sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Leia minha resposta a "Carnaval, a festa do diabo - Não diga que não foi avisado"

Como eu sei que muito provavelmente o Leandro Santos não vai publicar meu comentário no site dele, resolvi publicar aqui no meu blog, a respeito deste post.

Amigo, pessoas bêbadas, violências nas estradas e promiscuidade existem em tudo que é lugar, seja no baile funk, em festa de formatura e até dentro da igreja. Culpar a festa do carnaval pelos excessos cometidos pelas PESSOAS é tirar delas a responsabilidades por seus atos. É como culpar a faca, e não o assassino, pela morte de uma pessoa. Facas podem ferir, nem por isso deixamos de usá-las. Apenas aprendemos a usá-las. Assim devem ser as festas (como o carnaval, por exemplo). Passei minha infância e adolescência curtindo o carnaval numa boa numa cidade do interior de Minas e foram momentos maravilhosos da minha vida. Brinquei, pulei, dancei, tudo na santa paz de deus. O video postado por você não tem relação direta alguma com o carnaval. Foi um acidente e pode acontecer em qualquer lugar, como o engavetamento recente nos EUA que culminou com a morte de 8 evangélicos, todos da mesma família. Meu conselho é: curta o carnaval na boa, com paz, alegria, amigos e parentes. Brinque, extravaze. Se beber, não dirija. Abraço!

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

O dia em que eu fui suspenso do Twitter

Olá, macacada! Tudo bem? Como foi o Carnaval? Namoraram bastante? Espero que tenham se precavido, hein... Bom, hoje vou contar pra vocês uma historinha... ou melhor, vou postar a conversa completa que tive com um sujeito muito triste, deprimido e mal amado na semana passada, o que levou à minha suspensão do Twitter por três dias. Aí vocês tiram suas próprias conclusões, ok? Tudo começou quando li a seguinte frase no Tumblr do dito cujo:


Reflita um pouquinho sobre a frase acima antes de continuar...

Agora vamos à conversa que tive com o cara e veja quem desrespeitou quem (clique na imagem para ampliar, se preferi):


Quem diria, um ateu ensinando um crente a ser feliz! ;-)

Bom, só que nosso amigo Xitão não me deu muita bola pelo perfil pessoal dele... O bicho pegou mesmo quando fui ler alguns twitts da namorada dele. Não foi necessária muita pesquisa. Ele mesmo divulga o link do perfil dela no próprio perfil dele e o conteúdo do perfil dela é aberto. Qualquer um pode ler. Reparem que ela nem deve ter tomado conhecimento de nada...


Bom, aí eu acho que isso é uma discussão de casal e ninguém tem nada com isso, só acho que eles deveriam entrar num acordo se dá pra ser feliz nesse mundo ou não. Ela diz que sim, ele diz que não. Eu tô com ela e não abro!

Triste foi que o nosso amigo aí ficou de mimimi e, ao invés de me bloquear, o que seria mais sensato (como vários já fizeram por perderem o argumento, inclusive), o carinha me denunciou como spam pro Twitter. Olha a desculpa que ele deu pro Renato K. Silva:


Fica a dica: Nunca discuta com um virgem. Acho que os espermatozóides acumulados sobem rapidinho pra cabeça da pessoa e ela fica furiosa muito fácil. Acho que é por isso que existe a expressão "mal-amado" pra designar uma pessoa que se estressa àtoa. Além de triste, falta de sexo te deixa de mal humor. O cara não faz amor gostoso com a namorada porque a religião dele não permite e ele vem descontar toda essa raiva em mim?  

Aí o que eu fiz? Depois dos trâmites burocráticos de abrir chamado junto ao Twitter e tal, criei um outro perfil, talvez mais dentro do que nosso amigo espera de um cristão:


Por que será que esse coraçãozinho cristão se enche de fúria tão rápido? Quanto amargor pode caber nesse coração cristão? Será que realmente o dedo tecla o que o coração sente? Opa, mais uma poesia emo gospel! (Pra mim os sentimentos vêm do cérebro. A função do coração é bombear sangue para o corpo mantendo a pressão arterial). Olha o significado de "respeito" pra ele. Respeito pra ele é omissão, é se calar diante de uma discordância. É como ele foi doutrinado a vida inteira na religião: "não discorde. Se discordar, se omita". Triste isso. Perde-se uma boa oportunidade de debater e aprender com as pessoas.


Alguém aí viu eu envolvendo ou expondo a namorada dele? Ela ficou exposta? Por algo que ela mesma publicou pra todo mundo no Twitter? Brincadeira, né... E, aproveitando, deus não me livra da fornalha, mas sim na fornalha? Pô, por que deus me deixa ir pra fornalha então, sacâna? E, quanto à frase da zoação, ele só pode estar de zoação com a gente, né. Parece que pra alguns crentes é assim: ou 8 ou 80, ou céu ou inferno, ou você é zuado ou a sua vida é zuada. Não tem meio termo, é preto no branco (e esquece-se a infinitude de tons de cinza entre uma cor e outra). Não dá pra viver sem ser zuado e sem ter a vida zuada? Eu acho que sim. Não sou zuado (até mesmo porque não estou com deus nenhum, mas tenho amigos cristãos e que não zão zuados) e nem minha vida é zuada por não estar com um deus qualquer. Ou seja: mais uma frazezinha emo gospel sem embasamento bíblico algum. Próxima imagem:


Taí a resposta que, após 3 exclusões, o nosso amigo Xitão me deixou publicar no Tumblr dele. Será que consegui passar a impressão de que é possível ter respeito e discordar ao mesmo tempo? Espero que sim...

Pra terminar, mais duas pérolas do Xitão:


Traduzindo: o Xitão é virgem, vai esperar até o casamento (porque ele acha que é certo, como se o ato de transar antes ou depois da autorização de um padre ou pastor fizesse alguma diferença pra deus), com a pessoa que ele acha que é certa (sim, já que por mais certeza que tenhamos, nada é garantido nessa vida. A esposa dele pode querer se divorciar, pode rolar uma traição, um falecimento, enfim, várias coisas podem acontecer e pode ter outra pessoa "certa" na vida dele. Será que num mundo de sete bilhões de pessoas, deus economizou e separou só uma pra cada um? Se for assim, por que na maioria das cidades tem mais mulher ou mais homem? E quem nasce hermafrodita? E quem nasce assexuado? Será que o Xitão acha que transar é certo, mas só depois de casar? Mas o ato não é o mesmo, independentemente de ser antes ou após a missa/culto? Pênis na vagina. E quem garante que, só por casar virgem, vai ter casamento feliz, abençoado ou santificado pro resto da vida? A religião dele garante isso? E se der errado, ele vai pedir ressarcimento do tempo desperdiçado pra quem? Pro pastor? Será que o Xitão agora vai querer suspender meu blog também, só porque reproduzi o twitt da namorada intocada/abençoada/ungida/pura/casta/santa e virgem dele?

Bom, o que importa é que eu tô de volta, macacada!


sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Crente Ignorante




Estou com alguns probleminhas no perfil no twitter do @ateuignorante

Temporariamente, estou atendendo no @crenteignorante

Até onde vai a maldade no coração das pessoas? O que uma pessoa é capaz de fazer de mal ao seu semelhante quando o dedo tecla?

Grato!

UPDATE 22/02/2012: Perfil do @ateuignorante está de volta, galera! Assim como Jesus morreu e ressucitou no terceiro dia, eu também ressurgi das cinzas (no terceiro dia útil), em plena quarta-feira de cinzas, tal qual Fênix! Aleluia, irmãos! Milagre! Deus é por mim (só não sei ainda qual deles). Nos vemos aqui no blog e no Twitter. A paz!

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Pra que falar em línguas?

Essa semana estava pensando sobre esse negócio neopentecostal (embora muitos pentecostais não admitam que também são "neo", no sentido negativo do termo) de "falar em línguas". O que é falar em línguas? Pra que falar em línguas? Qual o embasamento bíblico pra isso?

Procurei no Novo Testamento alguns versículos que falassem sobre isso. Vamos lê-los?

"E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles." Atos 2:3
"E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem." Atos 2:4
"Porque os ouviam falar línguas, e magnificar a Deus." Atos 10:46
"E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas, e profetizavam." Atos 19:6
"E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas;" Marcos 16:17
"E eu quero que todos vós faleis em línguas, mas muito mais que profetizeis; porque o que profetiza é maior do que o que fala em línguas, a não ser que também interprete para que a igreja receba edificação." 1 Coríntios 14:5

O ato de falar línguas estranhas, na psiquiatria, é chamado de glossolalia. Veja o que a Wikipedia diz sobre isso.

Agora pense comigo:
- Por que deus iria querer que uma pessoa falasse uma língua estranha?
Pelo que entendi dos versículos aqui apresentados, o motivo de uma pessoa falar "em línguas" é ter a capacidade de pregar o evangelho a várias culturas, em vários países, dos mais variados idiomas. Nesse caso, falar em línguas significaria ser um poliglota, como foi o papa João Paulo 2º, por exemplo.

Mas esse pessoal de igreja fala um monte de sílaba ininteligível. Por que deus faria uma pessoa não falar coisa com coisa? Com qual objetivo? Deus podia ser mais claro e fazer a pessoa falar na própria língua para evangelizar os demais, ou então falar outra língua para poder ir ao país que fala essa língua e pregar lá. De que adianta um pastor falar japonês aqui no Brasil? Tem que ser no Japão. E olha que nunca vi ninguém falando perfeitamente uma língua que não conheça previamente. Alguém mais chegado de deus pode dar um toque nele, por favor?


terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

A feiúra do dízimo (post resposta)

Olá, amigos. Há algum tempo acompanho o site naomordamaca.com que prega a abstinência de sexo e de masturbação para "agradar a deus" e ter a vida eterna ao lado de papai do céu. Para eles, é 8 ou 80. Ou você se casa virgem e vai ser feliz no casamento pro resto da vida ou faz amor com namorado(a) e vai ferir seu coração, magoar seus sentimentos, desagradar a deus e arder no inferno. De acordo com alguns versículos bíblicos, quem faz amor com namorado pode muito bem ser chamado de promíscuo, lascívio, prostituído, adúltero, dado à luxúria dos prazeres carnais, das coisas "do mundo" (nunca entendi muito bem como seria ser deste mundo mas não usufruir das coisas do mundo), e outras difamações do tipo.


Vez ou outra eu comento lá, lógico, com opiniões contrárias, mas sempre muito respeitosas e no português correto, além da minha própria interpretação acerca dos textos bíblicos citados em alguns posts.



Como meus comentários lá vêm sendo sumariamente bloqueados, como faziam os críticos da inquisição ou os contrários à ditadura, resolvi usar o meu próprio blog para postá-los. Hoje vou falar de um post feito pelo Matheus Ortega (@matortega), um dos colunistas do site e filho de pastor. Também tentei contato com ele pelo Twitter mas ele nem "tchum" pra mim. Me ignorou totalmente. Ignorou. Ignorância?

O post dele em questão fala da suposta "beleza do dízimo". Claro, um filho de pastor defender o dízimo é mais que natural. Ele viveu a vida inteira às custas do dízimo dos fiéis. Seria como o filho do Sarney defender os 40% de impostos que pagamos atualmente no país por uma boa causa. Além de criticar, sempre no nível das ideias, claro, sem ofender, coloco várias dúvidas minhas a respeito do dízimo. Acredito que seria uma oportunidade do Matheus respondê-las e, quem sabe, sanar também a dúvida de outras pessoas, até mesmo dizimistas. Quem sabe alguém não responde por aqui mesmo então? Prometo que não vou bloquear.

Bom, segue meu comentário censurado:

Matheus, como vc disse que podiamos comentar o que achamos sobre o dízimo, tomei a liberdade.
- O dízimo foi um mandamento de deus para os ISRAELISTAS. Não somos israelistas, logo...
- Eu tenho uma hortinha em casa. Se eu levar meus melhores frutos para a igreja, o pastor vai aceitar? Por que o dízimo SEMPRE é associado exclusivamente a dinheiro?
- "A tribo de Levi não tinha herança na terra". Hoje em dia pastores têm heranças. "Deus estabeleceu os levitas como sacerdotes". Mas hoje em dia é pastor quem quiser. "Os 10% de todos israelitas iam para prover sustento para os levitas e para cuidar do templo." Se deus é onisciente e onipresente, não precisamos ir ao templo p/ estar mais perto dele. Ele está em nossos corações. Se uma igreja tem 1000 fiéis que recebem 1 salário mínimo cada, por mês o pastor terá R$ 62.220,00 reais! Pastores dão o dízimo? Quem controla o dinheiro das igrejas? Elas prestam contas? Pagam impostos?
- Jesus também disse "a César o que é de César, a Deus o que é de Deus". Ou seja: o dinheiro (algo mundano) dos impostos deve ser dado ao governo para que provenha os bens e serviços públicos. Já para deus, que não é deste mundo, as coisas espirituais. Pergunto: Jesus dava o dízimo? Apóstolos davam o dízimo?
- "Deus ama a quem dá com alegria." Falando assim, as pessoas se sentem obrigadas a dar o dinheiro, mas também se sentem obrigadas a ter alegria ao fazer isso. Ou seja: continuam obrigadas, dessa a vez, a ter alegria ao dar. Não faz muita diferença pra deus, pois continua sendo obrigação (dupla). Convenhamos: por que um deus onipotente, criador do universo, precisaria de 10% do meu salário?
- Repare também que na época de Jesus não havia a quantidade de impostos que temos hoje. No Brasil, pagamos mais de 40% em impostos. Podemos descontar esses 40% antes de dar o dízimo? Aí daremos 10% sobre 60%. O dízimo é calculado sobre o salário bruto ou sobre o líquido? Tem que dizimar o 13º e a participação nos lucros também? Os 25% a mais das férias? E se eu fizer um freela, devo dizimar? Se meu pai me dá 10 reais, devo dar 1 real pra igreja? Se eu comprei 10 quilos de arroz, devo dar um quilo pra igreja? Pra umas coisas alguns vão dizer sim, outros vão dizer não. Ou seja: não há consenso entre os cristãos.
- "Mas queria focar não no roubo, mas sim na beleza de dar." Pôxa, um parágrafo antes vc falou de roubo, que é algo muito sério. É crime, inclusive! Qual a beleza de dar seu dinheiro para um ladrão?
- "Os cristãos são os maiores doadores para causas sociais no mundo inteiro." Bill Gates não é cristão e é o maior doador do mundo. Angelina Jolie não é cristã e é uma das maiores ativistas/pacifistas do mundo. Ser cristão não é regra pra ser doador. E corre-se o risco de o assistencialismo retirar do Estado uma obrigação que é dele, já que pagamos tantos impostos. O ideal seria cobrar do poder público que ele funcionasse melhor. Eu prefiro ajudar diretamente uma instituição de caridade do que dar dinheiro pro pastor. É um atravessador a menos.
- Por último, é óbvio que qualquer pastor vai defender o dízimo, afinal, é o ganha-pão dele. Ele vive disso. E o Não Morda a Maçã, como dá muitas palestras em igrejas (provavelmente recebe alguma "ajuda de custo" por isso), também acaba usufruindo do dízimo. Dou uma dica: ao invés de darem pro pastor, vão visitar um asilo ou uma creche e ajudar diretamente, não só com dinheiro, mas também com seu tempo e dedicação. Acho que deus vai ficar muito mais satisfeito.

É óbvio que um filho de pastor vai defender o dízimo. Afinal, tudo o que ele teve/tem na vida, é graças ao dízimo dos fiéis.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Eu escolhi esperar o quê? - Parte 7

Hoje vou mostrar pra vocês um video muito engraçado (como a maioria dos videos postada pelo falto profeta "pastor"(?) insano). Como ele me bloqueou no Twitter e no YouTube, vou comentar os trechos mais engraçados do vídeo (e também do texto que está abaixo do vídeo) aqui mesmo no meu blog.

Parece que o falto profeta "pastor"(?) insano leva ao pé da letra o "mulher submissa". A esposa dele, que ele também diz ser pastora, NUNCA fala nada em video nenhum. Só o bonzão é quem fala. Mas como nos ensina 1 Timóteo 2:11-12 e 1 Coríntios 14:34-35, a mulher tem é que ficar calada mesmo, né? ;-)

Vamos ao texto-comédia (transcreverei só algumas partes mais engraçadas): É um texto escrito pelo auto-intitulado "Pr. Ivan?" em 23 de março de 2007 para aquela que seria, meses depois, sua esposa:

"Por muito tempo pedi a Deus uma mulher que fosse submissa...(sem mais comentários)
Que estivesse realmente disposta a viver e morrer pelo Evangelho... (quem foi a última pessoa a morrer pelo Evangelho?)
Com decisão em gostar do que eu gosto, assim como eu decidi gostar do que ela gostasse... (que falta de gosto)
Essa mulher não precisava ser obcecada por alaranjado e nem querer all-star... (se ela quisesse, ele teria que querer também?)
Mulher que soubesse cozinhar muito bem... (empregada doméstica?)
Que faria para mim torta de sardinha e suco de maracujá... (não acredito que ele não saiba fazer isso! Nada prendado ele)
Danoninho... Mousse... (danoninho a gente compra pronto, manolo! Deixa de preguiça, que é pecado, inclusive)
E é claro que não preciso ser hipócrita... (também acho que não. Por que é então?)
Pedi uma mulher linda... (quem ama o feio, bonito lhe parece. A minha também é linda. Pelo menos eu acho e é isso que importa)
E me fizesse o homem mais feliz do planeta... (isso sob o ponto de vista dele só. Ou tem um "felizômetro" que mede isso?)
Que o Senhor é Poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo que eu posssa (sic) pedir, pensar ou imaginar... (que tal pedir pra deus devolver a perna do Roberto Carlos? De Rei pra Rei, né...)
VALE A PENA ESPERAR!" (também vale a pena não esperar. Eu não esperei e meu relacionamento é pura benção. Quem há de negar?)

Agora, vamos ao vídeo:



0:22: Enquanto a esposa dele está no salão, ele diz "Ainda bem que eu escolhi esperar". E ele tinha outra chance? Quando minha namorada vai ao salão, eu também espero. Fazer o que? Quando ela está no banheiro e eu estou apertado, eu espero. Quando estou no ponto, eu espero o ônibus. Não tem outro jeito. Todo marido espera a esposa voltar do salão. Não é mérito nenhum dele.

1:28: "Quando a bíblia nos ensina sobre dízimo, na verdade o Sr. está nos ensinando a respeito de administração". Então que se acabem c/ os cursos de administração nas faculdades. É claro que ele, como pastor, vai defender o dízimo. Ele vive disso. É o ganha-pão dele. Jesus disse "a César o que é de César. A deus o que é de deus". Ou seja: aos governos o dinheiro dos impostos, para que eles cuidem de prover os bens públicos necessários para se viver, e a deus as coisas espirituais. Nada de uma parte do seu dinheiro pro governo e outra parte pra deus. Que tal pegar esses 10% e investir numa previdência privada? Comprar ações na bolsa? Fazer um investimento qualquer? Você vai aprender muito mais sobre administração do que dando pra igreja dele.

2:01: Ele fala de John Rockfeller, um dos primeiros bilionários dos EUA, que atribuiu sua fortuna ao dízimo que dava. Estranho que atualmente, na lista da Forbes dos 50 homens mais ricos do mundo, não conste nenhum evangélico. Cadê a Teologia da Prosperidade agora?

3:02: "Quando deus nos ensina a, quando solteiro, nos guardarmos..." Se ele falou isso baseado em 1 Corintios 7, quem ensina isso é Paulo de Tarso, e não deus. E mesmo assim Paulo endereça suas cartas aos Corintios, cidadãos da cidade de Corinto, na Grécia! Já falei sobre isso neste post.

3:21: "Eu esperei pra dar o primeiro beijo na boca da minha esposa no altar depois de casado." Preciso comentar? Bom, não é consenso no meio evangélico se o cristão deve ou não beijar antes ou depois de casar. Não há embasamento bíblico que fundamente essa opção pessoal do casal, que nada tem a ver com aprovação ou não de deus. Beijar ou não é como escolher entre comer a salada antes ou depois da carne ou do arroz. Tanto faz. É uma escolha sua que não interfere em nada. Ou então esses cristãos são muito assanhadinhos que, só de dar um beijo na boca, já ficam pensando em putaria. Eu beijo minha namorada na boca e nem sempre penso em sexo ou fico excitado. E daí?
"Beije-me ele com os beijos da sua boca; porque melhor é o teu amor do que o vinho." Cânticos 1:2
"Beijados serão os lábios do que responde com palavras retas." Provérbios 24:26
"Saudai-vos uns aos outros com ósculo de amor. Amém." 1 Pedro 5:14

3:40: "Eu estava sendo treinado por deus na minha paciência". Quer aprender a ter paciência? Vai jogar bingo ou xadrez! Vai no shopping com sua namorada/esposa em dia de liquidação e você vai ver o que é ter paciência!

4:09: "porque quando você casar, você vai entender o quanto foi valioso o tempo que você esperou" Só de se casar virgem já garante casamento feliz e eterno? Seu cônjuge e deus se preocupam mais com sua virgindade do que com seu caráter? Uma pessoa ou deus que te cobra virgindade como prova de amor, realmente te ama de verdade ou ama só seu hímen, só pra ter o prazer de ser o "primeiro e único a te estrear"?

4:29: "Espere e tenha paciência". Até parece que só abstinência sexual te ensina sobre paciência. Paciência é algo que se aprende desde pequeno. Quando você quer a sobremesa e seus pais dizem que tem que comer a comida primeiro. Quando você quer sair pra brincar e seus pais dizem pra você estudar. Enfim, tem "N" exemplos de como exercitamos nossa paciência desde cedo. Não é com abstinência sexual que você vai aprender a ter paciência.

5:00: O cara termina o vídeo com um provérbio chinês. Só lembrando que na China quase não há cristãos. As religiões mais populares lá são o Confucionismo, Taoísmo, Hinduísmo e Budismo.

5:05: Uma frase de Abraham Lincoln, presidente americano, um Estado Laico. Ler ou não a bíblia não faz de uma pessoa um político melhor.

5:20: Frase de Isaac Newton, um ateu.

5:34: O cara coloca uma frase dele ao lado de frases dos maiores pensadores da humanidade como Goethe, Newton Benjamim Franklin, etc. É muita falta de humildade, né não? O cara "se acha" demais.

5:39: Frase de Napoleão Bonaparte. Um conquistador francês que invadiu outros países e fugiu com o rabinho entre as pernas da França, que foi invadida pela Inglaterra. Considerado um louco. Pensando bem, tem a ver com esses "pastores"(?) insanos mesmo.

5:53: Assim você aprende a descontextualizar a bíblia e cometer heresias. Interpretando tudo a seu modo. Quando a bíblia usa o termo "esperar", ela necessariamente não quer dizer abstinência sexual que só termina quando se casa. Quer dizer esperar por dias melhores, não ser avarento, não viver só do aqui e do agora. Eu, por exemplo, esperei minha namorada querer fazer amor comigo. Nunca forcei a barra ou avancei o sinal. Foi no tempo certo, que nada mais é que o tempo que a gente achava que era o certo, no NOSSO tempo. E foi e é bom demais!

6:04: Frase do Nelson Jr que diz que "escolheu esperar". Olha, se fosse uma escolha DELE, tudo bem. Mas não. É uma escolha de deus pra ele. Não é ele quem quis esperar. Foi deus que quis que ele esperasse. Ele só está obedecendo a deus, não foi escolha própria. E mais: ele "escolheu esperar" pensando na recompensa divina. Quer algo mais mesquinho que isso? Fazer ou não fazer algo já pensando na recompensa?

6:18: Não, essa observação não foi NADA importante.

6:26: Não, não gostei. Por isso cliquei na mãozinha pra baixo.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

O que é o livre arbítrio?

Depois de um tempo sem postar, resolvi lançar mão do meu lado artístico e, ao invés de apenas twittar uma frase, montar essa imagem. Para reflexão. Clique para ampliar.