domingo, 28 de agosto de 2011

Quais os objetivos da recente onda de auto-afirmação católica?

De uns anos pra cá tenho percebido que cristãos, especialmente os católicos, têm reforçado sua crença em camisas, apetrechos e adesivos de carro. As mensagens, porém, me geram várias dúvidas. Quem poderia me ajudar a saná-las? Vamos a elas:

1) Domingo sem missa, semana sem graça

Dúvidas:
a) As missas dos outros dias da semana não vale mais?
b) A validade de uma missa agora passou a ser de sete dias?
c) Se deus é onipresente, por que temos que ir à missa para sermos agraciados?

2) Foi deus quem me deu
a) Muitos carros usam a frase "Foi deus quem me deu". Eu fico na dúvida se deus deu o adesivo ou o carro.
b) Ou deus tem uma concessionária ou uma fábrica de adesivos.
c) O que a pessoa fez que outras não fizeram para merecer o carro, enquanto as outras não ganharam?
d) Seria alguma promoção que deus fez e a pessoa foi a sorteada?
e) Tanta gente passando fome no mundo e deus se preocuparia em te dar um carro?
f) Eu conheço duas formas de ter um carro: comprando ou ganhando de outra pessoa.
g) Por que deus só dá carro popular? Nunca vi esse adesivo num carro que custasse mais de R$ 50 mil.
h) Esse deus não pensa que dando muitos carros vai saturar o trânsito já caótico das grandes cidades?

3) Sou feliz por ser católico
a) Quem não é católico é triste?
b) Se você não fosse católico, você seria triste?
c) Que felicidade um católico sente que um não-católico não sentiria?
d) Por que as outras religiões não usam essa mesma frase, tipo "sou feliz por ser muçulmano" ou "sou feliz por ser budista" ou ainda "sou feliz por ser hindú". Quem sabe um "sou feliz por ser da SOUST (a igreja do Inri Cristo)?
e) Por que os católicos, e só eles, fazem essa auto-afirmação?

Gostaria muito que alguém pudesse me tirar mais essas dúvidas.

Versículo de hoje:

Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; Mateus 16:18

Utilize os comentários para responder a estas dúvidas. Antes, leia as regras, por favor:
1) Desde que não tenha palavrões, ofensas ou propagandas, nenhum comentário será apagado;
2) Diga primeiramente qual fé religiosa você professa (ateu, agnóstico, católico, evangélico, budista, judeu, muçulmano, etc) para facilitar a interpretação do seu texto;
3) Tente manter a discussão no nível das ideias. O objetivo é compreender (não necessariamente aceitar);
4) Obrigado por participar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras de uso:
1) Desde que não tenha palavrões, ofensas ou propagandas, nenhum comentário será apagado;
2) Diga primeiramente qual fé religiosa você professa (ateu, agnóstico, católico, evangélico, budista, judeu, muçulmano, etc) para facilitar a interpretação do seu texto;
3) Tente manter a discussão no nível das ideias. O objetivo é compreender (não necessariamente aceitar);
4) Obrigado por participar!