terça-feira, 30 de agosto de 2011

O que representa o batismo cristão?

Nessa quinta-feira, dia 29 de agosto, estava trocando umas twittadas com o perfil @PerolasBiblicas e, muito solicitamente, algumas respostas me foram dadas via Direct Message. Porém, como nem tudo me foi respondido, publico alguns twitts para que quem se sentir à vontade possa me ajudar a elucidar:

Trata-se sobre o batismo. Vamos aos twitts?


Quais versículos da bíblia citam todas essas etapas para receber o tal selo do espírito santo? Esse selo dá direito a que? Todos que têm o selo serão chamados para o paraíso? Quebrar qualquer uma dessas etapas é passaporte para o inferno? Tem "repescagem"? Tem que ser, obrigatoriamente, nessa ordem?


O batismo tem que ser o ato culminante? Mas e os católicos que são batizados quando são bebês? Eles não se sujeitam a cristo, mas são batizados sem seu consentimento. Como fica essa questão?


Mas essa não seria uma leitura literal? Não podemos contextualizar para os dias de hoje? Não seria o batismo por imersão em água apenas um ritual de época? Imagino que na época, naquele deserto, fosse difícil achar água limpa em abundância para imergir alguém. Daí a importância do rio Jordão. Penso eu que fosse pra seguir a risca o batismo por imersão, este deveria ser feito somente num rio, não? Talvez só no Jordão então, não? E Jesus foi batizado como judeu, não? Jesus foi realmente imerso no batismo? Todo ou só até o pescoço?


O espírito santo só vem por imersão? Será que o tal do espírito santo realmente se importa com a forma puramente física com que a pessoa é colocada em contato com a água? Então todos os católicos não são realmente batizados como manda a bíblia e, por isso, nenhum católico vai ganhar o selo do espírito santo? Os católicos têm que sabe disso, gente!

Versículos de hoje:

Eu, em verdade, tenho-vos batizado com água; ele, porém, vos batizará com o Espírito Santo. Marcos 1:8 


E eles lhe disseram: Podemos. Jesus, porém, disse-lhes: Em verdade, vós bebereis o cálice que eu beber, e sereis batizados com o batismo com que eu sou batizado; Marcos 10:39
Pelos versículos acima, não é necessário obrigatoriamente ser submerso em água. Bastaria, no máximo, beber do cálice que Jesus beber.

E aí?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras de uso:
1) Desde que não tenha palavrões, ofensas ou propagandas, nenhum comentário será apagado;
2) Diga primeiramente qual fé religiosa você professa (ateu, agnóstico, católico, evangélico, budista, judeu, muçulmano, etc) para facilitar a interpretação do seu texto;
3) Tente manter a discussão no nível das ideias. O objetivo é compreender (não necessariamente aceitar);
4) Obrigado por participar!