quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Afinal de contas, cristão pode ou não pode?

Não é de hoje que cristãos discutem entre si pra decidir quem está certo e quem está errado nas interpretações bíblicas. Basta ver a quantidade de subdenominações cristãs diferentes no mundo (centenas delas), cada uma com sua interpretação pessoal da Bíblia e se dizendo mais certa que as outras.

Resolvi listar as principais diferenças de interpretação pra você, caro leitor, avaliar quem está certo, quem está errado e por quê!

Afinal de contas, cristão pode ou não pode?

Casar virgem

Tem cristão que não liga muito pra isso, diz que o que conta é o amor, que a partir do momento que ambos se consideram casados, deus aprova. Logo, não precisaria de cerimônia religiosa, um padre ou pastor pra oficializar o que deus uniu diretamente.

Tem cristão que segue à risca e só faz amor depois de casado no religioso, com a certidão de casamento (papel meramente humano) em mãos, após passar por ritual dogmático religioso, com aprovação do padre/pastor.

Bebida alcoólica

Tem cristão que bebe vinho, afinal, Jesus transformou água em vinho numa festa de casamento e bebeu vinho na última ceia. A bíblia não diz pra não beber bebida alcoólica. Diz apenas "não vos embriagueis". Ou seja: um pouquinho pode beber sim.

Tem cristão que diz que, mesmo bebendo pouco, o álcool pode levar ao vício, ou seja, alcoolismo. Portanto, é melhor passar longe da bebida. Só que se esquecem que outras substâncias, como a cafeína, também podem levar ao vício e não os vejo proibindo as pessoas de tomar café, Coca-Cola ou energéticos à base de cafeína.

Comer porco e guardar o sábado
Tem cristão que diz que não comer porco e guardar o sábado eram da época da lei, valeram por milênios até a vinda de Jesus, que aboliu essas e outras leis. Portanto, porco, camarão e outras leis fitosanitárias do VT estão abolidas, assim como guardar o sábado.

Tem cristão, como os Adventistas do 7º Dia, que não comem porco e guardam o sábado até hoje, dizendo que Jesus não aboliu essas leis. Jesus fez várias coisas no sábado, segundo a bíblia, mas todas elas foram para evangelizar. Ou seja: desde que seja trabalho para o reino de deus, pode ser feito no sábado. O resto, não. Quando Jesus disse "o que contamina o homem não é o que entra, mas o que sai da boca", ele não aboliu a lei de não comer porco. Foi uma metáfora para que as pessoas não julgassem o próximo. Até mesmo porque deus não disse se o motivo para não comer porco era pra não se contaminar, dizem os adventistas.

Doar órgãos
Tem cristão que doa órgãos e sangue, uma vez que salvar vidas demonstra amor ao próximo.

Tem cristão, como os Testemunhas de Jeová, que não doam órgãos baseando-se na interpretação de que o corpo é sagrado e não pode ser dividido.

Tatuagens e piercings
Tem cristão que usa, pois o corpo é apenas carne e o que importa é o espírito.

Tem cristão que não usa, já que a bíblia diz pra não fazer marcas na carne (tatuagem) nem dilacerar a carne (piercings).

Submissão feminina
Tem cristã que contextualiza a submissão feminina para uma época em que as mulheres eram dependentes financeiramente dos maridos. A submissão era uma forma instituída por lei da época de assegurar a dependência feminina ao marido. Hoje, com a emancipação da mulher, não faria sentido.

Tem cristã que leva ao pé da letra, que o marido é a cabeça da família, já que foi criado primeiro por deus e a mulher veio do homem.

Criacionismo
Tem cristão que relaciona o criacionismo ao evolucionismo, como se o criacionismo fosse uma metáfora, uma forma dos homens da época, inspirados por deus, contarem como foi a evolução do Universo de uma maneira que todos pudessem entender. Tipo a teoria do Design Inteligente.

Tem cristão que leva Gênesis ao pé da letra. Homem vindo do barro e mulher da costela.


-----------------

Bom, não vou dizer qual é a minha interpretação para essas desavenças cristãs, uma vez que a interpretação de um ateu será sempre vista com desconfiança por um crente. Mas essas são interpretações cristãs. Se eles não entram em consenso nem mesmo entre eles, como querem convencer os outros?

Afinal de contas, quais interpretações cristãs estão corretas e por quê? E você, sabe de mais algum tema em que não há consenso entre os cristãos? Deixe nos comentários.