De uns tempos pra cá
estou seguindo (estava, fui bloqueado) o perfil do
@EscolhiEsperar no twitter, movimento que tem como coordenador o
@NelsonJuniorEEE. Ele criou o movimento baseado em uma única experiência de vida: a dele próprio. E quer que todos sigam o modelo inventado por ele baseado numa interpretação pessoal e fundamentalista de um único versículo de da bíblia (mais precisamente 1 Coríntios 7:9, escrito por Paulo de Tarso por volta de 55 D.C., para tentar unificar os devotos do cristianismo primitivo que ainda engatinhava em Roma).
Espertamente, o movimento se declara não pertencer a nenhuma igreja específica. Isso facilita para ampliar sua base de seguidores, não importando o que cada denominação religiosa pensa sobre sexo. O objetivo é um só: persuadir jovens solteiros a só terem experiências sexuais após o casamento. Segundo o movimento, essa seria a vontade de deus.
Porém, o movimento tem características fundamentalistas, pois prega um celibato não por vontade própria do jovem, mas sim por uma "vontade divina". Além disso, todas as referências bíblicas ao celibato antes do casamento encontram-se no Antigo Testamento (Colossenses 2:20-23
(*), Levítico capítulos 18 a 21, Deuteronômio 22:13-30, Gênesis 2:24 e Romanos 7:1-7
(*).). O Novo Testamento não interfere na sexualidade das pessoas
(*), exceto 1 Coríntios 7. Mas nos cânones (Paulo, Mateus, João e Lucas) não há uma só palavra de Jesus quanto ao sexo antes do casamento. Perceba: se o próprio Jesus não disse nada, não seria o sexo mais um item da "nova e eterna aliança"?
Perceba que não há livre arbítrio: você deve escolher, mas não é uma escolha sua. É a escolha de deus pra você. Você deve esperar em deus. O que seria esperar em deus? Em algum momento da sua vida, ele vai soprar no seu ouvido "é com aquela pessoa ali que você vai se casar. Só transe com ela na lua de mel, ok?"
Para os cristãos, o corpo é santo. Mas deveria ser santo não só para o sexo, mas para tudo que agride o corpo. Um alimento transgênico, gordura saturada, glúten, frituras, tudo isso faz mal para o corpo "sagrado". Algum cristão deixa de comer batata frita por causa disso? O carro solta fumaça que a gente respira que faz mal pro nosso pulmão "sagrado". Cristãos deixam de andar de carro por causa disso? O que a gente mais faz é agredir diariamente nosso corpo "sagrado" de deus... E aí?
Marketing
O coordenador do movimento criou uma interessante estratégia de marketing. Pegou trechos bíblicos que falam de esperar no senhor (na minha interpretação, é esperar por melhores dias, nada a ver com sexo), fez uma apropriação dos versículos especificamente para o sexo e descobriu um importante nicho de mercado: jovens cristãos insatisfeitos com sua própria sexualidade que, agora, podem terceirizar a responsabilidade por seus atos, se sentindo assim menos frustrados sexualmente (mas completamente sexualmente manipuláveis). Realmente é um case de sucesso e vale um estudo de marketing. Bastou pegar trechos bíblicos, associá-los a uma causa, criar uma logomarca e vender produtos baseados nessa marca utilizando as redes sociais na divulgação para persuadir o público-alvo.
A venda desses produtos é feita através de uma loja virtual onde se vendem pulseiras, camisas, livros, CDs, DVDS, adesivos e oferece-se palestras em igrejas. No Twitter e Facebook, suas postagens estimulam o uso da logomarca nos avatares dos usuários como um eficiente reforço de marca. Com frases pinçadas de pensadores e não só trechos bíblicos, o movimento procura expandir-se sem se atrelar a uma denominação religiosa específica atraindo, assim, um número ainda maior de adeptos.
"Sexo é um problema pra você? Melhor não fazer. Aproveite para afirmar que não faz comprando nossas pulseiras, camisas, chaveiros, bonés, adesivos..."
Porém, um problema do movimento é que ele não pode cumprir o que promete. Você pode esperar no senhor, mas 'N' coisas podem acontecer no meio do caminho. Você pode não encontrar a pessoa, pode encontrar mas ela pisar na bola com você, você pode deixar de amá-la e querer se divorciar. E aí? Aí o perfil no Twitter vai dizer que foi a vontade de deus, que você não escolheu direito, que você não ouviu a voz de deus, etc. Ou seja: ele promete, garante, mas pode não entregar. Se isso acontecer, a responsabilidade foi de deus ou a culpa foi sua. O movimento sai ileso, percebe?
O sexo atualmente está banalizado? Sim. O que fazer? Que tal educação sexual nas escolas, em casa, na igreja, na mídia? A abstinência sexual para coibir a libertinagem seria como proibir garfos porque podem ferir alguém. Não seria melhor ensinar a usar o garfo ao invés de simplesmente condenar seu uso?
Um pouco de história
Até algumas décadas atrás, antes do liberalismo feminino, às mulheres cabiam as tarefas de administrar a casa, cuidar do marido e ter filhos. Qual era a moeda de troca feminina na busca por um bom marido? A virgindade, sem dúvida, era um dos principais atributos valorizados pelos homens. Inclusive, até pouco tempo atrás, o código civil brasileiro, extremamente machista, permitia ao marido anular o casamento caso descobrisse que a mulher não era virgem antes de casar.
Como hoje as mulheres estão cada vez mais conquistando seu espaço na sociedade, se colocando em pé de igualdade com os homens, elas estudam, trabalham, se cuidam, enfim, têm outros atributos a oferecer a um bom parceiro que não seja a virgindade e os próprios homens aprenderam que isso não é mais moeda de troca.
Nossas avós casavam-se virgens. Minha avó, por exemplo, casou virgem, mas tinha 16 anos na época. Antigamente, com pouco tempo de namoro as pessoas já casavam. Era uma meta a ser atingida ainda na juventude. O sexo, portanto, acontecia ainda na adolescência, mas já casados. Minha avó casou sem saber nada sobre sexo. Talvez não tenha tido um único orgasmo em toda a sua vida. Meu avô que não ia se preocupar em satisfazê-la, já que à mulher cabia proporcionar prazer ao homem e não o contrário (recomendo
interessante artigo do pastor Wanderson da Silva sobre sexo oral cristão).
As prioridades hoje mudaram. Não se decide marcar a data do casamento apenas por amor. As pessoas querem estudar antes, se formar, se estabelecer profissionalmente, fazer uma pós-graduação talvez, comprar um carro, uma casa, tudo isso antes de casar. Assim, o casamento fica cada vez mais tardio. Pode-se levar anos namorando até a data do casório. Se você pensa em se casar ano que vem (oba, vai poder transar), mas resolve adiar por uma questão financeira, por exemplo (não conseguiu juntar um bom dinheiro a tempo), o sexo vai ter que ser adiado também?
Cerimônia
A própria cerimônia de casamento não é algo essencialmente cristão. Cada sociedade, cada tribo atual e da antiguidade, tem seus ritos de passagem há milênios. Índios fazem ritos de passagem da vida de jovem para a vida adulta e também celebram casamentos. A cerimônia de casamento é, portanto, apenas um ritual de passagem da vida de solteiro para a vida de casado. Na nossa sociedade, o que vale mesmo é o casamento civil, com contrato assinado e tudo. O religioso é tradição, rito de passagem, celebração.
Mas como eu sou um ateu ignorante, me surgem várias dúvidas sobre o movimento, a saber:
- Esperar pelo quê?
- O tal do deus vai escolher a pessoa certa pra você?
- Como ele escolhe?
- Você não tem a opção de não aceitar a escolha de deus?
- Ou deus vai fazer você gostar dessa opção?
- E o seu livre arbítrio pra escolher?
- Você escolhe nele? Como é isso?
- O escolhido de deus pra você, obrigatoriamente, também tem que ter escolhido esperar ou não?
- Não importa se você vai casar um mês depois de ter conhecido a pessoa ou se vai demorar 10 anos pra casar, tem que esperar o tempo que for?
- E se você não casar nunca? Valeu a pena esperar?
- E se um dos dois for estéril? Valeu a pena esperar?
- E se um dos dois for frígido ou frígida? Valeu a pena esperar?
- E se não rolar química depois? Valeu a pena esperar?
- E se a pessoa for homossexual que não pode casar na igreja? Vale a pena esperar?- E se depois de um tempo de casado(a) você descobre que a pessoa te traiu? Valeu a pena esperar?
- Aonde está na bíblia (no novo testamento, por favor), explicitamente, que não se pode transar antes de casar? Eu li e não achei.
- Está em algum dos 10 mandamentos "Não transarás antes de casares"?
- Quando a bíblia fala de espera no senhor, ela não quer dizer espera no sentido de que dias melhores virão para os que crêem? Tem realmente a ver com sexo?
- E quem já transou antes de conhecer o movimento, ainda tem salvação?
- E quem casou na igreja por interesse? Como o movimento Escolhi Esperar pode garantir que essa pessoa agrada a deus só porque transou depois do casamento?
- E se um padre pedófilo (ninguém sabe ainda, só deus) fez a cerimônia de casamento, deus abençoa do mesmo jeito pra poder transar?
- E quem casa em outras denominações não cristãs?
- Como um movimento baseado em um único versículo bíblico, baseado em incapacitar as pessoas de pensar por si, de questionar, pode ser correto?
- Com tanta miséria no mundo, corrupção, fome, violência, deus se importa mesmo com sua genitália?
- E "brincar" só, pode? Tipo, mão naquilo, aquilo na mão, sarrinhos, buzinada nos peitos, etc? Só penetração que não pode?
- Beijo na boca pode? E se eu ficar excitado com o beijo, o que devo fazer? Parar de beijar na hora? Rezar em silêncio ou pensar num campo florido?
- Quem já não é mais virgem, tá ferrado eternamente ou ainda tem salvação? Bastaria se arrepender do "pecado" e se tornar abstêmio a partir da "conversão"?
- Qual a punição divina para quem transa antes de casar?
- Por que, ao invés de abstinência, as religiões não pregam a educação sexual, pra que os jovens transem de forma consciente e com segurança?
- Por que deus incluiu na bíblia o cântico dos cânticos, com poemas altamente erotizados ditos por Salomão a uma de suas 300 esposas? Salomão era adúltero? Salomão era fornicador? Salomão não foi pro reino de deus?
- Alguém tem mais alguma pergunta?
Eu li a bíblia uma única vez, há alguns anos, por isso não lembro de muitas passagens. Mas só achei referências à sexualidade das pessoas no Velho Testamento, aquele livro sagrado dos judeus que diz que podemos ter escravos, vender nossas filhas, apedrejar mulheres estupradas, não transar no período menstrual, sacrificar animais em nome de deus e outras leis judáicas, muitas delas contestadas pelo próprio Jesus, como guardar o sábado, por exemplo. Por isso desafio um cristão a me dizer um único versículo bíblico de um dos quatro evangelhos do Novo Testamento, uma única frase de Jesus, que expressamente condene o sexo antes do casamento ou que afirme com todas as letras que quem só transa depois de casado garante a salvação. Valendo...
Versículos de hoje:
O teu umbigo como uma taça redonda, a que não falta bebida; o teu ventre como montão de trigo, cercado de lírios. Os teus dois seios como dois filhos gêmeos de gazela. Cânticos 7, versículos 2 e 3.
Não vos priveis um ao outro, senão por consentimento mútuo por algum tempo, para vos aplicardes ao jejum e à oração; e depois ajuntai-vos outra vez, para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência. 1 Coríntios 7:5
Digo, porém, isto como que por permissão e não por mandamento. 1 Coríntios 7:6
Mas, se não podem conter-se, casem-se. Porque é melhor casar do que abrasar-se. 1 Coríntios 7:9
Foste chamado sendo servo? não te dê cuidado; e, se ainda podes ser livre, aproveita a ocasião. 1 Coríntios 7:21
Ora, quanto às virgens, não tenho mandamento do Senhor; dou, porém, o meu parecer, como quem tem alcançado misericórdia do Senhor para ser fiel. 1 Coríntios 7:25
Há diferença entre a mulher casada e a virgem. A solteira cuida das coisas do Senhor para ser santa, tanto no corpo como no espírito; porém, a casada cuida das coisas do mundo, em como há de agradar ao marido. 1 Coríntios 7:34
De sorte que, o que a dá em casamento faz bem; mas o que não a dá em casamento faz melhor. 1 Coríntios 7:38
Em breve, vamos analisar alguns tweets do "Escolhi Esperar".
Artigo curto e bacana do
@wesleytalaveira
* UPDATE 15/02/2012: Um anônimo me corrigiu semana passada sobre os livros de Colossenses e Romanos não fazerem parte do AT, mas sim do NT. Realmente está certo, porém, Colossenses 2:20-23 não faz QUALQUER referência a se casar virgem. http://www.bibliaonline.com.br/acf/cl/2
Já Romanos 7:1-7 fala de adultério (mulher casada que trai o marido) e de mulher separada de marido vivo que transa com outro. Nada de casar virgem. Detalhe: Romanos 7:1-7 diz que "a lei tem domínio sobre o homem por todo o tempo que vive". E a Lei foi detalhada no Antigo Testamento. Mas quanto aos referidos capítulos fazerem parte do NT e não do AT, realmente foi um erro de identificação de capítulos da minha parte.