos a realidade, mas vai ser fantástico se um dia eu poder entender como Deus fez tudo isso! com essa ciência limitada que temos, a gente pode se deparar em algo como “monotonia” pensando sobre a eternidade, mas se nossa percepção não é igual a de Deus... Deus se revela aos poucos e tenho certeza que a eternidade vai ser muito legal, coisa de outro mundo mesmo! (sic)

    "Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração. Eu me deixarei ser encontrado por vocês", declara o Senhor"
    Jeremias 29:13-14

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Filipe, valeu pelo comentário. Só que ele não responde nenhuma das perguntas que fiz e nem o propósito deste post, que é comparar versículos repetidos na bíblia.
    Sobre a Ciência, o objetivo dela não é, nem nunca será, entender como um deus fez tudo. Até mesmo porque, pra Ciência, deus não fez nada, pois ele não existe.
    E, se a Ciência é limitada, muito mais limitado é um deus que não faz nada. A Ciência é feita por pessoas que, a cada dia, descobrem coisas fantásticas e ajudam a humanidade a avançar. Seja um deles. Ajude a humanidade a avançar à luz da Ciência.
    Entenda a eternidade como metáfora. Somos restos de poeira cósmica que continuará existindo quando morrermos. Os átomos que compõem seu corpo são os mesmos que estavam aqui na criação do mundo e que viajaram pelo universo no início dos tempos. E continuarão pela eternidade. Nós estamos aqui só de passagem. A vida é curta. Curta a vida!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. "Nenhuma" não, ao menos, algo sobre "Deus ser um péssimo" escritor foi respondido com o meu modo de ver no meu comentário. (: E outra coisa muito importante, o final do post e o questionamento sobre eternidade.

    Aproveitando o "curta a vida", eu também penso que é por aí mesmo e recomendo que você, e todos os ateus, leiam, sem pré-conceitos e com a mente e corações abertos, o livro de Eclesiates.

    "Tenho visto o fardo que Deus impôs aos homens.
    Ele fez tudo apropriado a seu tempo. Também pôs no coração do homem o anseio pela eternidade; mesmo assim este não consegue compreender inteiramente o que Deus fez.
    Descobri que não há nada melhor para o homem do que ser feliz e praticar o bem enquanto vive." - Eclesiastes 3:10-12

    ResponderExcluir
  5. Valeu mais uma vez, Filipe.
    Mas agora surgiram mais dúvidas:
    - Por que deus pôs no coração do homem o anseio pela eternidade?
    - Será que algum dia compreenderemos o que deus fez?
    - Por que alguns líderes religiosos se julgam tão conhecedores assim de deus, já que não conseguimos compreendê-lo?
    - Eclesiastes, como livros poéticos que são, têm algum embasamento verdadeiro ou não passam de poesia gospel?
    - Por que os autores de Eclesiastes fizeram tanta questão de acalentar os pobres e condenar os ricos? "bem-aventurados são os pobres" (Lc 6, 20).

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Olá. Seguem os tópicos. (tinha digitado no bloco de notas, tinha ficado com as quebras de linha erradas)

    - Ele nos criou à Sua imagem e semelhança. Como criação, fomos feito para a eternidade, mas desde a Queda, espiritualmente estamos mortos e só Ele pode nos dar vida eterna novamente. O "porque" desse anseio pela eternidade vem do propósito pelo qual fomos criados.

    - "Agora, pois, vemos apenas um reflexo obscuro, como em espelho; mas, então, veremos face a face. Agora conheço em parte; então, conhecerei plenamente, da mesma forma como sou plenamente conhecido." (1 Coríntios 13:12)

    - "O objetivo desta instrução é o amor que procede de um coração puro, de uma boa consciência e de uma fé sincera.
    Alguns se desviaram dessas coisas, voltando-se para discussões inúteis,
    querendo ser mestres da lei, quando não compreendem nem o que dizem nem as coisas acerca das quais fazem afirmações tão categóricas." (1 Timóteo 1:5-7)

    - Eclesiastes observa o mundo e não encontra sentido. É algo bem centrado na realidade e naquilo que se vê, não classificaria isso como "poesia gospel". Recomendo de novo a leitura do livro. E recomendo a leitura do livro "O Livro mais Mal-Humorado da Bíblia" (http://www.mundocristao.com.br/hotsites/malhumorado/).

    - Eclesiastes nos ensina, na verdade, o desapego às riquezas terrestres. Não condena os ricos. O autor de Eclesiastes foi o homem mais rico da terra, que pôde experimentar de TUDO em sua época.

    Todas minhas respostas são debaixo do que eu acredito de todo o coração ser verdade. Meu objetivo não é discutir de forma a provar quem está certo ou errado, é revelar a Verdade de um Deus que é vivo.

    Abs,
    Filipe

    ResponderExcluir
  8. Vou ser o mais breve possível sem entrar em polêmica, o motivo pelo qual foi repedido vários textos idênticos foi para mostrar as pessoas e comprovar a veracidade do texto , exemplo : um apóstolo era médico outro era pescador e assim por diante cada um explicou aquilo que viu da sua pesperctiva ou conforme seu grau de escolaridade , um médico não se expressa como um pescador e assim podemos ter várias posições ou opiniões sobre um mesmo assunto.
    A Paz do Senhor e que Deus abra o nosso entendimento amém.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas Julio, o fato da mesma coisa estar escrita duas vezes em Mateus, outra coisa duas vezes em Marcos e outra coisa quatro vezes em Daniel, só pra ficar nesses exemplos, é como se o médico tivesse escrito a mesma coisa repetida e o pescador também tivesse escrito a mesma coisa repetida. E se foram inspirados por deus, como diz a bíblia, por que deus inspiraria essa repetição?

      Excluir
    2. É a mesma coisa que colocarmos varias pessoas dentro de uma sala e um palestrante falar durante três hora, e depois mandar que escrevan um livro sobre o assunto, vai ter parte da palestra que vai ser repetido varias vezes. abraços

      Excluir
    3. Isso só prova que a bíblia é um compilado de vários pergaminhos, escritos por várias pessoas diferentes ao longo de vários séculos sem nenhum dedo de deus ou inspiração divina. Cada um escreveu o que bem quis, de acordo com o que entendeu. E é assim até hoje.

      Excluir
  9. As repetições no texto sagrado não invalida a inspiração e a revelação de Deus para a humanidade.Da mesma forma que em nada invalida os ensinamentos de Deus.Não acrescenta nem diminua a nossa fé em Cristo.E não cometemos pecado algum pelo fato de existir textos repetidos,ok? Só pra refrescar sua cabecinha,o castigo que pode cair sobre o homem é quando quiser tirar qualquer palavra da profecia ( Apocalipse 22:19).Meu príncipe,em nenhuma passagem da Bíblia há condenação por conta de textos repetidos.Por exemplo: os cincos primeiros livros da Bíblia ( pentateuco ) é motivo de destaque o Livro de Deuteronômio, que nada mais é do que uma reedição ou síntese dos textos legislativos anteriores. Não há motivo para se fazer tempestade num copo dágua;hoje de quisermos conhecer profundamente nossa Bíblia, existe uma matéria chamada de Critica Textual que nos auxilia em nossas dúvidas.E só pra lembrar: uma boa parte das versões bíblicas,existem comentários acerca desses por menores.Você estar de parabéns quando busca obter conhecimentos da Palavra de Deus.Que bom que muita gente fosse como você: sedento pelo conhecimento,pois o próprio Deus disse que o motivo do perecimento do povo se dava pela falta do conhecimento (Os.4:6). O fato de você se identificar como ateu,não gera medo ou motivo para abalar nossos conhecimentos ou nossa fé. É nosso dever tirar suas dúvidas. Porém não se esqueça que aos que resistem a Palavra de Deus, são tidos como " Loucos,cães e porcos". E a essas pessoas não devemos responde-las segundo a sua estultície (Prov.26:4)e que não devemos lançar nossas pérolas aos porcos e cães (Mt.7:6). A Bíblia tem 3.566.480 letras - 773.692 palavras,1189 capitulos e 31.102 versículos e por que estamos gastando tempo com pequenas porções repetidas na Palavra de Deus? Nos edifica em alguma coisa? Um xero bem grandão e que Deus te ilumine.

    ResponderExcluir
  10. "Jeovaldo" era esquizofrênico ou tinha Alzheimer...

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Há várias repetições na Bíblia. Isso chama a nossa atenção porque se tomamos um livro moderno não encontramos coisa parecida. Se isso acontecesse, o livro seria julgado como mal feito.

    A Bíblia, na verdade, não é um livro, mas um conjunto de livros, uma verdadeira biblioteca. Não temos um autor que se sentou e escreveu do início até o fim, de maneira coerente. Cada um dos livros bíblicos nasceu de maneira independente, inserido dentro de um contexto especial. E isso, às vezes, vale até mesmo para um livro particular, que não teve um único autor, mas reúne diferentes tradições, textos tomados de fontes diversas e reunidos por um editor, que deu a forma que tem hoje.

    Mais que o Antigo Testamento, exemplos mais significativos temos no Novo Testamento, principalmente nos 3 primeiros evangelhos, ditos sinóticos. Eles são muito parecidos e contam eventos repetidos. O que Mateus diz, na maioria das vezes, aparece também em Marcos e Lucas e, algumas vezes, em João. Cada um dos evangelistas quis narrar a vida de Cristo da sua maneira, com o seu olhar particular, tendo em vista principalmente o público para o qual escrevia. E cada um conta um fato com luzes diferente. Lucas, por exemplo, sublinha a misericórdia, Marcos, invés, o ensinamento dos apóstolos.

    Lembre-se que a Bíblia é uma biblioteca. Em uma biblioteca as informações podem se repetir, mas cada uma é dita de maneira diversa e contém, falando-se de Bíblia, uma mensagem renovada.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Por isso que seu blogue se chama Ateu Ignorante... Oro a Deus para que muitos como vc conheçam a verdade... conhcereis a verdade e ela vos libertará. Liberte-os Senhor desta total Ignorância.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os que conhecem a verdade sobre o deus-fantasia Jeová se libertam: se tornam ateus.

      Excluir
  17. Há várias repetições na Bíblia. Isso chama a nossa atenção porque se tomamos um livro moderno não encontramos coisa parecida. Se isso acontecesse, o livro seria julgado como mal feito.

    A Bíblia, na verdade, não é um livro, mas um conjunto de livros, uma verdadeira biblioteca. Não temos um autor que se sentou e escreveu do início até o fim, de maneira coerente. Cada um dos livros bíblicos nasceu de maneira independente, inserido dentro de um contexto especial. E isso, às vezes, vale até mesmo para um livro particular, que não teve um único autor, mas reúne diferentes tradições, textos tomados de fontes diversas e reunidos por um editor, que deu a forma que tem hoje.

    Mais que o Antigo Testamento, exemplos mais significativos temos no Novo Testamento, principalmente nos 3 primeiros evangelhos, ditos sinóticos. Eles são muito parecidos e contam eventos repetidos. O que Mateus diz, na maioria das vezes, aparece também em Marcos e Lucas e, algumas vezes, em João. Cada um dos evangelistas quis narrar a vida de Cristo da sua maneira, com o seu olhar particular, tendo em vista principalmente o público para o qual escrevia. E cada um conta um fato com luzes diferente. Lucas, por exemplo, sublinha a misericórdia, Marcos, invés, o ensinamento dos apóstolos.

    Lembre-se que a Bíblia é uma biblioteca. Em uma biblioteca as informações podem se repetir, mas cada uma é dita de maneira diversa e contém, falando-se de Bíblia, uma mensagem renovada.

    ResponderExcluir
  18. Se a bíblia fosse "divinamente inspirada" pela "piadíssima trindade", isso não aconteceria. Mas como foi uma estória inventada, vemos tantos erros e contradições.

    ResponderExcluir

Regras de uso:
1) Desde que não tenha palavrões, ofensas ou propagandas, nenhum comentário será apagado;
2) Diga primeiramente qual fé religiosa você professa (ateu, agnóstico, católico, evangélico, budista, judeu, muçulmano, etc) para facilitar a interpretação do seu texto;
3) Tente manter a discussão no nível das ideias. O objetivo é compreender (não necessariamente aceitar);
4) Obrigado por participar!