terça-feira, 22 de abril de 2014

Minha resposta ao @PrJrMeireles sobre jugo desigual na bíblia

Certa vez, em 2012, eu estava trocando umas ideias com o Pastor Júnior Meireles sobre jugo desigual no Twitter e ele usou um twitt meu pra fazer um post. O twitt em questão foi esse:



O post dele foi esse aqui.

Segue minha reposta pra ele (vale a pena ler o post dele e também o comentário de uma cristã, a Samila Laira, discordando dele também).

Prezado Pr. Junior. Grato pelo post.
Gostaria de esclarecer que não necessariamente um crente que se relaciona com um não-crente vai querer convertê-lo ou desconvertê-lo. Até mesmo porque não posso afirmar, nem minha namorada, se eu ou ela está certo quanto às suas crenças ou ausência de crença. Se você torce pro Palmeiras e sua esposa pro São Paulo, vai tentar "convertê-la" a torcer para o mesmo time? Claro que não. Amo minha namorada, apesar dos defeitos dela. Um deles, pra mim, é acreditar em deus. Mas isso não influencia nada no nosso amor, que é muito maior que nossas crenças. Eu tenho meus gostos pra música, filmes, comida e alguns são bem diferentes do dela, mas estamos unidos pelas nossas semelhanças, não pelas nossas diferenças. Quem há de dizer que não vai dar certo ou que não é certo só porque eu creio em um deus a menos que ela?
Contextualize "jugo desigual". É algo muito mais amplo que apenas namoro ou casamento. Jugo desigual são pessoas com afinidades completamente diferentes. Aí não adianta: vão brigar sempre e nunca vai dar certo. O que não é o caso de duas pessoas que concordam em quase tudo e discordam apenas na religião. Desde que respeitem as crenças individuais, não há problemas.
Respondendo a suas perguntas do post Jugo Desigual, por que não?
Primeiro motivo é: O(a) namorado(a) não crente pode ir para a igreja por você e não por Deus...
Ele simplesmente pode não ir à igreja. Ou pode ir à outra igreja. Tem hora pra tudo e nem tudo se faz junto. Hora de estudar, trabalhar, ir a igreja e hora de namorar. Minha namorada vai à igreja sozinha. Ela me respeita por não ir e eu a respeito por ir.
Segundo motivo: E se ele(a) não for para a igreja? No domingo como vai ser? Você vai pro culto e ele(a) para a mesa do bar com os (as) amigos(as)!
Domingo de manhã ela vai a igreja se quiser e eu vou dormir, vou ler um livro, ver um filme, ficar àtoa. Fazer qualquer outra coisa. Não necessariamente ir pro bar com os amigos. Entre o branco e o preto há uma infinidade de cinzas. As coisas não são 8 ou 80.
Terceiro motivo: Onde vocês vão se casar, se persistirem no namoro? Preste atenção, nem tudo que dá certo é certo. Quem vai abençoar vocês o Pastor ou o Padre?
Já ouviu falar em culto ecumênico? Quem abençoa não é pastor nem padre, mas Deus. Quem tem deus no coração não precisa de intermediários (ninguém vem ao pai senão por mim, já disse Jesus).
Quarto motivo: Seus filhos serão batizados onde? Com que idade?
Acho um absurdo impor uma religião a uma criança. Isso deveria ser considerado abuso infantil. Jesus foi batizado aos 33 anos por livre e espontânea vontade. Assim será com nosso filho, que escolherá a religião que quiser seguir.

Versículos de hoje:
"Mas aos outros digo eu, não o Senhor: Se algum irmão tem mulher descrente, e ela consente em habitar com ele, não a deixe.
E se alguma mulher tem marido descrente, e ele consente em habitar com ela, não o deixe.
Porque o marido descrente é santificado pela mulher; e a mulher descrente é santificada pelo marido; de outra sorte os vossos filhos seriam imundos; mas agora são santos."
1 Coríntios 7:12-14

Um comentário:

  1. Olá, não se unir a julgo desigual é um dos conselhos de Deus, ou seja no namoro já procure alguém que tem os gostos parecidos com o seu e a crença parecida com a sua... isso é fato!! Porque se não o contrito vai existir e ambos vão sofrer por conta disso. Por exemplo a namorada vai a igreja e gosta disso o namorado já não tem religião e não gosta de ir a igreja, na maioria das vezes a namorada vai sozinha para igreja e sente falta do seu amor do lado dela para acompanha-las nas atividades. O namorado vai as vezes para igreja porque quer agradar mas não gosta de religião, ou seja essa união vai dar certo? Ambos vão ficar infelizes. Ou um vai ceder ou ambos vai ficar nessa até o relacionamento terminar! Eu passei por isso! Portanto posso falar com propriedade que o julgo desigual causa sofrimento. Deus sabe de tudo, nos somos criaturas e Ele criador, Ele quer apenas que vivamos bem e felizes. É um Pai conselheiro que quer o melhor para seu filho só isso.
    E quanto aos versos:1 Coríntios 7:12-14
    Se refere a vida de casado. Se já está casado, é isso mesmo um crente santifica um descrente através de seu próprio testemunho.Eu tenho uma colega que depois de um tempo de casada se tornou-se cristã, porém seu marido não. Ela ficou 20 anos sofrendo por ela ser cristã e Ele não, pois os hábitos eram diferentes, mas mesmo assim ela não desistiu e depois de 20 anos através do testemunho dela muitas vezes em silêncio ele hoje é batizado e é um cristão exemplar. Quem diria que esse homem um dia iria aceitar o evangelho? Muitos diriam que não...mas ela pelo jeito santificou o marido dela conforme o conselho de Deus e hoje vivem bem e mais felizes do que nunca. A bíblia está repleta de conselhos para o nosso próprio bem, temos a liberdade de escolher viver bem e feliz: Se quiserdes, e me ouvirdes, comereis o bem desta terra;Isaías 1:19.

    ResponderExcluir

Regras de uso:
1) Desde que não tenha palavrões, ofensas ou propagandas, nenhum comentário será apagado;
2) Diga primeiramente qual fé religiosa você professa (ateu, agnóstico, católico, evangélico, budista, judeu, muçulmano, etc) para facilitar a interpretação do seu texto;
3) Tente manter a discussão no nível das ideias. O objetivo é compreender (não necessariamente aceitar);
4) Obrigado por participar!